Neighbours

Neighbours Lília Momplé

Resenhas - Neighbours

oursapphism 10/03/2024

?[...] chega a duvidar de que ele a considere um ser humano que pensa e sente como qualquer pessoa, ou se a tem em casa como uma máquina para realizar os serviços domésticos e da qual pode também dispor para fazer amor à sua maneira...?

Melissa 18/05/2024

Esse aqui não sei. Gostei, mas a forma como é escrito não me cativou muito. Uma experiência interessante e reflexiva de qualquer forma.

Galhardo 12/02/2021

Realmente uma obra magnífica. Em "Neighbours", Lília Momplé usa a guerra civil que ocorreu no Moçambique por volta de 1985. Na narrativa, o leitor conhece - durante um período de 13 horas (se não me engano) - a casa de três família vizinhas que são ligadas por um assassinato. "Neighbours" tem caráter de denúncia, aborda intolerância religiosa, machismo, pressão estética, fome, violência doméstica e os efeitos da guerra no país. E a autora o faz com uma maestria... que me falta até fôlego para explicar em palavras! Realmente uma obra necessária e de altíssima qualidade, recomendo de olhos fechados.

Gustavo195 12/03/2024

Um soco no estômago
Uma bagunça organizada na estante das vivências dolorosas do mundo neocolonial, mas que ressoa uma profunda resistência.