Os sertões

Os sertões Euclides da Cunha
Walnice Galvão

Resenhas - Os Sertões

GabrielMacambira 22/06/2023

"Os Sertões? é uma das obras mais emblemáticas do escritor pré-modernista Euclides da Cunha (1866-1909), publicada em 1902.

A obra regionalista narra os acontecimentos da sangrenta Guerra de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro (1830-1897), que ocorreu no Interior da Bahia, durante 1896 e 1897.

Trata-se de um relato histórico mesclado à literatura, posto que Euclides foi convidado pelo Jornal Estado de São Paulo para cobrir a guerra no Arraial de Canudos e nesse momento, surgiu sua obra.
Por esse motivo, "Os Sertões" representa um marco da literatura e na história do Brasil, sendo, portanto, analisada por outras áreas do conhecimento, tal qual: Antropologia, Sociologia, Geografia e História.

A obra possui um caráter crítico e realista nunca antes abordado por um literato do Brasil, donde Euclides por meio de uma linguagem cientificista recrimina o nacionalismo e ufanismo exacerbado da sociedade brasileira da época, mostrando a face cotidiana e realista do país e das pessoas que o compõem.

De tal modo, trata-se de uma prosa científica e artística, acabando com essa visão idealista do índio herói e do negro trabalhador, abordado com entusiasmo pelos escritores do romantismo (Daniela Diana).

Julio.Almeida 14/06/2023

Indispensável
Indispensável a leitura pra quem quer saber mais sobre grandes acontecimentos da nossa historia porem nao e uma leitura fluida, bem detalhista sobre tudo, ate demais. Porem por mais "embromao" que o livro possa ser, no final você tem a sensaçao que valeu a pena a perseverança.

Marissol 14/06/2023

Super interessante!!
Ao fato q li por causa da escola denovo kkkkkk venho ressaltar que esse livro é bastante interessante afinal fala sobre a Guerra de canudos, pouco me lembro da leitura mais entres os clássicos brasileiros que li este foi o que eu mais gostei ... a história em que junta o povoado de canudos contra o governo e os mesmos lutam ali por alguns dias , mesmo claramente com mais desvantagem, afinal o governo tinha mais equipamentos...foram bastante guerreiros!!! extremamente interessante principalmente por ser uma história real e retratada na bahia e durante o acontecimento de fato!

Juliana 16/05/2023

Longo, cansativo, mas excelente
Sempre soube que era um livro "difícil" de ler. Sempre tive preguiça, mas também curiosidade. Resolvi ouvi-lo. Por muitos meses, foi minha companhia no trânsito e nos congestionamentos. Aos poucos, fui vencendo. Realmente muito, mas muito prolixo. Detalhista ao extremo. Chatíssimo em muitos momentos. Parecia interminável. Mas é uma obra-prima. Não é um romance, é um documento histórico, uma aula de história. Aprendi (não lembrava quase nada sobre isso) sobre a campanha de Canudos com Euclides da Cunha e narrada de forma excepcional neste áudio livro da Librivox. Foi uma experiência diferente e interessante. Acredito q teria abandonado o livro se estivesse lendo. Mas gostei de tê-lo completado.

Dude 12/05/2023

Canudos
Sem comentários. Livro obrigatório para quem gosta de literatura e história do Brasil. A guerra é Canudos é narrada na segunda parte do livro.

mari 12/05/2023

Achei bem bom mas o começo foi uma BOSTA, quem quer saber da geografia (eu não) e o final foi bem lento mas o meio foi bem legal, acho q o livro n era pra eu ler pq n sei n faz mt meu estilo mas finalmente acabei, demorei 1 mês mas acabou

Cristiane 02/05/2023

Uma viagem rica em detalhes sobre a Guerra de Canudos!
"Os Sertões" sempre esteve presente em minha lista de leituras desde a época do ensino médio, onde tive uma aula incrível que me marca até os dias de hoje.
Minha edição é linda, antiga... Dividida em três volumes com capas trabalhadas em couro na cor preta.
Belíssima!
É lindo quando a edição equivale em beleza na mesma proporção da escrita do autor.
A Guerra de Canudos marcou o sertão brasileiro e desperta curiosidade até os dias de hoje em todos os estados brasileiros.
Uma obra que relata a luta, o medo, a insegurança e a força de um povo sofrido, que seguiu firme o quanto pôde.
Euclides da Cunha fez um trabalho genial e impecável, rico em detalhes que nos permitem compreender um pouco mais sobre a localização geográfica da região, bem como suas condições e características que as define.
Em seguida, nos apresenta um pouco mais sobre Antônio Conselheiro e seu papel em toda essa trama.
Um desfecho emocionante com uma conclusão que nos leva a refletir sobre a força do povo que lutar por suas raízes, por sua casa, diante de adversários muito mais experientes em guerras e em resolver a situação de modo a sempre sair ganhando.
Uma obra incrível!
Recomendo!

