A Mulher na Idade Média

A Mulher na Idade Média José Rivair Macedo

Resenhas - A Mulher na Idade Média

Ana 22/04/2022

Um livro gostosinho de ler para quem gosta de história
"Em princípio, falamos sobre a natureza da relação entre os sexos no medievo, examinando o lugar ocupado pelas mulheres na instituição familiar e os traços constitutivos do olhar masculino. Depois, vimos as formas de atuação das mulheres fora do meio doméstico, seu lugar na produção material das condições de sobrevivência e sua participação na sociedade. E, finalmente, tratamos dos limites da integração e enquadramento de certos grupos de mulheres, bem como do teor de sua palavra e de sua voz, enfim, as particularidades de um discurso literário propriamente feminino."

Gosto muito dessa coleção Repensando a História da editora contexto (embora um pouco "antiga"). Assim como os outros livros que li, este têm capítulos divididos em tópicos curtos, tornando, na minha opinião, a leitura mais rápida e organizada. A obra apresenta uma visão geral das experiências femininas na Idade Média e como estamos cansados de saber, esse recorte se refere a uma experiência ocidental e européia, mas não deixa de abordar questões de interesse geral visto os efeitos da colonização e imperialismo ao redor do mundo, então para quem tem interesse no assunto esse é um ótimo material para iniciar. No final do livro há uma lista de sugestões de leituras, filmes e músicas.

Letícia 04/05/2022

Um ponto de partida
É um livro de fácil leitura, estava esperando uma leitura mais aprofundada, mas é bem tranquila e fluída.
O livro é repleto de informações sobre a mulher na idade média, vou reler ele novamente (porque preciso) e acredito que até quem não se interessa por história pode gostar da leitura, porque trás informações muito interessantes.
O livro no meu ponto de vista, serve como ponto de partida para outras leituras mais aprofundadas sobre o tema.

Nicole Siebel 21/05/2010

Ao longo de sua obra, José Rivair Macedo consegue descrever o papel da mulher na sociedade medieval e caracterizá-la de uma forma bem distinta da que encontramos nos livros didádicos. Com um vocabulário simples e texto bem conduzido, "A mulher na Idade Média" constitui uma ótima leitura para os amantes da história medieval.

Aventura de aprender 03/02/2019

Esse é um livro histórico que fala sobre a situação da mulher durante o período medieval. A sinopse já faz um bom resumo sobre os temas tratados pelo autor.

Achei muito interessante porque exatamente como a carta de Cristo para a Igreja em Tiatira (que prefigura essa época) diz, a feitiçaria e a bruxaria foram subestimadas pela igreja até que o escândalo explodiu. Sem querer, o autor acabou confirmando a Bíblia.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46337894-livros-lidos-em-2018-parte-1

Dani 12/06/2020

Uma visão diferente da Idade Média
Essa foi uma das obras que tive de ler para a faculdade. Cada capítulo trata sobre um tipo de mulher presente na Idade Média (camponesa, aristocrata, serva, escrava) o que da um bom parâmetro para que saibamos o que as mulheres faziam, como viviam, nessa época, já que na escola esse é um tema muito ignorado.
A impressão que temos é de que a mulher medieval era totalmente submissa, não participava ativamente na sociedade, e vemos que essa visão, alimentada pela falta de estudos na nossa juventude, é equivocada.
Uma leitura fluída, muito informativa e interessante, amei.

Rafaela 30/04/2017

Conciso e preciso
Em primeiro lugar, essa coleção da Editora Contexto é simplesmente fantástica. Servem tanto aos professores de História como ao público em geral interessado no assunto. Com relação ao livro, o autor deixa claro que as fontes sobre as mulheres na Idade Média foram em quase toda a sua totalidade, produzida por homens. Apesar disso, procura entrever as ações das mulheres para além do papel passivo que lhes era reservado.