Feérica

Resenhas - Feérica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda 22/08/2013

Resenha: Feérica
Resenha: Violet Lashian é uma verdadeira estrela que arrasa por onde passa. E é justamente por essa personagem que começo a escrever a resenha de Feérica, escrito pela talentosa Carolina Munhóz. Violet – com seu cabelo roxo – é diferente de qualquer outra fada, e na dimensão de onde viera, Ablach, sempre tivera o intuito de ser ou criar tendência, mesmo que o ambiente não lhe fosse favorável, com uma rigidez absurda e características limitadas. Encantada por cada ato dos humanos, ela mostrou ser sonhadora e determinada a chegar aos seus objetivos, mesmo que tivesse contratempos e que ninguém a apoiasse diante de certas recriminações. Me encantei e ri demais com cada fato relatado. A história desta feérica só estava começando a ser narrada... Com muita diversão, seres encantados e loucuras a parte.

Violet resolveu PRECISOU fugir para o mundo dos humanos.

“Ela não se sentia parte daquela dimensão. O desejo da evolução da raça feérica existia dentro dela, a necessidade de ser maior, mai poderosa, mais venerada. O que não havia era apenas o desejo disso ser feito ali. Possuía a noção, bem lá no fundo, como se enterrada a sete palmos no coração, que aquele pensamento a prejudicava e um dia aquela energia se voltaria contra ela. Mas não naquele momento. De fato, Violet era a fada mais humana que já haviam visto.” Pg.14

Sob uma coragem e confiança inabaláveis, Violet precisou seguir em frente. Pôde ter sido uma ação inesperada para alguns, mas sem dúvidas foi uma atitude pressentida, porque independente de tudo, a fada acreditou que seria uma estrela conhecida por milhares de pessoas, que seria admirada e não mais crucificada por pensar diferente, ser humilhada ou não chamar a atenção do jeito que desejava. Violet teve esperança.

“Sentia medo do desconhecido. Não estava sendo tratada como uma princesa. Mas não perderia as forças.
Sem problemas, Violet, é sempre assim, sussurro encolhida em um cobertor. Os contos de fadas na Terra sempre começam com histórias assim...” Pg. 78

A fada desafiou uma população inteira com sua impetuosidade e por parecer um tanto ingênua, mas é notável o modo como ela representa um sentido mais amplo e dinâmico a cada acontecimento descrito. No decorrer, a autora desafia os leitores a interagir com a história envolvente e critica, a respeito de um universo desconhecido com diversas perguntas a serem feitas. Incrível foi perceber como tudo se encaixou de uma maneira perfeita e, claro, na hora certa. Justamente quando se viu perdida, surgiu uma chance de poder mudar tudo. Ela iria participar de um Reality Show americano. Imaginem a ousadia e animação diante da oportunidade! Todo o mundo de Violet mudou.

“Ela estava nervosa. Mas era para estar, certo? Aquele seria o momento tão esperado. O dia em que se tornaria uma estrela. Mostraria sua voz, seu carisma e sua vontade. Talvez suas asas pudessem chocar, mas seu talento não passaria despercebido. Encontrava-se a beira de um ataque de nervos, só que no fundo sentia-se orgulhosa de tudo que já tinha enfrentado até aquele momento.” Pg.101

Feérica traz a tona temas complicados e relevantes, como a relação entre família, casos onde pessoas não se sentem a vontade, situações onde a pessoa precisa correr riscos com o intuito de alcançar seus planejamentos e principalmente: os pontos positivos e negativos de alcançar a fama. Independente do ambiente tratado, as lições são sempre as mesmas.

Imagine então ter seu próprio Reality Show...

“Você já desistiu de um sonho porque outras pessoas disseram que não era capaz?” Pg.107

Vale destacar também as referências feitas na obra, como séries de televisão, músicas e outros personagens conhecidos. Não tem como não se encantar por todo o trabalho de Feérica, por apresentar uma leitura ágil e ao mesmo tempo emocionante. O desfecho não poderia ser melhor e posso garantir que tem jeito de dar uma ótima continuação.

site: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-feerica-carolinamunhoz.html
Glorinha 07/06/2021minha estante
eu achei esse livro maravilhoso, não tenho palavras.

Eri Guimarães 11/08/2013

E Se Uma Fada Se Revelasse Em Um Reality Show?
Bonjour Anges!

No dia 27 de julho a autora Carolina Munhóz fez o lançamento de seu mais recente livro Feérica na FNAC da Avenida Paulista. Houve um bate-papo com 1h de duração, em que a autora falou sobre o livro e sua carreira como se estivesse em uma entrevista com um dos personagens de seu livro Dennis Papperman.

Quem me conhece, sabe que amo essa autora então eu não poderia deixar de estar nesse evento. Estava bem cheio, e o pessoal bem animado, mas ninguém tirou meu título de Stalker Oficial da noite. E após toda essa agitação ainda houve a parte dos autógrafos, onde me diverti imensamente junto com outros fãs animados e ainda pude conhecer o autor do livro Filhos do Fim do Mundo, Fabio M. Barreto, que já me conquistou pela simpatia (mas, isso fica pra próxima resenha...).

Uma semana antes desse evento eu já tinha o livro em mãos, e é claro já havia lido, mas só agora a resenha resolveu sair... Bem, antes tarde do que nunca, não é mesmo? Vamos ao que interessa então.

