História Antiga

História Antiga Norberto Luiz Guarinello

Resenhas - História Antiga

Kaah_mgo 26/08/2023

A integração no mediterrâneo
O texto é bastante fluído e foge de uma abordagem tradicional de historiografia, trabalhando aspectos culturais e antropológicos sobre os povos e governos integrados nos fluxos da região do mediterrâneo.

Muito interessante para desfazer a fragmentação que o currículo escolar coloca na apresentação desse período.

Caroline 22/06/2022

Excelente para estudiosos da área.
"História Antiga" de Norberto Luiz Guarinello, faz parte da coleção "História na Universidade" da Editora Contexto .

O livro aborda a história das nossas origens como cultura e civilização. Com enfoque no que se entende por "história antiga", ou seja o surgimento das primeiras civilizações do Ocidente, em especial Grécia e Roma, período estabelecido entre X a.C e V d.C, logo, não é uma história antiga geral, de todo o globo, mas focada no espaço do Mediterrâneo. O autor alerta que embora não possamos mais considerar tal história antiga como universal, o seu estudo é basilar para compreensão do mundo contemporâneo.

O autor discorre sobre temas como: navegações, que foram de suma importância para o comércio, a escrita, as crenças religiosas, enfim as relações de trocas culturais entre povos; e o surgimento das comunidades organizadas a partir de centros urbanos, as grandes Cidades-estado, como Atenas, Roma e Esparta, que são modelos-base nos dias atuais em diversas áreas como social, política, artes, arquitetura, organização militar, etc.

Como disciplina, História Antiga é lecionada no ensino fundamental, médio e universitário. Desde a época da escola era minha matéria favorita e a "fase" histórica que mais me interessava ler e estudar (até os dias de hoje), essa obra foi bem interessante por trazer um ponto de vista mais atual sobre seu conteúdo.
Embora tenha sido escrito principalmente para estudiosos da área, a linguagem é acessível. Recomendo a todos que de interessem por história.

Cupom de 25% desconto em todo o site da editora: CarolineT25

felipe.demattos.94 23/05/2022

Excelente exercício
Precisamos estudar história, e precisamos ler autores dos quais discordamos.
Um livro de história não deveria ser espaço para opinião ou interpretação do autor, apenas se ater aos fatos.
Ao ler um livro assim devemos nos colocar no lugar do autor, entender sua intenção e assim fazer a devida leitura crítica.
Essa é, somente, a minha opinião.
comprido 01/01/2024minha estante
Gostei, da sua opnião, só 1 paragrafro.
o segundo paragrafo, ja cagou tudo, por que esse livro trabalho com fatos.
E o autor melhor especialista de Antiga, no Brasil
então, você esta bostejando sua opnião para o melhor especialista de historia antiga.
Entende? não é um livro do quebra nozes, que você ler, e pode dizer sua opnião meramente raza.

Murilo 26/06/2022

Um livro bem curto, que fala de vários assuntos de maneira um tanto superficial, o que acaba sendo um pouco cansativo. Recomendado mais para quem já tem um conhecimento prévio sobre o assunto.
comprido 27/07/2023minha estante
se não gostou, por que leu ?

Gabriel Henrique 19/03/2020

Ótima Introdução
Quão complexo é o estudo do tempo denominado como "História Antiga", justamente pela necessidade de conciliar várias informações arqueológicas, geográficas, históricas e interpretativas. Nessa obra, Guarinello simplificou esse trabalho que, intencionalmente ou não, pode facilitar os acadêmicos a introduzirem-se nos assuntos abordados pelo livro, mesmo que o autor tenha posicionado-se com inconveniência em relação ao Cristianismo.
Ailton 30/05/2020minha estante
Com relação ao Cristianismo, também senti o mesmo. Ele, por vezes, diz algo negativo sobre o Cristianismo, sem contudo se dá o trabalhar de justificar por argumentos, ficando a impressão que ele quer simplesmente atacar a religião.

Ailton 30/05/2020

Introdução a História Antiga
O livro faz jus ao seu propósito, que é o de ser uma introdução ao estudo da História Antiga. Alguns eventos não são tratados, o autor por vezes afirma algo sem apresentar argumentos para validar sua escrita e também os assuntos não são estruturados em ordem cronológica. No mais, sua interpretação da História Antiga pela rede de conexões do Mediterrâneo é interessante.

