Fringe - The Zodiac Paradox

Fringe - The Zodiac Paradox Christa Faust

Resenhas - Fringe - The Zodiac Paradox

Jacob 08/03/2014

Captou a essência dos personagens, mas...
É importante deixar claro que comprei o livro sem nem mesmo ler direito a sinopse - de tanta emoção por uma série única como Fringe estar ganhando alguma forma de continuação. Como disse antes, durante o progresso de leitura, foi uma excelente surpresa eles levarem a história para o lado da realidade, ao se inspirar no assassino em série Zodíaco, que atacou na Califórnia.

Um grande mérito do livro, e pelo qual já vale a compra, é conseguir captar muito bem a essência das personagens da série. O que você lê sobre Walter, Nina e William Bell é muito coerente com a personalidade deles durante o seriado. E isso vale o bastante para matar a enorme saudade que eles deixaram.

Acontece que a obra não é só mil maravilhas. Realmente, como escrevi antes, até a metade a narrativa caminha muito bem. Porém, ela se estende de uma forma não muito saudável. Talvez, se fosse um pouquinho mais enxuta seria mais excitante.

Outro problema é que, apesar de captar a essência dos personagens muito bem, o livro peca em alinhar muitos acontecimentos ao que foi (ou não) mostrado na TV. Claro, que tudo parece ter uma saída na teoria, mas na prática algumas coisas ficam com aquelas sensação de que não "colou". Os principais problemas estão no final.

Por isso, "Fringe - The Zodiac Paradox" merece ser lido para aproveitar a nostalgia que traz, sem muita preocupação com a verossimilhança aos acontecimentos da série. Ainda assim, se você se importa bastante com isso, como disse, existem saídas plausíveis, é verdade, mas nem tão convincentes para mim. Talvez, quando eu estiver preparado para rever toda a série os acontecimentos do livro possam fazer mais sentido, mas por agora fico com ele mais por matar a saudade de meus personagens favoritos e conhecer um pouquinho mais da juventude deles.