O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

Ivan Ferreira 23/08/2020

Não leia o prefácio e nota do autor, antes ler o livro.
O pagador de promessas é um livro curto, e escrito para ser uma peça teatral. A história em si é muito boa, mas o prefácio e a nota do autor, estragam a espectativa de saber o final do livro.

Moises Celestino 10/08/2020

"Clássico de Dias Gomes"
Teatro de Dias Gomes, "O Pagador de Promessas", entrou definitivamente para a história concisa da cultura brasileira. O presente trabalho é curto e muito bem executado pelo célebre escritor. Teve inúmeras adaptações (cinema, teatro e televisão), a mais cultuada foi o premiado filme de 1962, dirigido brilhantemente pelo saudoso diretor Anselmo Duarte. Este clássico ganhou a Palma de Ouro em Cannes na categoria "Melhor Filme".

Daniel432 30/07/2020

Promessa Pagã
Essa peça teatral é realmente muito boa!!! E quem sou eu para contrariar o crítico que prefaciou o livro, apesar do spoiler que ele dá.

Por conta desse spoiler já deixo aqui minha recomendação, se forem ler a peça e recomendo que leiam, pulem tanto o prefácio quanto a nota do autor, deixem para o final. Ambos fazem uma contextualização bastante interessante do que essa famosa peça teatral representa mas tiram um pouco a graça da leitura ao não permitir que o leitor tire suas conclusões.

Logo na abertura do primeiro ato Dias Gomes faz uma descrição do ambiente onde a peça se desenrolará além de nos apresentar as personagens principais e, nesse momento, é inevitável a comparação da forma utilizada por ele, sucinta e direta sem deixar de dizer o que é importante, com o texto que seria escrito por um romancista. Este último gastaria umas três ou quatro páginas para descrever o que o dramaturgo escreveu em uma página e meia, se muito.

A peça, que no seu primeiro ato, proporciona-nos momentos alegres rapidamente se transforma em ansiedade e decepção, encerrando o segundo ato com um clima bastante tenso não só entre o pagador de promessas e o padre mas também entre marido e mulher.

O terceiro ato, bem mais curto, encerra-se de forma trágica e com a promessa pagã sendo paga de forma inusitada.

Apesar de ser famosa, nunca vi uma montagem da peça e também não tinha me interessado pelo filme lançado somente dois anos após a criação da peça. Mas tendo lido o livro, seria bem interessante ver o filme, preto e branco, diga-se de passagem.

Marco 26/07/2020

Cuidado com a fé
SENSACIONAL ! Mais uma obra que demonstra a força da dramaturgia brasileira, pena não termos obras como essa mais popularizadas. Uma critica ferrenha a igreja católica, a fé cega, a imprensa, etc. Com uma carga da complexidade que essas relações do ser humano com fé e poder acabam por acarretar.

Camila 18/07/2020

O pagador de promessas
Ótimo pra quem não gosta ou não é acostumado a ler peças, pra sair confortavelmente da zona de conforto. Tem humor, drama e crítica numa leitura fácil e fluída.

Niccoly 27/05/2020

Muito bom!!
Nunca tinha lido um livro desse tipo, um livro que aborda religião e a ignorância humana, simples e fantástico, rápido de ler e cativante. Amei, amei, amei. Super recomento.

Alvaro 24/05/2020

Muito bom.
Dias Gomes, muito obrigado. Suas histórias, atemporais, são o retrato de nosso povo. Vejo muito de ?nós? em o ?Bem Amado? e em o ?Pagador de Promessas?. Se não fosse suficiente pela peça bem contada, a leitura desse livro bastaria pelo simples fato de nos fazer lembrar as diferentes forças que enfrentamos em nossa caminhada.

domingão 02/05/2020

Uma peça totalmente completa. Tem drama, tem comédia, tem critica, tem tudo que se deve ter para ser uma história boa. Faz jus aos prêmios que ganhou

Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - O PAGADOR DE PROMESSAS
O Pagador de Promessas é um drama escrito por Dias Gomes, publicado em 1960 e inspirou o filme de 1962. A peça conta a história de Zé-do-Burro, um homem que carrega uma cruz até a Bahia para cumprir uma promessa inusitada.

