Por que você não quer mais ir à igreja?

Por que você não quer mais ir à igreja? Wayne Jacobsen
Dave Coleman

Resenhas - Por Que Você Não Quer Mais Ir à Igreja?

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Murruga 24/01/2010

O que eu achei do livro...
Para mim, o livro é a exclamação literária do grito que há tempos está intalado em minha garganta, pesando em meu coração como uma âncora de desgosto. Talvez estejamos vivendo uma falsa comunhão, baseada em uma falsa igreja, talvez, por mais bem intencionados que sejamos, estamos impondo às pessoas modos aparentemente certos de servirem a Cristo sem termos em vista o próprio Cristo.

O livro possui espaços cronológicos ruins, não é um primor literário e nem possui uma linguagem poética inspiradora (Muitos dizem que se parece muito com "A cabana" mas, como não lí este livro não posso julgar dessa forma!) porém, essa "ficção" (que fique bem claro isso!) tem o poder de mostrar a nós nuances de uma vida realmente diferente, uma vida repleta, completa pelo real amor de Jesus, uma vida possível e acessível a nós, cristãos, que mesmos com motivos de sobra para nos sentirmos cheios nos sentimos sufocados pela superficialidade daquilo que, culturalmente, chamamos de igreja. Recomendo a leitura deste livro a todos que se sentem assim.

"Jesus não fala da Igreja como de um lugar aonde se vai, mas como um modo de viver na relação com Ele e com os que O seguem."
hassdc 01/09/2016minha estante
Adorei sua resenha e não deixe de ler A Cabana. Sério! :)

Cintia Masa 08/01/2011

Reflexões pertinentes
Terminei a leitura do livro. Porque você não quer mais ir a igreja? De Wayne Jacobsen e Dave Coleman, publicado no Brasil pela Editora Sextante. Confesso que o que mais me chamou a atenção foi o titulo, que expressa um pouco do que sinceramente venho sentindo nesses últimos meses. Comprei um exemplar com um pouco de receio, imaginava que o livro faria algum tipo de apologia contra a igreja (instituições), pois acredito que não é bem esse caminho: os que são contra ou a favor.

Mas não é isso, o livro não faz apologia a deixarmos a igreja, nem nada. Mas trata bem do assunto, falando tudo que geralmente as pessoas pensam e não tem coragem de dizer.

O interessante é que muitos questionamentos que fazemos e geralmente abafamos por achar que estamos errando ou pecando por pensar assim o livro retrata. Em forma de diálogo, Jake o seu novo amigo João, levantam muitas questões que atinge as cabecinhas dos cristãos que frequentam ou não “alguma forma de igreja".

Nenhum livro deve ser tratado como única fonte inspiração, afinal a bíblia é a única fonte infalível. Mas sei que a leitura deste livro pode provocar um pequeno comichão e assim dar início a diálogos e debates enriquecedores.

Jake em todos os momentos se depara com caminhos que não quer seguir. Ele deve escolher seguir seus caminhos, seguros e planejados, ou seguir os caminhos do Pai. A jornada de Jake é longa. E não há como negar que somos assim, preferimos a conformidade da religião, do que a complexidade (pelo menos no primeiro momento) de se buscar o que Deus realmente quer que façamos, principalmente por que sabemos que provavelmente (pelo menos no primeiro momento) não iremos entender, nem gostar desse caminho.

Como é fácil ir a igreja aos domingos, bater ponto na Escola Dominical e no culto a noite. Dar a paz do Senhor aos irmãos, fazer o bem e pronto. Ai está minha comunhão com Deus, isso é suficiente.
Eu aprendi que não. Há muito mais nesse Jesus do que podemos imaginar e do que qualquer religião possa nos mostrar. E para não errar o caminho em direção a este Jesus Vivo, não usemos mediadores.

Indico e recomendo a leitura. E para que todos possam ler, empresto (risos).

