Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen

Resenhas - Garota, Interrompida

Giovanni66 08/05/2023

Garota, interr-
Fazia tempo que não lia desta forma, a forma como eu li esse livro. Peguei esse livro na metade de um sábado e de noite já havia chegado na metade dele, alguma coisa nele havia me prendido e eu não sabia explicar o que seria exatamente.

🌪️Seria a trama do livro que havia me prendido nele?

No livro acompanhamos Susanna, a autora do livro que faz ao discorrer da história uma autobiografia de quando a mesma havia sido internada em um hospital psiquiátrico, no começo Susanna pensava que passaria apenas duas semanas entretanto, essas duas semanas estenderam-se em dois anos. Hmm Interessante, não? Mas isso ainda não é o suficiente para explicar o porque eu fiquei simplesmente fissurado neste livro a ponto de ler até de madrugada.

🌪️Seria então a escrita? A forma como o livro é construído

A escrita de Susanna no livro é simples tendo uma narrativa leve e ao mesmo tempo sendo denso, o livro não é construído em ordem cronológica o que pra muitos pode ser um ponto negativo, pra quem não consegue apreciar vai achar que o livro não tem foco e pode apenas estar indo e voltando mas o livro é como se fosse uma conversa com Susanna, ela vai contando as coisas a partir do momento que as lembra, no começo foi difícil me acostumar e entendo quem considera um ponto negativo. Mas apesar disso, ainda não senti que obtive uma resposta para explicar o que havia falado no início, afinal o que me prendeu de fato?

🌪️O que me prendeu de fato?

Eu gostaria de saber se estava louco ou não. Susanna nos apresenta pessoas comuns, isso mesmo, pessoas como eu e você,a autora nos apresenta garotas que não são necessariamente loucas mas muitas das vezes mal compreendidas. Isso que eu acabei de falar parece bobo mas, a verdade é que achamos que a “Loucura” e a doença só afetam pessoas distantes de nós e nunca nos afetariam.

Como identificar um louco? O que é loucura? O que seria uma pessoa sã mentalmente?

Terminei o livro louco.

_izz.1d 05/05/2023

Garota, interromp?
é uma obra diferente do filme, mas não acho que isso faça dela irremediavelmente ruim. me senti diretamente em 1967, você entende tão bem como ela se sente, como era viver num hospicio. junto com a narrativa, traz uma sensação mórbida e fúnebre
é definitivamente menos dramático que o filme. não achei isso ruim. é um dos livros em que nada acontece, e ainda sim, faz você ficar pensando nele por horas

(achei estranho ver resenhas de pessoas falando que faltou um maior aprofundamento em personagens secundários, quando esse livro é um relato pessoal do que ela passou aos 18. não acho que o objetivo é se aprofundar em cada personagem, porque eles nem sequer são personagens

tete 05/05/2023

?Namorados e literatura: como construir uma vida com esses dois elementos? No cômputo final, foi o que eu fiz; mais literatura do que namorados, ultimamente, mas não se pode ter tudo, imagino.?

Lukas_Gabriel 04/05/2023

PARE!
Agora vou escrever com seriedade, é que esse meme veio na minha cabeça.

Esse é um dos livros que gostei muito, a narrativa é leve, contrastando com sua história densa. Li em um dia sem problema algum e foi a porta de entrada para até então meu maior ano de leitura. Ainda não vi a adaptação então não posso falar quanto a isso, mas desde o início imaginei que seria um bom livro para uma, com toda certeza.

Gosto dessa ambientação, mas me faltou um pouco de entrosamento com o restante do livro, li o começo com fome de mais, e a meu ver, por se tratar de uma autobiografia a autora focou apenas no seu próprio mundo, o que não é negativo, só me despertou a curiosidade para os problemas de suas “colegas”.

