Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu




Resenhas - Carmilla


135 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 6 | 7 | 8 | 9


DominicSReynaldo 24/05/2021

A Vampira lésbica que surgiu 25 anos antes do Drácula
Eu só me pergunto, como o mundo não venera Carmilla mas venera o Drácula??? Ah, sim,.ele é homem.
Comparando as histórias, Carmilla é uma obra curta, de amor e adoração as mulheres, onde sempre há um galanteio, ele corteja as jovens mulheres e descreve como são maravilhosas.
É visível que Laura se apaixonou por Carmilla, e que se essa obra tivesse sido escrita em outros tempos, elas seriam um casal pois Laura iria pedir pra ser transformada de livre e espontânea pressão (Síndrome de Estocolmo que chama, né?)
Já o Drácula é uma aventura, onde as mulheres são vistas como meretrizes do diabo e instrumentos, pois o próprio Drácula só fere Mina pra atingir Van Hellsing e as noivas do Castelo são usadas como iscas pra atrair os homens.
Sendo visível a diferença da figura feminina nessas obras.
A leitura foi um tanto difícil, mas dá pra ler o livro em 1 dia e só não dou 5 estrelas por não vou explicação se a mãe da Carmilla era uma ilusão que ela criou ou eram outros vampiros ao serviço dela.
comentários(0)comente



Gabslareine 23/05/2021

Antes de Drácula
Não vou negar que eu sou muito fã da história do Drácula de Bram Stoker, da qual nenhuma adaptação conseguiu ser tão fiel e tão interessante quando a leitura do livro. Por gostar tanto esse universo dos vampiros é um dos temas que mais gosto de acompanhar suas histórias, principalmente as primeiras da literatura europeia. Apesar disso demorei bastante tempo para ler Carmilla - A vampira de Karnstein.

Um livro que ganhei na época da escola e continua sendo um dos primeiros livros de vampiro que li e releio, chamado Contos Clássicos de Vampiro, faziam alusão a Carmilla, mas como não tinha condições de ter seu livro, acabei deixando para lá e foi esquecido até a série animada de Castlevania.

Finalmente voltei meus olhos para as personagens da animação Carmilla e Lenore, da qual o poema se encontra no livro Contos Clássico de Vampiro. Lenore tem uma história da qual o cinema gosta de dar ao Drácula, assim como Carmilla em seu livro lembra muito a Lenore de Castlevania.

É uma história rápida e interessante por ser narrada pelo ponto de vista feminino, apesar de ser um homem que escreve. Carmilla tem paixão por mulheres e talvez o machismo do autor reflita na personagem Laura ao repelir veementemente o paixão de Carmilla. Apesar disso eu gostei e é uma leitura bastante rápida e narrada de forma parecida da de Drácula.
comentários(0)comente



Helaine 12/05/2021

Horror e sensualidade na medida certa
Carmilla é um livro que mistura terror, inocência e sensualidade de uma forma muito interessante. Às vezes te faz torcer por um romance, às vezes te perturba com a "realidade". Levando em consideração quando ele foi escrito e respeitando a sua temática inovadora para a época, acredito que seja uma leitura indispensável para fãs do gênero. Recomendo.
comentários(0)comente



Ramon 12/05/2021

...
"No êxtase da minha tremenda humilhação, vivo no calor da tua vida, e tu haverás de morrer... morrer, morrer languidamente... na minha" - Carmilla
comentários(0)comente



Delam 06/05/2021

Sútil
O conto tem o formato de um relato da jovem e ingênua Laura, que vive com seu pai em um castelo na Estíria. A narrativa se passa ao redor de uma bela e misteriosa hóspede que Laura já vira anos antes em algo que poderia ter sido um pesadelo, e desperta na jovem sentimentos ambíguos como atração e repulsa.

A obra de 1872, que serviu de inspiração direta para o icônico Drácula, me chamou bastante atenção pela premissa que demonstrou o quanto estava à frente de sua época. Uma vampira com interesses românticos em outra mulher, quando o universo dos vampiros era dominado pela sociedade patriarcal do século XIX.

A escrita me chamou atenção pela simplicidade e pela sutileza ao narrar acontecimentos cotidianos que vão se enchendo de mistérios, como o surgir de uma doença desconhecida e sonhos estranhos. A narrativa vai se desenrolando de forma crescente e termina em seu ápice, com toda a descoberta sobre o que de fato estava acontecendo.

Particularmente, achei que alguns fatos estranhos aconteceram com uma aceitação muito natural, mas talvez isso auxilie na formação de uma vampira encantadora. Fora isso, os capítulos são super curtinhos e os acontecimento são envolventes, cercados por uma atmosfera muito sutil de terror.

