A Lineage of Grace

A Lineage of Grace Francine Rivers

Resenhas - A Lineage of Grace

Cris B 04/01/2022

Redescubra as mulheres da linhagem de Cristo
Comprei o livro “Lineage of Grace” para um clube de leitura e tive excelentes discussões.
Eu não sou particularmente fã de narrativas desenvolvidas sobre histórias bíblicas, principalmente porque os autores acabam se perdendo em seus enredos, os personagens ficam caricatos e histórias mundialmente apreciadas ficam chochas. Contudo, Rivers conseguiu se reinventar nessa obra que reúne seus cinco livros (Tamar, Raabe, Rute, Bateseba e Maria), trazer perspectivas únicas sobre personalidades bíblicas e questionamento sobre costumes da época.
A minha maior redescoberta foi a personagem Batseba, compreendemos pouco a vida e sofrimento dela. Sempre que falamos seu nome é com desprezo por ter “levado Davi a pecar” e entendemos ainda menos sua participação na educação de Salomão. Francine Rivers nos mostra que Batseba não é somente neta de Aitofel, não ficou escondida à sombra de Davi, mas ela foi uma mulher forte, desenvolta, que assumiu o papel de protagonista de sua vida nas escolhas subsequentes.
Rivers apresenta mulheres mais reais, mais humanas, mais imperfeitas... Seus personagens se relacionam com outros, ficam irritados, sofrem de inseguranças, amam a Deus, erram. Sua escrita mostra que os personagens bíblicos são pessoas como você e eu, e essa é a beleza de sua obra. A autora não mede palavras! Raabe foi sim prostituta, Rute não teve muita escolha em se casar com Boaz, Tamar teve uma relação com seu sogro, Maria era adolescente quando engravidou.
Confesso que nem tudo são flores. Tive problemas e discuti muito com meus amigos a personagem Tamar. Rivers acabou “viajando” e nossa querida Tamar apresenta muitos “white girl problems”. Ela apresenta uma mulher com inseguranças que (supomos) não combinariam com o pensamento da época. Também a personagem Maria poderia ter sido melhor explorada.
Por isso, caro leitor, não se sinta obrigado a começar o livro pela primeira personagem. Comece em Rute, pule para Bateseba, volte para Raabe e, se puder, também leia os trechos da Bíblia que contam sobre essas personagens. Você vai conseguir refletir e imaginar ainda mais tudo o que não está dito.
Também gostaria de mencionar o foco narrativo escolhido pela autora são as mulheres, mas conseguimos ver a nobreza de seus respectivos cônjuges. O que foi Salmon entrando em Jericó e passando menos de um dia lá? Que coragem como espião! Que nobre ele “acolher” Raabe! Quantas discussões deve ter tido até esse combinado ser aceito. Que choque de cultura entre Jericó e Israel. Por quantas adaptações Raabe teve que passar? Que excelente mãe para criar Boaz dentro da lei do Senhor. A imaginação vai que vai...
Em conclusão, se você está procurando um livro para refrescar sua visão sobre a Bíblia ou até mesmo para explicar algumas questões que não ficam muito claras, compre o livro. Sugiro também que você reúna um grupo de amigos para discutir o conteúdo e também suas perspectivas sobre os personagens. Faça uma leitura pausada e com qualidade, faça uma imersão na Bíblia.

Clara 09/03/2023

Apaixonante e edificante!
Antes de mais nada, é importante ter em mente que essas 5 histórias se tratam de uma FICÇÃO. Então, apesar de elementos bíblicos, não devemos cobrar desses livros alguma concordância de como as personagens "realmente reagiriam a essas situações", porque não tem como saber como elas reagiriam ou como de fato foi a vida de cada uma além dos textos bíblicos que temos acesso. Dito isso, vamos as resenhas:

1 - Unveiled - Tamar
? Deus vê. Deus vê nosso caráter, Ele sabe das nossas intenções, Ele vê o nosso coração. Olhar mais fundo para essa história me trouxe essa reflexão. Muito mais do que isso, fez eu me apaixonar por Judá e Tamar, me fez sentir empatia em cada injustiça sofrida por Tamar e em cada aflição sofrida por Judá.
obs: ao contrário do que li em outra resenha, Tamar não tem nenhum "white girl problem", não consegui enxergar os problemas que ela sofreu dessa forma. Na verdade, como dito antes, eu consegui sentir a injustiça feita a ela durante muito tempo.

2 - Unashamed - Raabe
? Me apaixonei pelo Salmom, meu Deus que homem. O romance dele e da Raabe é aquele tipo "ele se apaixona primeiro" e eu amo isso! Em relação a Raabe, QUE MULHER! Gostei muito de ver como ela pensava na situação que estava e o porque ajudou os israelitas.

3 - Unshaken - Rute
? A história de Rute é sem dúvidas a minha favorita, por isso tava muito ansiosa pra ler ela na mente criativa da Francine. Essa adaptação foi bem diferente de outras que já li, por isso me surpreendeu e me fez amar essa história ainda mais!

4 - Unspoken - Bate-Seba
? Confesso que esse era o que eu tava menos animada pra ler e me SURPREENDEU demais! Nunca tive muito interesse pela história de Bate-Seba ou até mesmo alguma ficção, como essa, baseada nela, mas ao olhar para essa história com um olhar de perdão de pecados e de mudança de vida, uma história cheia de desafios e momentos lindos! De fato, Francine conseguiu, mais uma vez, mostrar o seu dom de contar histórias e ser edificada por elas.

5 - Unafraid - Maria
? confiar e obedecer. Com certeza Maria, mãe de Jesus, é um dos maiores exemplos bíblicos de confiar e obedecer a Deus. Foi muito bom olhar para essa história com uma personalidade mais focada em Maria e em como pode ter sido para ela, quantas tentações e dúvidas podem ter passado em sua mente, mas também o quanto Deus foi o Bom Provedor, cuidadoso e fiel.

Rebeca.Silva 15/02/2024

Edificante
Esse livro é ainda mais perfeito por se tratar de fatos que aconteceram. Deus, realmente, escolheu mulheres tão improváveis para a linhagem do Salvador. Mulheres que eram marginalizadas em seu tempo, mulheres como Tamar e Raabe que pela lei mereciam ser apedrejadas. Uma mulher que não fazia parte do povo de Deus, Moabita, como Rute, que deixou seus deuses para seguir ao Deus de Noemi e sofrer preconceito de uma nação tão intransigente com gentis, ainda mais sendo mulher. Bete Seba, que tinha um assassinato em suas costas. E, por fim, Maria, uma simples camponesa que se tornou a própria mãe daquele que viria ser nossa oferta viva pelos nossos pecados.
É muito bom saber que Deus não olha a aparência, nem leva em consideração a opinião geral sobre tal pessoa. Seus propósitos não falham e pra fazer parte dele basta que digamos sim.