A Arte de Correr na Chuva

A Arte de Correr na Chuva Garth Stein

Resenhas - A Arte de Correr na Chuva

Daniela.Mincis 08/01/2017

Incrivel!
O livro gostoso de ler desde o começo com um final lindíssimo!

@estantedajulia 17/12/2016

Meu nome é Enzo. E esta é a minha história

O melhor livro que já li em toda a minha vida.

Começo escrevendo essa resenha com os olhos inchados e úmidos, a cabeça doendo e latejando. Os claros sintomas de muitas lágrimas derramadas. Isso significa que o livro teve um final triste? Posso afirmar que o destino da história já era de conhecimento nas primeiras páginas.

“Os gestos são tudo que eu tenho; às vezes precisam ser de natureza ampla. E, apesar de passarem dos limites em algumas ocasiões e parecerem melodramáticos, são o que tenho para me comunicar claramente.”

O livro começa com Enzo, o cachorro, narrando o trecho acima seguido de uma explicação do porque de cachorros não poderem falar. A língua comprida é a culpada. O primeiro capítulo nos apresenta um Enzo fraco e velho, deitado em um poça da própria urina esperando seu dono chegar.

Os capítulos que seguem irão contar o passado, desde a chegada de Denny na vida do cachorro, ou vice e versa, até a visita e mudança de Eve para o apartamento, e por fim, a chegada do bebê Zöe. Enzo irá recapitular a sua vida.

Denny é o melhor dono possível e piloto de fórmula 1 por paixão. Eve aos poucos foi ganhando o seu coração. Zöe a quem nunca fez mal e que amava e protegia com todo o seu ser. Uma história linda, cheia de dificuldades, mas Enzo encarrega-se de nos mostrar que sempre há uma saída, que não devemos desistir na primeira curva.

O livro aborda Ayrton Senna inúmeras vezes, muitas referências a fórmula 1, esporte esse que sempre gostei desde criança, mas se não for o seu caso fique tranquilo. O autor soube explicar tudo bem direitinho, com uma escrita leve e simples. Você começa um parágrafo e quando percebe terminou cinco capítulos. A história é muito envolvente e Garth Stein soube conduzir maravilhosamente bem. Vemos a vida real comparada a uma corrida de carros de forma espetacular e real.

Uma velha amiga sempre me indicou este livro e finalmente tive a oportunidade de pegá-lo emprestado na biblioteca. Que sorte! Temos aqui o meu livro favorito. Desbancou todos os outros que ocupavam esta lista. Foi rápido para o pódio, primeiro lugar. A mensagem que ele nos passa é linda. O fato de Enzo ser o narrador, contar a história, torna tudo mais lindo. A visão da vida por um cachorro. O nosso melhor amigo.

“Uma vez eu vi um documentário. Falava dos cães na Mongólia. Dizem que a encarnação seguinte do cachorro – um cão que esta pronto para deixar suas qualidades de cachorro para trás – é como homem... Mas, havia outra coisa... Quando um cachorro morre, sua alma é libertada para correr até que esteja pronto para renascer. Eu lembro.

Quando eu renascer como homem, vou encontrar Denny. Vou encontrar Zöe. Vou andar até eles e cumprimentá-los com um aperto de mão e dizer “Enzo mandou um oi”. Eles vão ver.”

Recadinho a mais:

Sou o tipo de pessoa que ama cachorros. Não consigo ver um na rua e não dar carinho, um pouco de atenção. Acho que em outra vida devo ter sido um cachorro, há grandes chances. Durante e após terminar a leitura meu amor por esses seres só aumentou. O carinho e amor com os meus está gigantesco.

Temos que ter respeito e afeto por eles, não só cachorros, mas todos. Não é porque eles não podem falar, andar, se movimentar como nós que são inferiores. Esse papo de serem irracionais para mim não cola. Falam isso porque ainda não viram o meu cachorro. Já pararam para pensar que nós podemos ser os irracionais por não compreender eles? Fica a reflexão.

Para mais resenhas, acesse:

site: https://www.instagram.com/lunaliteraria/

Carol 07/11/2016

Razoavelmente bom.
Eu não tinha bem uma expectativa, antes de ler. Foi um livro que li por indicação sem nem ter lido a orelha antes.
Quando percebi que o narrador era um cachorro, fiquei surpresa, achei interessante, mas acho que esperava mais da trama em si.
É um livro morno, no início não prende e todo o desfecho é esperado.

