Leitura na Sala de Aula

Leitura na Sala de Aula Emílio Sánchez Miguel

Resenhas - Leitura na Sala de Aula

Emmanuel 18/01/2013

Para se perguntar
Em Leitura na Sala de Aula o espanhol Emílio Sanchez Miguel e sua equipe procuram apontar com dialética e sem pedagogismos possíveis soluções para um problema bem comum e contínuo das salas de aula não só do Brasil como do mundo todo, a leitura numa sociedade marcada pelo imediatismo e pela ausência da experiência profunda.

Ao longo das páginas são tratados e interpretados alguns clichês já antigos da educação como “ a culpa é da família”, ou esses “alunos não veem beleza na leitura”. E alguns novos como “a culpa é do professor”, ou ainda “não leem porque o Estado não quer”. O livro não nega os problemas, mas ele nos leva a perguntar: certo, os problemas estão aí, agora o que faremos para resolver com o material que temos no cenário em que estamos?
Uma boa medida para um livro é a quantidade de questões que ele levanta para o leitor. E ao lermos o ensaio de Sánchez questionamos a prática docente e tentamos criar a partir de suas ideias e análises soluções para as singularidades dentro de nosso próprio ambiente.

As soluções e questionamentos de Sánchez não são meramente teóricos o livro traz mais de trinta estudos de caso, gravações de aulas e observações de professores para tentar solucionar o problema. Talvez tenhamos na mão um importante livro para os envolvidos com a prática docente, não só na área de linguagens, mas para as ciências e as humanidades também.