Dinheiro Sujo

Resenhas - Dinheiro Sujo

Aline Araujo 13/06/2022

5???
5 estrelas favoritadíssimo!

Tenho tanto pra comentar desse livro, vamos lá:

?[?] eu não havia matado ninguém. Não naquela cidade e, pelo menos, por enquanto.?

Jack Reacher subiu num ônibus sem destino e desceu na cidadezinha de Margrave. Mal entrou na cidade e foi preso, acusado de assassinato. A primeira verdade constatada por ele foi: ele não havia matado ninguém. A segunda foi: ele precisaria ajudar a polícia para provar sua inocência.

E assim começa uma sequência absurda de falhas na investigação e uma sequência de tentativas - falhas - de matar Reacher. Quando ele descobre quem morreu, o próximo passo é desvendar o porquê o ?morto? estava naquela cidade, o que estava investigando e onde falhou.

Reacher é esperto o suficiente para confiar em pouquíssimas pessoas, prestar atenção aos detalhes e estar dois passos à frente de qualquer um.

A partir do momento em que ele descobre a complexidade e a magnitude da operação, percebe que não há como voltar atrás e que vai precisar matar muitas pessoas para continuar vivo e provar a verdade.
__________
Jack Reacher é uma espécie de Sherlock Holmes e James Bond: inteligente o suficiente para enxergar falhas e esperto o bastante para nunca andar desarmado.

A narrativa é conduzida pelo protagonista. Prossegue de uma maneira lenta até a página 100, mais ou menos. Mas a partir daí você não vai querer largar a investigação até desvendar cada pista juntamente com o Jack.

A história não deixa pontas soltas, não economiza na violência, mostra um protagonista que não dá a mínima para ser adorado ou não (e é justamente por isso que você vai gostar dele), além de expor um ENORME esquema de corrupção e falsificação de dinheiro.

Cada página desse livro valeu a pena! É o melhor livro de ação que eu já li.

Inácio 18/05/2022

Bruto
Jack Reacher é um monstro de quase 2 metros que tem uma mente blindada e um caráter inabalável. Um herói que poderia existir no mundo real. Sem discurso e sem conversa fiada ou imbecilidades superficiais que vemos no mundo de hoje. Apenas um cara simples tentando fazer a coisa certa.

Leca (Ok Bookstan) 08/05/2022

Jack Reacher dos infernos
Jack é um personagem muito inteligente e habilidoso e tudo isso não é por acaso. Sendo ex-militar, ele é treinado para agir com cautela e esperteza. Mesmo sendo preso injustamente no dia em que chega a Margrave, ele age com calma e põe em jogo o treinamento que recebeu durante a vida, cooperando com os policiais.

Acontece que, ao decorrer do tempo em que permanece detido, Jack percebe algumas situações e dentro dessas percepções, acaba entendendo que algo está errado. Foi ao ser solto que conseguiu compreender: talvez, estivesse ligado ao homicídio. Mas de qual forma?

O primeiro mistério é descobrir quem foi morto e porquê, e quando isso acontece, Reacher percebe que já não pode mais ficar fora de cena. Ele estava certo de que iria até o fim de todo o mistério. A partir disso, um esquema de falsificação está prestes a ser desmascarado pelo ex-militar Jack Reacher que estava APENAS tomando um café quando foi preso.

As cenas de ação são bem legais, principalmente quando comparadas com a série (Reacher). A forma em que a cabeça de Jack trabalha também é muito boa, ele é um personagem que faz o que promete. Apesar disso - e não acredito estar admitindo algo assim -, achei o romance que ele tem com Roscoe um pouco fora de contexto. Isso não tira o mérito do livro, mas também não acrescenta em muita coisa. Eu particularmente tiraria o romance.

Sendo o livro de 97, não é difícil de achar pensamentos que em 2022 não cabem mais em uma sociedade civilizada. Alguns pensamentos do personagem me incomodaram, como por exemplo: o modo como ele acaba se dirigindo aos personagens por suas caracteríscas físicas de forma a insultá-los, entre outras coisas. Ainda assim, não achei que essas situações estragaram a minha experiência com o livro.

Em algumas situações achei que o autor acabou dando uma "pecada" na personalidade de Jack. Ele imprimiu um personagem super inteligente, mas que em alguns momentos descartou algumas pistas ÓBVIAS que viriam a ser muito importantes 2 ou 3 capítulos depois.

Apesar dos erros, ainda é um bom livro e não me arrependo nem um pouco de ter lido. A narrativa é mais crua do que eu estou acostumada, mas isso também fez com que a movimentação do personagem dentro da história tenha sido muito mais rápida. Isso me agradou de uma forma estranha.

Quanto ao desenvolvimento, ele não é lento, mas o modo como tudo é escrito não deixa a história tãão fluida assim. Não demorei a ler, mas também não foi minha leitura mais rápida.

Dyego 01/04/2022

Demorei muito tempo pra ler porque em alguns momentos achei um livro meio arrastado, muito descritivo, e isso me dava preguiça de seguir. Foi o primeiro livro do autor que li, e cheguei até ele depois de ver a série da Amazon, e acho que a adaptação se saiu melhor que o livro por conta da dinâmica, funcionou melhor como série.

Eder.Machado 19/03/2022

Ótimo suspense
Uma excelente aventura de Jack Reacher, tanto que virou uma temporada da série da Amazon, história bem elaborada e bem costurada. Muito empolgante e prende a atenção do leitor até o final.

Carlabevilac 12/03/2022

Finalmente consegui ler um livro do Lee Child. Gostei muito da sua escrita envolvente apesar de recorrentemente alguns trechos serem repetidos de forma desnecessária. Leria outros livros da série sem problemas. Recomendo.

Rê Lima 02/03/2022

Sempre quis ler os livros com o Jack Reacher, mas confesso que só comecei quando soube que a série de TV era boa. E curti bastante o livro! Vou ler os outros!

Marcelo Ricarte 22/02/2022

Bom, mas espero mais dos próximos
O resultado final não é ruim, mas a condução parece ter sido para mim um pouco fraca, sem muita ação...

Mas quando o resumo te vem a cabeça ele não foi uma experiência ruim, acredito que o local q se passa a história e por ser o livro de apresentação, tenha passado essa impressão.

tiorobin.silva 19/02/2022

Melhor que a série
Já havia visto os filmes de Jack Reacher com Tom Cruise. Agora com a série na Amazon, decidi ler os livros. Ambas as adaptações são boas,mas o livro é bem melhor.
O autor é bem descritivo dos ambientes, como se descrevesse uma fotografia. Jack Reacher é durão, mas diferente dos estereótipos de filmes de ação, ele demonstra sentimentos, fadiga, apreensão, nervosismo. Isso o torna mais plausível que sua contraparte dos filmes.

Cris Moraes 26/11/2021

Foi uma história que não funcionou para mim.
Este livro é um thriller e parece que é a primeira história de Lee Child, no qual ele apresenta o personagem Jack Reacher, numa descrição que nada tem a ver com o nosso Tom Cruise nas telas do cinema. O personagem em si é fantástico, digno mesmo da figura cara durão e herói do suspense policial. A trama tem um bom mote e poderia ser um baita thriller cheio de muita ação e de muita tensão. Digo poderia porque, para mim, a narrativa não funcionou, não me envolveu, não me instigou. Não era à toa que o "bendito livro" estava há muito tempo parado na estante sem que eu concluísse a leitura e sempre sendo deixado para trás. Aliás, só terminei mesmo por causa de um Desafio Literário do qual eu participei. Na minha opinião, foi uma narrativa muito monótona, cheia de descrições repetitivas e que me deixaram muito mais cansada do que curiosa com a elucidação dos assassinatos. Porém, há resenhas e resenhas que exaltam a história toda do livro e acredito que as pessoas que escreveram essas opiniões realmente gostaram de todo o conjunto da obra. Como eu disse, para mim não funcionou.
Se eu recomendo? Sim. Gosto é algo muito relativo e muito pessoal. Vai que...
Uma boa leitura para quem se aventurar!
roses in winter 26/11/2021minha estante
boa resenha :)

Joanna Azevedo 27/07/2021

Até. Que. A. História. É. Boa.
Mas. Tem. Tanto. Ponto. Final. Que. Fiquei. Perdida. Li. Até. O. Final. De. Raiva. A história é realmente boa e envolvente, mas a escrita do autor não é mt interessante.
isadora1102 27/07/2021minha estante
KAJWJSKKWKA

Hay 27/07/2021minha estante
???? essa resenha foi bem auto explicativa hahahah

mccaveirinha 27/07/2021minha estante
essa resenha é curiosamente muito engraçada KAKAKAKKAKAKAK

Saane 27/07/2021minha estante
Hahaha

Joanna Azevedo 28/07/2021minha estante
Esse livro foi inesquecível!

Marcelo Caniato 18/04/2021

Crime ocorre nada acontece feijoada
Normalmente eu detesto review que começa com "eu queria muito gostar, mas...", mas eu vou ser obrigado a dizer isso aqui: eu queria muito gostar desse livro, mas não deu. A razão de eu ter lido com expectativa alta foi ter gostado dos filmes. O segundo filme não é tão bom, mas o primeiro, O Último Tiro, é excelente.

