O Descompasso Infinito do Coração

O Descompasso Infinito do Coração Bianca Briones

Resenhas - Spin-Off de "As Batidas Perdidas do Coração" - ainda sem título

Aline Michele 17/05/2021

No ritmo certo
Este é o terceiro livro da Bianca Briones que eu leio e o terceiro que eu gosto.

Ela sempre inicia seus capítulos com trechos de músicas (pelo menos nos livros dessa série) e isso faz toda a diferença. As músicas geralmente dão o tom ao capítulo ou servem como complemento do que está sendo tratado ali.

A história da Clara e do Bernardo é daquelas regadas a muitas lágrimas. Com muitos empecilhos e decisões erradas.

Achei a Clara mais sofrida que a Vivi (protagonista dos dois primeiros livros da série) e com um passado de fazer qualquer um pegar lencinho e chorar junto.

Bernardo sempre foi um cara legal. Tá nas Batidas Perdidas (primeiro livro) eu não fui muito com a cara dele, mas aqui ele foi simplesmente perfeito.

O livro aborda temas bem pesados como estupro, depressão, abuso psicológico, mas de um jeito bem leve (eita trocadilho). O que quero dizer é: as cenas não são narradas com detalhes, onde tudo é explicito e você fica sem dormir depois. É mais suave, mas sem deixar de ser bem escrito. E você consegue sentir empatia pela personagem do jeito que ela narra os fatos.

Então se você gosta de romance com muito drama no meio, onde a amizade é a base e alicerce de tudo e que foi escrito de uma forma fluida e evolvente leia este livro.

PS.: Este livro contém leves spoilers dos dois livros anteriores, então se você quiser ler é legal ler os ouros antes, fora que o primeiro é realmente ótimo.

Marcos 25/05/2015

Resenha dupla feita por mim e pelo Luke Duarte para o Capa & Título
Clara acaba de descobrir que foi traída pelo marido. Sua vida está em cacos, não sabe o que fazer ou como agir diante de uma situação dessa. Ela já vivenciou isso, mas não consigo mesma e sim com a sua mãe. Isso também acarretou em outros sentimentos ruins, traumas e levaram-na a ser uma pessoa depressiva. Bernardo sempre foi apaixonado por Clara, desde jovem sua mente e coração só pensavam e sentiam algo mais forte por ela. Depois de saber da traição do marido de Clara, Bernardo irá ajuda-la a recolher todos os cacos, mesmo sabendo que juntá-los não irá ser como antes, ele não vai desistir do amor e da esperança de ter Clara para sempre ao seu lado.

Além de enfrentar os problemas da traição, Clara também tem uma baixa autoestima. Ela acha que está acima de seu peso, mas nunca faz nada para sair dessa situação. Sua zona de conforto reside no casamento que construiu, em seu marido e seus dois filhos gêmeos. Mas, ao ver isso tudo se rompendo, ela terá que encarar uma fase de mudanças drásticas em sua vida, tanto positiva quando negativamente.

Clara sempre foi uma mulher dependente do marido, também para cuidar de seus dois filhos. Seu passado sempre a perseguiu, causando dor e momentos de tristeza. O relacionamento com seu pai é turbulento, por conta de sua madrasta que sempre a tratou mal, mas para os outros era sua filha que nunca teve. Ela nunca viveu na realidade, e sim, sobreviveu etapas de grandes tempestades. Bernardo é mais jovem do que Clara, mas isso não impede de sentir algo puro e verdadeiro. Com ajuda dos seus amigos, o rapaz terá chances de conquistar e mostrar a Clara que há motivos para viver, ter um verdadeiro amor e alguém ao seu lado para ajuda-la e amá-la.

O passado de Clara sempre a assombra. Desde a morte da sua mãe que sua vida mudou completamente e ela passou a conviver com uma madrasta que sempre a denegria e feria seus sentimentos, a tratando como uma garota feia e que nunca teria sucesso na vida. Isso gerou nela uma grande insegurança e uma aversão social muito forte, que faz com que perca muitos momentos bons de sua vida.