Thomás 06/10/2016

Maravilhoso
A história é bem simples, mas acerta na forma como é contada.

Um livro que te faz amar livros. Te faz pensar sobre a vida, sobre amor, sobre nossos objetivos, sobre nunca desistir. Ganhei esse livros há uns 8 anos e ao mesmo tempo que me arrependi de ter demorado tanto a ler, estou grato por ter lido ele nesse momento. Fiquei muito apegado ao Enzo (cão e narrador do livro). Apenas leiam e se encantem.

Daniela.Meier 01/09/2016

"Meu nome é Enzo. E esta é a minha história."
"Seu carro vai para onde vão seus olhos. É apenas outra maneira de dizer que o que você deseja já está à sua frente. Eu sei que é verdade; o automobilismo não mente"
Poderia ser apenas mais uma historia triste envolvendo cachorros, mas não é, Enzo é especial, não apenas por sua admiração ao seu dono, mas sua inteligencia encanta. A beira de sua morte ele relembra e nos conta todos os momentos de sua vida ao lado de seu dono Denny, além de relatos emocionantes carregados de sentimentos o livro traz uma perspectiva interessante sobre nossa forma de levar a vida, por seu dono Denny ser um piloto de corridas Enzo vê a vida como uma corrida de Fórmula 1 cheia de estratégias.
O livros traz uma leitura leve e saborosa, com momentos engraçados e momentos comoventes, não é difícil se identificar com algum ponto da historia. Este livro está entre meus favoritos e pretendo reler em breve.

Ju Spada 28/08/2016

Singelo e emocionante
O livro é simples: a visão de um cachorro sobre seu "dono". Mas se fosse somente isso não seria tão atraente. Costumo dizer que se os cachorros soubessem expressar em palavras seus sentimentos esse seria um livro baseado em fatos reais. Retratando o dia a dia simples de um homem e sua família com as atitudes do cotidiano, as conquistas, as alegrias, a tristeza, a dor... Enfim sentimentos diversos e reais. O livro é curto, a leitura é fácil e a narrativa flui... Enfim, recomendo muito! Impossível em algum momento não se emocionar.

Williams Xavier 03/05/2016

Incrível
Comovente e envolvente.

Rose 17/04/2016

Um livro para recordar.
Senti como se o Enzo fosse o meu cão e amei do inicio ao fim.
Imperdível para os amantes de cães!
Dei um 5 e favoritei... D+

Nat 02/04/2016

A arte de um cachorro contar uma história
A Arte de Correr na Chuva, do americano Garth Stein, é um livro de 2008 que fez muito sucesso na época e teve, inclusive, os direitos vendidos para se tornar filme. Infelizmente o projeto não deu certo :(
Esse livro junta duas coisas que gosto muito: cachorro e Fórmula 1 (em particular, o Ayrton Senna).
Enzo é um cachorro e é ele quem narra a história. Sim, um cachorro. Maluquisse? Não! Super fofo. Achei que é bem semelhante aos livros narrados por crianças. E onde entra a F1? O dono do Enzo, Denny, é piloto amador e acaba viciando seu cachorro nisso também. O título do livro é devido ao fato de Denny ser um excelente piloto de chuva, como foi Ayrton Senna (meu grande ídolo). E durante o livro há vários paralelos entre corridas difíceis e a vida.
O livro já começa triste, porque você entende que o Enzo está morrendo e por isso resolve contar sua vida. E a sua vida é, basicamente, a história do Denny. Então, descobrimos como eles se conhecem, como Denny gosta de corridas de carro, depois como ele se apaixona, quando ele se casa, quando vira pai... até que um baque muito grande ocorre em sua vida e, em seguida, outro pior ainda. Mas no final, as coisas se resolvem como um conto de fadas. Só que lembra, Enzo estava morrendo. E então o final passa a ser triste de novo, mas cheio de esperanças.
Enzo passa o livro achando que está pronto para reencarnar em um ser humano (porque ele viu em um documentário que o cachorro que está pronto depois que morre, volta como uma pessoa). E você simplesmente deseja que isso seja verdade!
Terminei de ler A Arte de Correr na Chuva, coincidentemente, no dia em que Senna completaria 56 anos, se estivesse vivo.
Esse é um livro que recomendo muito mesmo!
Elenir 07/04/2016minha estante
legal vou ler

Jacó 14/03/2016

Muito Emocionante!!
Sem Duvidas é um belo Livro, uma história que vale a pena ser conhecida, a história de Enzo me emocionou e vai emocionar você também!! não deixem de ler!

