Evangelho Explícito

Evangelho Explícito Matt Chandler...

Resenhas - Evangelho Explícito

Marllon.Jonathan 16/05/2023

Desafiador
Um livro desafiador que nos mostra várias óticas do evangelho desde o evangelho caído até o evangelho no alto, uma leitura que deve ser feita sem pressa devido a alguma complexidades estabelecidas na leitura

Bruna 10/11/2018

Evangelho Explicito, puro e simples
É possível frequentar cultos durante anos, ouvir centenas de pregações, sem ser exposto ao verdadeiro evangelho?

Matt Chandler e Jared Wilson se debruçam sobre a triste realidade da resposta positiva a essa pergunta e garantem a exposição do leitor de ?Evangelho Explícito? ao verdadeiro evangelho, em suas nuances e pontos de vista.

Para nos introduzir na leitura com o pensamento correto sobre o Evangelho, os autores procuram refletir sobre a intenção de Deus na revelação de si mesmo, na Criação, na morte de Cristo, na ressureição e na salvação de pecadores: a Glória de Seu Próprio Nome!
A glorificação de Deus é o intento de toda ação do Pai na Terra, na história, no tempo e no espaço e na eternidade. Com esse pensamento bem fundamentado, a mensagem do Evangelho é trabalhada ao longo do livro com uma divisão bem marcante e expressões que aparecerão em cada assunto: o Evangelho no Chão e o Evangelho no Alto.

Os elementos tratados na primeira parte do livro, o Evangelho no Chão, falam sobre Deus, Homem, Cristo e uma resposta.

Matt diz que somos incapazes de avaliar Deus, compara nossas tentativas de alcançar explicação das ações reveladas de Deus com a percepção de uma ?criança de quatro anos no banco traseiro do carro dizendo ao papai que ele não sabe para onde vai.?. Outro trecho interessante, que mostra muito bem o tom do pensamento do autor é esse:

?Do começo ao fim, as Escrituras revelam que o maior desejo do coração de Deus não é a nossa salvação, e sim a glória do seu próprio nome.?

Além do trecho nos remeter muito ao pensamento pregado por John Piper em seus livros e pregações vinculadas na internet de que ?Deus é mais glorificado em nós quando temos mais prazer nEle?, ele ainda nos humilha e nos alerta para a triste realidade de que o Evangelho que comumente é pregado em terras tupiniquins e em outras terras exalta o homem de forma tão errônea ao ponto de creditar ao amor de Deus pela criatura a morte de Seu único Filho.
Quando a glória de Deus é colocada em primeiro lugar, vemos como o verdadeiro Evangelho está manchado pela idolatria da humanidade por si mesma.

O Evangelho no Alto é a parte mais bonita do livro, na minha humilda opinião. Mais pra frente na leitura, os autores vão falar sobre o erro de se pensar no Evangelho no chão por tempo demais, e o mesmo com o Evangelho no Alto. Eu acredito que pensava demais no Evangelho no Chão e esqueci, por um tempo considerável, do grande plano de Deus, na totalidade da Sua existência, da cruz, da queda, da redenção e tudo mais.

Nesse espaço, o livro vai falar sobre uma temática difícil: o que será da Terra depois da volta de Cristo? Foi a parte do livro que mais me chamou atenção, quando os autores defendem que novos céus e nova terra não se trata da destruição da criação, das árvores, da humanidade, de tudo que conhecemos, e sim a redenção de tudo para que o homem salvo possa desfrutar como no Éden.

Falando em Éden, você sabe o que é, realmente, Shalon?

Para não ficar extremamente enfadonha e não correr o risco de querer explicar o que está magnificamente explicado no livro, termino esse texto recomendando com todas as minhas forças a leitura de ?Evangelho Explícito?, para renovação da nossa fé, para o retorno da paixão pela pregação do Evangelho, e para despertar em nós dúvidas necessárias quanto a verdades (mentiras) arraigadas que não nos fazem bem!

Boa leitura!

Bruna Geovanini