spoiler visualizarraloliver 29/08/2016
Que tipo de pessoa você é: Por quê ou Como?
A primeira vez que assisti este TED percebi porque a Apple é uma das empresas mais valiosas do mundo e possui em dinheiro mais de U$200 bi, e acompanhando outras empresas e histórias de grandes líderes, aprendi alguns conceitos sobre este tipo de empresa, e descobri (lendo o livro) qual tipo de pessoa eu sou, isso claro, no que diz respeito ao o porquê do Simon Sinek.
Costumo dizer que as pessoas são motivadas pela energia, ou seja, ela não está motivada, ela é ou não é motivada, o que faz as pessoas se inspirarem é o carisma, então, eu sou uma pessoa motivada, mas nem todos os dias eu estou inspirado. Um exemplo recente disso, é a volta do Bill Gates a Microsoft, quanto ele fala, ele inspira as pessoas, não é a paixão dele por computadores que me inspira, é o seu eterno otimismo de que mesmo os mais complicados problemas podem ser resolvidos, é para o otimismo dele que somos atraídos.
As pessoas sente-se compelidas a disseminarem a sua causa, não porque precisam, mas porque sentem que precisam fazer isso.
Ser carismático não tem haver com motivação, mas da sua clareza com relação ao seu porquê. Ao inspirar alguém, diferente de tentar motivar ou mandar em alguém, você apenas “compra” a pessoa por um momento, como um chefe ao dizer ao empregado, “use o capacete, é para sua segurança” e, ao chefe virar as costas, o empregado tira o capacete, isso não é liderança, não é inspirar.
É isso que acontece quando você é ou tenta ser um “chefe”.
Mas voltando ao texto, pessoas do tipo “porquê” são aquelas que inspiram, que não estão tão preocupadas no “como” algo será aplicado ou “o que” exatamente será vendido ou apresentado.
Martin Luther King, Steve Jobs, Walt Disney são pessoas do tipo “porquê” elas não sabem exatamente como o computador dos sonhos, ou as animações serão vendidas, pra quem ou o que será feito com elas, mas têm a clareza real sobre porque querem levar isso as pessoas. O Dr. King tinha um sonho, mas para o movimento ganhar vida era preciso organização, alguém com um plano, e esse alguém foi Ralph Abertathy, ele deu uma estrutura ao plano. Disney queria criar experiências ricas para todos com a Disneylândia, mas alguém precisava cuidar das finanças e criar os processos para o devido crescimento, afinal de contas você pode ser o melhor designer, médico ou engenheiro de todos, mas se você não sabe pra onde ir, qual será o seu destino? Por isso para cada grande líder (pessoa do tipo porquê) existe uma pessoa ou grupo do tipo como, que são diretamente inspiradas pelo líder a colocar essa causa em ação.
Pessoas do tipo como são mais pragmáticas, vivem o momento presente, enquanto pessoas do tipo porquê enxergam aquilo que a maioria dos outros não consegue ver, como o futuro por exemplo. Uma não é melhor que outra, mas eles se completam. Voltando ao exemplo do Walt Disney, ele sonhava, desenhava, tinha seus devaneios, enquanto Roy, seu irmão, iniciava o império da Disney, foi ele, Roy, que criou o merchandising e deixou a Disney mais familiar as pessoas, principalmente no que diz respeito ao nome dos personagens (confira no NetFlix o filmes: Walt Antes do Mickey).
As pessoas do tipo como são mais operacionais, e isso tem haver inclusive com a genética do ser humano.
As pessoas do tipo como não precisam de pessoas do tipo porquê para fazer bem as coisas. Elas me lembram um pouco as pessoas do tipo Adedina + Adedina que são os líderes, e o Adenina + Guanina que são as pessoas do tipo operacional, então as pessoas do tipo como são A (adedina) + G (guanina), ainda temos as pessoas do tipo Guanina + Guanina, mas isso é assunto pra outro post. Já as pessoas do tipo porquê, por conta da visão além do alcance, quase sempre se perdem apenas na imaginação, isso claro, se não encontrarem alguém do tipo como na caminhada. Ambas devem trabalhar juntas com o a clareza da finalidade e um plano para chegar lá.
As pessoas do tipo como, digo, as melhores pessoas do tipo como, em geral, não querem estar em evidência, pregando a visão, elas são bem ativas onde ninguém vê, nos bastidores.
Somando pessoas do tipo porque e do tipo como você transforma o círculo de ouro num megafone, ou seja, a inspiração é apenas o começo, você precisa de algo à mais para liderar um movimento.
O cone representa a empresa ou organização — um sistema inerentemente hierárquico e organizado.
Lembre-se: o porquê é apenas uma crença (por favor, nunca mais use missão, visão e valores). Os “comos” são ações que empreendemos para realizar essa crença, e os “o quês” são os resultados dessas ações, ou seja, aquilo que você usa pra imprimir o seu porquê.
Não importa o que fazemos em nossa vida, o nosso porquê — a nossa finalidade, causa ou crença orientadora — nunca muda. Simon Sinek
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