Essa tal de Bossa Nova

Essa tal de Bossa Nova Bruna Ramos da Fonte...

Resenhas - Essa Tal de Bossa Nova

Alice2372 11/06/2020

Isso é Bossa Nova, isso é muito natural
Nada imparcial para falar sobre esse livro. Amante do samba, da MPB, não poderia ter gostado mais dessa leitura. Relatos de quem viveu a bossa nova na década de 50, grandes nomes da música popular brasileira.

desventuras 09/12/2022

?Tudo tem um tempo para durar, sejam os acontecimentos ou a nossa própria vida. A gente tem que aceitar que as coisas são assim e que o importante é o que fica, não o que terminou.?

Não passou pela minha cabeça que essa seria uma leitura tão proveitosa quanto ela foi. Na verdade, senti um certo receio ao começar essa obra, mas já nas primeiras páginas vi todo esse sentimento ser quebrado como uma parede de papel e no lugar dele apareceu o entusiasmo.

Terminei esse livro em três dias justamente por não querer me despedir dele tão cedo, já que a leitura foi tão fluída que poderia ter lido tudo em uma única tarde. Essa tal de Bossa Nova foi um sopro de conhecimento e diversão, uma leitura imersiva capaz de transportar o leitor por entre suas páginas. Me vi cativada por cada história contada aqui, por cada momento revivido por Menescal e escrito pela Bruna, com a linguagem tão íntima e próxima que me senti sentada com ele tomando um café enquanto ouvia suas vivências.

Foi uma sensação incrível ler a forma como a bossa nasceu, como eles se reuniam para tocar sem pretensão, apenas por gostar do que estavam fazendo.

Senti meu barquinho ser guiado pelas águas calmas da bossa nova com maestria pela narrativa em primeira pessoa. Esse livro me reaproximou da bossa e da mpb de uma forma muito natural.

É um acervo rico de informações sobre discos, gravações, artistas e a vida naquela época, com uma abordagem diferente do que se é acostumado quando se estuda a música em si.

Essa não é uma obra de linguagem técnica e difícil, é uma obra que consegue abraçar todos os públicos e de todas as idades. É fácil de ler e compreender, sem tirar seu peso e importância.

?No final das contas, entendi que a vida é um eterno aprendizado e que a gente nunca pode se fechar para os convites que ela, o tempo inteiro, nos faz.?