Gabriel

Gabriel's Redemption Sylvain Reynard

Resenhas - Gabriel's Redemption

Mica 02/03/2022

Review on @reading.with.mica
"When I am an old man and I can remember nothing else, I will remember this moment. The first time my eyes beheld an angel in the flesh. ?I will remember your body and your eyes, your beautiful face and breasts, your curves and this.? He traced his hand around her navel before dragging it lightly to the top of her lower curls. ?I will remember your scent and your touch and how it felt to love you. But most of all, I will remember how it felt to gaze at true beauty, both inside and out. For you are fair, my beloved, in soul and in body, generous of spirit and generous of heart. And I will never see anything this side of heaven more beautiful tham you."

Renata 12/12/2013

Fechando com Chave de Ouro
A expressão "fechar com chave de ouro" tem seu ápice nesse livro. Sylvain Reynard fechou com chave de ouro sua trilogia com "Gabriel's Redemption".
A jornada de inferno, tentação, julgamento, arrebatamento e redenção do Professor Universitário Gabriel Emerson e sua linda história de amor com Julianne foi concluída como um grande epílogo depois do final de "O Julgamento de Gabriel". O casal recém casado aprende a conviver com seus problemas pessoais, suas carências e inseguranças enquanto aprofunda e reforça, a cada dia, sua relação, seu amor, sua paixão e sua cumplicidade. O livro nos traz muitos diálogos entre os personagens principais nos quais entendemos melhor cada um deles e acompanhamos sua jornada interior e a dois rumo a uma relação plena e cada vez mais apaixonada. Gabriel tem problemas para se livrar do sentimento de culpa que carrega consigo por sua vida antes de reencontrar Julianne, que por sua vez tem muitas inseguranças em relação à maternidade, tanto em decorrência dos problemas de sua mãe quanto em virtude de sua carreira acadêmica. De uma forma profunda os personagens aprendem a confiar cada vez um no outro, aprendem também a discutir e brigar sem se ferirem demasiadamente e experimentam as dificuldades de formar uma família quando suas experiências familiares como crianças foram traumáticas.
Além de sua relação pessoal, nosso casal enfrenta ainda os problemas causados pelas circunstâncias do início de seu relacionamento em relação às políticas de não-confraternização entre professor e aluno da Universidade onde Julianne fora aluna de Gabriel e às relações anteriores de Gabriel e de Julianne, bem como as questões de Gabriel em relação a sua família biológica e as heranças que esta podem "passar" a uma futura prole.
Os personagens coadjuvantes mais próximos do casal tem suas histórias mais desenvolvidas e algumas coisas que o leitor dos livros anteriores ficou curioso por saber, são, nesse livro, respondidas como por exemplo, "O que estava no cartão que Gabriel enviou à Julianne e ela rasgou? Qual o grande débito que a Prof. Katnerine Picton tem com Gabriel e mais alguns detalhes sobre a vida pregressa de Gabriel e, como se não bastasse, Gabriel ainda tem que lidar com sua vaidade e seu temperamento quando Julianne contraria sua posição em uma questão acadêmica na área de pesquisa de ambos.
Grace, Richard, Maia, Paulina, Prof. Picton, Paul, Rachel, todos tem momentos importantes em Redemption e até Simon nós veremos novamente.
A escrita de Sylvain parece ainda mais fluida nesse terceiro volume, com momentos de profunda ternura e paixão entrelaçadas por momentos hilários, tanto dos comentários sarcásticos do narrador (a quem próprio autor costuma personificar e chamar de Narrador Sarcástico) quanto em incríveis bem-humoradas anotações entre parênteses.
Para os fãs do estilo dessa trilogia (e eles são tão apaixonados quanto alguns de seus mais ardorosos críticos) não faltam referências musicais, artísticas e literárias, com destaque para mais detalhes sobre a obra de Dante, desta feita, através dos olhos de Julianne, em sua primeira palestra, em Oxford e é claro, romance, Muito romance, temperado com reflexões filosóficas e existenciais.
Gostaria de poder falar mais sobre acontecimentos e detalhes preciosos que, em minha opinião ressaltam a excelência do escritor, mas então revelaria spoilers. Posso dizer que me encanta a forma como o autor aprofunda temas relativo às elações, à vida, à existência humana e ao desejo de completitude da alma humana, em sua relação interpessoal, psicológica, antropológica e religiosa.
Terminei de ler o livro e me senti envolta em uma aura de esperança e redenção como há muito não sentia!

Aline Salmon 22/01/2014

What a perfect ending.
Continuing this trilogy, the third book is kind of slow. The author explains everything about all the characters, which is a good thing beacause we can understand the whole story. Their love is something beyond the words and they deserve this redemption and happiness.

daphinne0 21/04/2023

Que livro meus amigos, que livro. essa foi mais que uma conclusão perfeita pra trilogia, com uma narração mais rápida e precisa, e com um crescimento admirável dos personagens. fiquei encantada com a história da conversão do Gabriel, como ele passou a ser uma pessoa melhor e a enxergar o mundo de um jeito diferente após apreciar um pouco a vida de São Francisco de Assis. a moral da trilogia é a de que não importa de quantas formas tentemos preencher nossos vazios com coisas seculares, enquanto não preenchermos o vazio espiritual, não haverá crescimento, nem felicidade. ?