O Capital

O Capital Karl Marx

Resenhas - O Capital - Livro I - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vinícius 25/04/2021

Não tem muito o que falar sobre esse livro, né? Um dos mais importantes do século XX, embora escrito ainda no século anterior. O Capital é a obra clássica, atemporal e marcante.

Lista de Livros 24/06/2021

Lista de Livros: O Capital: crítica da economia política – Livro I: o processo de produção do capital, de Karl Marx
Parte I:

“Perseu necessitava de um elmo de névoa para perseguir os monstros. Nós puxamos o elmo de névoa sobre nossos olhos e ouvidos para poder negar a existência dos monstros.”
“Uma nação deve e pode aprender com as outras. Ainda que uma sociedade tenha descoberto a lei natural de seu desenvolvimento – e a finalidade última desta obra é desvelar a lei econômica do movimento da sociedade moderna –, ela não pode saltar suas fases naturais de desenvolvimento, nem suprimi-las por decreto. Mas pode, sim, abreviar e mitigar as dores do parto.”

XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“O caminho para o inferno é pavimentado com boas intenções.”
“O capitalista tem sua própria concepção sobre essa ultima thule*, o limite necessário da jornada de trabalho. Como capitalista, ele é apenas capital personificado. Sua alma é a alma do capital. Mas o capital tem um único impulso vital, o impulso de se autovalorizar, de criar mais-valor, de absorver, com sua parte constante, que são os meios de produção, a maior quantidade possível de mais-trabalho. O capital é trabalho morto, que, como um vampiro, vive apenas da sucção de trabalho vivo, e vive tanto mais quanto mais trabalho vivo suga.”
*: Termo usado nos mapas medievais para designar os limites do mundo conhecido. (N. T.)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Parte III:

“O capital, que tem tão “boas razões” para negar os sofrimentos das gerações de trabalhadores que o circundam, é, em seu movimento prático, tão pouco condicionado pela perspectiva do apodrecimento futuro da humanidade e seu irrefreável despovoamento final quanto pela possível queda da Terra sobre o Sol. Em qualquer manobra ardilosa no mercado acionário, ninguém ignora que uma hora ou outra a tempestade chegará, mas cada um espera que o raio atinja a cabeça do próximo, depois de ele próprio ter colhido a chuva de ouro e o guardado em segurança. Après moi le déluge! [Depois de mim, o dilúvio] é o lema de todo capitalista e toda nação capitalista. O capital não tem, por isso, a mínima consideração pela saúde e duração da vida do trabalhador, a menos que seja forçado pela sociedade a ter essa consideração. Às queixas sobre a degradação física e mental, a morte prematura, a tortura do sobretrabalho, ele responde: deveria esse martírio nos martirizar, ele que aumenta nosso gozo (o lucro)? De modo geral, no entanto, isso tampouco depende da boa ou má vontade do capitalista individual. A livre-concorrência impõe ao capitalista individual, como leis eternas inexoráveis, as leis imanentes da produção capitalista.”
“O trabalho de pele branca não pode se emancipar onde o trabalho de pele negra é marcado a ferro.”

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Parte IV:

“A época imediatamente anterior à revogação das leis dos cereais lançou nova luz sobre a situação dos trabalhadores rurais. Por um lado, interessava aos agitadores burgueses demonstrar quão pouco essas leis protecionistas protegiam o verdadeiro produtor de cereal. Por outro lado, a burguesia industrial espumava de raiva ante as denúncias que os aristocratas rurais faziam das condições fabris em face da simpatia que esses ociosos degenerados, frios e refinados afetavam pelos sofrimentos do trabalhador urbano e diante de seu “zelo diplomático” pela lei fabril. Um velho ditado inglês diz que quando dois ladrões se engalfinham, algo de bom sempre ocorre. E, de fato, a rumorosa e apaixonada peleja entre as duas facções da classe dominante para saber qual das duas explorava mais desavergonhadamente o trabalhador tornou-se, de um lado e de outro, a parteira da verdade.”

