Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Janaina Edwiges 21/02/2021

É um deleite ler os contos de Machado de Assis, são tantas história boas, nosso escritor é genial! Missa do Galo nos inspira reflexões sobre a instituição do casamento na segunda metade do século XIX, especialmente a posição da mulher nesta relação, que por não ter escolha, precisa se colocar em um papel de submissão, fechando os olhos para as traições do cônjuge. E o interessante neste conto, é que conseguimos ver também os sentimentos e desejos que a personagem carrega dentro de si!

caspaeletrica 09/03/2022

2/10
Diferente de Pai Contra Mãe e História de Uma Lágrima, esse conto é totalmente fraco. Não há nada de interessante na história, apenas duas pessoas conversando e esperando a missa começar. "O que houve entre os dois naquela noite?" Nada. Assim como no conto.

paulaleblanc 10/12/2021

Conceição injustaçada?
um conto bem subjetivo que entrega a responsabilidade de formular uma conclusão ao próprio leitor.

Conceição dando em cima de Nogueira e querendo trair o marido ou apenas mostrando que atrás do personagem de santa ela é uma mulher com personalidade e interesses??

Pam 14/05/2020

Machado sendo Machado
Primeiro conto que li de Machado de Assis, já tinha tido contato com seus romances, mas nunca havia lido nenhum de seus contos. A partir de agora tenho como objetivo a leitura de mais alguns deles. A mão já coça para comprar um livro que tem vários contos dele.

No demais foi uma leitura rápida e fácil, onde vimos Machado desenvolver rapidamente sobre o cenário que ele tanto escreveu em sua vida de escritor. Na Missa do Galo, podemos ver, com o que eu considero uma delicadeza enrolada em astúcia, ele falar sobre a vida da Burguesia, lançando sobre ela a sua apreciação.

aenys 28/04/2024

Um conto sutil, que deixa a imaginação ir longe, te fazendo pensar em muitas perguntas não respondidas. Senti como se estivesse acompanhando o desenrolar de perto, poderia ficar lendo por horas.

FranciscoM 17/01/2023

Excelente técnica de escrita.
Um conto que induz ao leitor entrar no clima do protagonista. Ele é enfeitiçado pela Conceição, e apenas por pequenas atitudes.

Entramos nesse sentimento justamente pela incrível capacidade de Machado de Assis conseguir encaixar palavras de uma maneira muito adequada.

daiana oliveira 24/06/2023

?A idéia do oratório trouxe-me a da missa, lembrou-me que podia ser tarde e quis dizê-lo.
Penso que cheguei a abrir a boca, mas logo a fechei para ouvir o que ela contava, com
doçura, com graça, com tal moleza que trazia preguiça à minha alma e fazia esquecer a
missa e a igreja. Falava das suas devoções de menina e moça. Em seguida referia umas
anedotas de baile, uns casos de passeio, reminiscências de Paquetá, tudo de mistura, quase
sem interrupção. Quando cansou do passado, falou do presente?

roses in winter 22/02/2024

Missa do galo - 2024
Li esse conto por causa da escola e gostei, a escrita do Machado de Assis é muito boa. recomendo, quatro estrelas.

Aline.Rodrigues 22/05/2021

Um conto bem curtinho
Esse livro,que é bem curtinho foi o primeiro livro que li do autor Machado de Assis,e devo dizer que gostei bastante.

Tainá 12/03/2021

Incrível e cheio de detalhes
Eu amo ler os contos do Machado especialmente por causa das subversões que ele faz das nossas espectativas. Novamente, casa perfeitamente com o mov realista da época e eu adorei.

Larissa 02/03/2024

Não conhecia esse conto de Machado de Assis, mas ele é muito bom.
Achei um pouco intrigante no início e acabei não entendendo, assim tive que ler novamente, mas super valeu, muito bom, bem Machado de Assis.

Nogueira gostava de livrosss??
Não houve traição, tá bom!? ?

Bebella 27/12/2020

Legalzinho
Primeira obra do Machado de Assis, confesso que a história não me encantou muito, não achei muito interessante. Mas gostei do fato do enredo ser breve e bastante direto.

Alessandra Pedrotti 12/05/2021

O jovem, as vezes ele só precisa dar uns beijos
Um dos contos da fase realista de Machado, Missa do Galo trata do despertar da paixão de um adolescente e a solidão e o adultério da mulher adulta da época. No conto temos o personagem principal, Nogueira, um jovem que está de visita na casa do viúvo de sua prima que se casou novamente com outra mulher, Conceição. A história gira ao redor de uma conversa que os dois personagens tiveram ao longo da noite de véspera de Natal, enquanto o jovem aguardava um amigo para ir à missa do galo da Corte.
Temos então esses dois personagens, Nogueira, um jovem tímido, leitor ávido, portador de uma inocência ainda infantil e Conceição, a encarnação da “boa esposa”, a figura feminina boazinha, a “santa” que perdoava tudo e não sabia odiar ninguém. Durante a conversa dos personagens podemos analisar a destruição dos estereótipos anteriormente apresentados para os dois. Nogueira tendo seu despertar romântico e sexual ao abandonar (mesmo que momentaneamente, não sabemos) sua inocência infantil e Conceição se colocando como uma mulher sensual que tentou seduzir o jovem, ao contrário da figura conivente e recatada que perdoava as traições do marido de bom grado.
Todo o momento da noite e madrugada que os dois passam conversando tem uma aura bastante misteriosa no texto, apesar da premissa do conto ser bastante simples. Não importava de fato o que os personagens estavam dizendo ou fazendo, mas sim o que eles poderiam ter feito. A temática do conto se transforma em um jogo de vontade e proibição.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6