Jornalismo Esportivo

Jornalismo Esportivo Paulo Vinicius Coelho

Resenhas - Jornalismo Esportivo

Gabriel Munhoz 10/11/2020

Tática Imprescindível
Em meus primeiros dias como estudante de jornalismo, já deixei clara a minha ambição por trabalhar na área esportiva. Agora, já formado, parte da minha caminhada será procurar ensinamentos e visões que possam guiar minha trajetória com isso, e o livro "Jornalismo Esportivo" de Paulo Vinícius Coelho, vulgo PVC, foi um dos primeiros passos.

É importante ressaltar que o livro é multifuncional, pois aborda a história completa do jornalismo esportivo e em certa forma do esporte em geral, trazendo explicações, análises, curiosidades necessárias para qualquer profissional que deseja trabalhar na área. Além disso, procura trazer nossa reflexão as questões mais pertinentes ao bom funcionamento de uma redação, seja ela de jornal ou revista, pequena ou grande.

Paulo traz em 120 páginas as informações que todo jornalista precisa para obter sucesso no ramo, tornando a obra um marco teórico do jornalismo esportivo e, em termos futebolísticos, uma tática imprescindível para todos que pretendem ser campeões nesta área de atuação.
Narry 11/11/2020minha estante
arrasasse na resenha meu velho

Feg 29/08/2011

Resenha Crítica - Jornalismo Esportivo
Identificação da Obra: Jornalismo Esportivo, Editora Contexto, 3ª edição, São Paulo, 2003.
Autor: COELHO, Paulo Vinícius.

Paulo Vinícius Coelho nasceu na capital paulista em 1979. Sempre trabalhou na área do jornalismo esportivo. Iniciou sua carreira em 1987, aos 18 anos, no diário Gazeta do ABC. Em 1991 chegou à revista esportiva Placar. Saiu em 1998 para fundar o jornal, também esportivo, O Lance!. Em 2002 começou a trabalhar na televisão, sendo comentarista e chefe de reportagem do canal ESPN Brasil na Copa do Mundo de Futebol, onde trabalha até hoje. Jornalismo Esportivo (2003) é a sua primeira obra escrita, seu segundo livro foi lançado três anos depois, Os 50 Maiores Jogos das Copas do Mundo (2006), além dele, escreveu também: Futebol Passo a Passo: Técnica, Tática e Estratégia (2006), Bola Fora: A História do Êxodo do Futebol Brasileiro (2009), Os 55 Maiores Jogos das Copas do Mundo (2010), Os 100 Melhores Jogadores Brasileiros de Todos os Tempos (2010).
A obra em questão, Jornalismo Esportivo (2003), faz parte de uma série de livros da Editora Contexto sobre comunicação social. Neste livro, o autor contextualiza o jornalismo esportivo, desde sua criação no início do século passado, quando o profissional da área ainda de certa forma não era devidamente reconhecido. No decorrer da obra, ele conta fatos históricos do profissional, mostrando a evolução da área com o passar dos anos. Cita históricos jornalistas, como Mário Filho e Nelson Rodrigues, que contribuíram de forma direta na idealização do esporte, mais precisamente do futebol em um contexto histórico, onde ambos providos de uma excelente criação poética endeusavam os ídolos do passado com suas crônicas. De certa forma o livro trata mais sobre o próprio futebol do que o esporte de uma maneira geral. Conta o dia-a-dia do jornalista esportivo, de como a área é utilizada para a adaptação dos jornalistas recém formados, das injustiças no trabalho, muito em relação sobre a desvalorização do profissional. Mostra e exemplifica a relação com os esportistas, os conflitos gerados entre os profissionais do esporte e os jornalistas, e de certa forma, até cita algumas dicas para aqueles que pensam em se aventurar na área. Conta também como alguns profissionais lidam com a paixão por seus clubes do coração, como tentam e conseguem a imparcialidade.
O livro de um aspecto em geral é muito bom, busca historicamente fatos que contextualizam a criação do jornalismo esportivo no Brasil de forma muito clara. O dia-a-dia do profissional descrito no livro é excelente, tamanha clareza expressada pelo autor, revela a dura rotina do profissional, aliada à baixa valorização do mesmo. Um livro que pode ajudar na escolha daqueles que pensam em ingressar na área, e ajudar ainda mais aqueles que tem certeza que pretendem seguir na carreira esportiva. Um livro que todo jornalista da área deveria ler.

Maria Tereza 04/09/2015

Jornalismo esportivo: os bastidores dos veículos dedicados ao esporte
O livro de Paulo Vinicius Coelho traz um apanhado histórico sobre o Jornalismo Esportivo, em especial no Brasil, contando fatos que, em geral, não são conhecidos pelas pessoas: os bastidores. Ou seja, ele mostra como foram pensados e criados os veículos esportivos do país e como os jornalistas se tornaram especializados nessa área. Para quem gosta de Jornalismo Esportivo, a obra é leitura obrigatória. Além de apresentar um histórico sobre o jornalismo segmentado na área, a linguagem utilizada é simples, direta e agradável de ler. Ao apresentar as características e os pontos fortes de um profissional do jornalismo e do esporte, o livro traz à tona a importância da especialização nesta área, pela quantidade de fatos envolvidos e pela relação com a paixão dos torcedores.

Gustavo 24/08/2023

Perfeito pra quem quer seguir a carreira de jornalista esportivo. importante pra entender a história e o caminho que o jornalismo esportivo percorreu até chegar na atualidade. é triste que até hoje a categoria de esportes é vista com um certo preconceito tanto pelo público em geral quanto por jornalistas de outras linhas editoriais.

Isadora1839 12/12/2023

O único erro foi não ter sido escrito nos dias atuais.
PVC é um homem brilhante, uma enciclopédia viva. e seu livro não poderia ser diferente. Impecável e completo, só faltou mesmo a contemporaneidade, mas com isso não se discute. cumpre o que promete, e dá ainda mais garra para aqueles que sonham em trabalhar na área.