Antes de Partir

Antes de Partir Bronnie Ware

Resenhas - Antes de Partir

Ângela Bittencourt Cardoso 23/10/2021

Dos arrependimentos de quem estava em sua hora derradeira
?Seja quem você é, encontre o equilíbrio, fale honestamente, valorize aqueles que você ama, e permita-se ser feliz. Se fizer isso, então você não estará apenas honrando a si mesmo, mas a todos aqueles que se desesperaram em suas semanas finais por não terem tido a coragem de fazê-lo anteriormente em suas próprias vidas. A escolha é sua. Sua vida é só sua.?
JurúMontalvao 23/10/2021minha estante
gente! q lindeza essas palavras? pena q é mt grande pra tatuar, mas olha q ideia veio aqui kkkkk

Tatiana455 23/06/2023

Ao falar da morte, baseada nos relatos de dezenas de pacientes terminais, a escritora nos revela que a percepção do tempo limitado pode aumentar a consciência que temos da vida, esta preciosidade indefinível.
Os 5 principais arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer:
01 - Desejaria ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira para mim mesma, não a vida que os outros esperavam de mim.
02 - Desejaria não ter trabalhado tanto.
03 - Desejaria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos.
04 - Desejaria ter ficado em contato com meus amigos.
05 - Desejaria ter me permitido ser mais feliz.

Isabel Figueiredo 06/04/2013

Emocionante
Muitas vezes durante a leitura tive que parar e enxugar as lágrimas...
Foi sem dúvida um dos livros mais tocantes que já li.
Profundo. Me fez pensar no contatos que tive com a morte, através de experiência com pessoas próximas. E comecei a firmar conceitos que eu já tinha muito fortes em mim, como o "trabalhar menos e aproveitar mais, afinal as pessoas não estarão ao meu lado para sempre".
SERGIO 18/06/2014minha estante
Gostei da sua resenha. Tenho esse livro, porém, não consegui ainda ler, e pelo que comentou, as pessoas que amamos, um dia irá embora, essa é a lei da vida. e como saber suportar quando esse dia chegar ?

Danielle.Sousa 24/11/2016minha estante
Olá, Isabel.

Camila.Almeida 24/10/2020

Belo, mas ehr...não sei!
O livro é escrito de forma a compartilhar as experiências vividas pela autora, que durante algum tempo trabalhou como cuidadora de pessoas em doenças terminais. De fato, os relatos são bem sinceros e com conselhos valiosos (muitos dos quais obviamente sabemos bem), que essas pessoas se lamentavam por não ter vivido de outra maneira. Algumas passagens me tocaram, mas confesso que não me senti tão envolvida com a leitura como esperava. Talvez pelo fato de que me peguei várias vezes pensando numa realidade em que, infelizmente, a esmagadora maioria da população não terá acesso à uma "morte digna", e a realidade das pessoas (financeiramente falando mesmo) me passou a impressão de destoar com a realidade que muitos vivem. A autora me parece ser bastante espiritualizada, mas confesso que fiquei meio "pé atrás", porque ao menos na minha percepção de leitura ela quis "maquiar" as experiências negativas que teve com alguns pacientes, e convenhamos, por mais espiritualizado e apaixonado pelo trabalho que você seja, não é possível que todos os dias você acorde com "borboletas no estômago" e feliz com tudo. Enfim, deixo meu respeito pela autora (escrever e publicar uma obra não é uma tarefa fácil), destaquei alguns insights, mas não seria uma obra que faria uma releitura.

aureaamacedo 15/12/2020

ESPERAVA MAIS
Honestamente, ele não é um livro que vá te prender, é cheio de detalhes desnecessários, fica tudo muito maçante e parece não ter mais fim. Com certeza eu esperava uma leitura mais envolvente e me decepcionei muito, não faria releitura.

