Guia literário da Bíblia

Guia literário da Bíblia Frank Kermode...

Resenhas - Guia literário da Bíblia

Cinara... 06/03/2021

Uma análise morfológica da Bíblia?!
"Nenhum crítico, pois, é um guia inquestionavelmente digno de confiança, mas muitos podem ser úteis de diversas maneiras, mostrando-nos como analisar a linguagem da Bíblia."

Definitivamente não era algo que eu esperava. Me senti lendo um livro de análise morfológica, cai no meio de explicações da Bíblia onde falava sobre prosa, poesia, corpo da prosa, verso etc.
Extremamente técnico!
Eu queria um livro para entender melhor a Bíblia e acabei precisando de outro livro para entender o livro que era pra eu entender a Bíblia ?
Realmente não é uma leitura para leigos! Ou para alguém que não queira se esforçar e estudar realmente o que o livro se propõe!
Comigo não rolou!
Marcio Coltri 09/01/2022minha estante
Realmente é um livro com uma pegada acadêmica, e não deve ser fonte definitiva de consulta. O bom é que ele não tem tendencias ou "ransos" religiosos como outros tem. Ótima resenha a sua.

Ozeas 31/12/2022

Deslumbrante! Esplêndido! Perfeito! Estupendo!...??????
Pelo título desse resumo fica fácil observar que faltam adjetivos para classificar essa obra.

Como tecer comentários de um banquete literário desse? Uma obra perfeita!

Tenho certeza que a visão de Robert e Kermode gerou e gera "inveja" nos comentaristas bíblicos. Afirmo sem medo de errar que, todos os estudantes da Bíblia devem degustar, saborear, se enlambuzar no conhecimento destilado no "Guia Literário da Bíblia!" considerando que conhecimento não ocupa espaço e não pesa.

Como descrever algo maravilhoso! Só recorrendo a recursos literários, figuras de linguagem/pensamento - Kkkkk -, ou seja, analogia. Vejamos: Sabe aquele anseio de comer algo saboroso e você não sabe o que é? Quando você encontra essa coisa gostosa, como você descreve? Não é possível. Simplesmente você dá uma mordida de leve, fecha os olhos, saboreia bem, mas bem devagar, devagar não, quase de câmera lenta, percebendo a sua língua laçar o pedaço do objeto mordido de um lado para o outro da boca, e antes mesmo de engolir já está salivando e ansiando por outro pedaço... Agora multiplique essa sensação por 10 (dez) elevado a décima potência. Então, neste momento você consegue perceber quão difícil é descrever algo tão sublime!

Ponto negativo: você não consegue dormir ansiando pelo próximo parágrafo, página, capítulo...

Que tenho a dizer? M-e-u D-e-u-s..., por que não me deste este estalo de Vieira para escrever esse livro! - Kkkk

Quase pereci de inanição para completar a leitura dessa obra. Só foi possível concluir pois gastei todo o meu tempo disponível nela. Valeu a pena!!

Para todos os envolvidos na produção dessa obra, minha eterna gratidão! ??