Desde o momento que li a sinopse pela primeira vez, percebi que o segundo livro não seria New Adult, o que foi verdade. A escrita tem as características do gênero, mas o desenvolvimento em si, é um drama familiar. Se o primeiro livro foi eletrizante e um ritmo de tensão constante, o segundo foi calmo e um pouco cansativo.

A narrativa desse segundo livro desvia bastante do que foi construído em As Batidas Perdidas. Os elementos característicos do gênero New Adult são poucos e esparsamente distribuídos ao longo da história. Isso faz com que o livro vire um romance dramático e sua leitura seja bem mais lenta e com menores momentos clímax que o primeiro.

A protagonista tem seus traumas e problemas internos, que dificulta viver uma vida feliz. No entanto, sua melancolia me atrapalhou um pouco a ter certa empatia por ela. É compreensivo que uma pessoa passe por problemas difíceis e momentos turbulentos se sentir mal, mas a história toda se mantém na bagagem pesada. Há diálogos que poderiam ter desenvolvido algo mais agradável, porém Clara sempre voltava em algum ponto triste. Isso tornou uma leitura arrastada.

Clara é uma protagonista com fortes problemas enraizados, que lhe acompanham desde a sua infância/adolescência. À medida em que isso é apresentado para o leitor, já fica claro o momento emocional em que ela está inserida. Porém, este recurso é reutilizado várias vezes em diversas outras cenas, o que soa bastante repetitivo. Alguns plots se desenrolam por várias páginas, ficam sem uma solução aparente e depois são retomados em mais páginas à frente. Isso realmente cansa muito o leitor.

Os personagens secundários continuam tendo seus valores, com suas personalidades fortes e bem humoradas. Rafa e Vivi também estão no livro e me bateu saudades dos pontos de vistas do Rafa #SddsRafa. Branca e Rodrigo também ganharam destaque pelo jeito peculiar de cada um, Branca determinada e impulsiva e Rodrigo com sua fama de conquistador e imaturo.

Rafa e Vivi S2. Provavelmente Branca e Rodrigo protagonizarão o próximo livro da série, em virtude do grande destaque que tem nessa história.

Indico “O descompasso infinito do coração” para os fãs de drama. Para os fãs de New Adult, já adianto que você poderá encontrar aspectos do gênero, mas não a obra toda em si. Uma história comovente, quotes atrativos e bem construídos, personagens reais com seus problemas tão semelhantes de outras pessoas ao nosso redor. Uma lição de superação, determinação e que se você ama realmente alguém, pode passar anos, o sentimento ficará como uma chama acesa pronta a expandir sua luz e conquistar todo seu espaço.

O nível em relação ao primeiro livro deu uma leve caída, isso é perceptível. Porém a narrativa da Bianca continua muito ágil e gostosa de ler. Recomendo a quem for ler o livro que vá com expectativas não tão altas e também que evite esperar algo semelhante ao primeiro livro da série.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/05/resenha-dupla-o-descompasso-infinito-do.html
Daiane567 03/06/2015minha estante
Concordo totalmente com você.....*-*

Ana 07/02/2020minha estante
Ola, precisa ler o primeiro pra entender o segundo?

Eunice.Vilares 29/06/2015minha estante
Concordo! Com TUDO

S. T. 23/08/2015minha estante
Apesar de ter curtido o livro (em boa parte pelos personagens secundários), concordo com boa parte do que você disse. Especialmente sobre a Clara.

Adriana 28/08/2018minha estante
Tive o mesmo sentimento.. o primeiro livro foi tão perfeito que eu queria ser amiga dos personagens, já os outros tive a impressão de serem apenas mais do mesmo.. sem criatividade, sem emoção.

Rami 26/04/2015

Aqueles livros que nos leem
Há livros que você lê e há livros que leem você. E há “aqueles livros” que leem você na hora certa.