Nada nesse livro é suficientemente bom. O enredo é mediano e as cenas de ação são fracas. Mas é o tipo de coisa que daria pra relevar, como um passatempo pra desligar a mente, se não fosse a escrita do autor. Eu até pensei que fosse problema de tradução (talvez algumas coisas até sejam), mas depois procurei na internet e vi que há críticas ao texto original também. A escrita dele é confusa, repetitiva, com diálogos ruins e cheia de frases curtas do tipo: "Fulano se levantou. E então ele se virou. Olhou para o homem na sua frente. Com uma faca na mão.", e assim por diante. Tem uma cena em que ele se refere a um mesmo veículo, em trechos diferentes, como caminhão, caminhonete, furgão e picape. Até agora não sei dizer qual é a forma exata desse veículo. Em outro momento ele fala que ficou no ar por 2h35 em um "táxi". Táxi aéreo? Não parecia, de acordo com o que havia sido dito antes. Ficou no ar no sentido de "ficou aéreo"? Não sei. Um parágrafo depois ele menciona estar num táxi, aí já claramente no chão, mas só serviu pra aumentar a confusão. E algumas páginas depois ele fala que pegou o avião de volta e demorou muito mais: 2h30 (??). Supus que "demorar mais" foi uma sensação dele. Mas pra que mencionar então o tempo de viagem novamente? Fora inúmeras outras passagens estupidamente confusas, que poderiam ser evitadas com mudanças simples no texto.

O livro tem 470 páginas. Quatrocentos e setenta! Nas primeiras 200, vários nadas acontecem. Logo no iniciozinho ocorrem umas cenas em um presídio que eu já desconfiava que não seriam muito interessantes, e não foram mesmo. O resto é uma investigação monótona, em que quase nada é revelado, e fica o Reacher rodando pra lá e pra cá descrevendo cada centímetro de paisagem. Não contente com isso, ele ainda se repete, descrevendo tudo de novo toda vez que ele pega aquele mesmo caminho.

Eu tinha visto um review dizendo que depois da metade o livro pega fogo. Eu não sei o conceito de metade da pessoa que escreveu aquilo, mas a história pra mim só ficou minimamente intensa na página 400. Foi o primeiro momento em que eu consegui me importar um pouco com os vilões. Até então, eles podiam viver ou morrer que não fariam diferença pra mim. Aí você pensa que o negócio vai engrenar, mas não. A cena final é tosca, extremamente forçada, e só tinha possibilidade de ocorrer com a bênção do roteirista mesmo. E nem de longe é incrível, como faz parecer o blurb na capa (inclusive, belo spoiler pra se colocar na capa).

Além do que já foi dito, a estória é recheada de coincidências absurdas e atitudes sem sentido dos personagens. A explicação que o Reacher dá pra como ele encontrou uma pessoa desaparecida chega a ser engraçada de tão absurda. Ao mesmo tempo, ele e os outros investigadores não enxergam coisas que são óbvias pro leitor desde o início. Com certeza tem outras coisas que estou esquecendo de comentar, mas enfim. Fica aí a não-recomendação pra quem se interessar.

Jaqueline 19/02/2021

Muito bom!!
Já começa com muito suspense ação. E todos os acontecimentos posteriores, o clima de investigação e as descobertas são muito boas e na medida certa. Nos deixando ansioso para saber o que vai acontecer nas próximas páginas. Teve um final bom, apesar de esperar um pouco mais.
Mas, no geral é um excelente livro e super recomendado para quem gosta de investigação policial e muita ação.

Fátima Lopes 19/04/2015

Bom passatempo.
Cenário: típica cidade sulista corrupta, já descrita em tantos livros e filmes.
Protagonista : adepto de "abordagem direta" , ou seja resolve as questões na base do tiro, facada e socos.
Detonador : assassinato de alguém querido pelo protagonista.
Resultado: trama eficiente repleta de mortes, explosões, "porradas" mil.

Juliana Vicente 21/07/2013

Após ler algumas resenhas fiquei curiosa em conhecer Jack Reacher e descobrir por mim mesma o que tornava esse ex-militar um personagem tão querido a tantos leitores. Dinheiro sujo é o primeiro de uma série, mas acredito que seja possível ler fora da ordem, a meu ver são leituras independentes, claro que se você tiver a chance de ler na ordem é bem melhor.

A leitura flui sem problemas, o autor consegue descrever perfeitamente os ambientes e ações dos personagens, como é em primeira pessoa conhecemos os demais personagens na visão de Jack, seu cinismo é presente em todas as páginas e é difícil confiar em quem quer que seja. A trama é bem elaborada, o que instiga o leitor a chegar ao final do livro e saber o destino de cada um.

Aprendi algumas coisas úteis durante a leitura: como funciona o processo de falsificação do dinheiro; como evitar morrer por asfixia; como fazer um corpo desaparecer, são algumas das dicas de Jack ao leitor. Recomendo que vocês evitem repetir tais atos, a realidade pode decepcionar um tantinho.

Algo que me impressionou é que Jack é um homem comum, que foi treinado para perseguir os melhores assassinos, mas isso não impede que ele se engane ou que fique perto da morte mais de uma vez, eu que esperava um “Super-Homem” me deparei com uma realidade bem diferente, foi uma grata surpresa.

Quero ler o próximo da série e acompanhar Jack em sua próxima missão, ainda que tensão seja um sentimento presente em todas as páginas.

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2013/07/dinheiro-sujo-lee-child.html