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte V

“Em todas as esferas da vida social, a parte do leão cabe ao intermediário. Na área econômica, por exemplo, quem fica com a nata dos negócios são os financistas, operadores da Bolsa, negociantes e pequenos comerciantes; nos pleitos civis, o advogado depena as partes; na política, o representante vale mais que os eleitores, o ministro mais que o soberano; na religião, Deus é empurrado para o segundo plano pelo “mediador”, e este, por sua vez, é deixado para trás pelos padres, que são, por sua vez, os intermediários imprescindíveis entre o bom pastor e suas ovelhas.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2021/05/o-capital-critica-da-economia-politica_58.html

gibs 08/03/2022

Esse livro é FANTÁSTICO
Óbvio que esse livro precisa de dedicação na hora de ler e nao é para relaxar ou ser descontraído, ele serve mais para consulta sobre a ideologia, do que um livro para ler mesmo.
Indico para todos, nao somente para marxistas (eu sei q nós marxistas sempre vamos querer ler O Capital ne), é REALMENTE uma forma de estudar e aprofundar novos conceitos importantes em questões de valores políticos, econômicos e entre outros.
Vale a pena, de verdade.

Pacaterra 13/12/2020

Por que ler O Capital hoje?
Depois de 3 anos do meu primeiro contato com o volume I, há 7 meses atrás iniciei a leitura e o estudo sistemático da obra, relendo também os capítulos lidos anteriormente, e concluindo hoje. Nada melhor do que ressaltar então a importância fundamental não só do livro, como de sua leitura nos dias de hoje.

Em primeiro lugar, a leitura é indicada por expor os fundamentos do modo de produção capitalista como nenhum outro autor conseguiu de uma maneira tão clara, radical (no sentido marxista de radicalidade, ou seja: de tomar as coisas por sua raiz, indo além das aparências). Enquanto que a economia política (burguesa) clássica do Século XIX tenha avançado em diversos aspectos na compreensão da realidade, principalmente com seus grandes autores Adam Smith e David Ricardo, é com Marx que a teoria do valor-trabalho ganha seu "acabamento", isto é: Marx é o primeiro a explicar o funcionamento do processo de valorização do valor, e fundamentar a crítica da exploração do trabalho no modo de produção capitalista.

Depois de sua publicação em 1867,estão demonstrados teoricamente os fundamentos e as determinações históricas do capital, esta relação social que passou a determinar através da produção de mercadorias todas as superestruturas das sociedades modernas. O leitor encontrará não um livro de "economia", mas uma obra completa, que fiel ao método materialista histórico-dialético é capaz de desvelar as diversas camadas aparentes que existem nas relações sociais, sejam elas partes do todo, sejam elas apenas a ideologia (para Marx, ideologia como ilusões do conhecimento), e revelar a totalidade, captando o movimento real.

Em resumo, o estudo sistemático das determinações históricas e do movimento real do capital é fundamental para em primeiro lugar entender o que determina a sociedade que vivemos, superando sua ideologia. Por trás das justificativas burguesas de "liberdade de escolha", "trocas voluntárias" e "igualdade de condições", é só através do estudo aprofundado iniciado por Marx que podemos desvelar os reais interesses por trás da exploração do homem pelo homem na sua forma mais avançada, a do capital, e assim formular a sua superação.

Repito aqui o que já disse José Paulo Netto, biógrafo e estudioso de Marx por mais de 50 anos, que a obra de Marx é a ciência insuperável de nosso tempo, e que Marx não foi o teórico do socialismo ou do comunismo, e sim o grande teórico do capitalismo.

Fernando Messin 06/07/2017

O pai de todos os hipócritas
Obra inútil escrita por um ser deplorável. Como é que um sujeito que nunca trabalhou na vida, nunca passou dificuldades eque jamais produziu um vintém de riqueza do próprio suor pode inspirar tantos ao redor do mundo? Oh, sim, ele inspira semelhantes a ele, chupins que não produzem nada, não servem para nada e querem viver com o dinheiro do alheio.
Ana Clara 08/07/2017minha estante
Caro Fernando, por que se dar ao trabalho de vir falar mal de um livro que você obviamente não leu e sobre uma forma de pensamento que você sequer se dispôs a entender?

