Os Objetos Supremos

Os Objetos Supremos Lívia Stocco

Resenhas - A fantástica história do Mundo de Bhardo

Jooy 24/05/2021

Esplêndido!
Simplesmente sensacional! Não é segredo que eu amo a escrita da Lívia, assim como amo todos os livros dela. Completamente apaixonada por esse livro!

Samantha.Baggio @leiturassa 30/04/2021

? Meu primeiro contato com a escrita da Lívia foi "Água e vento" que é um prequel da trilogia de Bhardo e recomendo que quem ainda não leu a trilogia, começo pelo prequel, porque vai entender algumas questões apresentadas no livro 1 de maneira mais rápida.
Em água e vento já estava apaixonada pelo mundo de Bhardo e super curiosa para saber mais sobre ele e no primeiro livro da trilogia já começamos a entender um pouco melhor os mistérios acerca dele, mas claro que aqui só enxergamos a ponta do iceberg.
Num primeiro momento achei que ia ficar perdida porque são vários personagens apresentados, mas com o decorrer do livro me situei super bem, aos poucos vamos sabendo um pouco mais sobre eles o que ja nós deixa cativados por toda a trajetória de cada um e intrigados com outros.
Jadhe amadureceu muito nesse livro, fiquei encantada com a força, coragem e iniciativa dela.
O gênio me surpreendeu bem lá no fim, mas foram poucas mudanças ele ainda precisa mudar muito!
Todos os personagens são especiais mas o personagem que me cativou dessa vez foi Yoná e não foi de primeira não, mas ela foi ganhando minha admiração aos poucos, tô doida pra saber mais.
Diana também mas também não tem como não gostar super fofa e pacífica.
O livro é repleto de aventura, ação e magia, as descrições nos fazem adentrar completamente no livro, apesar de os capítulos serem extensos nem os vi passar.
A autora nós mostrou pistas e nos deixou com a pulga atrás da orelha nós momentos certos, com isso criei muitas teorias, algumas acertei outras errei feio.
As cenas de batalha eu amei, as descrições foram muito boas e me deixaram de olhos arregalados, (já imaginei o livro virando filme, seria do tipo que você não desgruda os olhos da telinha), fora as charadas que surgem e eles precisam resolver pra chegar ao seu objetivo ?
Claro que como boa romântica fiquei shippando novamente um casal e comecei a me empolgar com outro possível kk, expectativas foram criadas vamos ver aonde vai dar..
Ártemis que me ganhou no livro água e vento aparece pouco nesse livro também, mas como sempre roubando a cena essa personagem é maravilhosa!
O final me deixou de orelha em pé e curiosa para ler o segundo livro, fora que uma das teorias que criei foi revelada ali, com isso entendi muito mais a história de certo personagem.
Enfim pra quem ama Fantasia, aventura, ação e um mundo cheio de magia e mistério, vocês precisam ler esse livro!

Cris crdso 31/03/2021

Uma aventura instigante!!
Queridos amigos que livro, Conheci alguns dos personagens como a Artêmis caçadora, Jadhe e Dominique no livro prequela da trilogia: Água e Vento. Mas nesse primeiro volume temos vários personagens novos e carismáticos.
Eles precisam se unir na buscar pelos lendários Objetos Supremos, pois eles são a única esperança para quebrar o feitiço que foi lançado no portal que leva para a fortaleza de Octoforte onde eles são sentinelas. Sendo assim eles partem para uma jornada cheia de mistérios e aventuras, onde cada um será testado de formas inimagináveis.
O mundo de Bhardo é cheio de elementos mágicos e instigantes cada detalhe te faz ansiar pela próxima página. A autora nos faz sentir cada emoção que os personagens passam, e vou dizer algumas foram doloridas fisicamente falando kkkk.
Adorei a evolução que a Jadhe e o Dominique alcançaram ambos saíram de suas ?caixas? e demostraram muito maturidade. Esse é um livro repleto de ação e fantasia. No decorrer da jornada os que eram desconhecidos criam laços fortes entre si. Fique atento no desenrolar da história pois cada detalhe é importante, enfim simplesmente incrível.

