Sonhos D

Sonhos D'Ouro José de Alencar

Resenhas - Sonhos D'Ouro

Renato Medeiros 25/09/2010

Críticas à sociedade capitalista do século XIX

Fugindo um pouco do Romantismo, Sonhos D' Ouro, 1872, é mais uma série de críticas à sociedade da época do que uma história de amor. Nesse livro José de Alencar denuncia as grandes trapaças e faucatruas provocadas pela ambição ascendente da elite fluminense, até o casamento se torna uma transação comercial - uma das mais valorizadas - e muitas vezes um amor verdadeiro é abnegado em favor de uma união mais vantajosa.

Guida é filha de banqueiro, muito mimada e caprichosa, lhe falta humildade e singeleza, é influenciada pelo poder que o dinheiro traz e por conta disso seu orgulho a transforma em uma pessoa fria, que não demonstra sentimentos nobres com frequência. Ela demora muito tempo para perceber que ama Ricardo, um jovem advogado pobre que foi para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida para a sua família, Guida não acredita que possa amar alguém como ele e por isso fica dividida entre o amor e o dinheiro.

O autor coloca elementos comuns do Romantismo como: o amor proibido e o casamento, mas põe um final surpreendente e incomum à seus outros romances. A grande falha talvez seja o desenrolar monótono do enredo, já que não há tantas cenas de tensão e apreensão, é um pouco repetitivo, mas mesmo assim é uma boa história de amor e uma fiel análise crua da realidade da corte do século XIX.
Andinho 02/08/2013minha estante
Nota 7 para este romance e dez para a resenha.

Dilson Vargas Peixoto 31/01/2022

Final rápido
De modo geral, o livro é interessante, principalmente pelo modo astuto como age a Guida. Mas, como em vários romances românticos que li, é esperado quem ficará junto com quem. Além disso, considerei o desenrolar do final um tanto rápido, em comparação com o andamento do restante da obra.
O mais interessante em Sonhos d'Ouro é a descrição das cenas. Nele é possível comparar o município do Rio de Janeiro do século 19 com o atual: que trilhas já eram percorridas, que locais eram frequentados para o lazer, que mirantes se visitavam. O mais fantástico foi a menção da Floresta da Tijuca, que o autor trata como "projeto", já que naquele tempo se estava começando o reflorestamento dela.

kleytinho 19/12/2015

livro perfeito viu.
eu o li rapidamente por causa de um trabalho do colegio,mas agora aproveitarei

Ana 11/11/2017

Entre o amor e o dinheiro
Livro bem interessante, em especial para quem quer conhecer mais o contexto e a época em que foi escrito, e tal. Ainda assim, a seu modo, é romântico, com um ‘’mocinho’’, que deseja se manter intocável à tentação do dinheiro, como se fosse imune à cobiça. Esse personagem é um advogado de família sem posses, que quase sem querer, em meio a um passeio, conhece uma garota mimada que tem tudo e todos ao seu dispor, e mesmo assim, não parece se contentar com nada do que tem, sendo bastante geniosa. Ao conhecer o pobretão, de quem desgosta à primeira vista, aos poucos fica intrigada com ele, que parece ser o único a não lhe render homenagens ou adoração, e logo se interessa. Alencar sabia das coisas... fique sempre à disposição de alguém, e essa pessoa enjoa de você logo, logo, principalmente se for mimada. Não dê muita moral, e ela se apaixona, dependendo do caso, claro.
Brincadeiras à parte, é um bom livro, em especial para os fãs do Alencar, como eu.

Nicinha 01/05/2020

Sonhos D'ouro conta a estória de Ricardo, um provinciano com um caráter inquebrantável, adevogado em ascensão e desenhista em horas vagas. E de Guida, filha de banqueiro, mimada, mas de indole generosa e empática. Uma flor silvestre é a responsável pela estranha ligação desses dois, batizada por Guida como Sonhos D'ouro. Tenho amor especial por essa obra, mesmo com alguns aspectos esperiotipados.

Cesarameno 21/05/2021

Paixões e conflitos
A paixão entre Ricardo e Guida expõe intimamente os conflitos internos e externos que formam o emaranhado típico de uma história de amor. A narrativa envolvente e detalhista trabalha o contexto social do século XIX em perfeita fluidez com a trama amorosa. As sensações comuns que são descritas ganham complexidade dentro do contexto econômico e político, colocando o leitor quase que em situação de participante. De fato, José de Alencar se faz um grande mestre da literatura brasileira!

Carla 05/07/2009

Amei esse livro ... foi o 1 que li sem se obrigaçao do colégio, um romance lindo ao estilo Romeu e Julieta. Alencar um romantico exagerado. Dos livros dele que li este é meu livro favorito.