Brilho Amy Kathleen Ryan

Resenhas - Brilho

Jú Almeida 25/09/2015

Brilho
Com certeza esse vai ser um dos meus favoritos. Não vejo a hora de ler o próximo...
Brilho é a história das naves New Horizon e Empyrean, onde moram Waverly e Kieran. A Terra não existe mais, eles procuram um lugar para viver, mas durante essa joranada precisam se reproduzir. Durante um dia tranquilo a nave é atacada.É uma história envolvente que irá te prender totalmente

La Oliphant 02/08/2015

Perfeito para quem gosta de distopia
Eu estava precisando mesmo de uma leitura como Brilho da Amy Kathleen Ryan. Os personagens são maravilhosos, o enredo se desenvolve perfeitamente, o leitor sabe exatamente em que ponto está na história e fica curioso para saber o que vai acontecer a seguir. Confesso que eu não esperava me apaixonar por essa série e agora posso dizer que é uma leitura obrigatória para os fãs de distopias.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/brilho-por-amy-kathleen-ryan

Nathy520 27/07/2015

O livro tem uma história um tanto original. Não sei se pelo fato de aguçar a nossa curiosidade para o fato da Terra ter "desaparecido" ou pelo fato de tratar de duas naves com os únicos sobreviventes deste planeta.
Bom... vou explicar um pouco melhor...

Quote: "-(...) As pessoas têm uma imagem romântica a respeito da Terra Velha, mas, acredite no que estou dizendo, era um lugar horrível na época em que saímos de lá. Quase o planeta inteiro tinha virado um deserto. Era um lugar horrível de se viver, especialmente para as mulheres."

A história se passa no espaço 40 anos depois da destruição total da Terra (que continua sendo um mistério já que muitos dos que viveram nela não falam sobre isso abertamente). As naves Empyrean e New Horizon vagam procurando um novo mundo para continuar nossa espécie. Infelizmente as tripulantes mulheres da New Horizon estão inférteis e não conseguem engravidar porque estão expostas por muitos anos à baixa gravidade, apenas os tripulantes da Empyream ainda são capazes de se multiplicar.
O livro começa com a Empyrean avistando a New Horizon que na verdade não deveria estar em seu campo de visão pois eles saíram um ano antes da Terra, provavelmente estariam ali porque diminuíram a velocidade para assim encontrarem com seus aliados. Mas para a surpresa dos tripulantes da Empyrean eles estavam sendo atacados.

Quote "- Isso é um ataque! - Declarou ele - Sammy, diga ao conselho Central que se encontre comigo no hangar das naves auxiliares a estibordo. - Depois de pensar um pouco acrescentou. - Chame um esquadrão de segurança também. Que diabo! Chame todos os seguranças!
O coração de Kieran batia descontroladamente (...)
- O que esta acontecendo, Capitão?
O Capitão colocou uma das mãos no ombro do garoto.
- Para ser honesto, Kieran - confessou -, simplesmente não sei."

O livro alterna entre as visões do casal Kieran e Waverly.
Waverly é uma garota de quinze anos, gosta de estar com seu noivo Kieran apesar de as vezes não saber se passou a gostar dele porque era um ótimo garoto e se importava com ela, ou porque se sentia presa pela obrigação da missão. Kieran, dezesseis anos, futuro capitão da Empyrean também gosta de Waverly e quando ela e todas as jovens da nave são raptadas pelos tripulantes armados da New Horizon, Kieran se desespera e tenta fazer de tudo para resgatá-la.

Mas Kieran esta com seus problemas na Empyrean. Quando o capitão da nave é exposto a radiação junto com todos os adultos sobreviventes da invasão, Kieran precisa ser frio e calculista para manter todos da nave ja que é o mais velho dos jovens. Infelizmente o filho do capitão, Seth, que além de ser um valentão também tem uma paixonite por Waverly ataca Kieran por trás e o aprisiona acusando-o da morte do capitão e os danos que ele causou ao entrar com a nave auxiliar na Empyrean. Kieran tenta dizer que ele não é o culpado, que eles foram atacados, tiveram baixas, mas que ele tinha feito de tudo para mantê-los a salvo, mas Seth consegue convencer a todos do contrário. Agora Kieran precisa voltar ao comando da nave e mostrar que ele não é o que Seth fez parecer.

Quote: "- Você sabe o quanto isso é ridículo? - Perguntou Kieran ao garoto. - Acabei de resgatar os pais de todos vocês.
- Não foi o que Seth disse. Ele teve que assumir o controle porque você colidiu com a nave.
- Apenas por um segundo! Pilotei a nave auxiliar durante a trajetória inteira. Pergunte ao Sarek.
O garoto começou a rir. Sentindo-se de repente apavorado, Kieran se deu conta que estava no meio de uma guerra, na qual estivera o tempo todo sem perceber, e estava perdendo."

Enquanto isso Waverly esta na New Horizon, ainda desconfiada demais das intenções do povo da nave. Esta é liderada pela Pastora Anne Mather ela é bem sinistra e prega várias coisas para todos os tripulantes , ela tenta se fazer de boa pessoa e faz todas as meninas acreditarem que estavam sob um comando que iriam abusar delas, mas na verdade é ela quem está escondendo os fatos.

Ela que desconfia de tudo e de todos da nave, descobre que alguns tripulantes da Empyrean estão sendo mantidos como prisioneiros em algum lugar da New Horizon mesmo com a Pastora dizendo a todos que a Empyrean foi destruída devido a uma explosão acidental e que não houve sobreviventes. Um dos tripulantes encarcerados é sua mãe e Waverly faz de tudo para falar com ela. Na sua fuga Waverly é baleada e acorda numa cama, amarrada e se sentindo estranha. Ela acaba de ser dopada e operada para que seus óvulos sejam doados para as mulheres da nave. Agora Waverly tem que convencer o máximo das meninas que foram raptadas que estão correndo um grande perigo e que a Pastora não é quem elas pensam.

Eu comecei o livro muito animada, ele começa realmente com ação, invasões, mas depois ele te prende apenas pela curiosidade. Gostei muito da leitura, mas algumas coisas ficaram um pouco complicadas. Provavelmente, por se tratar de uma trilogia, algumas coisas serão explicadas nos próximos livros, mas como um todo é uma boa leitura.

O que mais me chamou atenção neste livro foi a diagramação. Quando o livro alterna entre as naves uma folha preta separa o livro e uma citação famosa, de Shakspeare ou algo assim. Além da capa ser maravilhosa, cheia de glitter *o*

Eu estava bastante curiosa para ler o livro porque alguns estavam igualando a Jogos Vorazes em relação a ação, mas não é tanto assim. O livro é classificado como romance, mas também não tem cenas de amor ou algo parecido, até porque logo no inicio o casal é separado. Comecei a ler o livro achando de devoraria em um dia, dois no máximo, mas demorei uma semana para terminá-lo porque perdi o entusiamo. Por isso dou 4 estrelas ;)

Steh 27/05/2015

Brilho, de Amy Kathleen Ryan
Lançado em 2013, Brilho é o primeiro livro da trilogia “Em Busca De Um Novo Mundo” escrita por Amy Kathleen Ryan. O livro conta a história de Waverly e Kieran, um casal de jovens que vive em uma nave chamada Empyrean, onde estão há 40 anos vagando no espaço juntamente com outra nave, a New Horizon.

Como a Terra entrou em colapso e sumiu, os habitantes dessas naves vagam no espaço para buscar um novo lugar para morar, a chamada Terra Nova. Os dois jovens fazem parte da primeira geração que foi concebida no espaço e é a única nave que pode conseguir novos habitantes para Terra Nova. Como Waverly e Kieran têm a mesma idade e namoram, a população toda a bordo da nave em que vivem espera que eles possam se reproduzir e conseguir salvar a futura nação.

Mas acontece que a New Horizon também espera ter descendentes seus na chamada Terra Nova e decide atacar a Empyrean dentro de uma nebulosa, onde os radares não pegam e a visibilidade é ruim. Anne Mather é a comandante da New Horizon, que prega a palavra de Deus para a sua população, enquanto na Empyrean é o capitão Jones, que deixa que as pessoas tenham suas escolhas. Anne ataca a Empyrean para conseguir pegar as garotas, sem isso a nave fica nas mãos de Kieran, que deve salvar seus amigos e tentar dar um futuro a todas as pessoas, além de pensar naqueles que foram sequestrados por Anne.

Durante o livro acontece uma série de acontecimentos surpreendentes que prendem o leitor do início ao fim e deixam o leitor curioso para saber o que está na próxima página. O livro também possui algumas discussões bem interessantes sobre religião, sobrevivência e sobre como tratamos a Terra.
Os personagens são bem construídos e com características próprias. A protagonista Waverly é inteligente e não pensa somente em amor, durante o livro ela revela uma personalidade forte e toma várias decisões importantes. Já Kieran é o personagem que não podemos prever, além de ser bem complexo.

Estive empolgada com a leitura desde o começo, até porque a capa me pareceu bem atraente, não pude julgar pelo o que está escrito de ser “mais fascinante que a trilogia de Jogos Vorazes” pois não li a trilogia escrita por Suzanne Collins. Mas acredito que essa trilogia tem um fôlego muito grande. Ao longo de suas 352 páginas, não me decepcionei em nenhum momento, apenas me surpreendi. As partes são alternadas com narrações de Waverly e Kieran, deixando o leitor a bordo das duas naves e a narrativa ainda mais interessante e dinâmica.

Resenha para o blog Viagens de Papel.

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/05/brilho-de-amy-kathleen-ryan.html?utm_source=bp_recent&utm-medium=gadget&utm_campaign=bp_recent

Rafa 16/04/2015

...
Um dos piores livros que eu ja li ! e olha que sou apaixonada por distopia, historia muito fraca, muito arrastada, li 60 págs e foi entediante

Leticia2354 15/02/2015

A Terra já não é mais um lugar onde os humanos podem habitar e, por esse motivo, temos a New Horizon e a Empyrean, duas naves e seus vários humanos, com a esperança de salvarem sua espécie e viverem em uma Terra Nova.
Para isso é necessário que continuem se mantendo e reproduzindo ao longo da jornada. Tudo correria normalmente se a missão de conceber descendentes, para povoar a Terra Nova, não estivesse em risco a bordo da New Horizon.
Com a New Horizon passando por suas dificuldades, a Empyrean terá as suas ao notar que a nave está muito mais próxima do que deveria estar.
A partir daí, é notável o quão emocionante a leitura se torna.

A narração é dividida entre Waverly e Kieran, portanto, temos a oportunidade de estar em duas naves ao mesmo tempo logo após o ataque da New Horizon – que teve como objetivo tomar posse das meninas da outra nave – a Empyrean.
Waverly, nossa protagonista, é uma personagem muito carismática - no começo do livro, ingênua - mas com os acontecimentos repentinos e por ser uma das meninas mais velhas, seu amadurecimento é notável em meio às situações em que é submetida.
Kieran é observador e questionador. Notamos como o personagem cresce, porém de forma diferente. Tendo em vista que todos a bordo da New Horizon são religiosos e a maioria a bordo da Empyrean são ateus, podemos ver como algumas pessoas distorcem ou dão argumentos que as pessoas esperam ouvir. Como saber o que é certo e o que é verdade?

Ao começar a leitura é nítido o clima romântico entre Waverly e Kieran, porém o livro não se prende a isso. Outros fatos tão importante quanto, são explorados e seu desfecho deixa muitas pontas soltas.
Um gostinho de quero mais e aquela ansiedade pela continuação floresce de imediato.

“Os outros garotos olharam para Kieran e, ao menos dessa vez, via-se um temor real nos olhos deles, em vez de raiva. Até mesmo Seth estava com os olhos arregalados e mordia os lábios, que estavam pálidos.”

Primeiro livro da série Em Busca De Um Novo Mundo, possui uma capa de chamar a atenção, bem brilhosa, literalmente. O trabalho feito no livro, sua diagramação, foi muito bem elaborado.
As páginas pretas repletas de estrelas foi o que mais me chamou atenção e citações de William Shakespeare, Oscar Wilde e outros, nos acompanham durante a leitura.

site: http://www.obsessionvalley.com/2014/08/livro-brilho-amy-kathleen-ryan.html

Cíntia Barreto 14/12/2014

Resenha para o blog: Apenas Uma História
O livro se passa no futuro onde duas naves foram enviadas ao espaço no intuito de encontrarem uma ''terra nova'' e assim garantir a sobrevivência da espécie humana. A população dessas naves vivem em um local aparentemente perfeito, a única obrigação deles é ''procriar'' para garantir a sobrevivência da espécie até chegarem nessa terra nova já que vão passar 100 anos ou mais no espaço.

Quando comecei a ler o livro eu não dava absolutamente nada por ele, ficção cientifica distópica não é o meu tipo de leitura favorito, mas o livro me consumiu completamente. Comecei a ler antes de dormir no intuito de ler apenas um capitulo para dar início a leitura e quando vi já eram 3 da manhã e eu estava na segunda parte do livro, tive que me forçar a parar de ler para dormir.

É difícil falar dele pois citar qualquer exemplo poderia ser um spoiler. Os personagens são muito bem construídos e a escrita da autora é fluente e apesar dos termos ''técnicos'' utilizados por ela, o livro é de fácil compreensão e a leitura flui rapidamente. Confesso que demorei mais do que deveria com o livro porque eu não queria que ele terminasse e enrolei muito com a leitura por conta disso.

O livro é dividido em cinco partes e um epílogo e a maneira como a autora construiu a história é diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido. Cada parte da história conta o que está ocorrendo em uma das naves no mesmo período de tempo alternando entre elas. Ela utiliza cada parte do livro para poder nos contar o que ocorreu, não demorei para perceber que a história das naves se passavam no mesmo período, pois a escrita é de fácil compreendimento. Essa ''volta no tempo'' que ocorre no livro quando alterna de uma nave para outra tinha tudo pra ser cansativo, mas a autora soube construir a história o que tornou a leitura extremamente prazerosa.

A maneira como a autora fez para deixar uma ponta para o próximo livro foi incrível, ela não precisou fazer uma reviravolta absurda no final de tudo para ter desculpas para um segundo livro, a historia foi encaminhada desde o início para o ponto onde o livro terminou deixando um gostinho de quero mais e algumas questões pendentes para serem resolvidas nos próximos livros.

Os personagens são muito bem construídos cada um tem sua própria personalidade, a composição utilizada pela autora fez com que cada personagem se tornasse único. A Waverly é mais inteligente que o normal e não fica o tempo inteiro pensando no amor da vida, isso é um ponto positivo tendo em vista que ela é a mocinha do livro. O Seth e o Kieran são personagens com personalidades bem diferentes, mas com características que os tornam bem parecidos, são personagens complexos realmente não da para prever seus passos.

Apesar do livro ter uma mocinha e dois caras legais o livro não fica o tempo inteiro focando no romance, o que é maravilhoso já que estou cansada de livros onde o único proposito é a personagem ter que escolher entre dois caras aparentemente perfeitos. Em vez do amor platônicos e mocinhas idiotas a religião é o foco principal deste livro. A autora explora bem o poder que a religião pode dar a uma pessoa e a maneira como a fé pode cegar, achei excepcional a maneira como a autora construiu o enredo em cima disto.

Não consegui passar todos os meus sentimentos em palavras é impossível descrever o que eu senti lendo o livro, mas se eu pudesse faria todo mundo ler o livro. É sensacional, fazia tempo que eu não lia algo que me deixasse atônita, simplesmente precisando do segundo livro. Confesso que chorei em alguns momentos, não foram lágrimas de tristeza e sim de raiva. Tenho a ousadia de dizer que acho que gostei mais desde livro do que de Divergente, mas só poderei decidir qual série amo mais quando terminar de ler ambas.

Minha única ressalva é a comparação com Jogos Vorazes que é completamente desnecessária, o livro é incrível por si só e não precisava desta comparação para chamar atenção. Ele e Jogo Vorazes são incríveis cada um a sua maneira. Fora isso, dei a nota máxima de estrelas no skoob, se eu pudesse eu dava 10 estrelas o livro é sensacional e eu realmente preciso do segundo.

Silas Jr 25/11/2014

Brilho...
Este livro aqui eu comprei mesmo kkkkkk. Bom a temática dele é simples. Política, religião, ética, guerra e etc. Tudo oque eu preciso para aprender mais um pouco e saborear as letras e páginas. Um ponto importante é que não gosto nenhum pouquinho da personagem principal(fato não me recordo do nome dela e de ninguém). Não que ela seja cética, mas por ela ser basicamente muito tola e achar que o mundo gira em torno dela (ficou estranho, a história gira em torno dela). Só sei de uma coisa, no próximo livro o "pau" vai quebrar e quero vê essa menina pegando fogo. Leiam, livro inteligentíssimo!

Teca Machado 30/09/2014

Brilho Sobre espaço, uma Nova Terra e atrocidades do ser humano
Costumo dizer que eu sou que nem um gatinho: Vejo coisas brilhantes e já vou em direção a elas. Foi assim com o livro Brilho, de Amy Kathleen Ryan. Foi mais um daqueles casos em que aconteceu amor à primeira vista pela capa, uma das mais lindas que já vi. E não só a capa é excelente, mas também o enredo fantástico criado pela autora que tem mestrado em escrita criativa.

Não deixe o título bonito e capa cintilante te enganarem a ponto de você achar que é só mais um romance adolescente bobinho. Até tem romance, mas nem de longe é o foco, nem de longe mesmo. Brilho é comparado a Jogos Vorazes em complexidade de personagens, enredo, mortes e mundo onde estão inseridos. Ele é um livro que te deixa sem fôlego. Passa no espaço, com situações onde o oxigênio falta, então acaba que meio que me sinto como os personagens. Amy soube nos prender, amarrar, deixar curiosos e implorar para saber como termina.

Em Brilho a Terra não tem mais condições de abrigar a raça humana e nem os animais (Algo recorrente em filmes e livros, né?). Mas os cientistas encontraram um planeta habitável, o chamaram de Nova Terra e construíram duas naves para enviar para lá a humanidade e a nossa fauna e flora para que não fôssemos extintos.

Há mais de quarenta anos viajando, a nave New Horizon foi lançada um ano antes da Empyrean, por isso, as duas nunca deveriam se encontrar durante o caminho, pois são milhões de quilômetros que a distanciam. Mas não é isso que acontece. Por algum motivo, as mulheres da New Horizon se tornaram inférteis, então, para poder continuar com a missão de repovoar um novo planeta, eles desaceleraram, se encontraram com a Empyrean no meio do caminho, sequestraram todas as garotas, mataram quase todos os adultos e deixaram os meninos praticamente sozinhos.

Kieran e Waverly, primeiros filhos da nova geração da nave Empyrean, namoram há um tempo e espera-se que logo casem e tenham filhos. Para Kieran isso é óbvio. Bom moço, ajudante do capitão e inteligente, ele é o próximo na linha de comando da nave. Já Waverly não pensa o mesmo sobre seu futuro, não quer ser vista apenas como uma reprodutora, e por vezes fica incerta, ainda mais que também pensa bastante em Seth, um rapaz antissocial e brilhante. Mas quando Waverly é sequestrada e Kieran fica para trás tendo que cuidar de centenas de garotos desesperados, ambos precisam criar estratégias para salvarem a si próprios e aos outros tripulantes daqueles que deveriam ser seus aliados, mas se tornam inimigos: os vizinhos da nave New Horizon.

Brilho tem o trunfo de mudar a lealdade do leitor facilmente. Num momento você não gosta de um personagem, depois de outro e não sabe ao certo quem é vilão, quem é bonzinho. O que se tem certeza é: Ninguém é perfeito. E, pelo que vi da sinopse de Centelha, continuação lançada mês passado, isso vai acontecer mais ainda. Os personagens vão evoluindo, às vezes de maneira que você nem imagina.

Amy Kathleen Ryan criou um universo (No caso, literalmente universo) fantástico, com o espaço e as naves sendo cientificamente precisos, mas com explicações que qualquer leigo no assunto entenda. Narrado em terceira pessoa, o livro é dividido em atos, sendo o foco alternado entre Waverly e Kieran.

É interessante como há todo um debate sobre os seres humanos serem seus próprios sabotadores, com nós mesmos sendo responsáveis pela nossa extinção. Fora que a autora explorou bem a atitude das pessoas frente ao caos e ao desespero, principalmente crianças e adolescentes totalmente despreparados para a situação. Enquanto de um lado rola ditadura e rebelião, do outro há uma teocracia inquestionável.

Agora, cá estou eu, curiosíssima para saber o que acontece em Centelha (Apesar de que estou muito triste que a capa, mesmo bonita, não seja cheia de glitter, haha).

Recomendo muito.

Teca Machado

site: http://www.casosacasoselivros.com/2014/09/brilho-sobre-espaco-uma-nova-terra-e.html

Gabi 17/09/2014

Eu gostei, desse livro, acho que a Weverly é uma guerreira sem igual, mas esperava mais da história.
Uma adolescente que luta por suas amigas, para salvá-las de serem exploradas por adultos sem escrúpulos, Weverly arrisca sua própria vida para salvar suas companheiras de nave.

evelyn 04/09/2014

Resenha de Livro | Brilho - Em Busca de Um Novo Mundo
Brilho é um daqueles livros que você pode - e deve! - julgar pela capa! Uma história que tira nossos pés do chão e nos leva para os confins da galáxia!

Brilho é uma distopia que se passa no espaço, onde os tripulantes de duas naves, Empyrean e New Horizon possuem uma missão: sobreviver e povoar o novo mundo após deixarem o decadente planeta Terra para trás.

Embora as naves gêmeas possuam um único objetivo, suas tripulações são bem diferentes. Para começar é importante citar que uma é muito religiosa, e a outra não. Enquanto uma dessas naves já possui uma nova geração de adolescentes e crianças, a outra possui apenas adultos doentes e frustrados com sua infertilidade, encontrando na fé uma motivação (e uma desculpa) para seguir em frente e fazer o que for necessário para levarem sua missão adiante.

E é assim que os tripulantes da Empyrean ficam inquietos quando percebem que a New Horizon desacelerou para alcançá-los, e o capitão parece esconder quaisquer informações sobre o assunto, deixando todos ainda mais receosos. E com motivo. Ao se aproximarem, os habitantes da New Horizon atacam toda a tripulação da sua nave gêmea e sequestram todas as garotas para levá-las para sua nave, deixando para trás um rastro de destruição, morte, desespero e apenas garotos despreparados para tomarem conta da Empyrean enquanto tentam entender o que aconteceu com as garotas, com seus pais e descobrirem um jeito de resgatá-las e salvarem os adultos de um destino cruel, enquanto lidam com suas próprias desavenças e medos.

A história é contada pela perspectiva alternada de Kieran e Waverly, ambos da segunda geração de tripulantes da Empyrean. Kieran é o preferido dentre os garotos e o namorado de Waverly, coisas que trazem sentimentos de inveja para alguns outros garotos na nave. Waverly é uma garota forte, que enquanto tenta lidar com os sentimentos confusos e sem saber no que e em quem acreditar em uma nave estranha, sem saber o que acontecerá com elas ou onde estão seus amigos e famíliares, ainda tenta manter todas as garotas em segurança.

Comprei o livro há muito tempo, demorei para começar a lê-lo e mais ainda para continuar. Comecei a ler lá pelo dia dos namorados, e só fui terminar na semana passada. Passei meses empacada na parte do livro que deveria ser a mais crítica, o ataque da New Horizon a Empyrean. Pois é. Demorei demais para passar dessa parte, mas quanto tomei coragem para ver se o livro ficava bom Ficou! E então percebi que o que me segurava eram as narrativas de Kieran. O-DI- EI esse menino chorão, não criei nenhuma compaixão por ele e URGH, dei aleluia quando Waverly passou a contar sua história. A partir daí, a história fluiu muito bem, e só empaquei de novo quando Kieran reaparece. Aí foram mais dias pra conseguir terminar, por que pra mim ele ficava cada vez mais odioso.

Quanto a um cara tão infantil quanto Kieran ser o par romântico de Waverly Não se preocupem, nem tudo está perdido! Como uma boa distopia young-adult, temos um triângulo amoroso que nos dá alguma esperança de que Waverly não vai acabar com um babaca Pode ser com outro babaca, Seth, o bad-boy incompreendido (e mil vezes melhor que o zé mané lá).

Mas acho que demorei tanto para ler o livro por um bom motivo. Esse ano comecei a ter aulas de cultura e civilização anglo-saxônica na faculdade, e quando estava chegando ao final do livro, estava tendo aulas sobre a colonização da Nova Inglaterra, ou seja, a América do Norte, pelos puritanos, um grupo com ideais muito religiosos e, diga-se de passagem, estúpidos. Eles acreditavam que eram os escolhidos por Deus para essa missão, e usavam isso como argumento para agirem com superioridade sobre todos aqueles que fossem contrários as suas crenças.

Os ideais puritanos empregados no dia a dia, costumes e crenças de uma sociedade ainda em formação demonstra a necessidade de se apoiarem em uma religião para encontrarem na fé uma motivação para seguir no propósito de criar um novo mundo.

A prepotência de alguns em liderar dizendo saber a vontade e o julgamento de Deus limita o avanço intelectual e social as comunidade, mantendo o povo na ignorância e a vida repleta de intolerâncias que geravam inúmeras injustiças.

Em Brilho, a situação não é diferente. E pior que mesmo estudando sobre isso e lendo o livro ao mesmo tempo, só fui fazer a inevitável ligação quando nos agradecimentos a autora cita algo sobre puritanos para agradecer as referências do processo de criação do livro. E aí, tarde demais, a lâmpada acendeu na minha cabeça!

Várias vezes durante o livro pensei em abandoná-lo para sempre. Kieran quase assassinou minha vontade de dar continuidade à leitura, e principalmente à série. Somente quando fui à bienal e vi Centelha, a continuação, e li a sinopse foi que tive vontade de finalmente terminar as pouquíssimas páginas que faltavam e dar continuidade a série. E não me arrependo! Adorei o final. De uma nota 3.0, foi para 4.0 no meu conceito. O plot twist foi perfeito e estou extremamente curiosa para saber o resto da história de Waverly e de alguns outros personagens.

Insisti, e não me arrependi. Engoli toda a falta de simpatia de Kieran (juro que até tentei imaginar o Star-Lord no lugar desse menino pra ver se a coisa melhorava Mas não! Não tem como! Chatooo!). Adoraria falar mais sobre os motivos que me levaram a mudar de opinião sobre o livro, mas chega de spoilers. Se quiserem saber, acompanhem a história dessas naves que percorrem a galáxia em busca de um destino desconhecido e cheio de perigos como a mente doente de seres humanos agindo contra o desespero, encurralados em algo tão infinito quanto o espaço!

Pascally 03/09/2014

Brilho
Brilho é o primeiro volume de uma trilogia. A autora Amy Kathleen Ryan conta a história de Waverly, 15 anos, que vive em uma verdadeira distopia no espaço. Após a terra se tornar inabitável duas naves são mandadas para o espaço, a Empyrean e a New Horizon. Ambas são idênticas e possuem o mesmo objetivo que é encontrar a Terra Nova para dar continuidade a raça humana. Waverly nasceu na nave e faz parte da primeira geração que nasceu a bordo junto com o seu namorado Kieran.
Com o passar dos anos as duas naves enfrentaram problemas com a fertilidade das mulheres, o que comprometia a missão de continuar a raça humana e povoar a Terra Nova. Os cientistas da Empyeran encontraram a solução para isso mas infelizmente a New Horizon não teve o mesmo desempenho. Por serem os mais velhos da nova geração todos esperam Kieran seja o futuro capitão e que Waverly tenha filhos o quanto antes, já que ela está em sua fase fértil e seria um risco esperar, no entanto, Waverly está infeliz com toda essa pressão e não se senti preparada para ser mãe.
Até então o único problema de Waverly é pensar sobre o pedido de casamente de Kieran, isso até sua nave, a Empyrean, sofrer um ataque surpresa da New Horizon. Uma onde de pânico toma a todos da Empyrean, quando são invadidos por homens armados que levam a força todas as meninas, da mais nova até Waverly, a mais velha, deixando muitos mortos e feridos para trás, além de terem comprometido os motores da nave, deixando em risco os poucos sobreviventes deixados.
A partir daí história é vista do ângulo de Waverly e de kieran.
Kieran, com o desaparecimento do capitão, assume o posto de líder para manter em segurança os meninos sobreviventes e tentar achar seus respectivos pais, pois até então todos os adultos estão desaparecidos ou mortos. Mas essa missão será mais difícil do que ele imagina, pois Seth, o filho do desaparecido co-capitão, está disposto a competir pela liderança.
Em outro espaço da grande nebulosa que as naves estão atravessando a anos está Waverly, na New Horizon, onde está sendo tratada como rainha, mas não se deixa levar com a doçura das vozes que negam um ataque e afirmam tê-las salvado , em vez disso, se pergunta a todo momento qual o objetivo do ataque, o que a Empyrean tem que a New Horizon não tem, se foram projetadas para serem idênticas? Waverly não sabe, mas vai descobrir.
Minha experiência...
Ganhei esse livro no dia dos namorados, mas, apesar da capa ser linda não tive muitas expectativas. Quando finalmente resolvi ler, foi uma sexta a noite, o que foi um grande erro, aviso: se você quer ler esse livro leia apenas em um dia de folga e pela manhã, pois se fizer como eu fiz não vai querer dormir até ler a última página do livro. Esse é o tipo de livro que todo final de capítulo te leva desesperadamente a ler o próximo. Não consegui passar a noite acordada, e isso foi bem triste, mas continuei no outro dia o quanto antes e isso fez com que eu acabasse o livro muito antes do que eu esperava.
Devo dizer que esse livro é muito intrigante. É difícil dizer quem eu amo e quem eu odeio, por que eu amo e odeio a todos (com as devidas exceções,claro). E ao contrario do que, normalmente, acontece quando leio um livro, eu não faço a menor ideia de como essa trilogia possa acabar, pode acontecer qualquer coisa e eu acho que gosto disso, apesar de me fazer roer as unhas, o que não é nada saudável... de qualquer forma espero que nesse segundo livro
alguns personagens abram mais seus olhos e que possamos ver quem é o verdadeiro inimigo. Espero que na questão religiosa do livro (nenhuma religião é citada em específico, apenas a fé em Deus, então não vai ofender ninguém) seja vista de uma forma melhor pelos personagens e que possam decidir o que, afinal de contas, eles querem da vida!

Clã 10/08/2014

Clã dos Livros - Brilho
Com o planeta Terra destruido, duas naves com tripulantes e recursos para a continuidade da espécie humana, foram enviadas para o espaço. As equipes passaram por testes, foram selecionadas e treinadas para que tudo desse certo.
40 anos se passaram e como as duas naves tiveram 1 ano de lançamento de distância, só deveriam se encontrar no final da jornada, porém não é isso que acontece.

A New Horizon, primeira nave a ser enviada, estranhamente passa por um grave problema de fertilidade e nenhum de seus habitantes conseguiu conceber descendentes, o que é desesperador, já que precisam povoar a Nova Terra.

Na Empyrean, tudo parece correr bem. Waverly, agora com quinze anos é a moça mais velha da geração dos concebidos na nave e namora Kieran, o jovem mais velho, o que para todos é mais acertado.
Eles realmente gostam um do outro, mas Waverly tem dúvidas, pois sente-se muito pressionada a casar e gerar descendentes.
Kieran é um jovem promissor, e será o próximo capitão da nave. Bondoso e responsável deseja se casar logo.

"Ele com dezesseis anos, ela com quinze, eram as duas crianças mais velhas a bordo da Empyrean, e o relacionamento dos dois parecia natural, além de ser até mesmo esperado pelo restante da tripulação. No entanto, mesmo que não houvesse pressão social, Waverly seria a primeira escolha de Kieran."

Nenhum deles esperava pelo que aconteceria a seguir...

Sem maiores explicações a New Horizon ataca Empyrean e sequestra todo as meninas, deixando para trás um rastro de morte e desespero. O que era para ser uma viagem pacífica e colaborativa se torna uma luta.

Cheio de ação, aventura, romance e abordando questões como religião, dominação, abuso do poder, o direito de escolha das mulheres, entre outros, Brilho é daqueles livros que não se pode parar de ler e nos faz pensar se realmente precisamos interromper a leitura para comer ou tomar banho..rsrsrs

Com um enredo absurdamente bem desenvolvido, que vai se complicando e sofrendo reviravoltas ao longo das páginas, este livro nos surpreende a todo momento.

Difícil escolher um foco.. para quem torcer?
Será que realmente existem os bons e os maus?
Quem está certo e quem está errado?

Waverly é uma jovem determinada e guerreira que vai enfrentar muitos problemas ao longo das páginas, ela é o coração da história.

"Então, enquanto Amanda a procurava para que fosse até seu apartamento posar para um retrato, Waverly agarrou-se à oportunidade. Tinha esperado para burlar a vigilância dos guardas por algum tempo e entrar sorrateiramente nos porões de carga.
Outros personagens são extremamente importantes e enriquecem o enredo ainda mais."

Maravilhoso, intenso, surpreendente, original!
Amei, recomendo!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2014/07/resenha-brilho-livro-1-serie-sky.html

May Scruz 28/07/2014

Oi, galera! Tudo bem!?
Muitas leituras durante estas semanas repletas de feriado?
Aqui no Rio está tenso...

Durante a semana, após terminar "Teardrop" eu comecei "Brilho".

Sinopse - Brilho - Em Busca de Um Novo Mundo - Livro 01 - Amy Kathleen Ryan
mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes. A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.
Brilho - Em Busca de Um Novo Mundo - Livro 01 - Amy Kathleen Ryan - Skoob

A minha única ressalva ao iniciar esta leitura foi a idade da Waverly, que tem 15 anos.
Mas nem de longe isso me incomodou durante a leitura.
Achei o tipo de escrita gostosa, e cada "bloco" de capítulo é narrado do ponto de vista de um personagem. Alternando entre a Waverly e o Kieran. Achei isso bem interessante.
E pra quem gosta, cada "bloco" de capítulo termina com um cliffhanger que te deixa ansioso pelo próximo bloco daquele personagem.
A história vai muito além do distópico Y.A. que estou acostumada, geralmente o problema é apenas político, nesse caso o problema se estende para o cunho religioso.
Em diversos momentos você se pega contestando os acontecimentos, ponderando.

A Waverly está longe de ser fraca, "inútil" e chatinha. Ela é forte, decidida e questionadora.
Gosto de personagens femininos que fogem ao esteriótipo "Bella Swan" nos primeiros livros (Nada contra, eu gostei quando li e li todos, mas vamos concordar que ela era muito chatinha ;) )

Eu estou nessa vibe sci-fi e no inicio fiquei mais curiosa pela viagem no espaço, que me lembra o mote de "através do universo". Mas acabou que o foco é diferente.

Curti e vou querer continuar a série!
Espero que a personagem não caia no que eu chamo de "Síndrome do segundo livro".

