A Barca de Caronte

A Barca de Caronte Lucian Blaga

Resenhas - Barca de Caronte

Andrea.Borges 13/07/2016

Um romance com testemunho sobre a opressão comunista na Romênia.
Filósofo, teólogo e escritor de estudos filosóficos, ensaios, poemas e peças de teatro, Lucian Blaga assistiu sua pátria, Romênia, sendo tomada pelo exército russo, bem como a cultura romena desconstruída pelo materialismo histórico. Neste romance, Blaga muda o nome de personagens reais para retratar o impacto de um regime opressor, não apenas sobre o corpo, mas sobre o espírito de uma nação - esmigalhando seus valores, crenças e tradições para a construção do novo homem idealizado pelo marxismo.

Ozi 24/11/2023

O título engana
Iniciei o livro achando que era sobre mitologia grega pela capa e o título, mas me enganei é uma biografia embora que fictícia, o autor conta a própria história utilizando personagens. No livro Lucian Blaga é Axente Creangä e Leonte Patrascu no qual ele chama de irmão gêmeo é ele próprio. É um livro de fácil compreensão, mas com capítulos extensos o que torna a leitura densa, mas valeu a pena ler até o fim.

Edu021 23/05/2020

Um pouco de História Romena.
Adorei descobrir um pouquinho desse país por meio de Lucian Blaga. Recomendo.