O Impiedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo

O Impiedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo Haruki Murakami

Resenhas - O Impiedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo

Leo Leiva 17/03/2024

Concordo com as críticas em relação à forma como as mulheres são retratadas no texto. É realmente um Murakami muito imaturo nesse ponto, não que ele tenha se tornado sutil com os anos com a descrição de mulheres, mas melhorou e muito em relação a esse livro.
É a estranha e hipnótica literatura do Murakami aqui, seguindo inclusive o checklist dos itens naquele meme do "MURAKAMI BINGO".
Existe um conto incrível dentro de outras histórias que não são tão interessantes e que termina em um final contemplativo que mostra o talento do autor. É um artista do banal, do ritmo, da simplicidade complexa do dia a dia, de uma tarde no parque bebendo uma cerveja, preparando uma refeição. É um livro cujos excessos não parecem excessivos, parece que se fossem retirados fariam falta.
Como eu escrevi antes, é hipnótico.

Radamila 23/08/2021

Não sei o que sentir. História melancólica, mas sem excessos, não sei explicar porquê. Esse final me frustrou muito.
Mas gostei. Sou fã dessa brincadeira que o autor faz com a realidade.

Liho 02/08/2022

Muito bom, daria mais estrelas mas alguns pontos incomodam
O que eu gostei

-a história é criativa,
-os dois universos criados são bastante confusos (no bom sentido para mim) e criativos, onde misturam a realidade com o irreal, consciente e inconsciente
- o asthetic do fim do mundo eh muito bom, meio "inverno melancólico"
- as descrições das comidas dão muita fome e vontade de comer
- a tecnologia e esses experimentos fazem sentido e são criativos (na minha opinião)
-a escrita é muito boa, gostei muito das descrições
- todos esses elementos como o subconsciente e a realidade me fizeram criar várias teorias, metáforas e filosofar sobre

O que me incomodou
- não descreve as mulheres com nenhum respeito, mas não sei se isso é coisa do autor ou se é por conta do livro ser do ponto de vista desse protagonista
- A neta do professor é referida o livro inteiro como "jovem gorda". Achei meio desnecessário, tinha muitas outras maneiras de se referir a ela. O fato dela ter 17 anos e o cara ficar descrevendo ela meio sexualmente também me incomodou. Ela nem parecia ter a personalidade de uma garota de 17 anos, era só aumentar a idade dela um pouco e resolvia as coisas.
- Tinham partes q o livro era tão devagar que eu me sentia vendo aqueles filmes de 3h q não acontece nada o filme inteiro mas a estética é boa