“Se eu fosse vocês, perderia menos tempo falando mal da religião e investiria mais para descobrir o quanto Jesus deseja ser nosso amigo sem impor qualquer condição... Quando isso acontecer vocês saberão o que são verdadeiramente a liberdade e alegria” Página 16, 4° parágrafo.

Cíntia M.S.

Publicado em http://felicidadecomsimplicidade.blogspot.com/2010/03/porque-voce-nao-quer-mais-ir-igreja.html

Cleiton 10/01/2016minha estante
O livro é ótimo a leitura foi enriquecedora para mim

Gabriel 29/10/2009

Difícil avaliar...
A proposta do livro realmente é interessante, trazendo uma dúvida que passa ou passou pela cabeça de inúmeros cristãos ao longo de 2000 anos de igreja: o sistema de reuniões organizadas da forma como é constituído tem sido realmente útil para a fé das pessoas?

No entanto, o livro esbarra em alguns problemas: primeiro, a falta de habilidade de escrita de Jacobsen e Coleman. A narrativa é construída de um jeito bizarro, são deixadas inúmeras "pontas soltas", o modo que escrevem é cansativo e com períodos muito longos.
Não existem pausas, é só um bombardeio de conceitos que os autores consideram importantes e se torna muito menos uma "história" e muito mais um livro doutrinário como inúmeros outros que temos por aí.

Além disso, a meu ver, eles soam realmente impositivos, como se a opinião que os dois tem fosse a única que está certa. Discordo de vários dos conceitos que eles apresentaram no livro, acho que muitas afirmações são no mínimo contestáveis e da forma como apresentaram, cometeram um erro que é comum ultimamente em obras (ou mesmo falas) religiosas: tratam como se o que dizem fosse uma "verdade absoluta", com a qual todos deveriam concordar pra ter uma vida sob a "Vontade de Deus".

O livro não é ruim, mas poderia ser muito melhor. Concordo com muitas coisas escritas ali também, mas acho que a forma como escreveram os traiu, diminuindo em muito o valor da obra. Tanto que esse segundo "erro" que citei se mostra ser apenas uma má-interpretação recorrente do livro, uma vez que na seção final de perguntas-e-respostas eles demonstram uma tolerância maior do que, no livro, seus personagens o fazem.

Enfim, um livro razoável, que vai lhe fazer pensar sobre a igreja e sobre a fé em Deus, mas que podia ser muito melhor. Não atingiu minhas expectativas. Uma pena.
Leandro 11/04/2013minha estante
Acabei de fazer uma crítica do livro e li sua resenha... faço minhas as suas palavras...

É exatamente como me senti ao ler a obra...

Ótima resenha.

Kelly| @kellydunda 12/04/2017minha estante
Abandonei a leitura, porque me faltou "a paciência necessária"... e acho que outros livros me seriam mais edificantes; mas agora fiquei curiosa pra ler...

Wellem Nascimento 10/03/2021

Amei!
Nossa, pra um livro que surgiu do nada em minha busca por outros títulos, esse livro é realmente surpreendente! Amei demais a história, as lições e os personagens!

Apesar de achar alguns questionamentos bobos e previsíveis, eles foram trazidos da mesma forma que alguém os faria na realidade (com alguém próximo) quando se está realmente interessado em entender algo, sem nenhuma complicação. A vontade mesmo de aprender pra depois conseguir passar aquilo adiante. E foi genial!

Leitura super recomendada! ?

Rodrigo 02/06/2021

Um título longo
Um livro simples, que temática do cotidiano de quem questiona deus/igreja. É uma leitura interessante.
Leia.

Aldalene 24/03/2012

Este livro surgiu no momento em que me fazia esta pergunta e foi maravilhoso ler cada página.

Mari 24/12/2022

Que livro!!
Que livro maravilhoso! Super indico, o conteúdo é surpreendente, revelador concerteza esse livro foi inspirado pelo Espírito Santo!

