Como Falar Com as Garotas Nas Festas

Resenhas - Como falar com as garotas nas festas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

leiturasdaursula 21/06/2020

Faltou desfecho
O conto que leva o nome do livro representa apenas 40% do livro. É muito curto e no final não explica o que as pessoas da festa eram. O restante do livro é uma amostra do próximo livro do Neil Gaiman! Poxa me senti enganada!
Flavio 02/07/2020minha estante
Mas ali diz (embora em branco e meio escondido). Inclui trechos de O Oceano no fim do caminho...

Matheus 11/07/2020minha estante
Exatamente. Me decepcionei kkkk. Quando a história começa a ficar boa, ela acaba sem mais nem menos.

Le Romero 19/03/2021minha estante
mano, eu acabei de terminar de ler e to (????????) mas você viu que na netflix tem o filme desse conto?

Rahrt 05/09/2021

"Você seria a pessoa que fez aquilo."
Como Falar Com as Garotas nas Festas é um conto jogo rápido, super fluído, delicioso de ler e com tudo o que faz uma boa história do Neil Gaiman ser uma boa história do Neil Gaiman.

Julia 20/12/2022

kkkkkkkkkk é o que???
Não cheguei nesse nível de compreensão ainda, infelizmente
Insira aqui o meme da Nazaré Tedesco fazendo cálculos.

Luigi 22/02/2024

O que poderia dar errado?
Um conto que estava para ler há um bom tempo e, hey, que bom que li agora. Estava precisando de uma dose de insanidade e humor que o Neil poderia fornecer.
Afinal de contas, com 15 anos, em uma festa, o pior que uma garota pode fazer para responder ao seu flerte é dizer ?não?, certo?
Hahahah, isso não poderia estar mais errado!
Achei maravilhosamente bem pensado e divertido! Ótimo para começar bem o dia!

Patricia 24/05/2022

Adorei
?Eu sou um poema? ou eu sou um padrão? ou uma raça inteira cujo mundo foi engolido pelo mar?.
Conto envolvente demais. Adorei.

Augusto 11/08/2020

Sabe aquele livro que em circunstâncias normais jamais despertaria o seu interesse?
Pois bem... Como Falar com Garotas nas Festas é um claro exemplo disso pra mim.
Maaas... quando se trata de ajudar um jovem amigo na tarefa de adquirir o hábito da leitura isso se torna pequeno.
Então se foi por este que ele se interessou... vamos lá.
A despeito do título e enredo aparentemente "teen", há mais aqui além do que a "superfície" sugere. O que, confesso, foi uma surpresa.

Sendo breve: o livro trata de dois amigos, no início da adolescência, indo à uma festa na qual encontram garotas não muito... convencionais. Algo na aparência física delas e, mais claramente, na maneira de se expressar sugerem que os meninos e as meninas aqui não pertencem ao mesmo planeta no sistema solar.
Extraterrestres?! Sério?! Eles foram a uma festa com extraterrestres? Eu sei, eu sei... dito assim parece meio... pueril...
Mas, como disse antes, isso é a superfície, porque é evidente que este conto de Gaiman é uma metáfora... sobre crescer.
Sobre se tornar adulto. Sobre a estranha fase de transição entre a infância e a vida adulta e sobre o quanto isso parece se processar de modo tão diferente pra homens e mulheres. A ponto de que, num dado momento do processo, ambos sequer pareçam pertencer à mesma espécie. As pistas dessa evidente intenção do autor estão por todo o livro, em trechos como:

"(...) na infância, somos meninos e meninas, e o tempo passa na mesma velocidade para todos nós; temos cinco anos, ou sete, ou onze, juntos. Mas aí, um dia, acontece uma guinada, e as garotas simplesmente dão um salto para o futuro antes da gente, e sabem tudo sobre tudo, ficam menstruadas, os peitos crescem, usam maquiagem, e sabe Deus o que mais — eu, com certeza, não sabia. As ilustrações nos livros didáticos de biologia não substituíam o que era ser, em carne e osso, um jovem adulto. E as garotas da nossa idade eram."

Então, enquanto as meninas "extraterrestres" com as quais o personagem Enn conversa se entregam às mais profundas divagações sobre as rápidas mudanças da vida, sobre o "tornar-se" mulher e o quanto isso as faz sentirem-se habitando um corpo estranho que elas ainda não entendem muito bem, o sentido da vida e tudo o mais... o jovem rapaz as ouve, mas não as escuta... tão focado está em coisas mais "terrenas" e menos sublimes tais como conseguir colocar a mão em volta do ombro ou encostar sua perna na delas, um beijo então?! Ah, isso seria perfeito(!)
Mas calma... o protagonista não é assim tão obtuso. Ou talvez até seja (rs), mas... de alguma maneira que ele não sabe explicar, aquele primeiro contato com seres tão estranhosl também deixa marcas e começa a produzir mudanças nele:

"Eu não entendia as palavras, mas seus versos tomaram conta de mim, perfeitos"
(...)
"Vic seguia aos tropeços à minha frente, enquanto eu me arrastava atrás dele sob o crepúsculo, meus passos seguindo a métrica de um poema do qual, por mais que eu tentasse, não conseguia me lembrar bem, e que nunca mais seria capaz de repetir."