Feérica é o primeiro Chick-Lit Fantástico que leio. Sim, você leu bem, um Chick-Lit Fantástico, ou seja, além de ser um “livro de mulherzinha” ainda tem seres fantásticos, uma mistura que ficou muito interessante e divertida.

Nessa história conhecemos Violet Lashian, uma fada que se destaca em sua dimensão, não só pelo lindo cabelo roxo que por si só já chama MUITA a atenção, mas principalmente pelo seu verdadeiro vicio pela cultura humana. Sim, assim como temos humanos fissurados em figuras fantástica, como a própria autora, temos um ser fantástico apaixonado por nós, meros humanos. E Violet é quase uma stalker, ela está sempre olhando revistas de moda e tentando copiar os estilos de maquiagem e roupa que as famosas usam por aqui. Já dá pra imaginar o reboliço que isso gera num lugar onde a padronização é algo muito forte.

Depois de alguns eventos, Violet abandona sua dimensão e vem para a dos humanos, com o propósito de realizar seu maior sonho: o de mostrar ao seu povo e aos humanos de que não é uma fada qualquer e que seu povo realmente existe.

Só que com sua inocência, Violet não calcula muito bem como fazer isso e acaba por se revelar em um reality show musical que é simplesmente acompanhado pelo mundo inteiro. Bem, já deu pra imaginar a loucura que foi tudo isso.

E é assim que Violet ganha seu próprio reality show, chamado Feérica, onde ela mostra o dia-a-dia de uma celebridade feérica. Mas, até onde todo esse glamour e o brilho da fama se manterá afastado da pureza de sua raça e da inocência de seu povo?

Feérica aborda sobre o vislumbre e a cegueira que a fama pode causar, sobre a importância de pequenas coisas, sobre solidão e auto aceitação, sobre a manipulação que existe por trás das câmeras e principalmente sobre o poder do amor. Sendo em formato de uma grande entrevista, o livro traz um texto leve e envolvente, que arranca muitas risadas, mas que em determinados momentos nos faz parar e analisar nossa própria vida, além de arrancar algumas risadas.

Comparado com as outras obras da autora, é nítida a evolução e a diferença no estilo. Sem o toque sombrio e sério de seus livros A Fada e O Inverno das Fadas, esse livro pode se transformar em série e promete ainda mais confusões e risadas. Com muitas referências atuais, não só a reality shows, mas a séries de TV, música pop, entre outras coisas, essa é uma leitura divertida e com uma mensagem muito fofa. Super recomendo!

MrSancini 16/07/2013

Versatilidade
Texto originalmente publicado no blog "The Booker Box"

Em Feérica, acompanhamos Violet Lashian, uma fada fascinada pela cultura pop humana e que deseja ser reconhecida por todos. Por conta de problemas na dimensão das fadas e por desejo próprio, ela acaba indo para o mundo humano, e lá, se revela uma fada em um Reality Show... E com isso, ela adentra o mundo da fama , vendo que é tudo diferente do que os tablóides e revistas o fazem imaginar, e que para chegar ao topo, ela terá de encarar o melhor e o pior do mundo das celebridades.

Logo de cara, pela capa já se percebe que Feérica é diferente dos outros trabalhos da autora. Enquanto que "A Fada" e "O Inverno das Fadas" tinham capas e temáticas mais sóbrias, até depressivas, "Feérica" é um giro de 180 graus, com uma capa tremendamente chamativa (imaginem o que é estar lendo um livro tremendamente chamativo no metrô... Para um marmanjo de seus 25 anos XD) e isso não é necessariamente ruim, já que revela a versatilidade de Carol (posso te chamar de Carol, né?) na temática do livro

A história é contada por meio de um recurso inteligente, que não detalharei por conta de Spoilers da obra, mas enquanto você embarca na jornada de Violet e seu mundo maníaco pela "perfeição", percebe que as fadas são tão humanas quanto os seres humanos daqui de baixo... Elas só tem varinhas e asas e fazem magia, oras! Mas apesar das reflexões e de certa dramaticidade jogadas nos momentos certos, o tom do livro é bastante cômico, e leve, se assemelhando a alguma sitcom bacana que você tenha visto na TV. Mais uma vez, não que isso seja necessariamente ruim, isso acaba tornando a leitura ainda mais divertida.

Se você for um consumidor ávido de séries, livros de fantasia ou até mesmo reality shows, Feérica tem referências, que vão desde os títulos dos capítulos, a certas descrições feitas. Digo aqui que me peguei com um sorriso, quando vi a referência breve a Artemis Fowl (E Sim, e o sorriso foi maior do que o da referência ESCANCARADA a Dragon Ball Z). O ritmo do livro é sempre rápido, de maneira que esbarramos no único defeito do livro em si, sendo o final que acontece bem depressa por assim dizer, e ficou corrido demais, se tivéssemos umas cinco ou 10 páginas a mais poderia ter sido melhor, mas não estraga em nada a experiência da leitura. Afora isso, e a um detalhe mínimo que pode ter passado despercebido na hora da revisão, quando trocam o nome de um personagem em um trecho, não há nada de negativo a mencionar em Feérica.

Acho que já fiz a minha parte em falar tudo o que poderia nesse espaço aqui, mas recomendo Feérica fortemente. E se um livro mais light não for a sua praia, é um ótimo presente para a sua namorada, ou para aquela garota que você tá afim... Vai que cola? Ah, sim, já ia esquecendo! O final deixa gancho para uma desafiadora sequência.

site: http://livro.gamerboxbr.net/2013/07/pitaco-003-feerica.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5