Juliana 05/06/2014

Por que você não quer mais ir à igreja?
Nunca tinha ouvido falar deste livro e também nunca tinha visto ele para ser vendido em nenhum lugar;o que é uma pena, porque se eu pudesse teria lido há muito mais tempo.

O livro conta a história de Jake Colsen, um homem que nasceu em um lar cristão, cresceu tendo uma vida cristã e que agora, já adulto e com uma família formada e uma vida toda dedicada a igreja, ele se sente vazio, como se ainda faltasse alguma coisa.

Neste momento de conflito pessoal interno, Jake encontra João; e então começa uma longa, difícil e incrível jornada sobre o amor de Deus em nossas vidas.

Cada capítulo conta uma situação da vida de Jake em que meses se passam até que ele encontre João e cada encontro é um novo aprendizado; tão profundo, que até a minha foram de orar mudou :D

Se você já é cristão, recomento este livro, principalmente porque ele quebra muito da nossa religiosidade (sério, eu não imaginava que fazia tanta coisa no “piloto automático”); e se você não, também recomendo, só para você ficar mais familiarizado com Deus de uma forma diferente do “tradicional”.

Meu único ponto contra é o fato de os autores (ou talvez só um deles, não entendi muito bem) serem tão contrários a igreja, aquela feita de tijolos mesmo; tanto que nem li o anexo do final. Mas é uma parábola muito boa, pois te faz lembrar o que é realmente importante para Deus: O seu amor e não a sua culpa.

site: http://julicronicas.blogspot.com.br/2014/05/livro16-por-que-voce-nao-quer-mais-ia.html

Mari Guaita 16/03/2019

Ler com maturidade
Um livro que pela parte de todo mistério e da aventura acaba te prendendo para terminar de ler o quanto antes, mas em questões teológicas é um pouco fraco, ou talvez bem fraco.
O próprio livro acaba incentivando as pessoas terem um relacionamento com Deus e não precisaram da igreja, no meu ponto de vista é muito arriscado, afinal não teremos direcionamentos certo e faremos livre interpretação da bíblia, mas pelo enredo é um livro interessante de ser lido.

Thiago Ayres 05/02/2010

Transformador.
Este é um livro que me tocou profundamente, tanto no meu íntimo como na minha relação com Jesus. Me revolucionou por dentro e estou complementa encorajado a mudar minhas maneiras de pensar em relação a Vida em Cristo. Todo mundo que ler este livro com fome e sede de Cristo vai encontrar alimento e bebida de muita qualidade para seus Espíritos. Simplesmente perfeito.
friendly 15/10/2012minha estante
Q sua sede de busca a Cristo não se apague.

precisando tenho nomes de livro, me avise.

LiLi 17/01/2010

Vale a pena ir á Igreja?
Esse livro revela o quanto nós, cristãos, temos perdido o foco! Quando a vida em comunidade, na igreja do Senhor, se torna apenas um ritual, uma tradição vazia e sem sentido, quando a culpa substitui a graça, quando o medo do castigo divino é maior que a dependência de Deus, quando a igreja se torna um jogo de recompensas e punições, e onde um tenta dominar o outro, tornando as coisas insuportáveis, a ponto de inclusive, fazerem muitos abandonarem a fé. Então, a igreja ajuda ou atrapalha? Como se livrar de um sistema religioso? O propósito de Deus para a igreja é a vida em união, amizade, e acima de tudo, a propagação do verdadeiro Evangelho; aquele em que não há hieraquia entre os irmãos, e onde a vontade de Deus se sobrepõe aos interesses humanos. Deus está me edificando muito com a leitura desde livro (mas claro que seu teor tem sido confrontado com a Palavra). Este livro é dinâmico, objetivo, e até de certa foma, assustador, pois rompe com conceitos tradicionais que estamos acostumados a defender. Portanto, se pretende desenvolver uma atividade na igreja de forma mais produtiva e consciente, ou se está cansado da mesmice na igreja e certas atividades te dão mais fadiga do que prazer, leia: PORQUE VOCE NAO QUER MAIS IR A IGREJA? Busque a orientação de Deus sempre! =) Deus os abençoe!