Zorobabel 29/04/2023

Sertanejo é um forte
Leitura profunda de um fato da nossa história, apesar de ser livro difícil de ler, devido a linguagem da época, é um bom relato mostrando o quanto foi esse embate

Biblioteca Álvaro Guerra 27/04/2023

Publicado pela primeira vez em 1902, "Os sertões" de Euclides da Cunha é um retrato do Brasil da época. A obra trata da Guerra de Canudos que aconteceu no interior da Bahia. O autor, que era correspondente do jornal O Estado de São Paulo, presenciou parte dos acontecimentos na região e os descreveu de forma fiel.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592886042

Laysa 24/04/2023

Uma pedreira pra ler, mas, ainda assim, uma obra prima
Acredito que a primeira vez que ouvi falar de Os Sertões, eu era adolescente e aluna do ensino médio. Era um livro importante pra o vestibular, mas que já era conhecido por ser um livro difícil. Entrei na vida adulta postergando a leitura, sabendo que queria lê-lo, mas que ainda não era a hora certa. Ainda bem que fiz isso. Ainda bem que esperei estar mais madura para ler e apreciar essa beleza de livro. Apesar da forma poética, crítica e bem organizada da escrita do livro, acho que Euclides pecou um pouco nos termos rebuscados. A escrita/leitura de alto nível infelizmente não é atraente (ainda) para a maioria dos leitores brasileiros, o que afugenta o público mais jovem de livros maravilhosos como esse. Ainda sim, esse é, com certeza, um dos melhores livros que o Brasil já produziu.

Rê Lima 15/04/2023

O maior problema desse livro é conseguir passar da primeira parte. O livro só fica mais interessante com a introdução de Antônio Conselheiro e, ainda sim, o tom documental torna o livro meio cansativo. Depois começam os desfiles de nomes e patentes impossíveis de guardar.
No geral, é um livro interessante pelo assunto em si, pela veracidade dos fatos, mas não é um livro que eu leria novamente.

Priciliana0 14/04/2023

Mas li em um momento errado. A critério de estudo e para sair da zona de conforto, mas não estava preparada para uma escrita poética e em dados momentos enfadonha. Lerei novamente para entender melhor.

Bruce 11/04/2023

Um minucioso relato da virada de séculos XIX/XX no Brasil
Um livro espetacular e obrigatório para compreender parte da alma brasileira. Datado do início do século XX, ?Os Sertões? demonstra tanto o pensamento já maturado dos anos 1800, com forte influência das ciências naturais (o espraiamento do evolucionismo darwinista começando a correr o mundo), como o início de um repensar sobre o Brasil que se deu nas primeiras décadas do século XX e seus dilemas eternos sobre raça, política e violência contra as classes desfavorecidas socialmente.

Luis343 07/04/2023

O autor divide o livro em três partes, no qual analisa um por minuciosamente cada aspecto que forma o sertão e sertanejo brasileiro. Um ótimo livro, porém o autor acaba por utilizar alguns esteriótipos que dado ao período que foi escrito, eram comuns. Recomendo a leitura.

Cintia 25/03/2023

Canudos não se rendeu
Como nordestina, nascida e criada numa vegetação, clima e circunstâncias semelhante a descrita no livro, a parte I, que trata-se da terra foi como poesia. Que lindeza! Que delicadeza! Que fineza ao descrever os detalhes da terra. Achei de uma sensibilidade de fino toque, a descrição do umbuzeiro e do Juazeiro, me deixaram emocionada. A descrição do sol se pondo, que é tão característico daqui, me fez voltar ao tempo que era criança e ficava encantada, como o céu tão azul durante o dia, podia ficar vermelho para depois enegrecer com a noite.
A parte do homem gera muito incômodo pela eugenia, no momento em que ele compara o jagunço ao gaúcho chega a ser intragável. Tive vontade de desistir.
Mas "o sertanejo é, antes de tudo, um forte" foi uma descrição acertada, como a aparência sofrida do sertanejo engana, como a força vêm deles quando preciso, aliás, a força não vêm, eles são a força!!! Nós somos a força!!!
Força demostrada em todas as partes que trata da luta, caíram lutando!
Foi péssimo ler a parte em que os sertanejos são mortos depois da invasão, que modo bárbaro e vindo de uma força que deveria garantir dignidade.
Antônio Conselheiro, ao me ver, foi um fanático religioso, mas foi quem acolheu um povo sofrido e esquecido.
Euclides mostra isso, como uma resenha que li aqui, o livro é a todo tempo uma denúncia! Denúncia de um povo negligenciado, como o nordeste sempre foi...