É uma leitura para ser lida em uma única tarde, que eu super recomendo.
comentários(0)comente



thams 03/05/2021

muito bom, li rapidinho porque realmente prende a gente. aliás, queria uma carmilla pra mim ?
comentários(0)comente



isabelle. 14/04/2021

"és minha, serás minha, tu e eu seremos para sempre uma só."

bram stoker bebeu descaradamente daqui e ainda assim carmilla é muito maior que drácula. eu quero ser/ter ela.
comentários(0)comente



Heloisa 04/04/2021

Deveriam existir mais livros sobre vampiras.
Gostei, não achei espetacular, mas é bastante envolvente, impossível não simpatizar com a ardilosa Carmilla.
comentários(0)comente



Roberta 04/04/2021

Absurdo
Absurdo de bom. A história é tão curta e rápida quanto tem que ser, não sobra e nem falta nada. Triste por nunca ter ouvido sobre antes, mas apaixonada por ter conhecido agora. Muito interessante mesmo, da pra ler em uma hora, vale a pena.
comentários(0)comente



Aninha Schimidt 03/04/2021

Um grande clássico escondido na sombra de seu filho
Gostei bastante de Carmilla. É uma história rápida e a narrativa segue bem fluida, mas gostaria de pontuar os motivos pelos quais não darei pontuação máxima:

1 - Tem várias partes muito corridas, principalmente o começo. Inclusive, o primeiro capítulo, apesar de contextualizar bem o início da história, não foi muito cativante, na minha opinião. O que mais me fez prosseguir nesse comecinho era o meu conhecimento prévio sobre o que a obra iria tratar, e não o suspense que o autor tenta passar. Não que seja ruim, só acho que poderia ter sido muito melhor.

2 - O livro deixa vários mistérios em aberto. Algumas lacunas podem ser preenchidas com o nosso conhecimento popular sobre vampiros e dicas deixadas no decorrer do conto, mas outras são completamente inexplicáveis com as informações a nossa disposição.

3 - Ao contrário do que as sinopses e resumos dizem, não há de fato uma "subversão da heterossexualidade". Digo isso porque o máximo que acontece são alguns atos românticos por parte de Carmilla, mas Laura parece ignorar as juras de amor e até se pergunta se a chegada da moça podia estar relacionada a um homem querendo cortejá-la. Ou seja, Laura nunca deu bola aos avanços de Carmilla, ou sequer os notou.

4 - Também acho que o autor podia ter aproveitado melhor o backstory, pois ele era interessante e dramático demais para só ser contado de maneira tão simples no final. Se fosse um romance inteiro, seria 100% possível haver a tal subversão da heterossexualidade enquanto Laura iria aos poucos descobrindo mais sobre Carmilla e o que aconteceu 200 anos antes. Se algum dia este livro tiver a adaptação cinematográfica que merece, eu surtaria vendo isso acontecer.

Porém, ainda assim acredito que vale bastante a pena dar uma chance a Carmilla, por ser uma história curta, rápida, e tão importante para a consolidação do gênero. Com certeza, é um clássico que deveria ser melhor reconhecido.
comentários(0)comente



Isa ð¦ 31/03/2021

Esse livro é maravilhoso!! A leitura é bem fluida e o enredo envolvente.
comentários(0)comente



Mandark 14/03/2021

Uma vampira fascinante.
Carmilla é uma narrativa surpreendentemente fluida e envolvente. Impossível largar antes de conhecer os desdobramentos dessa aterradora história! Facilmente possível perceber as influências que essa obra exerceu sobre Bram Stoker para conceber seu Drácula. Um livro realmente delicioso!! Destaque para a excelente apresentação dessa edição, que infelizmente entrega alguns pontos cruciais do enredo. Sugiro que a leiam depois de ler o conto.
comentários(0)comente



Carol 05/03/2021

Recomendação do dia!
Esse livro, definitivamente, me pegou de jeito. Me senti na adolescência lendo uma fanfic, mas com muito mais intensidade por saber do peso desse livro na história da literatura, já que ele deu início a esse mundo dos vampiros na literatura, inspirando o próprio autor de Drácula.
A tensão e o suspense são perfeitos. Não sei se sou suspeita pra falar porque esse tema é especial pra mim, mas eu super recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Claylson 14/02/2021

Condessa vampira
Carmilla é uma jovem lésbica, isso não era bem visto no século XIX, então ela é retratada como um vampiro, um ser que faz alusão ao demônio.
Sinceramente, como a Laura não percebeu algo de errado, uma pessoa que já apareceu em um "sonho" onde você é atacada, na sua casa tem uma pintura de uns cem anos igualzinha a ela com o nome Mircalla, já sei vamos ser amigas. Afinal, quem era a mulher que estava cuidando da Carmilla? Ao que tudo indica ela estava ajudando a vampira a muito tempo, por quê?
Finalmente uma explicação sobre a origem dos vampiros. Quando pessoa mais ou menos perversa, comete suicídio em determinadas situações (não é falado quais são), ela vira um vampiro.
comentários(0)comente



10/02/2021

Se inspirou Bram Stoker quem sou eu pra não ler neh
Carmilla é um livro pouco conhecido dos leitores em geral, inclusive me incluía na lista até pouco tempo atrás. Precursor das histórias de vampiros, esta pequena pérola de pouco mais de 90 páginas foi a inspiração para a escrita de Drácula. E apesar de haverem poucas semelhanças entre as histórias o livro merece sim ser lido por você amante de presas e pele pálida, rsrsrs. Particularmente Drácula é infinitamente melhor, mas Carmilla tem seus méritos e por ser uma leitura super fluida merece um pouquinho do seu tempo e atenção. Leiam!
comentários(0)comente



135 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 6 | 7 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR