As Ligações Perigosas

As Ligações Perigosas Choderlos de Laclos
Chordelos de Laclos

Resenhas - As Ligações Perigosas

Gleiceðð»ðª» 22/02/2023

Por mais que seja antiga é verdadeiramente atual
Sem dúvida essa obra de arte deveria ser leitura obrigatória. O que dizer dos jogos de poder e dominação realizados por Merteuil é Valmont?! São perspicazes, inteligentes e de verdadeiros ensinamentos. A vingança como palco principal da trama traz uma sutil característica psicológica de como a sociedade é perante aos acontecimentos cotidianos.

Mandy 16/03/2021

Um clássico atual
As inúmeras adaptações desse clássico francês do século XVIII não são por acaso. Ligações Perigosas apresenta a podridão da aristocracia francesa, e acima de tudo, a devassidão da alma humana, capaz de ferir e destruir vidas por bel prazer.

O livro foi escrito às portas da Revolução Francesa, então sim, é uma crítica ao Antigo Regime. Entretanto, o romance epistolar se mantém atual e é cabível de inúmeras discussões morais, éticas e mesmo políticas.

Fiquei triste pelo final da presidente e de Cécile, porém "quem poderia deixar de tremer ao pensar nos males que pode causar uma única ligação perigosa?".

Leticia 05/04/2020

As Paixões Humanas
A história retratada por Laclos delinea as paixões humanas, o ódio, a vingança, o orgulho, que permeiam a nossa condição enquanto humanos. Laclos aponta a sexualidade enquanto um dos principais elementos do comportamento humano, e sua conexão tanto com a alegria quando com a infelicidade. Ao longo da obra também é possível notar críticas a moral da época, apontando para a hipocrisia da sociedade.

Emanuel Xampy Fontinhas 30/07/2020

...
Levei muitos anos pra finalmente me decidir a ler este livro e só o fiz em respeito e curiosidade ao seu renome, pois não é um tema que me atraia tanto. Sabendo que o autor queria pintar um quadro pessimista da sociedade pré Revolução Francesa, considero que atingiu seu objetivo, já que a história mostra o quão frívola era a aristocracia da época; as tramas do livro dão a entender que a única preocupação dos personagens era atender aos próprios caprichos carnais e desmoralizar seus rivais. Não existe nenhum personagem cativante, todos apresentam qualidades que os tornam ridículos, tolos ou desprezíveis. O livro não é ruim, mas seu texto em formato de cartas e a carência de subtemas torna a leitura maçante e enfadonhas. O final é o melhor do livro, apesar de ser muito dramático. Demorei mais do que gostaria, tive que fazer longas pausas pra descansar da monotonia. Valeu por ser um clássico, mas uma única leitura me basta.

Jumpin J. Flash 24/08/2009

Um tanto cansativo, mas bom.
A história é narrada por cartas trocadas entre os personagens, o que torna a leitura um tanto penosa. A história, entretanto, é interessante e acaba compensando. Para quem não tiver paciência, recomendo o filme homônimo estrelado por John Malkovich, Glenn Close, Michelle Pfeiffer e Uma Thurman.

Natasha 31/03/2023

Basicamente dois doidos brincando de the sims modo hardcore, é uma leitura meio difícil pela penosidade da linguagem mais culta, mas a vontade de saber das fofocas é mais alta que tu acaba continuando a ler. Muito bom.

Satella Heart 24/01/2023

Surpresa
O início do livro é bemmm chato, mas depois da página 200 é acontecimento atrás de acontecimento que eu não conseguia nem largar o Kindle, mdsss não esperava isso, principalmente eu que não estou acostumada a ler clássicos assim, mas a linguagem do livro é muito acessível!

PS: cheguei a conclusão que as minhas personagens mais queridas(não favoritas) é a Sra Volanges e a Rosemond?

cmbgtta 04/04/2021

Maldade pura (e fofoca)
"Quem poderia deixar de tremer ao pensar nos males que pode causar uma ligação perigosa?

Sahmundi 21/06/2023

Antigo e atual
"(...) O sucesso do livro excita a imaginação e a curiosidade do público,que parece se deleitar com os desmandos e com a podridão que poderiam grassad nos círculos da alta sociedade. O autor é acusado de imoral e pornografico"

Por que imoral e pornografico? O livro conta a história de dois amigos e amantes, manipuladores e poderosos, o visconde que cobiça uma mulher casada e a marquesa que quer desvirtuar uma jovem vinda de um convento noiva de um de seus ex-amantes, "(...) é um estudo da virtude e da maldade humana em perpétuo confronto",para a época era ultrajante.

