Et après...

Et après... Guillaume Musso

Resenhas - Et après...

Lari 24/07/2020

Bom para treinar o francês
E après é um livro de Guillaume Musso, famoso escritor francês, O livro acompanha Nathan, um jovem advogado bem sucedido profissionalmente, que, na infância, teve uma experiência de quase morte. Divorciado, com uma filha pequena, sua vida começa a mudar quando é procurado por um médico enigmático.
O livro é uma mistura de romance e suspense, cheio de clichês, mas mesmo assim dá curiosidade para saber o que vai acontecer. Os personagens são cativantes, mas um pouco irrealistas e estereotipados, o que acabou me incomodando um pouco durante a leitura. Muitas vezes, o livro exagera bastante no drama e fica parecendo uma novela mexicana. Apesar disso, recomendo o livro para quem gosta de romance misturado com drama e um pouquinho de suspense. Além disso, a obra aborda temas como o valor da família, excesso de trabalho, divórcio, alcoolismo, questões existenciais. É um livro com uma pegada um pouco espiritual e sobrenatural que nos faz refletir sobre a vida e a morte.
Acho que o que me decepcionou no livro foi que comecei a ler esperando um suspense e a história é mais voltada para o romance e drama, além de se tratar da questão de espiritualidade. Enfim, pelo que pesquisei, este é o primeiro livro do escritor e várias pessoas também se decepcionaram: parece que os livros seguintes do autor são bem melhores. Talvez eu dê uma chance para um novo livro do autor.
No meu caso, o meu incentivo para não desistir da leitura foi porque eu li em francês, a fim de aprimorar esse idioma que estou aprendendo. A linguagem não estava difícil em francês, então acredito que, na versão em português, a leitura também deve ser bem fluida.
Para quem gosta de ver adaptações de livros, existe um filme chamado Afterwards. Como não empolguei tanto com o livro, não fiquei tão empolgada de assistir o filme, mas eu vi o trailer e me pareceu uma boa adaptação.

Lições que extraí do livro:

1 - Dinheiro não é tudo;
2- A família é muito importante em nossa vida;
3 - É preciso tomar cuidado com preconceitos que estão inerentes em nossa mente, sem a gente nem perceber;
4 - Para morrer, basta estar vivo;
5 - Mesmo com livros que não nos empolgam tanto, é possível aprender várias coisas! =)

site: https://www.comentarioslivros.com/