Esboço para uma teoria das emoções

Esboço para uma teoria das emoções Jean-Paul Sartre




Resenhas - Esboço Para Uma Teoria das Emoções


19 encontrados | exibindo 16 a 19
1 | 2


Hadassa 11/02/2024

Meu segundo livro do Sartre e como o primeiro, também li esse bem arrastado. Psicologia fenomenológica é um tema novo pra mim mas me interessei por gostar de fenomenologia e querer uma base melhor. Fiquei embolada em algumas coisas e em outras não, mas é um preço que se paga por um livro tão breve, algumas coisas são abordadas e explicadas bem superficialmente pra manter o esquema de pirâmide que é a filosofia (kk). Ainda quero ler outros dele e talvez releia esse antes de ir pra O ser e o nada.
comentários(0)comente



LauraFF 11/03/2024

Esboço ou teoria
Adorei o livro, a minha unica questão é a quantidade incontável de vezes que sartre cita Heiddeger, entendo a referência mas o faz isso incessantemente e sem criticas. Sobre o conteúdo do livro em si, o esboço parece caminhar para o que mais tarde vai ser a teoria existencialista (num viés mais psicanalise) o que é muito interessante de ver em retrospecto depois de ler romances do filosofo como a nausea, em que ele constrói a psique das personagens com base no existencialismo. O livro bem curtinho é um retrato do pensamento do jovem sartre antes de ser trabalhado a sua propria proposta
comentários(0)comente



doceluzz 06/01/2014

Surpresa é a palavra junto a emoção que senti.

Sarte iniciou-me sobre o entendimento da elaboração das emoções e suas atribuições, ajuizamentos e transparições.

Foi-me um inicio e deu-me ânimo para continuar os estudos. Sarte esclarece por mais de uma vez que o ensaio é ainda um ensaio, e que quando se trata de emoções, é quase sempre tudo muito prematuro, mas de meu ponto de vista, afasta qualquer vestígio de ter feito um ensaio com caracteristicas pequeninas e inseguras.

Sartre escreve de forma clara, objetiva, com várias exemplificações e sem excesso de adorno.

Indico á todos os iniciantes de filosofia e demais curiosos da constituição das consciências e emoções.
comentários(0)comente



Bruna 01/04/2024

Esse livro aborda a natureza das emoções como experiências subjetivas que surgem da relação do indivíduo com o mundo ao seu redor, destacando que as emoções não são simples reações, mas sim atos de escolha e engajamento com o ambiente.

É uma obra introdutória à filosofia existencialista, porém considero que está um pouco ultrapassada. Há outras obras do próprio Sartre sobre o existencialismo que considero muito melhores.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 16 a 19
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR