Michele Soares 05/10/2021
Sobre perguntas, não sobre respostas
O livro organiza uma espécie de história das teorias do conto, desde os teóricos que pensaram o conto pré-moderno até os escritores-críticos do conto moderno e contemporâneo. Bastante Propp, bastante Poe, bastante Cortázar ? inclusive fiquei doida pra ler os textos dele sobre teoria do conto, as imagens que ele mobiliza são de uma força e de uma sensibilidade sensacionais ? um tanto de Tchekhov.
No final, é um texto bastante polifônico, pouco da pra entrever da voz da autora nessa discussão toda. A Nadia é uma grande especialista em Clarice e só dá pra ouvir a voz dela mesmo em alguns momentos, às vezes nos casos escolhidos pra debater X teoria, como a discussão da epifania em Clarice. Outras vezes quando ela apresenta uma teoria do conto para desmontá-la com perguntas (todas pertinentes), mas sem oferecer nenhuma resposta provisória que aborde melhor o problema. O final parece bastante conciliador de tudo, ela faz um estudo de caso do conto "Missa do Galo", do Machado, e a conclusão é exatamente que "cada conto é um conto". Enfim, a proposta do livro é conferir esse panorama mesmo, por vezes debatendo e tensionando as teorias, vendo até onde elas dão pé. É uma porta de entrada pras investigações próprias sobre o gênero.