Ainda em tempo, por último e não menos importante, hoje é aniversário de uma pessoa querida no nosso dia-a-dia! Sempre companheira e presente, mesmo que virtualmente!
ALINE!!!!!!!! mais uma vez, parabéns!!!!!!!
Tudo de melhor no mundo, pois você merece, por ser esta pessoa doce, focada, inteligente, esforçada.
Obrigada por tornar nossos dias melhores! :)
Que você alcance todos os seus objetivos, concretize suas metas e seja muito feliz!!!
Um mega, hiper super beijo!!!!!!!!!!!♥♥♥♥♥

Beijos e até a próxima!
Boa semana!

site: www.ensaiodemonomania.blogspot.com.br

Thais 23/07/2014

Brilho, da autora Amy Kathleen Ryan, é o primeiro livro da trilogia Skychasers (Em busca de um novo mundo) publicado aqui no Brasil pela Geração Editorial através do selo Geração Jovens. E trata-se de uma série distópica com uma pitada de ficção cientifica, romance e drama.

Após a Terra entrar em colapso, duas naves espaciais, a Empyrean e a New Horizon, são enviadas ao espaço e por lá já vagam há 40 anos. Seus objetivos? Buscar um novo mundo, habitando e populando a Nova Terra. Sendo assim, todos os passageiros de ambas as naves tem como grande missão procriar e evitar a extinção da raça humana. Eles só não contavam com a aparição de grandes dificuldades para conceber descendentes em meio ao espaço.

Ao contrario da New Horizon que não possui sinal de fertilidade, atualmente a Empyrean conta com uma boa quantidade de jovens em sua tripulação. E entre eles estão Waverly de 15 anos, e o jovem Kieran, ambos fazendo parte da primeira geração concebida com sucesso. Por ser o primeiro menino nascido dessa futura geração, Kieran tem como destino ser o próximo capitão da Empyrean, e seu namoro com Waverly faz com que todos a bordo esperem por um breve casamento. Porém Waverly não sonha com esse tipo de vida, a garota guarda para si o grande desejo de se apaixonar e se casar em seu devido tempo, sem a pressão de engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade.

O que parecia ser um grande problema na vida de Waverly acaba se tornando a coisa mais insignificante quando repentinamente a Empyrean sofre um ataque da sua nave irmã. E em meio a muitas mortes e desaparecimentos, todas as garotas da Empyrean são raptadas e levadas para a New Horizon que foge disparadamente durante a nebulosa, deixando a Empyrean em desvantagem com uma pani em seus motores, o desaparecimento de seu capitão e de todos os outros adultos da nave. Agora totalmente despreparado, Kieran tem que assumir o posto de capitão, salvar a sua amada e controlar um bando de garotos emocionalmente abalados. Tudo isso sem saber se seus pais estão vivos ou mortos, e tendo que lidar com Seth, o filho rejeitado do co-capitão que não deixará com que nada fique fácil para o queridinho da tripulação.

E se você acha que o drama acaba por ai, está totalmente equivocado! A narração em terceira pessoa faz com que o leitor possa acompanhar os conflitos vividos por Kieran após o ataque da New Horizon, e alternadamente o que acontece com as meninas e o motivo que fez com que uma nave atacasse a outra. Sem falar que a partir daí o enredo vai ganhando cada vez mais intrigas, e seus personagens acaba nos despertando aquele sentimento de amor e ódio ao mesmo tempo. Consequentemente a leitura vai fluindo, e Amy Kathleen vai aguçando o leitor a cada capitulo, fazendo com que o livro fique impossível de ser deixado.

Assuntos polêmicos como o direito da mulher, religião, poder e liderança vão ganhando espaço de forma delicadamente na trama. E quando eu falo de religião, não quer dizer uma especifica e sim a fé em Deus. Então se você segue alguma religião e acha que isso irá contra ela, não tenha receio quanto isso, o propósito do livro não é esse.

Eu particularmente adoro livros que tem o dom de me fazer debater minhas opiniões quanto aos assuntos abordados nele, tanto é que eu concordo plenamente quando a personagem Waverley compara a violação dos seus direitos de mulher quanto a seu corpo, com um ato de estupro. E discordo plenamente com a direção que Anne Mather levou a sua fé. Acredito que o problema poderia ter sido resolvido de forma apaziguada, e que como sempre a mentira não te leva a muito distante.

Quanto a comparar Brilho com uma outra distopia - como faz a capa - eu não acho que é a coisa certa a se fazer. Tudo bem que eu não li 'Jogos Vorazes' (não me julguem), muito menos li outra distopia com essa temática. Mas a forma com que a autora explorou esses assuntos que citei acima, foi bem diferente de tudo que eu já vi por ai. Só me desagradou mesmo o fato de eu querer dar uns chacoalhões (essa palavra existe?) em nossos protagonistas e mostrar que eles estavam vendo pelo em ovo (como diz a minha vó), fazendo drama por pouca coisa sabe? No mais, coisas como a morte daquele que você não quer que morre, um fim que te deixa no vácuo e um personagem que a autora não entregou se é a vitima ou vilão, eu até que acabei superando. Acredito que são coisas a serem exploradas nos próximos livros. Então se querem saber, eu mais do que recomendo Brilho, está esperando o que para ler? Corre!!

No blog: http://amigadaleitora.blogspot.com.br/2014/07/resenha-brilho-editora-geracaobooks.html#.U9BksvldVXF