Cárita.Cibele 01/06/2020

Antes de Partir
Com certeza um livre que precisa ser lido. Um livro revelador, e que coloca nosso próprio estilo de vida em dúvida. Os pacientes de Bronnie sabem que vão morrer, muito além do que a certeza de todos nós, eles já estão a espera da morte. Assistir a reflexão deles sobre suas próprias vidas e de como a importância das coisas são ressignificadas em seus últimos dias, despertou em mim o desejo de viver mais livremente. Muito rico em aprendizado, eu super indico essa leitura.

Vanessa.Masfely 16/06/2020

Bronnie mudou a carreira de direção drasticamente quando abandonou trabalhos burocráticos para trabalhar com música. Mas consciente de que não teria renda para se sustentar, passou a ser cuidadora. Sua primeira cliente, como ela chama, descobriu depois de um tempo que iria morrer, e Bronnie acompanhou Ruth até seu último suspirou.
Depois disso, passou a assistir outras pessoas que estavam na mesma condição.
A autora trabalhou como cuidadora paliativa por muitos anos, acompanhando muitas pessoas em seus últimos momentos de vida. Isso deu a ela a legitimidade de elencar os 5 maiores arrependimentos que as pessoas têm antes de partir. São eles:
- Desejaria ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira para mim mesma, não a vida que os outros esperavam de mim;
- Desejaria não ter trabalhado tanto;
- Desejaria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos;
- Desejaria ter ficado em contato com meus amigos;
- Desejaria ter-me permitido ser mais feliz.

O livro conta a história de alguns dos pacientes da autora, como eles se libertaram do sentimento de culpa de não terem vivido de uma forma diferente e como mudaram seus relacionamentos com as pessoas que amam, em alguns casos com conselhos e a intervenção de Bronnie durante os processos de reconciliação.
Ao contar a sua história e a dos seus pacientes a autora mostra grande desenvolvimento emocional e espiritual, e realmente é preciso ter, o que não livrou ela de enfrentar sofrimentos, mas de enxergá-los como oportunidade de crescimento.
É muito nítido que a morte trouxe para as pessoas e para a cuidadora uma perspectiva de vida diferente e uma consciência de finitude muito necessária.
Tem uma frase que li no livro 826 notas de amor para Emma que diz:
"Depois de se tornar completamente consciente da sua mortalidade, é difícil fechar a cortina de novo."
Todas sabemos que vamos morrer, mas nos esquecemos, vivemos como se fossemos infinitos e como se tivéssemos certeza que temos a amanhã, mas ele não é garantido.
Quem quiser abrir a cortina, saiba que será uma mudança positiva!

Joyce Evelyn 15/08/2021

Uma história de vida encantadora
Neste livro Bronnie relata sua história de vida em busca de uma profissão que ela amasse, e que também pudesse ser livre, e ao longo do seu caminho ela largou o emprego de bancária e foi viajar para conhecer e viver em locais difetentes, e isso a levou ao emprego de cuidadora de idosos, e neste processo conheceu vários clientes que no final de suas vidas acabaram expondo os seus maiores arrependimentos antes de morrer.
E com tudo que Bronnie viveu neste emprego... e presenciou ela mostra como mudou a Bronnie do futuro.
Mostra como mudou a sua visão de vida, como é uma história verídica não tem como eu dar menos de 5 estrelas, a autora arrasou no livro!

Me trouxe reflexões profundas e espero que traga a você tbm!

Vale super a pena a leitura!?
?????

Ka Yen 11/09/2014

Começou bem e acabou mal
O livro é muito bom até 2/3 dele. Com as histórias de seus pacientes terminais, Bronnie Ware nos faz refletir sobre a vida e sobre nós mesmos. Confesso que chorei em algumas partes.

Minha nota só não foi melhor porque os últimos capítulos foram sofríveis de ler. O livro se tornou um diário pessoal da autora misturado com auto-ajuda barata. Além disso, estava muito prolixo e mal escrito. Achei que matou toda a sensação que o livro passava enquanto focava nos pacientes e nas causas dos arrependimentos.
tavinho 30/03/2016minha estante
Legal! Também senti o mesmo ao lê-lo.

