A Máscara da Morte Rubra

Resenhas - A Máscara da Morte Rubra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mari Vannucci 28/08/2020

Leitura atual
Um conto sobre pandemia. Sobre inevitabilidade.
Como sempre, Allan Poe cria uma obra extremamente visual, onde você consegue imaginar de tudo um pouco - cheiros, texturas, iluminação...
Não foi um dos meus preferidos mas, ainda sim, indico a leitura.

Fabby 31/08/2023

Uma leitura inédita pra mim, nunca tinha lido Poe e adorei!!! Percebi que não tenho problemas com o gênero gótico e terror!!!!

Bruna 06/04/2020

A peste vem para todos
Um conto providencial aos tempos sombrios que estamos vivendo.
Nele, entraremos em contato com a história do príncipe Próspero-idade média-que era um tirano que ao descobrir que a peste que assolava seu reino tinha levado boa parte da população humilde, convoca os nobres e fidalgos de sua corte para se isolarem com ele na sua abadia, pensando que assim estariam protegidos. Depois de alguns meses recluso e, enquanto a peste atingia seu ponto de pico, o príncipe organiza para ele e seus convidados um extravagante baile de máscaras e aí, meu povo, é quando a história, também, chega ao seu ápice.
*Curiosidade: a peste retratada no conto, ' A morte rubra', possivelmente ocorreu na Itália medieval e devastou o país. As pessoas que eram acometidas por esta doença, tinham como sintomas: dores fortes pelo corpo, tonturas e um sagramento pelos poros- daí, o nome-,culminando em morte dentro de trinta minutos.
Poe, trás neste conto detalhes que são a sua marca registrada: o clima gótico de horror; o suspense que envolve o leitor; um cenário construído para dar ainda mais enfase ao horror ; e um desfecho surpreendente.
Quando a peste assola, ela não olha a sua cor, seu status social, a quantia que você tem no banco, ela vem destruindo tudo a seu caminho

Jennifer47 08/05/2024

Um conto curto, que desenvolve bem uma atmosfera sinistra com a descrição do ambiente q é maravilhosa te deixando bem imerso !

Mundo Tolkien 15/03/2021

Mestre e sombrio
Edgar Allan Poe foi um virtuose de sua arte, escreveu de forma sombria, misteriosa e, até mesmo, aterrorizante, mas o fez com maestria. Esse conto até então ainda não conheçia, entretanto, se tratando de tal mestre, e depois de ter lido várias resenhas sobre o mesmo, fui incitado. faminto por livros e mistérios que sou, certamente não poderia ter deixado de ler.

Emmily 07/11/2023

Não tenho muito o que dizer sobre o livro. Por ser um conto curto e uma leitura rápida. Achei interessante o conceito e o enredo do conto.

gabytes 08/06/2023

Uma obra publicada há 180 anos e ainda provoca reflexões atuais.
Nada novo sob o sol, a aristocracia dançando sobre o túmulo dos miseráveis e acreditando na falsa ilusão de que a morte nunca chegará a eles...assim que o palácio de luxo criado como refúgio das mazelas no exterior se tornou sua própria prisão e tumba.

Blog MDL 09/10/2013

No conto ‘A Máscara da Morte Rubra’, Poe leva o leitor até um país cuja população está sendo completamente dizimada pela peste de forma implacável. Contada através do ponto de vista de um narrador onisciente, assistimos com certo pesar e desprezo, o jovem príncipe Próspero tecer planos a fim de vencer a própria morte. Essa utopia que ele acha capaz de tornar real segue em paralelo ao sofrimento de um povo que esquecido por seu governante vai se extinguindo de forma cada vez mais voraz. Contudo, essa é apenas uma parte da aparente loucura do príncipe, já que a sua ideia de se refugiar junto aos seus amigos em um castelo tão fortificado que a peste jamais ousaria se aproximar toma ares cada vez mais insanos quando vamos nos dando conta de que ele realmente é feliz ali, mesmo sabendo que milhares de pessoas estão morrendo lá fora.