Dante 13/08/2020

História Antiga. - Historiografia movendo grandes mudanças.
A História chamada de Antiga faz parte do repertório cultural de nós, brasileiros. Não apenas é ensinada nas escolas, nos ensinos fundamental, médio e universitário, como representa, para muitos brasileiros, uma espécie de História das nossas origens como cultura e civilização. A História Antiga é vista, com maior ou menor conhecimento, como o ponto inicial de uma jornada que, através da História Medieval e da História Moderna, dá sentido ao processo de colonização europeia que nos formou e nos transformou em descendentes da Europa, em membros do Ocidente, participantes da civilização ocidental. O autor traz para o centro do debate as mudanças que essa divisão da História humana passou e ainda passa. Delimitar um período hoje, como o autor afirma é muito complicado.
A forma que o autor explica todos acontecimentos é sublime. História Antiga que não é tão antiga assim. Cada vez mais a historiografia reconhece que as delimitações História Antiga, moderna, contemporânea. Ou, idade das trevas, são complicadas para o estudo. Todas as sociedades ou civilizações estão permeados, entrelaçam e continuam vivendo uns nas outras. A civilização grega antiga ainda vive na atualidade, olimpíadas, direito, filosofia, História, matemática, arquitetura, arte, etc.... Os legados estão presentes. Dizer que uma sociedade começa e termina, hoje é errado pensar assim.
O império Romano, que durou séculos, apenas foi possível sob a base dos séculos de integração e consolidação de estruturas que o antecederam.
Deve-se começar a pensar a narrativa histórica a partir de outros ângulos, mais amplos, que incluam o norte da Europa e o Oriente na narrativa. A "História Medieval", que aprendemos na escola, não é, de modo algum, a continuação da História Antiga. É, na verdade, um enfoque muito particular, também centrado na ideia de civilização ocidental. Os recordes estabelecidos pela especialização dos historiadores e arqueólogos, bem como formas que ainda dominam a disciplinam, são obstáculos a serem vencidos pelas próximas gerações de historiadores. Mas a crítica, por si só, não basta. É preciso reescrever essa história de um modo que faça sentido ao presente e que seja explícito. Para isso, o historiador dispõe de alguns instrumentos: um espaço, um tempo e uma pergunta, ou um conjunto de questões. Embora não se possa mais considerar a "História Antiga ", como o início de uma História Universal, as realizações humanas que se acumularam nesse pedaço do globo são fundamentais para entendermos como o mundo contemporâneo se tornou possível. Livro de obrigação. Autor debate a historiografia acerca da disciplina História Antiga. Iniciando como se deu esse entendimento e os recortes feitos para se estudar a vivência doa nossos antepassados. O problema como o autor levanta é essa distinção que se faz inconsciente ao separar a história por recortes. Norberto traz para o centro do debate justamente a permanência de toda sociedade passada ainda hoje. Nenhuma sociedade se acaba. Ela entrelaça, a dominadora recebe influências das dominadas. Assim, como bem exemplificando, Roma sofre fortes influências dos gregos dominados. E como as sociedades futuras seguem com as influências. Autor de peso, livro de peso.

Jvictor.machado 23/04/2018

Muito didático, e com uma proposta de análise bem estruturada
O autor faz um excelente trabalho de síntese, mesmo diante da tarefa hercúlea de resumir um período tão longo. Define bem seu recorte: o Mediterrâneo. A honestidade e a clareza com que fala da necessidade de se estabelecer recortes de análise é um ponto muito forte do livro.
O conteúdo é bem panorâmico, iniciando com considerações sobre o desenvolvimento e as vertentes do estudo da antiguidade, e passando em seguida para a investigação da mesma.
Seu trabalho segue uma linha explicativa bem ordenada, apresentando as civilizações Minoica e Micênica, passando pela hegemonia grega, pelos reinos helenísticos e por Roma (em suas diversas fases), chegando até à chamada Antiguidade Tardia -- tudo isso tendo como eixo explicativo a noção de Integração, que funciona como eixo principal da obra.

Em suma, é um excelente livro.
Vanessa.Cezar 08/12/2020minha estante
Boa resenha!

LP_Chaun 16/06/2022

Mapa geral.
O começo da obra é primoroso em apresentar uma síntese sobre as diferentes correntes de pensamento no desenvolvimento do tema. Mas, mesmo trabalhando com a longa duração, se torna muito técnico ao mesmo em que é superficial.
Sou formado em História e não estou no nível do autor, porém considero o livro curto e muito simplista. Louvo o escritor por reconhecer isso.
Se você é estudante o começo tem boas citações historiograficas e apenas isso, na minha opinião há obras melhores nesse sentido, era para ser uma porta de entrada para o tema. Falhou nisso

BiaBitt 13/01/2022

Ótima bibliografia introdutória! (+ resenha yt)
Produto de extensas pesquisas do autor sobre a temática, este é um livro introdutório e de divulgação científica da História Antiga que vale a leitura! Expõe os últimos estudos da área em uma linguagem de fácil entendimento. Aborda diferentes sociedades e percebe o Mediterrâneo Antiga como um local de conexões.

Recomendação de resenha do canal Cool História: https://youtu.be/Q3cJ4qTlfAE

Nicolle.Capellari 25/02/2022

O livro usa linguagem simples, no entanto não é uma obra simplória. Leitura recomendada para quem quiser conhecer mais sobre esse período histórico. Adorei a leitura! ??

Breno 18/04/2022

Não é um livro de "história antiga", mas de "teoria da história antiga. Apesar de contar poucas páginas, recomendo que o leitor leia com muita atenção, e faça marcações nos trechos que considerar mais importantes

VitAria.Monteiro 17/01/2022

Um ótimo ponto de partida
Para aqueles que gostam de história antiga ou que querem começar seus estudos nesta área, não há livro melhor e introdutório do que o de Guarinello. O mesmo nos apresenta uma linguagem fácil e com tópicos muito bem explicativas, facilitando até mesmo para os leigos.

Bcoutis 25/02/2022

A obra sobre a história antiga faz uma abordagem onde o autor traz um panorama sobre a historiografia que rodeia a disciplina, e de maneira sintética e mais genérica - para conseguir retratar um período tão vasto em alguns capítulos - também mostra a história da mesma, porém de um modo original. Chama a atenção o recorte historiográfico e a abordagem diferente das convencionais sobre o tema; O autor desde a introdução deixa claro sua crítica a ocidentalização da História Antiga onde essa disciplina seria como o ?a história das origens do ocidente?, sendo desde o século XIX assim formada para uma construção de memória e identificação social ocidental; Fugindo desta perspectiva tradicional, Guarinello faz na obra uma abordagem mais ampla e maisinclusa das civilizações, contando uma história não só europeia, ou com enfoque apenas nessa.