1889

1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Velho Vesgo 09/04/2021

O golpe
Uma parte da história do nosso país não contada. Livros como esse deveriam ser uma implantado nas escolas.

Laura 05/04/2021

Ótimo para entender melhor a política brasileira da época e como ela influenciou a política de hoje.

Igor Otávio 20/03/2021

Leitura indispensável
A leitura desse livro me fez refletir mais sobre os caminhos que nosso país tomou. A forma como a Monarquia encontrou seu fim, o jeito com que a ditadura foi implantada, até mesmo uma conveniente tentativa de esfaqueamento. Me assusta ver como a história do país não é ensinada ao povo. Toda a trilogia (1808, 1822 e 1889) deveria ser de leitura obrigatória no ensino médio.

Fernandohorse 27/02/2021

Aprofundando na história do Brasil
Mais um ótimo livro do Laurentino que nos ajuda a entender melhor e nos aprofundarmos na história do Brasil

Anne 16/02/2021

Não foi tão bom..
Comparado com 1808 e 1822, foi bem arrastado. Acredito que este período histórico não seja tão interessante quando o império e por isso não tenha sido tão fluida a leitura. Mas vale a pena pelo conhecimento dos detalhes desse período.

Kelly899 03/02/2021

Interessante como se deu a queda da Monarquia e o início da República. Uma leitura que te leva a fazer comparações com os governos atuais e perceber que, mesmo após 131 anos, nossa República em quase nada mudou.

Tamires 01/02/2021

Livro necessário
Esse livro me fez entender inúmeras coisas, entendi que a proclamação da República foi na verdade um golpe, que houve naquela época muita injustiça, assim como ainda acontece nos dias atuais. Entendi que a nossa república já se tornou uma bagunça logo que foi criada.

É um livro que fala tudo o que não aprendemos na escola, riquíssimo em detalhes.

Uma leitura necessária para nós brasileiros.

O meu preferido da trilogia do Laurentino.

?O quinze de novembro não foi, portanto, um ato heróico, foi um bom negócio?

Anselmo Mendo 29/01/2021

O menor da trilogia
Parece-me o livro mais fraco da trilogia. Se perde em figuras secundárias, datas e números. Deixa de lado em boa parte os retratos humanos. Dom Pedro II fica com a melhor parte, mas mesmo assim superficial, Laurentino fez muito melhor com Pedro I, Dom João VI e inúmeros outros personagens importantes nos outros volumes. O final também é apressado, amontoando fatos e esquecendo as pessoas.

Junior 16/01/2021

Repetitivo, mas com bastante informações novas
É um bom livro para quem quer conhecer um pouco mais da história da queda do Império e fundação da República brasileira, mas deixa a desejar em alguns partes.

Lipeboliviano 31/12/2020

Que livro! Leiam galera! Muito fascinante as obras do Laurentino!

Rayane 31/12/2020

História como não se vê na escola
Último livro da trilogia escrita por Laurentino Gomes, apresenta de forma leve e detalhada a transição da Monarquia para a República. Uma maneira diferente de aprender e reviver a História daquela que a escola nos ensina.

Vale a leitura até para entender um pouco da República atual.

Edu Supertramp 07/12/2020minha estante
Excelente resenha BLUE. Mas afinal, ao fim dessa trilogia, o Brasil está caminhando para frente? Além das mudanças e inovações naturais, o Brasil de fato está mudando? Está melhorando? Existe a tal ORDEM E PROGRESSO?

Ma Rossato 07/12/2020minha estante
Sinto lisonja pelos comentários Edu Superteamp!

Estas são questões imprevisíveis, a leitura da trilogia com certeza nos dá margem para entender como o Brasil se desenvolveu e as possíveis causas para estar no lugar que está. Já ao futuro da nação é tão obscuro peculiar quanto os bolsos de Dom João que abrigavam coxas de galinha.
Não quero ser presunçosa e para tal não arriscarei palpites.

Ma Rossato 08/12/2020minha estante
E você arrisca algo?

Rafael.Pereira 02/12/2020

Uma ótima historiografia sobre a queda do 2 reinado, bem informativo e com alguns momentos de humor. Mesmo assim continua sendo uma leitura altamente cansativa e que demanda bastante do leitor.

Darlan12 23/11/2020

Gostei do livro, desmembra o golpe da República de maneira fácil de ler e entender.

Otávio - @vendavaldelivros 19/11/2020

"As frustrações com o novo regime podem ser resumidas no telegrama que, no dia 21 de dezembro de 1889, Felicíssimo do Espírito Santo Cardoso, ex-senador do Império e capitão da Guarda Nacional em Goiás, enviou ao filho(...) 'Vocês fizeram a República que não serviu para nada', reclamava o capitão. 'Aqui agora, como antes, continuam mandando os Caiado'."

Encerramento de uma série de livros sobre momentos importantes da história brasileira e que teve como antecessores os sucessos 1808 (sobre a chegada da família real portuguesa) e 1822 (sobre o processo de independência do país), 1889 de Laurentino Gomes tem como objetivo elucidar os acontecimentos que levaram à Proclamação da República em 15 de novembro, os detalhes do dia em si e os resultados iniciais dos primeiros anos do regime republicano. Tudo isso, com uma capacidade magistral de texto jornalístico, bem humorado e completamente embasado com fontes históricas. Uma aula, das melhores, sobre momentos que ajudaram a formar a nação chamada Brasil.

Livros que se dedicam a contar momentos históricos específicos precisam de contextualização. É impossível entender o movimento republicano brasileiro, suas aspirações e desejos, sem entender o que era o Brasil da segunda metade do século XIX. Laurentino nos apresenta um cenário muito claro e vívido sobre o que acontecia no país, permitindo um entendimento dos fatores e da sociedade da época.

Da história do Imperador Dom Pedro II, de sua infância até o final de seu reinado, passando por sua forma de governar e sua relação com o poder, até seu declínio como monarca e a insegurança que a sociedade patriarcal brasileira tinha em relação a Isabel, primeira na linha sucessória do trono, tudo facilita a compreensão dos resultados que se seguiriam.
O livro nos fornece o perfil das principais figuras do projeto republicano do país e, mais do que isso, torna humanos figuras históricas, que hoje levam nomes de ruas e são estudadas em salas de aula como imagens quase lendárias. O ego de Deodoro, a mágoa de Benjamin Constant, a frieza e a crueldade da Floriano Peixoto e as fraquezas de Pedro II, permitem que entendamos que o Brasil não teve sua república instaurada dentro dos moldes que seriam os ideais para um país, mas sim da forma atabalhoada, sem planejamento e com a eterna troca de favores característica da história brasileira.

Como petropolitano é muito gratificante ver Petrópolis ser apresentada no livro também como um local importante na história do Brasil. Infelizmente, é perceptível que os erros se repetem em nosso país. Há centenas de anos, algumas poucas famílias comandam estados e cidades, controlam terras e são “senhores” que perpetuam a desigualdade brasileira. Nossa democracia ainda é frágil, nossa república ainda está em construção e o futuro pode parecer sombrio, porém ter nascido como um trambolho mal planejado não pode ser o fator decisivo para a república brasileira. Ao olharmos com os olhos do presente para o passado, temos em mãos ferramentas fundamentais para a mudança e ela precisa ser feita, mesmo que comece, primeiramente, dentro de cada um de nós.