Achei bem fluido, e vou assistir ao filme brevemente.

jenkins.fefe 26/04/2023

Li esse livro pra desvendar o lance dos frangos, mas não descobri foi nada.

puta da vida com esse final, não gostei... por favor refazer

lookinforalaska 23/04/2023

Caramba, que livro
Também tenho borderline e me senti muito representada nesse livro, bizarramente representada, ele é muito bom, de fato é muito diferente do filme mas isso não faz dele um livro ruim, recomendo!

matheus 22/04/2023

Perfeito no que se propõe
Li este para o clube do livro da laufey e foi uma ótima surpresa, já que nunca vi o filme e nem sabia da existência do livro. tem um fluxo de leitura muito bom, traz várias reflexões filosóficas e sociológicas bem atuais e de uma forma que todos possam entender.

como nunca vi o filme não sei o quão fiel ele é ao livro, mas acho que eu ter lido sem saber nada da obra foi o que deixou a experiência ainda melhor. super recomendo!

Maria675 17/04/2023

Muito bom, mas faltou as relações pessoais da Susanna
A diferença entre o filme e livro é que este último tem uma análise mais da mente em si da protagonista. Não deixa de ser ruim, mas boderline é fundamental mostrar como a pessoa interpreta as pessoas, o que é muito, muito bem feito no filme.

Senti falta de várias partes que eu jurava que teriam no livro, a morte da Daisy me pegou demais no filme. você cria um carisma por ela, pela dor dela, assim como a de todas personagens, a Lisa ter engatilhado ela e a Susanna ser a quem achou o corpo foi muito chocante. Também, outra cena muito icônica é a do banheiro, em que ela ta depilando as pernas, a famosa frase "O que está errado comigo, huh? O que 🤬 #$%!& está acontecendo na minha cabeça?" é nesse momento que a Susanna mostra a relação com a enfermeira, e as duas últimas que não vou falar tanto se não vai ficar enorme, é quando a Susanna descobre seu diagnóstico ainda no hospital e quando ela "humilha" a Lisa.

Poxa, falando assim parece que eu não gostei do livro, mas eu realmente consegui ter um conforto, o livro inteiro eu sentia a sensação de "caramba, então eu não sou a única assim". Livro muito, muito bom. A vida é assim, conturbada e com falta de emoções, foi baseado em um caso real (eu acho) e me agrada demais saber que todas tiveram uma vida feliz depois. Coisa que desejo para mim também :)

dudis 12/04/2023

Para mim, que tenho border, foi como uma luva
''por isso criamos cicatrizes, temos algo a esconder''
foi uma leitura super fluida pra mim, bem completa possuindo todos os laudos, e oque ela acha desses diagnosticos sao bem reais. nao concordo em reforçar ainda mais que border sao promiscuos, o que é bem relativo. tirando isso, me identifiquei com praticamente tudo.

Lays.Ordani 11/04/2023

Gostei tanto que nem sei dizer o quanto. Descobri a não muito tempo que se trata de uma autobiografia, e isso só enriqueceu a história pra mim. Acompanhar esses anos da vida da autora, as interações, pensamentos, enfim... Tudo nesse livro conversou comigo de uma forma muito particular. Recomendo muito.

Milena 08/04/2023

Me senti representada
Eu comecei a ler o livro muito por influência do filme, porém com o andar da leitura fui percebendo que o livro era muito muito muito mais do que o filme. Me senti representada em diversos momentos (por apresentar o mesmo diagnóstico da personagem/autora) e ver uma representação de uma pessoa que conseguiu pegar o transtorno de personalidade e aprendeu a viver com ele me motivou em vários aspectos. Lógico que a autora teve diversos privilégios que eu não conseguiria ter, mas é uma história de luta em uma época que pessoas estranhas eram simplesmente afastadas da sociedade.
Cabe aqui uma parte do livro que me marcou muito ?O nome dado às pessoas cujo estilo de vida incomoda os outros.? (Pois é assim que eu me sinto), um incômodo, mas talvez eu seja simplesmente uma pessoa normal que acordou em um mundo péssimo que incomoda aqueles que não querem acordar.

Manu 30/03/2023

Achei muito confuso o livro, sem foco, ficava indo e voltando, não aprofundou em nada, o filme é bem melhor

arcmaluw 28/03/2023

Desejamos que o sol nos faça jovens e belos
É um livro bom, que conta uma história real sobre a autora, fala muito sobre saúde mental por ela estar internada num hospital psiquiátrico.
Esperava mais mas ainda assim gostei da experiência de ler um livro desse tipo.

Kemilly27 11/03/2023

Garota, interrompida
Todas insanas,amo elas ? por favor me indiquem livro de garotas insanas, é quase uma necessidade para mim ler livros assim