Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis




Resenhas - Missa do Galo


86 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Janaina Edwiges 21/02/2021

É um deleite ler os contos de Machado de Assis, são tantas história boas, nosso escritor é genial! Missa do Galo nos inspira reflexões sobre a instituição do casamento na segunda metade do século XIX, especialmente a posição da mulher nesta relação, que por não ter escolha, precisa se colocar em um papel de submissão, fechando os olhos para as traições do cônjuge. E o interessante neste conto, é que conseguimos ver também os sentimentos e desejos que a personagem carrega dentro de si!
comentários(0)comente



caspaeletrica 09/03/2022

2/10
Diferente de Pai Contra Mãe e História de Uma Lágrima, esse conto é totalmente fraco. Não há nada de interessante na história, apenas duas pessoas conversando e esperando a missa começar. "O que houve entre os dois naquela noite?" Nada. Assim como no conto.
comentários(0)comente



paulaleblanc 10/12/2021

Conceição injustaçada?
um conto bem subjetivo que entrega a responsabilidade de formular uma conclusão ao próprio leitor.

Conceição dando em cima de Nogueira e querendo trair o marido ou apenas mostrando que atrás do personagem de santa ela é uma mulher com personalidade e interesses??
comentários(0)comente



Pam 14/05/2020

Machado sendo Machado
Primeiro conto que li de Machado de Assis, já tinha tido contato com seus romances, mas nunca havia lido nenhum de seus contos. A partir de agora tenho como objetivo a leitura de mais alguns deles. A mão já coça para comprar um livro que tem vários contos dele.

No demais foi uma leitura rápida e fácil, onde vimos Machado desenvolver rapidamente sobre o cenário que ele tanto escreveu em sua vida de escritor. Na Missa do Galo, podemos ver, com o que eu considero uma delicadeza enrolada em astúcia, ele falar sobre a vida da Burguesia, lançando sobre ela a sua apreciação.
comentários(0)comente



aenys 28/04/2024

Um conto sutil, que deixa a imaginação ir longe, te fazendo pensar em muitas perguntas não respondidas. Senti como se estivesse acompanhando o desenrolar de perto, poderia ficar lendo por horas.
comentários(0)comente



FranciscoM 17/01/2023

Excelente técnica de escrita.
Um conto que induz ao leitor entrar no clima do protagonista. Ele é enfeitiçado pela Conceição, e apenas por pequenas atitudes.

Entramos nesse sentimento justamente pela incrível capacidade de Machado de Assis conseguir encaixar palavras de uma maneira muito adequada.
comentários(0)comente



daiana oliveira 24/06/2023

?A idéia do oratório trouxe-me a da missa, lembrou-me que podia ser tarde e quis dizê-lo.
Penso que cheguei a abrir a boca, mas logo a fechei para ouvir o que ela contava, com
doçura, com graça, com tal moleza que trazia preguiça à minha alma e fazia esquecer a
missa e a igreja. Falava das suas devoções de menina e moça. Em seguida referia umas
anedotas de baile, uns casos de passeio, reminiscências de Paquetá, tudo de mistura, quase
sem interrupção. Quando cansou do passado, falou do presente?
comentários(0)comente



roses in winter 22/02/2024

Missa do galo - 2024
Li esse conto por causa da escola e gostei, a escrita do Machado de Assis é muito boa. recomendo, quatro estrelas.
comentários(0)comente



Aline.Rodrigues 22/05/2021

Um conto bem curtinho
Esse livro,que é bem curtinho foi o primeiro livro que li do autor Machado de Assis,e devo dizer que gostei bastante.
comentários(0)comente



Tainá 12/03/2021

Incrível e cheio de detalhes
Eu amo ler os contos do Machado especialmente por causa das subversões que ele faz das nossas espectativas. Novamente, casa perfeitamente com o mov realista da época e eu adorei.
comentários(0)comente



Larissa 02/03/2024

Não conhecia esse conto de Machado de Assis, mas ele é muito bom.
Achei um pouco intrigante no início e acabei não entendendo, assim tive que ler novamente, mas super valeu, muito bom, bem Machado de Assis.

Nogueira gostava de livrosss??
Não houve traição, tá bom!? ?
comentários(0)comente



Bebella 27/12/2020

Legalzinho
Primeira obra do Machado de Assis, confesso que a história não me encantou muito, não achei muito interessante. Mas gostei do fato do enredo ser breve e bastante direto.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alessandra Pedrotti 12/05/2021

O jovem, as vezes ele só precisa dar uns beijos
Um dos contos da fase realista de Machado, Missa do Galo trata do despertar da paixão de um adolescente e a solidão e o adultério da mulher adulta da época. No conto temos o personagem principal, Nogueira, um jovem que está de visita na casa do viúvo de sua prima que se casou novamente com outra mulher, Conceição. A história gira ao redor de uma conversa que os dois personagens tiveram ao longo da noite de véspera de Natal, enquanto o jovem aguardava um amigo para ir à missa do galo da Corte.
Temos então esses dois personagens, Nogueira, um jovem tímido, leitor ávido, portador de uma inocência ainda infantil e Conceição, a encarnação da “boa esposa”, a figura feminina boazinha, a “santa” que perdoava tudo e não sabia odiar ninguém. Durante a conversa dos personagens podemos analisar a destruição dos estereótipos anteriormente apresentados para os dois. Nogueira tendo seu despertar romântico e sexual ao abandonar (mesmo que momentaneamente, não sabemos) sua inocência infantil e Conceição se colocando como uma mulher sensual que tentou seduzir o jovem, ao contrário da figura conivente e recatada que perdoava as traições do marido de bom grado.
Todo o momento da noite e madrugada que os dois passam conversando tem uma aura bastante misteriosa no texto, apesar da premissa do conto ser bastante simples. Não importava de fato o que os personagens estavam dizendo ou fazendo, mas sim o que eles poderiam ter feito. A temática do conto se transforma em um jogo de vontade e proibição.
comentários(0)comente



86 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR