Spartacus

Spartacus Howard Fast

Resenhas - Spartacus

Ketma 20/08/2021

Spartacus foi minha primeira experiência lendo Fast e eu amei. A leitura é fluida, regada de criticas sociais e mesmo sem ação e porradaria ele me prendeu a cada página. Mais do que recomendado.

cid 24/07/2009

os oprimidos e o poder
Romance histórico muito politizado, escrito na prisão , e editado as proprias custas pelo escritor, pois nenhuma editora quis correr os riscos num período obscuro. Diversos personagens falam sobre Spartacus o gladiador escravo que liderou a revolta dos escravos em 73 AC. Patricios ricos e fúteis, o general romano que o venceu , e o personagem que a meu ver fala pelo autor , o senador Grachus, desfilam pelo livro , que inicia com a derrota dos escravos e crucificação de 6472 homens ao longo da via Apia. A crucificação, os sofrimentos na minas de ouro , o desespero de um gladiador treinando para a luta na arena , são descrições que nos tiram o folego. O sofrimento se faz presente na leitura e nos colocamos ao lado daqueles seres que lutaram pelo direto mais básico que o ser humano tem que é viver como deseja , sem sofrer o chicote de outro ser humano nas suas costas. Em um determinado momento Grachus o político fala em termos muito cinicos do funcionamento da sociedade . Veja só : Existe os que tem muito, que precisam se proteger dos que não tem nada, e mais do que isso conservar suas propriedades e portanto os que nada tem precisam estar dispostos a morrer pela propriedade da classe dominante. Roma possui muitas legiões , que lutam na sujeira e miséria para manter as propriedades e privilégios de alguns. Os camponeses pobres são expulsos de suas terras pelos latifundiários e vão lutar nas legiões , contra os seus próprios interesses.
É um livro que faz pensar, quanto o mundo realmente mudou. Mas, a pergunta é : Quando o poder chega as mãos dos que foram oprimidos , eles o usam exatamente como seus opressores ?

Só Sobre Livros 24/05/2013

"Spartacus" do livro à TV
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/07/spartacus-do-livro-tv-carla-cristina.html

Gabriela 06/07/2018

A guerra dos escravos, contra a opressão do grandioso Império romano em 73 a.C
O autor nos faz viajar no tempo, diretamente a Cápua onde fica a maior escola de gladiadores da Itália, Vila salária, onde os gladiadores revolucionários foram sacrificados nas cruzes que ladeavam a longa estrada e as pradarias romanas, por onde os escravos ganhavam força e nome, guerreando pelo direito de existir como gente e pela liberdade.
O Judeu David nos narra seus últimos momentos, ainda pregado na cruz. Spartacus nos faz chorar com sua triste vida nas minas de ouro e depois nas escaldantes areias manchadas de sangue e suor, das arenas mortais, sem perder o foco no maior tesouro que cada um de nós temos, a liberdade, a vida. Crixus, o grande Gaulês, não consegue conter sua ira e ao lado de Spartacus , Ganiccus e Varinia a bela Germana, esposa de Spartacus, arrebatam escravos por onde passam, derrotando legiões com suas próprias armas e fazendo Roma treme de medo ao ouvir o nome de seu líder, Spartacus, de altura mediana, olhar sereno e nariz quebrado, torna-se o pai Trácio de todos os escravos daquela revolução.
Gracchus o corrupto líder do senado e Crassus, general bissexual das grandes legiões, que sonhava, um dia, ser ditador, dão o toque dramático final nessa belíssima epopeia, baseada em fatos reais da grande revolta dos escravos, ocorrida em 73 a.C.
Um romance épico maravilhoso, vale muito a pena ler.
P.S.: É MUITO DIFERENTE DA SÉRIE!

Paola 23/04/2010

Spartacus
Um relato impressionamtemente verídico da história do escravo, que se tornou gladiador, e se insurgiu contra todo o império romano. A parte do começo nas minas é emocionante e triste, principalmente ao descrever o trabalho das crianças.