fiando palha, tecendo ouro

fiando palha, tecendo ouro Joan Gould

Resenhas - Fiando palha, tecendo ouro

Mi Hummel 20/08/2012

Um tratado sobre a transformação da mulher
Ultimamente ando pesquisando bastante sobre os contos de fadas e suas interpretações.
"Fiando palha, tecendo Ouro" foi um destes livros interessantes sobre o assunto, porque propõe novas visões sobre o papel das mulheres nestes contos.

Joan Gould divide sua obra em três fases: Donzela, Mãe e Anciã. E à cada fase, temos os contos relativos a este período de vida da mulher. Adorei o fato da obra ter começado explorando a história de Rumpelstiltskin, inclusive.

Na verdade, soube deste livro através do apêndice de uma reportagem presente na revista "Mundo Estranho" trazendo as versões bizarras dos contos de fadas. E, de fato, Joan traz à baila outras versões e as compara com o trabalho de adaptação realizado pela Walt Disney.

Embora algumas interpretações da autora estejam muito ligadas à transformação sexual - e ela encontra diversos elementos para comprovar este quesito - é, de certa forma, inovador. Eu, particularmente, achei bacana e diferente.

Então, é mais uma aquisição para pesquisa. Dá infinitas possibilidades de combinações e interpretações.
danielletrica 21/11/2012minha estante
Mi se voce gostou desse livro leia " Adeus Bela Adormecida",aborda a mesma temática do feminino e seus símbolos com uma análise psicológica profunda da autora.

Mi Hummel 21/11/2012minha estante
Sério, Dani??? Adorei sua dica, já vou incluir aqui na estante!!! Muito obrigada!!! =D

Pri 20/05/2021minha estante
Mi você tem esse livro em pdf? Estou procurando e não encontro nem em pdf, tão pouco físico.