Nas Montanhas da Loucura

Nas Montanhas da Loucura H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - Nas Montanhas Da Loucura

Clarinha 28/01/2021

Esse livro não era para mim...
Esse livro, com certeza, foi uma das maiores decepções literárias que eu já tive.

Esse foi tipo de livro que eu ?empurrei com a barriga?.

Achei a leitura cansativa, com muitas descrições tornando a leitura não muito agradável.

Quando eu comecei, eu estava cheia de expectativas e acabei me frustrando definitivamente!

De toda a coleção, ?Coleção mistério e suspense?, esse foi o livro que eu mais criei expectativas, por causa do título e tal, mas acabei me decepcionando muito...

Talvez, eu não estava em um momento certo da minha vida para essa leitura. Mas, quem sabe, futuramente eu venha a refazer uma releitura e mudar meu pensamento sobre este livro em específico.

E é isso, perdoem-me toda essa enrolação.

Thiago.Avila 20/01/2021

Leitura excencial para o universo Lovecraftiano. Mas se nunca leu nada da obra de Lovecraft não comece com As Montanhas da Loucura ... Outros contos menores darão a base para melhor aproveitar esta estória maior. Até por haver citações e ligações com personagens e entidades desses outros.

É extremamente descritivo.. o que pode ficar maçante em algum momento. Mas tem seu charme descritivo.

Enfim, sem prolongar em exceço uma vez que tudo que possa ser dito sobre essa obra em questão é passível de spoiler...

No geral vale a leitura ..

Ju Ragni 09/01/2021

Achei uma boa história, mas dessa vez Lovecraft foi cansativo nas descrições. Muito longas, embora, através delas, a gente consiga praticamente ver o cenário que ele imaginou, construções épicas feitas por alienígenas em meio às montanhas geladas da Antártida. Para falar a verdade, ainda não fiquei com medo em nenhum dos livros de Lovecraft que li. Ele é uma referência em terror, mas para mim, é um mestre de suspense. Mas vou insistir, talvez ainda encontre um livro dele que dê medo...

_periclinho 06/01/2021

Muito maçante, em certos pontos o autor se esquece do foco para passar muitas páginas narrando formações geológicas de montanhas ou descrevendo em muitos detalhes a arquitetura da cidade nas montanhas. Quase desisti

Arthur619 27/12/2020

Bons enredos mas narrativa que deixa a desejar
Lovecraft cria seus monstros e suas histórias de forma bastante fiel ao gênero, e interessante que mescla o sobrenatural com a ciência (tentando descrever aquele por esta), porém sua narração é um tanto redundante, com contos longos e que por vezes têm informações desnecessárias, repetitivas, tornando a leitura cansativa...

rach 23/12/2020

Até mesmo quem gosta do estilo e dos contos de Lovecraft se cansa com tamanha riqueza de descrição nesse enredo em particular. Em vários momentos é tão profundo que nem mesmo os termos ali são plausíveis para entendimento de leigos no assunto de aviação por exemplo, e talvez mais sobre isso do que sobre o terror e as criaturas em si.

Fernanda 21/12/2020

Horrível
Li esse livro na força do ódio, só pra terminar o que tinha começado. MUITO massante, gente eu odiei kk peço desculpas aos que gostaram da obra, a minha opinião não vale, vcs tem que ler e tirar suas próprias conclusões. Mas eu realmente odeiei

Américo 13/12/2020

Uma ficção descritiva
A novela foi publicada em 1936 e faz parte do universo dos "Mitos de Cthulhu" (ou Ciclos de Cthulhu), histórias classificadas como horror cósmico, gênero no qual Lovecraft é seu principal representante.

Ele mescla fantasia, terror e ficção científica, e envolve criaturas alienígenas que habitaram na Terra antes do surgimento de vida no planeta.

A narrativa se inicia com o relato do Dr. William Dyer, um geólogo que chefia uma expedição junto a um grupo de outros pesquisadores que decidem explorar a Antártida (ou Antártica, tanto faz), em busca de novos achados científicos.

Ao se deparar com uma curiosa marca triangular em um dos fósseis encontrados, Lake, um dos exploradores, decide insistentemente seguir aquela pista, e monta uma segunda equipe para sobrevoar até outro ponto nas montanhas.

A partir daí, a expedição toma rumos completamente inesperados e surpreendentes.

Acesse o link para ler a resenha completa:

Boa leitura!

site: https://correioliterario.wordpress.com/2020/12/12/nas-montanhas-da-loucura/

Diego.Rates 26/11/2020

Um excelente livro de exploração
Aprofundando ainda mais na mitologia já bem desenvolvida nos outros livros de Lovecraft, trazendo origens a diversos monstros, esse livro nos leva a exploração das inóspitas terras da Antártida. Se tornou o meu segundo preferido do autor, já que a história é bastante intrigante, envolvente e apesar de não dar muito medo, como outros contos do escritor, se destaca pela utilização de um "universo compartilhado"

elliecg 11/11/2020

Eu tenho um problema com livros que tem mais descrição que a contagem da história em si. Pelo tanto que eu já ouvi do autor eu realmente esperava MUITO mais. Não me deu vontade de ler outras obras, esse deve ser o primeiro e único livro do autor que lerei.