Os chupins que não produzem nada, só vivendo do esforço alheio, são justamente aqueles que querem desprestigiar Marx. São aqueles que juntam milhões às custas da exploração do trabalho alheio e de esquemas de corrupção. O pior é como eles conseguem convencer os explorados com essa história, que acham que são felizes por poderem trocar de carro todo ano.

É o "sucesso" de uns poucos nos fazendo ignorar a miséria de milhões.

Vi aqui que você leu o Cortiço, e deu três estrelas. A forma como o João Romão ascendeu, se tornando um capitalista de sucesso, não te convenceu como representação da realidade? Ou, se te convenceu, você acha que isso é algo a ser aplaudido? Que é um sistema que merece a nossa defesa?

Murilo.Araujo 23/11/2017minha estante
Como é que alguém que nunca leu a obra dele falar dele? Usando esse teu argumento, um biólogo não pode descrever o desenvolvimento de uma árvore sem ser uma árvore? Ou um químico descrever as reações de um carbono sem ser um carbono? Leia o livro primeiro!

Fernando Messin 23/11/2017minha estante
Venho estudando Marx desde o 1990 e, não estou argumentando nada. contra fatos não há argumentos. Marx era burguês mimado, filhinho de papai que casou com uma mulher mais rica do que ele. O que ele ganhava como jornalista, professor baderneiro mal dava para bancar seus luxos de pequeno burguês e vez em sempre era Engels quem lhe assinava o cheque.

Murilo.Araujo 27/11/2017minha estante
Corretísssimo, não argumentou nada e continua não argumentando, só falanciando porque desvalidar a obra ainda não conseguiu
E sobre você ter lido, pode mesmo ter lido, mas entendido eu tenho a absoluta certeza que você não conseguiu fazer

Gabriel.Butzen 23/03/2018minha estante
Marx não era burguês pois ele não tinha os meios de produção. Parece que você não estudou Marx não.

Luiz 17/11/2018minha estante
O que tem a ver a profissão, renda mensal ou casamento com a validade dos pontos levantados por ele? Nada. Querer desqualificar interlocutor para dessa forma desmoralizara a mensagem é uma falácia argumentiva das mais baixas. Chama-se Argumentum ad Hominem. É irrelevante se Marx foi um empreendor de sucesso ou um mendigo... Nada disso se relaciona com o conteúdo da mensagem.

Fernando Messin 18/11/2018minha estante
kkkk Se a visão de mundo do sujeito não se relaciona com as observações que ele faz a respeito desse mesmo mundo ( de repente os proletários vivem em Nárnia) ou o sujeito não pertence a esse mundo ou as observações dele são de outro mundo, não existe outra maneira. Eu só posso descrever um elefante se eu já tiver visto um e minha descrição sempre será pautada com base no contexto social no qual eu interajo, assim sendo, minha descrição de um elefante seria diferente da descrição feita por um indiano.
Da mesma forma que as obras de Newton atrairam a atenção de Einstein, a filosofia de Marx despertou o interesse de Lênin, Stalin, Mao-Tse-Tung, Che Guevara, Fidel Castro e outras pessoas muito legais que " socializada" o que era dos outros pra viver no luxo que o capitalismo podia oferecer.

Babi 04/12/2018minha estante
Oi Fernando. Tudo bem? Estou começando a estudar Marx agora, não posso criticar ( e entenda-se o verbo sem cunho positivo ou negativo)algo por ouvir dizer, mas como estudante especificamente de Letras entendo que uma obra tem que ser criticado por ela mesma, nenhum crítico literário parte da vida do autor para a obra, o caminho sempre é o inverso. A vida do autor pode ser utilizada para entender pontos da obra, mas de forma alguma ela deve ser usada como chave interpretativa.
Aliás, (in)felizmente, quando as ideias são colocadas para o mundo o autor delas não tem mais poder de controle sobre o como essas serão utilizadas. Como exemplo, o liberal Smith que entendia o que seu opositor falava nem que fosse para discordar.
Tudo de bom para você.

Juan.Felipe 20/04/2019minha estante
Se o seu capitalismo fosse tão bondoso e justo, não existiria Marx. No decorrer de diversas análises sobre sistemas econômicos (ou formas de governo), pode-se identificar que qualquer sistema agressivo e devastador, culmina-se em uma alternativa igualmente agressiva e autoritária. Marx foi o pai dessa alternativa, que se opôs ao sistema capitalista nefasto e desigual. Querendo ou não Karl Marx foi fruto do próprio capitalismo.

Flavio 10/07/2019minha estante
Sou estudante de economia, apesar dele ter soluções utópicas, o diagnóstico dele é muito respeitado entre os economistas e sociólogos.

Marcos.Azeredo 27/07/2019minha estante
Fernando, vc que é deplorável e um imbecil e burro!

Igor.Sousa 09/06/2020minha estante
Cara ficou nervoso lendo um livro?

Will.Boente 08/09/2020minha estante
Tem Bolsominion até aqui, meu Deus!

Flávio 25/11/2020minha estante
Mas votou no Bolsonaro que saiu do exército com desonra, após ameaçar o exército com bombas, se este não pagasse os seus direitos... após o capitão inútil foi para a política, como deputado a 28 anos mamando nas tetas do Estado, sem fazer nada... agora presidente, salvará o Brasil... kkkkkkk...

Guto 27/11/2020minha estante
É ignorante e não tem vergonha de ser kkkk

Guto 27/11/2020minha estante
Obviamente nunca leu mas se acha qualificado pra dar pitaco. Em se tratando de Marx, nenhuma novidade o clube é grande!

Gabriel1994 27/11/2020minha estante
Trabalho intelectual não é trabalho? Como leitor, você é um tanto hipócrita, então.

guilhermecardoso 01/12/2020minha estante
É muito facil ser considerado um dos maiores pensadores do séc xx né ? O cara dedica a vida a sua obra, você concorde ou não, a obra tem seu valor e merece ser lida antes de ser criticada. Aliás, você nem saiu da superficialidade e entrou na obra na verdade né. Vamos poupar os xingamentos emocionados, que tal ?

Nay 17/01/2021minha estante
Oi Fernando, tudo bem? Como você estuda Marx há um tempo, recomenda a leitura deste livro pra ter um bom entendimento do que é esta ideologia? Quero ler pra ter um conhecimento melhor sobre o assunto (não que eu concorde com os ideais). Estou lendo Sapiens e no livro eles citam este livro como sendo uma espécie de bíblia dos comunistas. Obrigada

Josi.Ferreira 25/01/2021minha estante
Engraçado!todos dão suas opiniões,mas se um der uma opinião contrária da bolha,ja era é massacrado...Democracia gente!!!
nem todos amam Marx,nem todos amam Olavo!
Paz pra todos.

Gabriel.Chamma 23/03/2021minha estante
Olavista nem deveria opinar

Edu Santtos 16/06/2021minha estante
"um sujeito que nunca trabalhou na vida", vc disse. "O que ele ganhava como jornalista...", você disse também. Um pouco contraditório, não acha? Afinal de contas, ele já trabalhou ou não na vida dele?

Fernando Messin 23/10/2023minha estante
eu nao acho que esse livro seja a biblia dos esquerdinhas porque o maximo que esquerdinha le sao resenhas escritas por outros esquerdinhas

Yury.Batista 28/06/2023

Ótimo para estudos ADM
Como um bom aluno de administração esse livro trata de assustos muito relevantes não só do capitalismo em si, mas, também de assuntos acadêmicos que são constantemente abordados em sala de aula. O pensamento marxista fica totalmente em segundo plano e o livro tem uma leitura acadêmica muito relevante e satisfatória e muito vasta na época da revolução industrial e com muitas dicas ainda para o mundo atual.