Apesar de considerarem que para eles "os tolos estão neste mundo para seus pequenos prazeres miúdos",o equilíbrio que eles tanto mantinham começa a desabar e eles se tornam a destruição um do outro.

No fim temos a resposta de que "o bem sempre vence,apesar dos estragos que o mal possa causar e dos dissabores e desgostos que possa deixar".

*Curiosidade: Existe uma minissérie da globo baseada no livro e vai ter uma da lionsgate+*

Matheus.Trajano 13/07/2018

O título já diz tudo
Quando comecei a ler "Ligações perigosas" por indicação de uma youtuber e vontade de ter uma leitura que retratasse a nobreza francesa pré revolução, eu não imaginava que estaria encontrando uma obra que se em 2018 me causou tamanho espanto e me deixou bestificado em várias passagens cínicas e ambíguas de pura manipulação psicológica exercidas pelos protagonistas, que dirá em 1782 quando essa obra foi lançada. Pouca sobre ela se acha no youtube e menos ainda na sinopse disponibilizada na edição(talvez só tenha me deixada mais curioso ainda pra saber o que iria acontecer), mas a história que conta as manipulações, jogos de poder e dominação sentimental exercidos pelo Visconde de Valmont e pela Marquesa de Merteuil nas suas "vítimas" é muito instigante- e de cair o queixo em certas partes-. A história tem toda uma sensualidade que sem sequer uma única vez menciona a palavra sexo, tudo é ambíguo e muito nas entrelinhas, principalmente nas cartas do Visconde.Com o desenrolar você as complicações aparecendo, intrigas, frustrações, hipocrisia, inocência, ambição, tudo "sem perder a classe".O livro da L&PM tem uma tradução incrível, que torna a leitura ,escrita há séculos, muito fluida sem perder todo o refinamento empregado pelos nobres em suas cartas. Recomendo muito

Helenitz 02/02/2022

Ótima premissa, mas execução nem tanto?
Praticamente um ?Gossip Girl? do século 18. Todo mundo tem um relacionamento amoroso com todo mundo, os personagens agem de maneiras muito dissimulantes uns com os outros? Quase uma série teen! Até aí o livro conseguiu ?pontos? comigo. A premissa realmente me atraiu como alguém que gosta desse tipo de entretenimento. O problema está realmente na execução da obra. O fato de ela ser composta inteiramente por cartas dificulta a leitura e a torna muito mais maçante do que seria se o livro fosse composto, também, por diálogos, e não apenas relatos. Outro ponto negativo desse tipo de construção narrativa é que, como vemos o ponto de vista de diferentes personagens, ocorre a descrição repetida de eventos os quais já temos conhecimento como leitor, o que, apesar de dar-nos uma visão mais multi-facetada da situação, faz com que a leitura torne-se mais lenta. O final também não me satisfez muito, mas isso já é uma opinião pessoal, pois a ?justiça poética? cujos personagens sofreram, apesar de apropriada para a narrativa, me deixou querendo um desfecho mais elaborado e menos melancólico.

Apesar de tudo isso, considerando que é uma leitura que realizei para a escola, não penso ter sido tão ruim quanto outros que já fui requisitada a ler.

Paula1735 04/02/2022

Ligações Perigosas
Ligações perigosas traz consigo lições valiosas sobre o amor e como sempre devemos ter cuidado com nossas relações.
Comecei com baixas expectativas, esperando ser um livro que eu iria achar muito cansativo e chato. Entretanto, a leitura flui rapidamente e sempre está acontecendo uma coisa nova, como se eu tivesse lendo um noticiário do século 18.
Amei demais o final!! Todos pagaram por seus erros e foi totalmente inesperado.
Infelizmente, só perdeu algumas estrelas por causa da escrita confusa e por não apresentar falas.

Nena 29/03/2016

A história do livro é toda construída em cartas trocadas entre os personagens, o q achei uma ótima sacada. Não deixa pontas e explica detalhadamente toda a trama. Forte crítica a hipocrisia aos valores morais da sociedade época (imagina o q ele escreveria sobre os dias atuais kkkk). Bom para quem gosta de um romance q não seja água com açúcar, mas enfadonho para quem deseja um pouco mais de ação. Gostei do livro, do filme (maravilhoso) e da série q passou ano passado na globo.

Paula 29/08/2009

O livro é muito bom. Choderlos de Laclos faz uma exelente crítica a nobreza contemporânea a ele. Otimo =]

Nat ZB 14/06/2020

Percursor dos livros de intrigas e fofocas
Um romance que transporta você para dentro da trama e te faz cúmplice dos acontecimentos dela.