Para coroar de modo mais macabro tudo isso, o príncipe Próspero organiza um baile de máscaras e dá vazão a sua genialidade aterradora, através da criação de fantasias que misturam o sonho com o pesadelo, o real com a fantasia, o horror com a beleza, a inocência com a crueldade de modo tão impressionante que o leitor passa a questionar os limites da sanidade não só dele, como também, de si, já que aos poucos vamos nos dando conta de que nessa história a morte não é o verdadeiro antagonista, mas sim o herói que traz justiça de uma forma letal aos poderosos que ousaram pensar serem capazes de triunfar sobre ela.

Uma das características de Edgar Allan Poe que mais me impressionam é a capacidade que ele tinha de descrever cenas com poucas palavras e mesmo assim conseguir inserir o leitor na atmosfera desejada por ele de modo eficiente e preciso. Em ‘A Máscara da Morte Rubra’ em especial, consegui perceber essa faceta dele de modo mais acentuado, já que logo nas primeiras linhas desse conto fui envolvida por uma história carregada de egoísmo, mas ao mesmo tempo tão arrebatadora que por mais que eu a releia sempre a acho fascinante. Muito disso se deve a maneira quase musical com que Poe o escreveu, pois ele não só impôs certo ritmo poético ao conto, com também, utilizou o jogo de palavras de modo que ao lê-lo em voz alta somos tentados a achar o tom certo para fazê-lo. E como se isso não fosse suficiente, ainda é possível encontrar um enredo repleto de simbolismos que confere à história uma densidade tão impressionante que faz de ‘A Máscara da Morte Rubra’ um dos contos mais sensacionais que eu tive o prazer de ler.

site: http://www.mundodoslivros.com/2013/10/resenha-especial-mascara-da-morte-rubra.html

Dayane.Janara 31/12/2020

Em tempos de pandemia impossível não fazer uma comparação com o conto. O que vemos é um grau de egoísmo muito grande por parte do príncipe e falta de empatia com seus súditos. Não vejo a Morte como uma antagonista, mas um personagem que representa a justiça.

Laura Santos 09/04/2021

Leitura necessária na pandemia
Como um conto escrito no século 19 pode soar tão atual em 2021?
O príncipe Prospero preocupado em apenas atender os seus prazeres enquanto a doença e a morte assola o reino. Só que ele vai perceber da pior maneira que o Tempo e a Morte é inexorável, independente de quanto dinheiro se tenha.
SUPER RECOMENDO!!!!

Adriely.Yamamotto 08/04/2021

Sensacional
Já havia lido "A máscara da morte rubra" quando estava na escola. É um conto maravilhoso de horror. Em tempos de pandemia ganha, com certeza, um novo significado.

Vertinho0 23/07/2021

Ali estava, A MORTE RUBRA!
O meu conto favorito do grandioso Edgar Alan Poe, nele é mostrado uma pequena parte da ignorância e egoísmo do ser humano com o seu semelhante. Um conto clássico que ainda é muito atual! 5/5?

Smoke One 02/12/2021

A morte não aceita suborno...
Em tempos pandêmicos, ler esse conto, cuja curiosidade foi suscitada através da obra cinematográfica "A sombra de Stalin", foi de extrema valia. Sobretudo para pensar como as classes abastadas, ilusoriamente, apenas retardam o inevitável. Em suma, pode servir para refletir acerca do nosso papel na sociedade.

Joseph Kuma 01/11/2021

A Máscara da Morte Rubra
Um ótimo conto, mesmo que eu não tenha entendido muito e espero relê-lo em breve, que mistura um aspecto histórico com uma pitada sobrenatural e uma atmosfera bem tensa, pesada e macabra de um contexto epidemiológico. Tudo é bem ambientado e bem escrito, criando a cena perfeitamente montada na nossa cabeça.
Recomendo para quem gosta de contos desse estilo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5