Então... nas entrelinhas de uma historinha aparentemente despretenciosa, Gaiman reflete brevemente sobre tudo isso e sobre o efeito e o poder impressionante que as mulheres conseguem ter sobre os homens, ainda que eles nem sempre compreendam isso muito bem...

Mas alto lá, se procura uma história óbvia, com começo, meio e fim muito bem explicados, tudo mastigado pra você, talvez vá se frustrar um pouco.
Leia um pouco abaixo da superfície, atento(a) às "dicas" do autor e terá uma experiência melhor.
Maria 11/11/2020minha estante
Tive exatamente a mesma visão

Emily.Alcântara 07/12/2021

Ele usou um livro pra divulgar outro livro???

Neil é um gênio, mas não entendi o que ele quis fazer aqui
Não entendi nada

Espero que só tenha comprado o ebook errado e que o livro tenha outra capa, realmente espero

Não leiam esse!!
Luffy.catAlico 29/12/2022minha estante
Nossa, exatamente isso kkk
Essas "60 pág"
Umas 15 são do conto

Emily.Alcântara 29/12/2022minha estante
Pior que eu tava gostando. Agora eu queria ler uma
História assim

Bia 06/07/2020

Tagarelas
Essas garotas querem muito desabafar e que os garotos passem a conheces-las melhor.
Mas será que eles serão os mesmo após conhece-las?

Icaro Silva 19/04/2021

Ué.
O conto tava indo bem legal, mas do nada acabou. Deveria ter algumas páginas a mais.

Totti 18/08/2020

Revisitação à adolescência
Para quem já foi garoto e tímido, o livro mais é como uma lembrança que uma ficção. A visão do ambiente que o autor nos proporciona é e muito similar com tantas festas adolescentes que podemos um dia ter visto, e mesmo que não, a memória faria o favor de preencher essas lacunas com o lúdico do enredo.

Gostei bastante da forma episódica que é tratado o livro, e como dá espaço pra imaginar outras tantas situações em que Enn e Vic viveram juntos.

Por fim, é gostoso ler a forma respeitosa com que as meninas são descritas e cada uma com sua peculiaridade. Fazendo-nos recordar das primeiras paixões.

Marcelo217 06/05/2021

Curto e bem escrito
Quando eu fiz a Masterclass desse cara, achei ele um figurão e mesmo esse conto sendo minúsculo, é um conto muito envolvente. O final me deixou com gostinho de quero mais e satisfeito ao mesmo tempo.
Meu primeiro Neil Gaiman de muitos, espero!

Gabrielle 02/08/2022

Sem pé nem cabeça
Ok, é ficção. É Neil Gaiman. Mas, poxa.
Um conto sobre uma festa de adolescentes alienígenas que estão na Terra sabe-se lá o porquê. E é isso. Apenas.
A história levanta várias perguntas e não responde nenhuma. Cria um clímax e cria todo um mistério e, quando você acha que vai descobrir do que tudo se trata, o conto termina. Aleatoriamente.

Horrível. Não recomendo.
josue.lobos 28/05/2023minha estante
Se voce acompanha o Neil Gaiman a mais tempo, deve saber que nada em seus livros possuem uma resposta clara. Nada. Coraline... O oceano no fim do caminho, lobos dentro das paredes. Essa é a pegada do autor. Falar de seres fantasticos e misteriosos.

Matheus 11/07/2020

Entendi, porém acho que não
Esse livro tem uma vibe estranhamente legal, é esquisito. Porém, eu esperava algo mais, que a história continuasse, como no filme, mas o livro acaba pela metade. O que se segue é uma "amostra grátis" de outro livro do autor.
De qualquer forma eu gostei.

Kardec 12/08/2020

Poderiam ter desenvolvido mais a narrativa, quando está esquentando acaba. Mesmo assim é boa. Uma das poucas vezes que o filme fica melhor que o escrito.

Cami 30/10/2021

Acabou no susto, com gostinho de quero mais
Neil Gaiman é um escritor espetacular e este conto é a prova disso. O conto é tão curto, acabou no susto e eu fiquei sedenta de mais e mais daquela história. Devi dizer que no começo não estava entendendo, mas depois do diálogo com a segunda garota comecei a querer entender mais o que estava acontecendo.
Acho que a grande sacada do conto é você imaginar o que são aquelas garotas e, para mim, são representações de anjos. Nada religioso, mas uma parte do universo e cosmos que acabou encarnando no nosso mundinho.

Enfim, 4,5 estrelas porque eu queria mais! E, se um dia Neil Gaiman decidir continuar essa história, sei que vou me impressionar!
Cami 20/10/2022minha estante
Voltando aqui pra dizer que tem um filme baseado no conto e ele é tudo e mais um pouco. Emocionante, divertido, místico e sensacional, faz jus à obra, faz jus ao Gaiman e é a continuação perfeita para o que ele escreveu

1 | 2 | 3 | 4 | 5