Cartas de Amor de Fernando Pessoa

Cartas de Amor de Fernando Pessoa Fernando Pessoa

Resenhas - Cartas de Amor de Fernando Pessoa

Vanêssa 13/12/2023

"Quanto a mim? O amor passou. Mas conservo-lhe uma afeição inalterável, e não esquecerei nunca..."

ana 23/03/2023

Dai que eu li Cartas de Amor de Fernando Pessoa
Engraçado o que o amor faz com as pessoas, é estranhíssimo pensar que essas cartas foram dedicadas a uma mulher real, que não há nada ficcional ali.
É de uma breguice, de um mal gosto, uma cafonagem sem tamanho, é ridículo, ridículo, ridículo, tal como o amor.
Gostoso demais me sentir próxima, poder entrar na intimidade do Pessoa. Leitura Valiosa!

Luíza 09/01/2024

? Cartas de amor - Fernando Pessoa
Eu ainda não tinha lido nada de Fernando Pessoa, nunca tive vontade de ler algo com a palavra ?desassossego? logo no título ? mas esse aqui me conquistou pelo seguinte trecho da sinopse:

?As cartas não vêm carregadas com arroubos de saudades - o que se espera de cartas de amor - porque Pessoa e Ophélia se viam quase todos os dias?

Pois bem, parece simples, mas: o que poderia ser mais interessante do que um autor brilhante tentando escrever sobre algo incrivelmente monótono e sem graça? E mais: escrevendo sobre sua própria vida e suas vivências, com cartas reais, para uma pessoa real, no mundo real

Isso aí me fisgou na curiosidade. Se Pessoa conseguisse ser interessante nessas cartas, em um livrinho curto de 70 páginas, eu poderia ter certeza que o Desassossego não seria tão ?desconfortável? assim de ler e iria me arriscar, sim, na leitura

O resultado de tudo isso é que uma das minhas primeiras leituras desse ano será o tal do ?Livro da Aflição? ? Somente porque essa coletânea de cartas é algo completamente simples, mas absurdamente GENIAL

As cartas são incríveis, uma coletânea que me fez rir bastante e ainda me emocionar. Um retrato fiel e verdadeiro da VIDA, como ela é - na maioria das vezes, sem graça mesmo, e repleta de sentimentos conflitantes, mas a única que temos para viver e que, quando bem aproveitada, chega a ser bem divertida

Katarina 22/11/2018

Ridículas, como todas as cartas de amor.

Julia Almeida 22/09/2022

Um amor real
Achei bonito e bem interessante.

Acho importante mostrar um amor real, sem ser muito fantasio e romantizado como estamos acostumados a ler e a ver por aí.

E, meu deus, eu leria até a lista de compras desse grande poeta.

?Teu, sempre teu Fernando?

Lua 25/10/2022

Rídiculas, como o amor.
Essas cartas são tão pessoais quanto as mensagens que trocamos com nossos amores por qualquer bate-papo de alguma rede social.

Sempre que leio cartas, das quais não sou destinatária, sinto que estou invadindo a privacidade de alguém. Nesse livro em específico, passo a ser espectadora daquilo que chamamos de "intimidade" de um casal.

Devo dizer que não me sinto apenas uma "invasora", mas também alguém privilegiada por poder ler os escritos de alguém tão fantástico quanto foi Fernando Pessoa.

Li cartas dramáticas, birrentas, tristes, saudosas, apaixonadas e, sobretudo, ridículas (como todas as cartas de amor o são).

Iasmin 22/06/2023

O teu, sempre, sempre teu, Fernando.
"tímido amor que não se concretizou por falta de flama, certamente. Ficou no platonismo, sofreu ruptura, e não culminou nem com o ato, nem com o verbo."

Havia em meu coração muita curiosidade em conhecer esse lado amoroso do Fernando pessoa, e após ler estas cartas consegui compreender que o Fernando romântico, ainda é Fernando Pessoa, com seus tantos heterônimos, por vezes ele até pede que Álvaro de Campos fale por ele. São cartas de um amor real, sofrido, e não concretizado.

Sammy 𧡠28/05/2024

?Fiquemos, um perante o outro, como dois conhecidos desde a infância, que se amaram um pouco quando meninos, e, embora na vida adulta sigam outras afeições e outros caminhos, conservam sempre, num escaninho da alma, a memória profunda do seu amor antigo e inútil.?

Amanda Bonfim 01/11/2023

Descobri que amo ler cartas. Já amava escrevê-las e amei ainda mais lê-las. Cartas de Fernando Pessoa então... Uma leitura fluida e gostosa, que nos permite conhecer mais da vida desse grande autor..
Recomendo!

cinnamongirl612 07/12/2023

Ridículas, como todas as cartas de amor.
Afinal, não seriam cartas de amor se não fossem ridículas. Hahahaha
Referências à parte, é interessante ver escritos pessoais do Pessoa, principalmente de cartas de "amor", que eu não achei tão românticas quanto esperava, alguns trechos são, inclusive, desconfortáveis de se ler me causando a sensação de estar invadindo q privacidade alheia hahaha mas serviu para mostrar mais uma das milhares de faces do poeta que foi vários poetas em um só.

Na Literatura Selvagem 12/10/2017

Fernando e suas cartas de amor
"Quem me dera ter a certeza de tu teres saudades de mim a valer. Ao menos isso era uma consolação..."

Organizado por Walmir Ayala, Cartas de amor - Fernando Pessoa é um compilado de cartas escritas pelo poeta dirigidas à pessoa de Ophélia Queiroz, que ele conheceu no dia em que ela apresentou-se na firma onde Pessoa trabalhava como colaborador na redação de correspondência.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/09/cartas-de-amor-de-fernando-pessoa.html

Locimar 27/07/2020

Saborosas
Gostei do "prefácio" ou da introdução que o Walmir Ayala fez nesta edição da Nova Fronteira. As cartas de pessoa me fez lembrar quanto eu gostava de escrever cartas e das tantas que escrevi!

Patrícia Brito 16/01/2022

Bom livro, com belas cartas, para conhecer um pouco da vida pessoal do grande poeta Fernando Pessoa.

"Se a vida, que é tudo, passa por fim, como não hão de passar o amor e a dor, e todas as mais coisas, que não são mais que partes da vida?".

Raissa.Oliveira 19/02/2023

Cartas de amor
Ridículas, como todas as cartas de amor, mas não seriam cartas de amor se não fossem ridículas não é mesmo?