Danielle.Sousa 24/11/2016minha estante
Olá! Tenho muita vontade de ler esse livro, porém ele está esgotado. Tem interesse de vender o seu?Obrigada.

Paulo Ricardo 27/02/2022

Antes de partir, uma reflexão sobre a vida
Bronnie Ware, autora do livro, foi cuidadora de pessoas que estavam nos momentos finais de suas vidas, por quase dez anos. Durante este tempo, ela ouviu muitos dos arrependimentos e lamentos dessas pessoas. Ela separou os cinco que mais se repetiam e escreveu um livro falando sobre eles. Eu achei esse livro maravilhoso! Traz algumas reflexões fantásticas sobre a vida, a morte e sobre a nossa existência. Em algumas partes, no entanto, a autora segue por caminhos de misticismo, o que não me agradou muito. Mas mesmo assim, isso não diminui a grandeza das reflexões que o livro nos traz. Recomendo a leitura.

Adriano Schiessl 30/03/2024

Aprendendo a viver com os que vão morrer .
O livro é muito bom e nos faz refletir sobre a vida em aspecto amplo. Tornando se um pouco cansativo e repetitivo no final quando a autora descreve seu estado de depressao, contudo tais relatos não tiram a beleza da obra e os ensinamentos de seres que estão prestes a partir desse mundo.

Raquel 25/09/2021

Leitura necessária
É um livro que traz reflexões sobre nossas vidas, é drama, é longo também, com muitos detalhes e talvez algumas pessoas sintam que a leitura possa ser arrastada. Pra mim valeu muito a pena, pois consegui aprender, refletir sobre como quero viver minha vida, no final ela fala de um momento muito difícil de sua história, o que para uns pode ser algo que prolongue o livro, mas para mim foi necessário, pois mostra como sempre temos altos e baixos em nossas vidas, porém sempre devemos estar dispostos a melhorar, pro nosso próprio bem, até porque a vida é uma só ( pelo menos essa, pra quem acredita) e devemos levá-la de maneira leve.

Val Donato 26/05/2022

Antes de partir.
Um livro que vale a pena ler, Bronnie é compositora e cuidadora ela conhece várias pessoas com histórias diferentes mais que no final só querem a mesma coisa ter vivido uma vida feliz.
A felicidade é uma escolha, devemos sempre dizer as pessoas como sentimos. Nunca sabemos o dia amanhã!

Clarisse 13/01/2022

Um convite para olhar para dentro de si
Neste livro repleto de sensibilidade, Bronnie Ware, exímia contadora de histórias, fala sobre a sua trajetória em busca de uma vida mais feliz, trazendo também os ricos ensinamentos que pôde obter devido ao contato próximo com pessoas com doenças terminais, seus clientes quando ela se aventurou a ser cuidadora.

Em suma, o livro traz os 5 principais arrependimentos das pessoas em fim de vida:
1 - "Desejaria ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira para mim mesma, não a vida que os outros esperavam de mim."
2 - "Desejaria não ter trabalhado tanto."
3 - "Desejaria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos."
4 - "Desejaria ter ficado em contato com meus amigos."
5 - "Desejaria ter-me permitido ser mais feliz."

A autora nos traz reflexões acerca do nosso potencial em remodelar o momento presente para que não cheguemos ao leito de morte com os mesmos lamentos de seus clientes...

Bronnie nos impulsiona a construir uma vida repleta de bondade, compaixão, coragem e fé. Como ela mesma atesta, "é necessário firmeza para promover grandes mudanças. No entanto, quanto mais tempo você ficar no ambiente errado e permanecer sendo seu produto, por mais tempo você negará a você mesmo a oportunidade de conhecer a verdadeira felicidade e satisfação. A vida é curta demais para ficar vendo-a passar, só por causa do medo que pode ser superado, se for encarado."

Thici 10/05/2021

Vc aprende algumas coisas
O livro traz, sem dúvida alguma, ensinamentos. No final fica bem cansativo, pulei páginas...mas dá pra tirar informações bem relevantes que podemos usar na nossa vida.