Jackie 11/12/2013

Anarquia cristã ?
O livro é uma polêmica em si, mas que trata a realidade das igrejas cristãs hoje em dia.

Conta a história de um jovem pastor auxiliar chamado Jake que tem sua vida mudada ao se encontrar com um homem, chamado João, que por alguns momentos ele pensa ser João Batista, aquele da bíblia, esse mesmo. João sempre aparece pra Jake nos momentos mais difíceis de sua vida, e ele algumas vezes fica confuso e irritado com tantas informações de como somos e agimos dentro e fora dos templos.
Em meio a uma discussão sobre se realmente conhecemos a Jesus Cristo no sentido literal da palavra, Jake começa a passar por um processo de reconstrução do seu conceito sobre o que é “A IGREJA”.
Se pudesse dava esse livro para cada cristão, por desmistificar algumas ideias sobre as novas formas de igrejas que vem surgindo, mostrando que nem tudo são flores, quando se trata pessoas.

Franklin Moreno 05/04/2021

Resenha de um desigrejado
Esse livro é até que bem famosinho, o que me surpreendeu, porque peguei para ler ele numa época nada a ver da minha vida. Mas olhando agora, parece que faz todo sentido.
O primeiro ponto é que, sim meu amigo bem igrejado, as igrejas como instituições se corrompem sim. Há vários lobos que vestem pele de cordeiro e envenenam a alma dos próprios cordeiros, não fora da igreja, mas dentro mesmo. Mudam a lógica, deixam a igreja se tornar um lugar que os pecadores não tem estímulos para se arrependerem e aceitarem a Cristo todos os dias, mas sim para "continuarem o que são, que Deus vai aceitar eles assim mesmo". Comunhão, vida de igreja é arrependimento e luta constante contra pecados. E muitas igrejas se corrompem e invertem a lógica sim, por isso muita gente hoje está saindo das igrejas, pois muitas delas viraram covil de lobos (mas é claro, algumas, mas o número infelizmente cresce).
Segundo ponto, "e onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, lá eu estarei no meio deles". E não só no meio, dentro também, com o Espírito Santo. Igreja é comunhão do corpo, mas supor que as pessoas que desanimaram com a igreja estão sem comunhão com o corpo é loucura, não vivemos em um sistema fechado. É claro que a igreja, se reunir na igreja, é totalmente fundamental para qualquer Cristão, mas acho que, no final de tudo, nós somos a igreja.
E terceiro ponto sobre o livro, ninguém nega que a reunião dos Cristãos não é fundamental, claro que é. É uma coisa que no final do livro fica evidente. Fazer cultos em casa, ceia em casa, me parece totalmente inocente e plausível. Mas ainda sim, por um período de tempo enquanto o Cristão está fora do templo.
O bom mesmo seria se todos os pastores e lideres estivessem totalmente ligados a Cristo e à verdade do evangelho, mas nem sempre é assim. Esse no final das contas acaba sendo um livro muito bom. Acho que todos que são Cristãos e estão na igreja deviam ter mais respeito por aqueles que saem dela temporariamente, pois nem sempre as coisas são preto e branco. O orgulho por estar fora ou dentro da igreja só afasta os de mesma fé. Somos todos Cristãos, ligados à Cristo e por Cristo, as vezes perdidos, as vezes dispersos porque nada é perfeito nessa vida, mas sempre irmãos de fé.

Pepi 26/09/2016

Vale muito a pena
Não sou de reler livros, prefiro investir meu tempo lendo algo novo, mas definitivamente esse é um livro que pretendo reler, me senti muito bem enquanto lia e me fez pensar e refletir em muitas coisas que pra mim eram importantes .
Esta super recomendado

1 | 2 | 3 | 4 | 5