Rodrigo 01/03/2023

Extratos - O Capital
Este livro contempla uma seleção das partes fundamemtais da edição integral da obra de Marx, onde versões condensadas e resumidas foram produzidas por diversos autores.

Esta versão foi produzida pelo genro de Karl Marx, o médico e militante socialista Paul Lafargue com a colaboração de Laura Marx, filha do filósofo alemão e companheira de Lafargue, cuja missão é apresentar a essência do funcionamento da sociedade capitalista ao movimento dos trabalhadores franceses do final do século XIX.

Agatha 30/12/2022

Sou do partido cachaceiro comunista
É o partido cachaceiro comunista
Nosso bagulho é fazer a revolução
Foice e martelo e com o copo na mão
Vermelha é a nossa bandeira e o nosso coração

É o partido cachaceiro comunista
Sou do partido cachaceiro comunista
Karl Marx o gênio escreveu O Capital
Lenin na Rússia
E na China tem o Mao
E o Che Guevara em Cuba
Toca a Internacional

Dercio 10/09/2012

Livro de leitura obrigatória dos estudantes que evidenciaram o regime militar, mostrou-se utópico com o desenvolvimento das sociedades... em lugar nenhum do mundo atual. Tentei reler atualmente, achei extremamente chato e insuportável... Felizmente nós evoluímos.
Samuel Angelo 14/11/2016minha estante
Ele não é utópico, ele é real, pois sua alegoria se dá sobre um trabalho de suposição ao futuro, feito no presente. O socialismo não foi feito pra dar certo, foi feito pra ser uma roda de sansara.

Cardoso 24/03/2019minha estante
Um livro de análise da sociedade capitalista é "utópico"? Isso não faz o menor sentido e indica que, no mínimo, você não abriu para lê-lo

Pacaterra 03/05/2020minha estante
Não dá para uma descrição da realidade se mostrar utópica. Seu comentário apenas prova que não compreendeu o básico do livro.

Magne 15/07/2023

Um livro marcante
Para quem gosta de ler, de pensar, de ciência, de lutar, de viver etc será contemplado. Esse é um livro muito bem construído, para dar atenção e degustar cada detalhe. Uma obra de uma vida, sem dúvida deixa uma marca naquele leitor atento.
Leio muito, jamais encontro outro livro tão completo. O autor é abrangente mesmo e acurado aos extremos.
Vale a leitura, viva a revolução!

duhzita 28/03/2023

Karl Marx você sempre será economista!
Acho sensacional como um livro publicado há 156 anos ainda consegue ser tão atual no ponto de vista econômico, em minha opinião.
No capital, Marx examina a natureza do capitalismo e as relações sociais e econômicas que existem dentro deste sistema. Argumentando que o valor de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho que foi investido em sua produção e não pela mão de obra que a produziu (sendo quase sempre um valor inferior ao investido no produto). Sendo a exploração do trabalho uma característica fundamental do capitalismo.
Ele também analisa as crises econômicas que ocorrem dentro do capitalismo, alegando que elas são inevitáveis e que só podem ser superadas por meio de uma revolução do proletariado que abole a propriedade privada.
E como disse no início, a obra por mais que ?antiga? ainda é relevante nos dias de hoje, por abordar questões como desigualdade econômica, exploração do trabalho e crises econômicas, temas super importantes na sociedade contemporânea! este é um livro que recomendo de se ler pelo menos 1 vez na vida.

Vinicius ! S. R 05/01/2010

Lógica e coerência exemplar !
É incrível como Marx consegue partir da mais elementar forma do Capitalismo até chegar numa conclusão sobre o sistema capitalista de uma forma absolutamente coerênte e lógica, de termos em termos, definições em definições Marx avança do mais simples para o mais complexo e suas relações, de uma forma totalmente didática, se utilizando sempre de vastos exemplos e aplicações de sua teoria, independentemente do modo de se pensar, certamente "O capital" é um livro essencial para o entendimento do Capitalismo.

balaosuspeito 03/02/2022minha estante
Smt