Pra quem me conhece e me acompanha no face, eu sempre escrevo “tia Hoover acabará com minha sanidade” e nessa lista entrará uma escritora brasileira, não na sanidade porque não dá mais, essa acabará com outro lado da minha vida. Bem vinda, se Hoover acaba com minha sanidade, Bianca Briones está acabando com meu emocional. Bia, já pode fazer parzinho com a da sanidade, porque vocês duas acabarão comigo.

Quando li “As Batidas do

site: http://www.apaixonadasporlivros.com.br/resenha-da-rami-o-descompasso-infinito-do-coracao-de-bianca-briones/
gabigodoy 27/04/2015minha estante
vou colocar na minha lista ;)

Ana Menoncello 18/12/2020

Clara sofreu mto durante sua vida e tem seus traumas. Ela cresceu e se fechou dentro de si mesma. Por ter seu coração partido em mil pedaços ela não conseguia ser feliz. Ela precisou aprender lidar com o passado, ter amor próprio pra poder ser feliz com outra pessoa. E Bernardo que sempre amou ela, teve essa paciência de esperar que ela se reerguesse sozinha, pra dar todo amor que ele guardou pra ela.

Karina 30/04/2021

Dor, dor, dor.
Clara descobre que foi traída pelo marido. Sem autoestima e ainda com dois filhos pra lidar com essa separação, ela está totalmente quebrada.
Bernardo ama a Clara desde adolescente, e nesse momento de fragilidade ele se propõe a ajudá-la em tudo, Clara é tão mas tão traumatizada que ela se anula pelos outros. Quando ela e Bernardo vão se envolvendo apenas na amizade os sentimentos do Bê que estavam tão escondidos retornam mas Clara não quer lidar com isso, ela não se sente digna do amor de ninguém.
Eu amei tanto esse livro, sofri tanto com a Clarinha, ela que disfarça suas dores, que faz mal a si mesma para proteger os que ama, ela que dá toda a atenção possível a qualquer pessoa que esteja sofrendo, mas não dá um pingo para ela mesma.
Ver a evolução dela, de mulher traída e dependente, para financeiramente estável, aprendendo a lidar com os traumas e fazendo bem para si através de exercícios para se cuidar fisicamente e interiormente foi incrível, mas principalmente ver ela aceitando finalmente o amor que sempre esteve ali por ela, sem culpa, mágoa e receios. Bê e Clarinha são um dos meus casais preferidos dessa série. Tudo pra mim

Luiz Gustavo 10/02/2023

Experimente descompassar o seu coração.
Um romance tocante, marcante e apaixonante!
Experimente se perder junto com a Clara no seu complexo de culpa , enquanto fica perdida nas marcas do passado que lhe corroem.
Mas ao mesmo tempo q clara é sofrimento,Bernardo é alguém que se transforma em seu porto seguro.
Veja seu coração se reintegrar entre gargalhadas, suspiros e lágrimas.

"E nada mais pode separar dois corações que finalmente batem no mesmo compasso..."

gabriela.temponi. 19/11/2021

Clarinha e Bê agora vocês podem ser felizes
Clarinha acaba de descobrir uma traição do seu marido e não sabe o que vai ser de sua vida. Engravidou muita nova, possui dois filhos e não tem nenhuma profissão. Ela não sabe o que fazer agora e há uma certeza nisso. A sua vida acaba de mudar.

Bernardo conhece Clara desde a infância e desde a sua adolescência ele possui uma paixão não correspondida, mas agora é a sua chance de tentar conquistar a mulher que ama há tanto tempo. Porém não será uma tarefa fácil, uma vez que Clarinha está despedaçada, vai conhecer outra mulher que mesmo todos esses anos nunca a viu e conhecer tantas dores, segredos e traumas que carregam com ela.

Irá haver uma escolha difícil, a felicidade de clara ou a de seus filhos. O passado irá tentar impedir de seguir a diante e o medo de realmente amar irá bater na porta. Nesse livro iremos conhecer a verdadeira natureza de uma mulher, o quanto as pessoas podem escolher seus caminhos e transformarem em forças para prevalecerem e seguir de cabeça em pé diante de tantas situações.

O melhor de tudo é ver como possamos mudar e nos amar primeiro. Colocando sempre a nossa felicidade em cima.

O verdadeiro amor irá resistir a cada obstáculo e
persistir. E a hora certa ele irá renascer e semear para sempre.

Leticia Valhinhos 01/09/2020

Aí tão lindo...
O Bernardo é tão perfeito que eu nem sei, só sei suspirar e querer um homem desse na minha vida!!!

Blog MDL 14/06/2015

Clara está sem norte. Seu marido lhe traiu e ela não sabe o que irá fazer da sua vida depois dessa descoberta. Ela tinha medo pelos seus filhos, seu lindos gêmeos. Essa traição faz com que ela reflita sobre a sua vida e a maneira como está vivendo. Acima do peso, sem trabalho e se sentindo cada vez mais perdida, ela tenta encontrar forças nos seus amigos que jamais a abandonaram, incluindo no Bernardo. A relação que ela tem com Bernardo sempre foi doce, mas extremamente complicada. Ela fingia não saber o que o Bê sentia por ela, pois essa era uma complicação que ela não quis para a sua vida nem antes, nem iria querer agora que tudo estava tão confuso. Só bastava Bernardo entender isso.

Bernardo sempre se viu no papel de melhor amigo apaixonado que nunca sairia da friendzone. Se manter apaixonado por Clara foi algo fácil, difícil era ter que lidar com a recusa que ela sempre dava para o seu amor. Ele sabia que a vida dela foi complicada desde que perdeu a sua mãe em um trágico acidente de carro e que essa era apenas a superfície de problemas ainda mais complexos que ela teve até casar com Maurício. Mas ele já estava cansado de esperar, precisava desesperadamente de uma chance para provar que ele poderia fazê-la feliz e esquecer as dificuldades que ela teve que passar no passado. Ele queria ser o príncipe que a resgataria de uma vida repleta de tristezas e desastres, porém, ele não sabia se era isso mesmo que ela precisava. Talvez, a única que pudesse salvá-la, era ela mesma.

Conheci o trabalho da Bianca Briones quando ela tinha um blog literário chamado "Redoma de Vidro" e tinha publicado o livro "Entre o Amor e a Amizade" de forma independente. Após algum tempo que encerrou o blog, acompanhei alguns comentários dela a respeito da reelaboração desse livro, que depois se transformou em "As Batidas Perdidas do Coração". Eu já tinha carinho pela autora, mas só agora pude finalmente conferir um trabalho seu de perto. E o que dizer de "O Descompasso Infinito do Coração" além de que eu fiquei dividida entre o amor e o ódio?

Narrado em primeira pessoa através dos pontos de vista de Clara e Bernardo que se intercalam, o livro tem um detalhe que eu particularmente adoro com os autores exploram: pequenos trechos de música que ditam o tom do capítulo e nos mostram sob um outro ângulo os sentimentos dos personagens. Com relação a eles, é complicado colocar em palavras tudo o que eu senti por eles, já que as coisas caminharam sob uma linha muito tênue, principalmente com relação a Clara. Sim, eu sei que ela estava sofrendo e que a vida foi muito cruel com ela na maior parte do tempo, mas custava ela fazer um esforço para enxergar além dos seus problemas e do que eles fizeram com ela sem machucar no percurso pessoas que a amavam tanto, como o Bernardo?

O que mais me incomodou foi justamente isso. Não, a questão não era Clara estar depressiva e precisando mudar a sua vida, porque isso é algo muito sério e que mexe com as estruturas de qualquer pessoa, mas sim o fato dela sempre conseguir magoar o Bernardo, dizer coisas horríveis para ele, apenas por saber que ele estaria lá para ela independente do quanto ela fosse má com ele. Não gosto dessas relações onde um fica fazendo o outro de capacho, mesmo que isso ocorra de modo inconsciente, isso me deixa um tanto brava. Em compensação, o Bernardo é alguém incrível, mesmo faltando um pouco de pulso forte para lidar com a Clara, achei muito lindo o amor que ele sentia por ela mesmo após tantas rejeições.

O contraponto da intensidade dessa relação ficou por conta dos amigos do casal e das situações impagáveis que alguns deles protagonizavam. Pelo que pude perceber, o próximo livro da série irá trazer dois deles para viver a sua história de amor: a Branca e o Rodrigo. Fiquei muito curiosa com o que a autora reserva para eles, até porque acredito que essa personagem fará com que eu consiga me entrosar melhor com ela, bem como, conseguirá tirar de mim a sensação que eu fiquei de que a história da personagem se misturava demais com a da própria autora (a Bianca fala um pouco sobre isso nos agradecimentos). Em suma, posso dizer que "O Descompasso Infinito do Coração" é um livro perfeito para quem gosta de histórias de amor complicadas e apesar de não ter me conquistado totalmente, me deixou com um sentimento de carinho pelos personagens e de tudo que eles tiveram que enfrentar para ficarem juntos.

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/06/resenha-o-descompasso-infinito-do.html

Karini.Couto 06/06/2015

O descompasso Infinito do Coração é o segundo livro da série Batidas Perdidas que eu li praticamente o primeiro e segundo um atrás do outro. O que posso dizer? Apesar de alguns clichês o livro traz personagens envolventes e de fácil identificação, pois diversas situações podem ser comparadas com algo que já vivenciamos.

Pode conter Spoilers do livro anterior!

Clara descobriu que seu marido lhe foi infiel e isso obviamente mexeu muito com ela, devido a seu passado e seus traumas. Para aqueles que não sabem, a mãe de Clara passou pelo mesmo e digo com propriedade que certas coisas que vivemos, afetam muito que vem a seguir pelo nosso caminho! Então, voltando a Clara; ela fica em frangalhos com essa traição, afinal é tão difícil confiar, acreditar.. Ela é uma pessoa acomodada em seu mundinho com seus filhos gêmeos e também não é muito segura de si; e quando sua vida dá esse mortal, transformando tudo que era familiar e cômodo em destroços, deixa sensação de pânico! Obviamente quem leu o livro anterior, sabe que Bernardo se coloca imediatamente disponível e mesmo que sofra com a dor de Clara, vê esperança de eles poderem em fim ficar juntos e se estabelecerem como um casal, por mais que isso possa custar um pouco, é o desejo de Bernardo, assim como é o de Clara, mas o que a impede é todo trauma que guarda em si desde o ocorrido com sua mãe e agora consigo mesma, fora seus anseios quanto ao físico, às crueldades de sua madrasta e etc. Com isso em inúmeros momentos Clara foi horrível com Bernardo, entendo completamente seus motivos, mas nem por isso deixou de me fazer da umas tapas nela.. Para acordar para o mundo e aprender a se permitir e viver! E claro! Coitado do Bernardo que não merecia tanto sofrimento por conta do seu sentimento por Clara!

Não posso dizer que Clara não tenha seus motivos para ser como é; afinal crescer com insegurança, grosserias e traições daqueles que deveriam nos tornar firmes e dar exemplo é muito complicado. Seu pai e ela tem uma relação estranha.. E sua madrasta não é das melhores, já que na frente dos outros é uma coisa, mas quando está a sós com Clara mostra-se verdadeiramente e acrescenta ainda mais problemas, traumas e inseguranças na cabeça de Clara! Esse passado turbulento e o presente em destroços transforma Clara em uma bomba relógio, sempre a mercê do que lhe aterroriza e fazendo com que ela duvide de todos, inclusive de si mesma! Apesar de tudo isso e de inclusive Bernardo ser mais jovem, ele a ama profundamente e deseja que ela perceba isso e principalmente aceite isso; que ninguém é igual a ninguém e que por mais que haja incontáveis homens traidores, ele é diferente.. Ele é o Bernardo (apaixonante, fofo e muito diferente de tudo que possa imaginar) e ama Clara exatamente como é com toda sua bagagem!