Zé-do-Burro vivia no campo com sua mulher Rosa. Ele gostava tanto de seu burro, Nicolau, que quando o bicho ficou doente, ele foi até um terreiro e fez uma promessa para Iansã (orixá do candomblé que representa Santa Bárbara, do catolicismo). A promessa consistia em duas coisas: levar uma cruz até o altar da Igreja de Santa Bárbara na Bahia e dividir o sítio dele com os necessitados. Após dividir suas terras, ele vai caminhar por quilômetros carregando a cruz até a Bahia.

Chegando lá, o padre não deixa Zé-do-Burro cumprir sua promessa, pois para ele, Zé fez a promessa para uma imagem profana (Iansã) e por um mero burro. Nisso, aproxima-se Bonitão, um cafetão que se interessa pelas qualidades de Rosa e a leva até um hotel. Também aparece Dedé Cospe-Rima, um poeta pobre que pede para escrever (e vender) sobre a história de Zé. Depois dele vem o Galego, um estrangeiro que ajuda Zé, mas só quer chamar a atenção para o seu estabelecimento. E ainda tem o Repórter, um cara que representa a voz sensacionalista e inventa um monte de mentiras sobre Zé para vender mais jornais.

Com isso, tem-se que Zé representa o homem do campo ingênuo, que é insistente, teimoso e honesto. Enquanto os outros, representam o homem da cidade e espertos, por se oportunizar da história e ter um interesse financeiro por trás. Inclusive, Zé poderia ser comparado a Dom Quixote, que era ingênuo e utópico e acreditava que tudo daria certo, mesmo tendo tudo para dar errado. Os dois são personagens que causam desordem social.

Ao final, Zé descobre que foi traído por Rosa e, por conta das mentiras contadas pelo repórter, Zé acaba sendo morto pela polícia. Os capoeiristas, então, amarraram o corpo dele na cruz e levaram para dentro da igreja, fazendo com que Zé cumprisse sua promessa.

O texto é um pouco longo, mas a leitura flui rapidamente pelo formato teatral. Gostei bastante da peça, achei engraçada e fiquei à favor de Zé o tempo todo, torcendo para que o padre deixasse ele cumprir logo a promessa. Recomendo muito a leitura e agora quero assistir ao filme!

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2019/01/resenha-o-pagador-de-promessas.html

Anderson.Leonardo 13/04/2020

Positiva
Ótimo trabalho da nossa literatura nacional, com traços do nosso povo nordestino.

DaniBooks 10/04/2020

O Pagador de Promessas
A história de um homem simples, Zé do Burro, que obteve uma graça e foi até a Igreja de Santa Bárbara, carregando uma enorme Cruz, para pagar a promessa feita à Santa se a graça fosse concedida.

Porém, Zé vai encontrar mais dificuldades do que imaginava. A Igreja fecha as portas para ele, a imprensa distorce sua história, sua mulher o trai, as pessoas o julgam sem ao menos conhecê-lo.

Toda a hipocrisia, a vaidade, a ganância, o oportunismo e a violência cruzam o caminho de Zé do Burro, que, na sua simplicidade mal interpretada e incompreensível para as sociedade, não sabe como reagir.

Situações absurdas vão surgindo, criando uma tensão latente, até o clímax violento.

Dias Gomes, aqui, é sarcástico, crítico e usa o humor para satirizar figuras que exercem algum tipo de poder na cidade.

Uma bela história, rápida de ler, pois é uma peça teatral, e mais uma excelente produção nacional.

Emanuell K. 21/03/2020

Por que não li antes?!
Ao terminar essa peça essa foi minha primeira pergunta. Já lera outras duas peças de Dias Gomes, mas o pagador de promessas conseguiu despertar uma adversidade de sentimentos devido a sua força literária que amarra questões sociais, políticas, relacionais... Presentes na sociedade da época e de hoje.
E que final!!!
Fiquei inquietado para ver o filme também, tão premiado quanto a peça. E saber que temos representantes tão maravilhosos no teatro brasileiro!
Jean 25/08/2020minha estante
Eu também estou me fazendo essa pergunta: por que não li antes?