Novas Coisas da China

Novas Coisas da China António Caeiro

Resenhas - Novas Coisas da China

Andre.28 25/04/2021

Um retrato da China Contemporânea
A República Popular da China se apresenta para o mundo neste novo milênio. Sua potência, para além de suas gigantescas fronteiras continentais e dimensão populacional, a influência cultural chinesa toma o mundo. As transformações sociais e estruturais na China são descritas pelo correspondente português em Beijing/Pequim, o jornalista Antonio Caeiro em seu trabalho ‘Novas coisas da China: Mudo, logo existo’, livro publicado em 2013.

Neste livro temos uma fotografia real das enormes transformações e mudanças em curso na sociedade chinesa contemporânea. Analisando a história política e econômica da China desde meados do século XIX, desde a Guerras do ópio às transformações de um “socialismo de mercado” que vem transformando as estruturas do país, passando pela revolução chinesa de 1949 e a Revolução Cultural maoista no inicio dos anos 1970. Uma sociedade que conseguiu se adaptar aos sistemas internacionais, mas que vive as suas contradições e dilemas ante a uma busca que pretende conciliar tradições e mudanças.

As transformações em Pequim, com a construção em dimensões nababescas de centros financeiros, prédios, aeroportos, autoestradas, através de uma expansão de capital dirigida de uma forma mista entre “novos” ricos e entidades do Partido Comunista Chinês. Uma China que domina aos poucos o mercado econômico, ainda sofre com pressões por uma abertura política, que cresce de forma desigual e tenta modernizar o país (coisa que vem conseguindo com muito êxito).

Antonio Caeiro traz um relato de forma simples, com uma linguagem acessível e didática. Achei interessante que ele toca nos pontos controversos dessa nova China sem deixar de apontar todos os agentes presentes no contexto. Nesse sentido, a nova China é formada por uma população que cresce em ritmo progressivo, um mercado extremamente interessante, que aos poucos vai tomando a banca, e engolindo os centros emergentes da economia mundial.

Isis.Borges 03/04/2020

Mudo, logo existo
Livro jornalístico, que apresenta fatos históricos sobre a ascensão da China e suas mudanças. A China hoje é o país que mais cresce e o que assusta é a velocidade desse progresso social e economico.
"Antes de a pobreza desaparecer já começamos a sentir os problemas da prosperidade. Quanto mais depressa avançamos mais nos encurralamos."
Gente demais, poluição, controle de natalidade, milhões de abortos por ano, tráfico de bebes, modernização da sociedade x manter tradições, sexualidade, transformação cultural, renovação urbana, internet e repressão. Problemas e contrastes enormes, mas alguém ainda duvida que irão dominar o mundo??

*A avaliação não tão boa é por conta de algo que me incomodou bastante. A tentativa de justificar a apatia social, o individualismo e egoísmo dos chineses como "herança da Revolução Cultural, que os deixou sem religião e com um vazio espiritual". Logo tu China, que vem colonizando descaradamente e de forma tão cruel o Tibet? até hoje um povo pacífico, com cultura de não violência. Consciencia e empatia estão acima de qualquer credo, religião ou igreja.

Flávio 19/12/2017

Interessante
O livro é escrito em português de Portugal e isso as vezes incomoda, mas não tira do livro sua relevância. De modo geral, o tema é bem abordado mostrando de uma forma ampla as mudanças na China e como a mesma vem se abrindo para o mundo. Além disso, o livro aborda a indiferença dos chineses para com o próximo algo que sempre me perturbou, lendo o livro percebi que este fato pode ser consequência da não-religiosidade dos nativos. Este fato, me fez refletir uma vez que não mais tenho uma religião e as considero desnecessárias... talvez eu esteja enganado.

Julio.Argibay 26/04/2018

A grande China
O livro trata do grande império chinês. Política, economia, cultura, arte, repressão, esporte, corrupcao, dentre outros temas são abordados pelo autor de forma jornalistica. A China eh a grande incógnita do mundo atual, em breve ela será a maior potência econômica mundial. Aliar esse fato a um equilíbrio ambiental, com a diminuicao da poluição e o aumento da liberdade de expressão, assim como, uma maior abertura democratica será um processo complexo de grande repercussão no mundo. Eh ver para crer.