A história me absolverá

A história me absolverá Fidel Castro

Resenhas - A história me absolverá

TalesVR 23/09/2020

Grande texto da política latina
''La história me absolverá'' é a defesa feita por Fidel Castro em 1953 contra as acusações de traição à pátria feita pelo governo de Fulgêncio Batista em Cuba. Defesa brilhante e que coroa diversos princípios políticos que posteriormente seriam questionáveis pela forma como Castro guiou a própria política a frente da Ilha.

Em primeiro lugar, é importantíssimo que as liberdades civis e judiciais sejam garantidas a todos. A ampla defesa e o contraditório nas contendas políticas devem ser promovidas, sendo essa a primeira argumentação de Fidel, que foi impedido por mais de 2 meses de se encontrar com qualquer pessoa em sua cela, inclusive com defensores. Em absoluto, prisões por motivos políticos são odiosas e só devem existir em casos extremos de ameaça à ordem pública, como atos de terrorismo e onde vidas de mais cidadãos estejam em jogo.

Em segundo, Fidel exorta o patriotismo e os laços de solidariedade que uniram os seus companheiros e que devem guiar os povos do mundo que buscam sua libertação. O patriotismo é uma constante da defesa, visando demonstrar como o ataque ao quartel Moncada foi realizado no melhor interesse da democracia cubana que estava constantemente sendo atacada por Batista.

Ao final da defesa, Fidel traz exemplos de como e porquê a revolta ao injusto é legal e moral, citando São Tomás de Aquino, Rousseau, Locke, Montesquieu, gregos, romanos e diversos outros pensadores. Fidel cria uma ideia em sua defesa de que os poderes constitucionais devem ser equilibrados em um sistema de freios e contrapesos, e que a hipertrofia do Executivo sufoca uma democracia, subjugando o Legislativo e Judiciário, tanto é que os seus ataques não são contra os juízes que estavam julgando o caso, e sim contra o Exército que liderava o Executivo cubano e que promoveram torturas e chacinas contra os revolucionários que o acompanharam.

Por fim, é um texto importantíssimo para entender a Revolução Cubana antes da Revolução Cubana. A defesa do próprio Fidel Castro contra a sua prisão pelo regime que ele viria a derrubar anos depois.

Leandro 29/07/2020

O livro é a transcrição do discurso de defesa de Fidel após o assalto ao quartel de moncada, na tentativa de derrubar o ditador Fulgêncio Batista.
Observa-se que nessa época Fidel era mais anticolonial e nacionalista que comunista, como viria a se tornar depois.
Grande texto com passagens memoráveis.

Japa 25/01/2024

Magnífico. Leitura obrigatória aos brasileiros e brasileiras
Incrível. Eu sabia da existência desse escrito do Fidel Castro mas nunca imaginei que fosse tão impactante.

Contextualizando: "A História Me Absolverá" é escrito como uma defesa jurídica que Fidel faz a ele mesmo, quando preso pela ditadura de Fulgêncio Batista após o evento histórico que ficou conhecido como Assalto ao Quartel Moncada. Isso foi possibilitado pela formação acadêmica em Direito e pela proibição da contratação de um advogado. Assim sendo, ele próprio se defendeu, sendo réu e advogado de defesa no mesmo processo.

Carregado de um caráter histórico, sem dificultar a compreensão do texto, Fidel consegue expor e popularizar grandemente esse texto. Além disso, o texto foi usado como forma de agitação e propaganda após sua publicação, então possuiu vários usos.

Não é nem de perto um dos livros que mais me indicaram na vida, mas deverua ter sido mais indicado, tendo em vista sua importância, magnitude e poética.

Ao longo do texto fica claro não somente o Fidel revolucionário, mas além disso ele consegue mostrar também suas faces de poeta, escritor, advogado, intelectual e nacionalista.

Recomendo muito. Leitura muito necessária pro aprendizado histórico tão necessário a uma geração acostumada com a inflamação de grupos de direita como MBL e tantos outros.

Charleees 28/03/2023

Fidel Castro | A história me absolverá

Foi em 16 de outubro de 1953 em Santiago de Cuba que Fidel proferiu esse discurso. Ante o Tribunal de Exceção no governo ilegítimo, golpista e ditatorial de Fulgêncio Batista. Numa tentativa de retomar o país para os rumos democráticos e solucionar os problemas das camadas mais pobres da população Cubana, Fidel planejou o que ficou conhecido como Assalto ao Quartel Moncada. O plano era tomar a base dos quartéis, armar a população e assim derrubar do poder Fulgêncio Batista. Mas o plano falhou, Fidel, seu irmão Raul foram presos e na ocasião Fidel não foi somente réu, mas seu próprio advogado durante o julgamento. Passou alguns anos preso, foi anistiado pelo próprio Fulgêncio e só em 1959 conseguiu derrubar o ditador do poder e instaurar o que ficou conhecido mundialmente como a REVOLUÇÃO CUBANA.

O discurso de Fidel é atemporal. Cuba sofreu dos mesmos intempéries que seus países vizinhos na América Latina: pobreza extrema, subserviência aos Estados Unidos, ditadura, corrupção, assassinatos e torturas a quem se opusessem ao governo. Suas falas trazem a potência, a revolta de um homem que lutou com todas as forças para retomar a soberania de seu país. Seu discurso é repleto de referências a José Martí, conhecido como O apóstolo e mártir da Independência Cubana em relação a Espanha, seus pensamentos sobrevivem até o dia de hoje e em 1953 estava frescos na mente do jovem revolucionário Fidel.

Uma leitura que vale a pena, uma leitura essencial para desmistificar tantos conceitos sobre Cuba e essa personalidade única que foi Fidel Castro.

* Resenha editada em Maio 2019

zé buchão! 11/02/2012

CUba
Mair sacanagem contra cuba é o embargo internacional que só é apoiado por 3 países: EUA, Austrália e outro que num lembro... enfim... cuba mostra que não é uma país frágil.... mesmo diante de tantas pressões ...

Nunca ter deixado Cuba crescer economicamente é um grande crime antidemocrático! Por que tanto medo? A ditadura cubana jamais foi mais prejudicial que o embargo... o que é este embargo senão uma opressão ditatorial de direita? Liberem cuba... dificilmente a prosperidade de cuba livre estimularia outras ditaduras no mundo hodierno... só estimulariam reformas de melhoria social bem diferentes destas implantadas pelo PT (PÔdi).

Thalita.Berretta 01/01/2024

A história me absolverá
"A História Me Absolverá" é uma de minhas primeiras conclusões de leitura que, um feito do qual me orgulho. No entanto, confesso que esta obra se revelou desafiadora em diversos momentos, por conta de meu mau hábito de leitura, levando-me a me perder em seus capítulos. Talvez no futuro eu a releia em busca de uma compreensão mais aprofundada.
É interessante perceber a igualdade das diversas as culturas em relação à negligência dos direitos humanos, e embora eu tenha esperado uma narrativa diferente, o que decepcionou minhas expectativas, foi divertido ver como infelizmente todas as nações estão ligadas pelo ódio.
Não sei afirmar se recomendaria este livro, reconheço que proporcionou uma leitura agradável, ainda que possa ser substituída por outras obras do gênero. No final das contas, minha recomendação se baseia no fato de que me auxiliou a alcançar minhas metas pessoais.

“morrer pela pátria, é viver”