Márcio 29/08/2019

ótimo
O livro é ótimo, a autora criou um universo fantástico e uma excelente trama, lançando um grupo de jovens em uma jornada heroica. A batalha final foi surpreendente. As notas de rodapé e o apêndice mostram o cuidado da autora n criação de sua obra

Mila 05/01/2016

Fantasia nacional estilo A Caverna do Dragão
Fantasia nacional de muito bem escrita, com eventos e personagens que, de certa forma, lembram um pouco a "aura" ou o "tom" do desenho A Caverna do Dragão. Só faltou o Mestre dos Magos.
O texto da Lívia é bom, com boa revisão e estruturação da história. Gostei do passo da narrativa e do desenvolvimento do mundo de Bhardo. Em alguns pedaços, no entanto, me senti andando em areia fofa, lenta com alguns diálogos desnecessários e alguns pormenores exagerados. Mas nada que prejudique o livro ou a trama.
Achei bacana o uso da magia pessoal e gostei muito também das palavras que dão nomes a objetos, florestas, bestas, objetos mágicos etc.
Com uma boa dose de imaginação e um bom bocado de esmero, o livro vai bem, sem pontas soltas além das necessárias para o livro 2.
Não sou o público-alvo desse livro, que me parece ser mais focado no público infanto-juvenil, mas gostei bastante e fiquei feliz em ver essa qualidade em um nacional de alta fantasia.

Daniel 18/04/2013

Bom livro de fantasia infanto-juvenil. Recomendo!
A fantástica história do Mundo de Bhardo - Octoforte e os Objetos Supremos é um livro infanto-juvenil e todos os aspectos que vou abordar aqui estão intrinsecamente relacionados a essa condição. O livro conta a história exata do plot descrito na sinopse. Um grupo de jovens passa por uma seleção acirrada e são colocados como sentinelas de certos portais que unem os diversos mundos à fortaleza que eles usam como morada. O vilão da história aparece e tranca estes portais, isolando os jovens no mundo de Bhardo. A partir daí, acompanhamos a viagem desses amigos para reunir Objetos Supremos, supostamente a maior chance deles para reabrir o portal e voltar para casa.

A influência de Tolkien é palpável até, pois a história usa muito das nomenclaturas da língua antiga de Bhardo, e o leitor não consegue se desvencilhar de uma comparação, ao menos com esse estilo de criar um mundo e sua própria língua. Como não sou muito bom de memória, achei que isso ia me atrapalhar na leitura, mas a autora soube dosar bem a quantidade de vezes que apareciam os nomes e suas explicações, de forma a fixar na cabeça do leitor sem ficar repetitivo (aqui vejo um ponto muito positivo com relação ao público IJ).

As personagens são bem definidas, cada um com sua personalidade e passado histórico. Isso ajuda no acompanhar da trama e como são todos bem diferentes, o leitor sempre vai achar um para ser o seu favorito. Particularmente achei a Jhade bastante apagada na história, mas como ela é "a quieta e mais retraída", achei que isso ficou de bom tom e condizente, mesmo que a autora não tenha feito isso propositadamente.

Ao fim do livro, o leitor para na metade da história, ou assim eu suponho, afinal eles só conseguem metade dos Objetos Supremos, o que foi um decepção para mim. Não gosto quando livros terminam sem fechar suas histórias (por isso mesmo eu fico com pé atrás ao ler séries literárias), mas no decorrer da leitura eu já tinha notado que não daria tempo de fechar tudo naquelas poucas páginas restantes, então eu já cheguei ao final sabendo que "não seria o final", então a decepção não foi tão grande.

As descrições são bem feitas e mostram que a autora realmente pensou a fundo como seria o mundo de Bhardo antes de escrever o livro. O mapa (disponível no blog) e o apêndice no fim do livro mostram o background necessário para entender melhor o decorrer da passagens e dos locais visitados.
A narrativa eu achei satisfatória porém inconstante. Em certos momentos, necessitando de melhorias, mas em outros eu li e fiquei perplexo com a fluidez e naturalidade da escrita.

O que gostei:

-Personagens bem definidos.
-Leitura rápida e envolvente.
-Foco na história, sem enrolações.

O que não gostei:

-Algumas passagens da narrativa, com uso excessivo de adjetivos.
-O livro terminar na metade, rsrs.
-Não chegou a me atrapalhar a falta, mas um glossário no fim do livro poderia ajudar a quem precisasse.

Considerações finais:

A fantástica história do Mundo de Bhardo - Octoforte e os Objetos Supremos é uma grata surpresa, principalmente se for levar em conta que é um livro nacional de fantasia para o público infanto-juvenil. Mesmo eu não estando na faixa etária do públcio-alvo, aproveitei bastante e recomendo aos adultos que, como eu, conseguem se despir de preconceitos e aproveitar uma obra como Caverna do Dragão ou AVATAR: o último mestre do ar. Acreditem, o livro não deixa nada a dever se comparado a eles, e até compartilha vários elementos.