O pagador de promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

Henrique Fendrich 18/06/2023

Leitura fácil e muito divertida. Um dos livros que foram "obrigatórios" para o meu vestibular, mas deste eu não reclamo!

adrianlendo 09/06/2023

Gostei muito de como o autor fala sobre a distorção de ideias para que se encaixem melhor na narrativa que cada um escolhe contar e também da maneira como mostra o desconhecimento por parte de religiões cristãs de tudo que as faz se manterem de pé hoje e das origens de tudo que seguem. gosto de imaginar que se banshees de inisherin fosse brasileiro seria essa história, não por serem exatamente parecidas, mas por transmitirem quase a mesma vibe durante a maior parte do tempo.

fiquei curioso a respeito do trabalho do dias gomes, vou procurar mais sobre o autor.

Tati.Lima 03/06/2023

Um livro q me marcou por ser bem triste...
Li esse livro, e o Xangô de Baker Street, a pouco tempo, mas esqueci de fazer histórico e resenha. Esse aqui, eu gostei, um livro bem curtinho, e famoso, q dá pra ler numa sentada só. Eu estou numa fase, onde não quero thrillers ou dramas, pra fugir de ressacas literárias. Então, estou em busca de livros leves, e priorizando escritores nacionais. Esse livro, confesso q mexeu com minha emoção, é bem triste. Acabou não sendo uma leitura tão leve quanto eu esperava, mas, desse, eu gostei. Apesar de ser triste, é um livro clássico nacional bem emocionante e q vale ser conferido. Com certeza, recomendo a leitura.

Naay 23/05/2023

O pagador de promessas foi o livro que me deu o ponta pé inicial para leitura. Então ele sempre será meu jodozinho ??

Noeli.Almeida 17/05/2023

Depois de anos decidi reler esse livro, sem lembrar mais fã história.
Da uma certa agonia a bola de neve que se forma, apenas pelo fato de Zé-do-Burro tentar cumprir sua promessa.

emy 11/05/2023

"carola duma figa!"
Esse livro me lembrou como eu AMO a literatura brasileira. Meu contanto com a leitura de peças de teatro era zero até esse presente momento em que a faculdade fez eu estudar sobre e chegar nesse querido aqui; confesso inclusive que antes desse momento, tinha um certo pressentimento de que eu ODIARIA esse tipo de texto, mas na verdade (pelo menos com esse em específico) achei sensacional! O formato do texto dramático é incrível e o enredo da história ao mesmo tempo que é cômico é uma puta crítica social ao Brasil da década de 50/60, onde há um conflito entre o Brasil rural e o urbano, além dos embates entre a crença popular da época e até mesmo a reforma agrária. Dias Gomes, aborda em sua obra todas essas questões de forma leve e divertida, com um fundo crítico de fato admirável aos meus olhos.

Mariana113 04/05/2023

O pagador de promessas
Foi uma leitura muito fluída e agradável,com várias críticas ao clero, discussões políticas e sociais,foi construído de uma ótima maneira,todos os personagens são interessantes e com a ajuda deles este livro se torna uma grande história.

brigitte4 03/05/2023

O pagador de promessas
Li esse livro pra escola. achei a moralzinha da história legal mas o livro em si meio repetitivo e entediante. o começo eu achei muito bom mas logo depois a história se perdeu rapidamente.

Paloma.Lohane 01/05/2023

Clássico
Li por livre e espontânea pressão. E apesar de o final ser uma bost4, consegui tirar bastante proveito dos temas abordados no livro. Como dependência emocional e intolerância religiosa.

Taina 03/04/2023

Descomplicado
Texto fácil e rápido, mas a mensagem não me parece sobre a fé.
Pode-se fazer uma leitura social e política da situação, identificando figuras que variam entre a inocência e a safadeza, num plano de fundo capitalista e conservador.
Uma pequena dose de Brasil.

Em tempo: nota zero pra essa edição que contou toda a história no prefácio. Desrespeito com o leitor. Deixem spoiler para o posfácio!!

JCilustra 03/04/2023

Um homem descente cumpre suas promessas
Escrito como uma peça de teatro, a história é curta e da para ler tranquilamente em um final de semana.
Tudo acontece em dois dia, em uma pequena praça na frente da igreja de santa Barbara; mas é possível experimentar diferentes tipos de pessoas e seus reais interesses.
Um bom e intolerânte padre, uma boa e fiel esposa, um jornalista dedicado e por ai vai e um fiel teimoso. Quem não agarraria uma oportunidade de se dar bem?
A história é bem levinha e me entreteu pelo final de semana.

miss swiftie 22/03/2023

?burro com alma de gente?
Li p escola, n sei mt oq falar
foi legalzinho de ler até, mesmo dando um pouco de sono. e achei mt bom todas as críticas aos extremistas religiosos E essa ideia q candomblé é do diabo kkkkk sério maluquice
viva ao nicolau

Lore 12/03/2023

Mano?
Eu acho que nunca odiei tanto um padre e um ex-policial, quanto esse livro me fez odiar! Pq puta que o pariu! Que ódio!

O livro é muito bom e trata de assuntos que merecem mais reconhecimento, como intolerância religiosa.

Li para uma peça que vou fazer e recomendo demais!

Muryllo.Henrique 06/03/2023

Assim que eu imagino o Brasil mesmo naquela época
É uma leitura gostosa. É muito interessante os personagens e suas interações, a ambientação é muito bem construída e é muito engraçado, não sei quantas vezes me peguei rindo e imaginando ?isso deve ter literalmente acontecido?.

Isa409 02/03/2023

Amei a leitura, me senti dentro da história. Uma crítica enorme a intolerância religiosa e ao preconceito, nem lembro qual foi a última vez que li um teatro (não costumo gostar muito), mas esse me surpreendeu