Joao.Pedro 20/12/2020minha estante
Não faça isso, não leia alguns contos do autor. Tenho certeza que gostará do seu nível estilístico.

elliecg 11/11/2020

Joao.Pedro 20/12/2020minha estante

Retiz 06/11/2020

Bom mas...
Começo essa resenha já dizendo que esse livro não foi meu primeiro contato com Lovecraft. Já havia lido outros contos do autor e me encantou além de fisgar minha atenção na forma como ele narra, descreve e te coloca criaturas fantásticas, horrendas e inimagináveis.
Quando comprei esse livro e iniciei, tinha grandes expectativas sobre ele até porque o título me chamou atenção. Devo confessar que não é um livro ruim, mas não poderia dizer que seja o melhor de Lovecraft.
O começo é lento e chega a ser maçante pela quantidade de detalhes e termos geológicos e descritivos que ele escreve. Ali pelo meio da história recém engatei bem na leitura e começou enfim a tensão. Perto do final temos o clímax da obra que foi medianamente bom. Não é um dos melhores de Lovecraft, em comparação com outros que li dele, prefiro. Enfim, é um livro que vale a pena ler para quem é fã do autor e tenham paciência no começo, não desistam mesmo sendo meio chatinho até engatar bem o negócio.

Rita 01/11/2020

Bem escrito e desenvolvido
Quando comecei o conto, não pensei que ia gostar porque as descrições são enormes e eu senti que ia perder metade da história e não ia entender nada.

No entanto, mesmo eu dando umas viajadas e tendo que voltar algumas vezes, a história ficou bem clara para mim.

É engraçado porque logo no começo percebi que ia me lembrar de mais das minhas aulas de geografia física e de geometria e entrei em pânico. Amo geografia política e amo matemática, mas essas coisas de rochas, latitudes e diâmetros eram minhas piores notas na escola.

Mesmo assim, compreendi bastante do livro e lembrei que diâmetro é uma reta que toca dois pontos opostos de um circulo passando pelo centro, e é o dobro do raio. Quase me aplaudi na hora, rs.

No começo, em meio a chegada e as descobertas eu achei meio chato. Sinceramente, só achei a história interessante bem no final e foi ali, bem no final mesmo, que notei o quanto foi importante todo o começo e meio mais chato.

Considero até que consigo ver a história evoluir assim: o começo chato, porque são coisas cotidianas de trabalho, apesar de não ser o meu é o trabalho de alguém; no meio tem um pequeno despertar porque as coisas deram muito errado, mas são coisas que podem acontecer em acidentes de trabalho a gente gostando disso ou não, e vão investigar o que aconteceu; e então, no meio dessa investigação, toda a normalidade vai pro lixo e se torna uma coisa extraordinária demais e alucinada de muitas formas. Juro que senti meu coração acelerar na fuga deles.

Amei como ele fala no finalzinho uma frase mais ou menos assim "o que eles fizeram que nós não faríamos?". Porque, em muitas histórias, colocam seres de outros planetas, animais, ou seres sobrenaturais como seres malignos que querem destruir a humanidade, seja pra ocupar um espaço, pra se alimentar, ou para exercer poder; mas aí vem a questão: não é o que os humanos fazem com tudo que é diferente, até mesmo com outros humanos?

Ironicamente, o próprio autor tinha esse pensamento - porque não é segredo que ele era racista pra caramba. Isso já me deixa bem receosa de ler coisas que ele escreveu, mas sempre vou para minhas leituras com pensamentos críticos e consigo identificar muitos problemas nelas que não concordo - além disso o autor estar morto não me faz sentir tanta culpa assim por gastar com ele.

Enfim, é um conto arrastado, mas bem escrito e construído - vale a pena ser lido e refletido.

Lembrando sempre gente, é muito importante refletir sobre o que vemos e lemos, porque se não pensarmos por nós mesmo, vamos aceitar os pensamentos de outros para nós e não teremos escolha nenhuma que seja realmente nossa.

Newi 29/10/2020

Esperava mais.
A história começa super interessante e o livro tem tudo para dar certo, mas na metade do livro o autor se perde em longas descrições e a leitura acaba se arrastando muito. Só perto do final que a história volta ao clima de suspense. Achei o livro razoável, esperava mais. Acho que uma adaptação para os cinemas seria muito interessante e enriqueceria mais a leitura.