Maísa Andreoli 14/11/2015

Este é, sem dúvida, um dos melhores livros que já li e um dos responsáveis pelo amor que sinto pela leitura!
"A Arte de Correr na Chuva" tornou-se um best-seller do New York Times e se manteve na lista de mais vendidos durante 40 semanas. A Universal Pictures adquiriu os direitos do livro em Julho de 2009 para a criação de um filme, que seria interpretado por Patrick Dempsey, mas o projeto, infelizmente, não conseguiu um diretor.

"Estou velho. E, embora esteja em condições de ficar ainda mais velho, não é assim que desejo ir embora." - Pág. 9

Em "A Arte de Correr na Chuva" conhecemos o cão Enzo, que é fã de corridas e tem alma de piloto. Ele é dono de uma inteligência extraordinária, é sensível, tem ideias ótimas e conhecimento sobre várias coisas. Foi criado assistindo a canais como National Geographic, e aprendeu muito dessa forma. Sabe tudo sobre corridas, e seu maior ídolo é Ayrton Senna. A obra nos mostra todo o relacionamento de Enzo e Denny, seu dono. Eles são companheiros e amigos, e mesmo quando Denny arranja uma namorada e não pode se dedicar integralmente a Enzo, eles não desistem um do outro.

"Nem todos os cães voltam como homens, eles dizem; só os que estão preparados. Estou preparado." - Pág. 99

Enzo é o narrador da história, contando, nos dias que antecedem sua morte, suas lembranças da vida, nos mostrando o ponto de vista de um cachorro sobre assuntos como relacionamentos, atitudes e consequências.

"Não existe nada igual. A sensação de velocidade. Nada no mundo se compara." - Pág. 148

A obra trata de situações cotidianas e corriqueiras, mostrando tudo que nós não somos capazes de observar e entender. Um livro para ser lido e relido, com um enredo belo e enternecedor. "A Arte de Correr na Chuva" deveria ser o livro de cabeceira de todos que amam uma linda história cheia de detalhes sensacionais e comoventes!

"As mãos são as janelas para a alma do homem." - Pág. 189

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2015/11/dica-de-leitura-arte-de-correr-na-chuva.html

Joice (Jojo) 23/04/2015

"A arte de correr na chuva" é essencialmente um livro sobre uma família que luta para permanecer unida apesar de todas as dificuldades. Esses obstáculos se manifestam na forma da carreira do pai, Denny, um aspirante a piloto de Fórmula 1, ou como um tumor que aflige a mãe, Eve, ou, finalmente, na luta pela guarda da filha do casal.

A história é narrada por Enzo, o cachorro da família. Enzo é diferente dos outros cachorros, pois tem pensamentos humanos. Confesso que estranhei isso e não consegui desfazer a antipatia ao longo do livro, principalmente porque Enzo é daquele tipo que racionaliza demais ao ponto de tornar-se quase chato. Ele não é espirituoso e bem humorado, ou mesmo responsável por grandes reflexões (nesse aspecto, as frases de efeito do livro são de autoria de Denny, seu dono), apesar de ter sempre as melhores intenções.

Talvez por causa disso, uma história que deveria ser repleta de reflexões é desenvolvida na superficialidade (os poucos momentos de verdadeira emoção na escrita são quando Enzo fala de corridas de carro, uma grande paixão do autor). O único personagem que não é mero coadjuvante na trama de Enzo é seu dono, Denny. Seu "bom combate" na luta pela guarda da filha deveria ter sido melhor trabalhado, e não delegado apenas às 100 páginas finais da história. Todavia, foi por causa dele que o livro ganhou a terceira estrela.

Veja bem: o livro não é ruim, mas eu certamente esperava mais dele, muito mais.

Ana Lucia 16/07/2014

História linda
muito bom este livro, adorei