Será que Bernardo e Clara vão chegar a um denominador comum? Vão se entender e finalmente desfrutar do sentimento que os consome desde sempre? Espero que leiam e descubram por vocês mesmos!

Eu gostei muito dos dois volumes da Bianca Briones e me identifiquei demais com Clara e algumas situações.. No primeiro volume as coisas são mais intensas e pegam o leitor amante de romance e paixão a flor da pele digamos assim, porém no segundo volume as coisas são ainda mais dramáticas, pois o passado mais uma vez bate a porta e traz tudo aquilo que varremos para debaixo do tapete de volta a superfície. E é exatamente assim que é para Clara! No segundo volume tudo está uma loucura completa na vida de Clara e Bernardo tem a tão sonhada chance de ter Clara para si, porém os traumas são o principal desencadeador de boa parte da história, já que Clara está ainda mais abalada do que já esteve algum dia! Apesar de não concordar com várias atitudes de Clara, e dizer que eu talvez tivesse feito diferente, entendo completamente!

A história é palpável e prende o leitor do começo ao fim que torce certamente para um final arrebatador e feliz! E olha que não ou amante de finais felizes; adoro um final sinistro desconsolador! kkkkk

Mas não posso deixar de torcer pelo casal principal da trama, mesmo já imaginando que no fim.. Serão muitos corações e flores! rs

site: http://www.coracaodetinta.com.br/

CALINE 19/04/2020

Dessa vez não deu. E isso é tão triste porque eu sou uma grande de As batidas perdidas, dá para dizer que é um dos meus livros favoritos entre os NA.
A história de Bernardo e Clara foi como um grande tormento para mim. Durante a leitura eu pulei vários e vários parágrafos. Algumas vezes foram tantos que chegaram a páginas. Eu não consegui sentir a química entre o casal.
Quando eles estavam juntos, quando acontecia alguma cena em que Bernardo se declarava ou algo assim era como se eu estivesse lendo uma cena qualquer, com uma fala qualquer e não a declaração de sentimentos profundos. Não me tocava porque era como se o personagem não estivesse sentindo tudo aquilo.
Achei a Clara uma personagem extremamente confusa ainda que tenha entendido muitas das suas inseguranças. Queria muito que o desfecho da relação dela com o pai tivesse sido outro ou que tivesse sido melhor explorado.
Alguns caminhos tomados pela autora para conduzir a história me deixaram com a impressão de "caminho mais fácil" e se a Clara tivesse que tomar as decisões por escolha própria e não por "imposição" da situação pareceria que ela realmente percorreu uma estrada de amadurecimento.
Enfim, eu esperava bem mais e infelizmente me decepcionei muito.
Nanda Claret 06/06/2020minha estante
Olá, tem muito tempo que li esse livro. Não lembro direito. No final a clara ficou com o Bernardo? Pq agora tô lendo o próximo... fala que a Clara tá casada com um tal de Maurício, que traiu ela.
Não tô entendendo nada rsrsrsrs

Priscilla 07/12/2020

Sei não mas sei lá
Tem algo que me prende nessa escrita. Os personagens são bons, a história é boa. Mas eu fiquei assim... Eles não estão com 27 anos?? Ah estão com 23... Mas parecem adolescentes.... Hum... E fiquei esperando o confronto que tinha tudo pra acontecer entre alguém e o pai da Clara, qualquer pessoa... A própria clara, o Bernardo, ou a Branca, mas ngm fez nada. Teve um telefonema e só. E o Maurício hein?? Não comprei não. Ficou legal e divertido uma parte ou outra mas não me convenceu.