Orquídea Negra

Orquídea Negra Neil Gaiman
Neil Gaiman




Resenhas - Orquídea Negra


34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Coruja 11/06/2013

Eu já tinha lido essa minissérie – um dos primeiros trabalhos do Gaiman no selo Vertigi - anos atrás; agora com a republicação pela Panini é claro que eu não podia deixar de providenciá-la para minha coleção. É um belo livro, primoroso tanto no roteiro quanto na arte, e que já deixa entrever aquilo que Neil faria em sua obra-prima, Sandman.

A Orquídea Negra é uma super heroína resultado de uma combinação genética, uma híbrida meio planta, meio humana. Quando uma ‘versão’ sua morre, outra está pronta para tomar seu lugar, nascida do mesmo orquidário.

Mas a última Orquídea Negra morreu de forma abrupta e violenta e aquela que despertou para retomar sua consciência encontra-se confusa demais para fazer sentido de alguma coisa. Ela parte em busca de respostas sem perceber que deixa atrás de si um rastro de sangue – sua própria existência é algo suficientemente precioso para que ninguém menos que Lex Luthor despeje asseclas e não poupe recursos em sua perseguição.

Para completar, há um cientista brilhante, um ex-marido que acaba de deixar a cadeia, uma poderosa organização criminosa e o Monstro do Pântano, não necessariamente nessa ordem.

É uma história que pode parecer clichê, mas é incrível como Gaiman consegue imprimir algo de etéreo, místico e delicado num conto tão pesado em violência e destruição, ao mesmo tempo em que foge de tudo aquilo que você espera de uma típica história em quadrinhos: logo ao início dela, o vilão observa para a heroína que não pretende fazer discursos; ele conhece os paradigmas e não dará chance para que ela possa reverter a situação – e nessas palavras você já entende que essa não é uma história comum, da qual você já pode de princípio adivinhar qual vai ser o final.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)
comentários(0)comente



moacircaetano 12/09/2023

Belíssima edição.
A classe do texto de Gaiman e o lirismo da arte de Dave McKean elevam o patamar da graphic novel, e nos dá a vontade de conhecer mais sobre a personagem principal.
comentários(0)comente



Julyana. 09/05/2012

Um bela estréia para a melhor dupla de quadrinhos de todos os tempos.
comentários(0)comente



Pedro4041 16/08/2023

Uma das melhores que já li.
Gostei bastante,a arte é linda,os personagens têm profundidade,traz vários questionamentos filosóficos e também tem personagens icônicos.
comentários(0)comente



Murilohlf 17/09/2022

arte
um arte incrivel e uma historia bem psicodelica, parece um quadro, ele lida com a saga do ser humano em busca do significa de si mesmo
comentários(0)comente



Marcelo 25/11/2021

A minissérie sobre a personagem Orquídea Negra foi a apresentação da dupla Gaiman/Mckean ao mundo e eles chegaram com tudo! Aqui já está presente muito do universo onírico e do lirismo que seriam características marcantes da obra-prima Sandman. Recomendado até para quem não é fã de quadrinhos.
comentários(0)comente



27/08/2016

Orquídea Negra é uma heroína com uma história diferente de tudo que você já leu, com um desfecho incomum e situações imprevisíveis. A ilustração da HQ é fenomenal!
comentários(0)comente



Nicole 13/01/2023

Orquídea Negra é uma leitura quase que contemplativa. Não possui muita ação, frases de efeito ou coisas do tipo. Mas a beleza das páginas, a busca da Orquídea em saber quem ela é ou o que quer, até a ausência de respostas e de um gran finale, fazem a leitura ser uma leitura de contemplação. Sei lá, mesmo que tenha sentido falta de mais ação ou de diálogos mais profundos, no fim eu acabo gostando de tudo que Gaiman faz. Hahaha
comentários(0)comente



Lucas Muzel 14/05/2024

Começo de carreira do Gaiman
A arte do Dave McKean é incrível. As cores, sombras e luzes se misturam em um tipo de sonho febril. O Neil Gaiman está com um roteiro ainda longe de estar no ápice da carreira dele. É mais pro começo da carreira dele como quadrinista. Ainda assim, é muito bem feito, com exceção do "cavalo de pau" dado pelo roteiro no final. Vendo o material extra, a editora Karen Berger tem muitos méritos em sugerir mudanças que deixaram o resultado final mais coerente, mais coeso e mais íntegro em sua mensagem final. Boa parte do sucesso da linha Vertigo é devido ao trabalho dela.
A trama apresenta a personagem obscura chamada Orquídea Negra. As caixas de texto descreve situações de maneira poética, e faz analogias com plantas, com botânica e com jardinagem. Há o uso frequente de trechos de músicas, que tocam no rádio, no bar, ou são cantadas por um personagem. No geral, o conteúdo tem uma certa correlação com a cena específica.
Já sobre a história, ela lida com violência em diversas formas. Uma cadeia onde cada pessoa é violenta com outra, em um ciclo bem longo. O símbolo que poderia representar isso seria uma Orquídea sendo incendiada. Que foi justamente usado na cena inicial da minissérie.
No geral, vale a pela ser lida. Principalmente para quem gosta do Gaiman ou do McKean.
comentários(0)comente



Viick 04/09/2013

Que colorido lindo!
Eu não gostei muito do traço da maior parte das personagens, mas a parte da mata, o lilás lindo da Orquídea e da pequenininha, passa tanta paz, é tão bonito.... confesso que não gostei muito da história, mas o colorido é tão bonito que me fez gostar do conjunto da obra. Tô doida pra ler Sandman!
comentários(0)comente



Emanuel 14/02/2022

Orquídea Negra
Quando a heroína Orquídea Negra, um ser geneticamente criado a partir de genes humanos e de planta, é assassinada de forma abrupta, uma sucessora ganha vida herdando suas memórias. Porém essa sucessora está confusa e busca saber quem (ou oque) é enquanto é perseguida pelos assassinos da antiga Orquídea.

Uma das primeiras obras a aparecerem com o selo Vertigo da DC comics, e também um grande clássico de Neil Gaiman, Orquídea Negra trás uma história de super-heróis diferente de tudo que existia em sua época. Fantasia abstrata, surpresa e quebra de espectativa somada a várias referências e com aquele toque que só o Gaiman proporciona.
O gibi possui não só um roteiro muito interessante mas também a bela arte de Dave McKean. Eu acho que Dave está realmente no ápice de sua arte, mantendo sua técnica diferenciada mas sem se jogar no total abstrato.

O quadrinho usa de muitos personagens e da ambientação de outros títulos da DC/Vertigo. Onde iremos encontrar personagens como Hera Venenosa, Batman, Luthor, Monstro do Pantano e cidades como Gotham e Metrópolis.
No entanto, mesmo já famosos, esses personagens não roubam a cena principal.

Ótimo roteiro e arte linda somada a uma edição muito bem feita. Um grande quadrinho pra se ter.
Carol 15/02/2022minha estante
Não consigo descrever de outra forma sem ser: obra prima ?


Emanuel 16/02/2022minha estante
Eu achei ótimo também




Vitor16Hq 15/03/2023

Uma ótima história e um deslumbre visual
A orquídea negra é uma personagem totalmente desconhecida por mim, nunca vi uma publicação dela aqui no Brasil além da releitura do Neil Gaiman, dizem que quando os autores começam a escolher os personagens para começarem novas fases pós crise nas infinitas terras, nem os editores da DC lembravam dela.

Assim como em Sandman, o autor escolheu um personagem mais desconhecido, e fez um excelente quadrinho, a história toda é bem contada, e a arte então, várias delas, principalmente as que se passam em florestas, me fizeram fazer uma pausa na leitura para adimira-las.
comentários(0)comente



_Jorgeft 22/01/2023

Gaiman antes de Gaiman
"Este é o jardim, ver e calmo.
Há um zunido que não sei de onde vem.
Há alguém pegando fogo.
Alguém se foi"

Orquídea Negra é o primeiro trabalho de Neil Gaiman para o selo Vertigo, na época a obra foi acalmada pelos editores e isso resultou na criação da série Sandman. O que consagrou o nome do autor para a história das histórias em quadrinhos.

Lendo agora Orquídea Negra, pude notar que Gaiman está à frente do seu tempo nesta obra temos temas como relações tóxicas, feminicídio, violência doméstica e traumas na infância. Tudo isso diluído em uma história que fala sobre existência e vida... Ah, também te super-heróis como o Batman, Monstro do Pantano e alguns outros. Toda a narrativa é linda, as camadas são profundas e o final é fora do convencional. Gaiman escreve tão bem quanto Dave pinta e ilustra. É uma obra ímpar. E sim, essa é mais uma história sensacional que eu leio!

Minha contadoria é muito boa! Não posso fazer nada akka
comentários(0)comente



34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR