Pelos olhos de Maisie

Pelos olhos de Maisie Henry James

Resenhas - Pelos olhos de Maisie

Vanessa Vieira 08/03/2015

Pelos Olhos de Maisie_Henry James
O livro Pelos Olhos de Maisie, clássico inglês de Henry James, escrito em 1897 parcialmente, tal como um folhetim, nos traz uma história permeada por um drama familiar e que, apesar de ter sido confeccionada há tanto tempo atrás, se mostra o panorama atual de muitos lares modernos. O enredo nos detalha os dramas enfrentados por filhos de pais separados, que passam a ter duas famílias e são obrigados a conviverem com isso, muitas vezes, das formas mais sofríveis possível. O autor se inspirou em um relato real para compor o enredo e conseguiu detalhar com afinco e precisão os sentimentos de sua protagonista, nos sensibilizando ao longo da obra.

Maisie, uma doce e inteligente criança, acaba se tornando um verdadeiro joguete nas mãos de seus pais, separados. Por determinação da justiça, os dois mantém a guarda compartilhada da menina, ficando com ela por um período de seis meses, alternadamente. Durante cada um destes semestres, a garota vai sendo envenenada pelos seus progenitores, que a usam apenas como um modo de ferir e irritar um ao outro. Diante desta batalha feroz e desprovida de sentimentos e afeto, Maisie passa a adquirir uma forma própria de enxergar o mundo, tendo a sua inocente e cândida infância maculada pelo egocentrismo alheio.

Pelos Olhos de Maisie nos traz o retrato quase que fiel de muitas famílias que passam pelo divórcio e apenas usam os filhos como modo de punir um ao outro, sem se preocuparem com o bem-estar físico, emocional e mental de seus pupilos. A separação é, em muitas das vezes, a melhor opção para o casal, porém eles não devem se esquecer de seus filhos ou, pior ainda, usá-los como estratagema em prol de seus desejos egoístas. Apesar do rompimento, o ambiente e a atmosfera ao redor devem ser propícias para o crescimento saudável de seus filhos, que não possuem culpa alguma pelos erros cometidos pelo casal. Narrado em terceira pessoa de forma bastante descritiva e com um certo toque irônico, Henry James retratou o drama de uma garotinha que acaba sendo apunhalada por aqueles que deveriam fazer de tudo para protegê-la e se vê no centro de uma grande guerra entre os sexos, sendo bombardeada com infâmias e uma série de queixas que jamais deveriam fazer parte de seu universo infantil.

Maisie é uma garota inteligente e extremamente amorosa. É absurdo e chocante o modo como ela é tratada pelos pais, e por conseguinte, por seus atuais cônjuges e o que mais nos aflige é saber que não se trata de um caso isolado, apesar da época em que a história foi escrita. Seu único consolo e amparo está na governanta Wix que, mesmo não tendo muito a oferecer, faz de tudo para que a infância da menina seja melhor e, ao seu modo, procura atenuar um pouco do sofrimento que os pais lhe incutem. Claude, o segundo marido de sua mãe, é um sujeito de bom coração e que se compadece da atual situação de Maisie mas, ao mesmo tempo, não tem fibra o suficiente para lidar com isso. Quando a esposa o deixa e pensamos que ele realmente vai ter atitude, ela acaba se envolvendo com a madrasta de Maisie, senhora Beale - uma mulher medíocre e petulante -, que passa a exercer um domínio quase que total sobre ele, o manipulando tal como um fantoche. Enquanto isso, Maisie continua sofrendo e sendo jogada de um lado para o outro, nos despertando aquela vontade de entrar dentro da história e abraçá-la, ampará-la.

Em síntese, Pelos Olhos de Maisie é uma obra profunda e tangível que nos revela o sofrimento de uma garotinha que presencia o desmoronamento de seu lar e acaba sendo friamente atingida por seus danos colaterais. Seus pais só se preocupam com si próprios, abandonando cruelmente uma inocente criança em meio a uma situação completamente movediça. Em 2014 foi feita uma adaptação cinematográfica contemporânea do livro, com os atores Onata Aprile, Julianne Moore e Alexander Skarsgard (Eric, de True Blood) no elenco e que foi bastante aclamada pela crítica. A capa é simples, com um retrato em aquarela de Maisie e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2015/03/resenha-pelos-olhos-de-maisie-henry.html

isabelle. 19/09/2019

um artigo do ficção em tópicos citou esse livro pra falar sobre uma técnica de escrita e eu acabei lendo prestando mt atenção nesses detalhes estruturais. só que eles sumiram em certo ponto e eu só consegui focar na história, e o próprio site já mencionou isso uma vez; um escritor habilidoso consegue tornar a estrutura da narrativa invisível! amei, mais ainda dps dos comentários do henry james sobre o processo de criação nas páginas finais

Isa 03/12/2021

O que Maisie sabia?????
O livro é um tanto cansativo de ler. Foi preciso ler e reler diversas partes porque não estava conseguindo me concentrar na leitura.
É uma história bem confusa!
Eu li do início ao fim com a sensação de que não estava entendendo nada. Todas as vezes que achei que havia entendido, eu estava enganada!
Não é ruim. Mas é uma leitura beeem cansativa.

Fefa 19/11/2018

Depois de ler Reparação, do Ian McEwan, pela primeira vez, láaaa em 2013, vi alguns comentários sobre semelhanças que ele partilhava com outro livro: Pelos Olhos de Maisie, de Henry James. Tendo favoritado o romance do Ian, o fato da comparação estar presente no texto de orelha também alimentou meu interesse em explorar esta outra obra. E foi com a vontade de fazer uma releitura de Reparação que decidi conhecer Maisie e quem sabe dar um lugarzinho pra ela no coração.

Bem... infelizmente, a realidade ficou aquém da expectativa.

Pelos Olhos de Maisie desenvolve a infância da menina até seu fim, através de um narrador intruso, que esmiúça os pensamentos da criança a partir de sua limitada apreensão de mundo. Tudo o que o leitor sabe é o que Maisie sabe e apesar disso restringir o panorama do que, de fato, acontece, também é um prato cheio para deixar a narrativa na zona da insinuação, onde acabamos por absorver um pouco mais do que a própria protagonista que, em sua inocência, deixa passar despercebido. Achei esse recurso muito interessante e estratégico em dados momentos; noutros, deixou a história vaga e confusa.

O romance começa com a disputa dos pais pela guarda da filha. Maisie tem apenas seis anos e, definido o acordo, é forçada a alternar seis meses de sua vida com cada um. Um trecho que define brilhantemente a essência da trama neste ponto é: "...o único vínculo que a unia a cada um de seus pais era o fato lamentável de ser ela um veículo fácil para o rancor deles (...). Queriam-na não pelo bem que pudessem fazer a ela, mas pelo mal que, com a ajuda inconsciente dela, cada um poderia fazer ao outro." Esse egoísmo sujo que transforma a garota num joguete para nutrir suas vinganças pessoais deixou a crítica da época chocada, ainda mais quando, pasmem!, o objetivo do ex-casal passa a ser o de NÃO ficar com ela. Se a falta de escrúpulos e de amor pela filha ainda é um ponto de impacto para nós, imagina em 1897, quando a obra foi publicada pela primeira vez!

Somada a essa reviravolta, os pais de Maisie se casam novamente e os padrastos dela acabam se apaixonando e virando amantes. A menina continua nesse fogo cruzado, num conflito de egos que ascendem nela a necessidade de estar sempre atenta a seu redor, traduzindo ao máximo e do seu jeito os gestos e falas dos adultos.

Através desse drama familiar, tocando em temas delicados como alienação parental, abandono do lar e relacionamentos promíscuos, James questiona ao leitor até onde um criança deve saber e o quanto um ambiente hostil é capaz de corromper tão tenra alma e afetar seu senso moral.

Se não fosse sua escrita tão prolixa e rebuscada, talvez a história tivesse se desenvolvido melhor. No começo, eu sentia um ímpeto forte em continuar lendo, senti-me envolvida e curiosa pelo que haveria de acontecer, mas tudo foi perdendo o brilho e a leitura se deu arrastada, até mesmo nos anexos dessa edição da Penguin-Companhia, que traz resenhas publicadas na época, comentários do próprio autor e outros textos adicionais.

Terminei a obra com a sensação de que perdi o momento limite que me faria adorá-la, mas também não fiquei com vontade de fazer uma segunda leitura para tentar encontrar esse ponto.
Elba Regina 12/01/2024minha estante
Achei perfeita a sua resenha. Também li por conta de Reparação e tive, exatamente, a mesma impressão que você. Poderia ter dado muito certo, uma pena que não foi o que aconteceu.

Maria Clara 09/07/2020

Depois de ler A Outra Volta do Parafuso, H. James ganhou um lugar entre meus autores preferidos. Saí a procura de outras obras suas e foi assim que cheguei a ler Pelos Olhos de Maisie. Ao contrário da primeira, que foi muito fluída e manteve meu interesse em todos os momentos, essa foi arrastada em alguns pontos e causou uma certa frustração. Depois de ler os texto de apoio e relatos do próprio James sobre a obra (que estão na edição da Penguin), eu pude entender mais o seu objetivo e, assim, concluí a leitura com um balanço positivo.
Então minha dica é: leiam os textos anexos e comentários! Se não se importam com spoilers, leiam antes, se isso os incomoda, quando (e se) chegarem num ponto em que desanimarem, pausem o texto principal e leiam os citados acima.
A obra aborda os aspectos do divórcio, mas muito mais que isso, as transformações e naturezas dos sentimentos, o amor que vira o ódio (se é que realmente o sentimento foi amor e se foi, foi amor pela pessoa ou por uma representação/ideia? ou pelo que ela agrega à sua imagem?), o orgulho... Também aborda o amadurecimento forçado dos filhos (no caso, Maisie) que ficam como à deriva no processo de separação, ora arrastados por uma corrente, ora por outra.
(obs.: nem todos os casos são assim, muitas vezes pode ser um processo pacífico e/ou amigável, mas o livro aborda os de caráter conturbado)

Marquim 31/12/2022

Pelos olhos de Maisie
Primeira obra que eu li de Henry James. Uma indicação de meu professor-orientador do TCC, Maurício Lemos Izolan.

Achei interessante. Me deu muita pena de Maisie e de todo o rolo que vivia por culpa de seus pais.

Vamos ler, galera!

Dany 17/04/2017

Pelos Olhos de Maisie
Fiquei tão empolgada com o começo à leitura, estava gostando muito, na metade o livro ficou tão arrastado que deixei ele de lado um bom tempo, depois retornei e confesso que foi uma luta grande terminar de ler ele. Não pelo fato da história ser ruim, mas a linguagem foi um dos fatores que dificultaram a minha leitura.

A história é sobre Maisie, ou melhor, sobre a visão que a pequena tem com relação a separação dos pais. A passagem de sua inocência, as descobertas e o despertar dela para o mundo e as verdadeiras intensões das pessoas que a cerca.

É bastante interessante tendo em vista que esse assunto é pouco tratado com relação aos sentimentos e a percepção que os filhos têm da separação dos pais. A época em que se passa a história, o comportamento dos personagens, os costumes tudo isso é interessante na história. Está edição além de ter a história, ainda tem alguns extras, como por exemplo: uma introdução, recomendado pra quem já leu a obra, uma cronologia de Henry James, cinco resenhas que são mais ou menos do tempo em que o livro foi lançado e comentários abordando e explicando melhor a obra.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2016/12/li-mas-nao-resenhei-02.html

Gláucia 19/10/2014

Pelos Olhos de Maisie - Henry James
O livro se inicia com o processo de divórcio dos pais da pequena Maisie, cuja guarda será compartilhada pelos dois a cada seis meses. O que menos importa para eles é preservar a criança de um clima de ódio e sentimento de vingança e ela passa a ser um joguete em suas mãos, sendo usada como intermediária para ferir um ao outro.
H.James vai nos narrando a situação sob a perspectiva da menina, que tem um olhar conciliador e desejoso de um lar estável, independentemente de quem seja o tutor.
Outros personagens vão aparecendo: padrasto (sir Claude), madrasta (nova sra Beale), governanta (sra Wix) e todos, em maior ou menor grau, usam a criança a fim de conseguirem seus objetivos, de forma consciente ou não. Gera uma certa tensão e o tempo todo tentava adivinhar quais os verdadeiros interesses e sentimentos por trás das atitudes de cada um para com ela.
Cruel e até a última linha não sabia qual seria o destino da garotinha. O final foi brilhante.
A narrativa de James não é tão rápida pois todas as ações são meio que sugeridas. Ainda assim não achei monótono. Só não consegui captar o senso de humor do autor, uma das resenhas dessa edição diz estar presente em vários momentos. Quem sabe em minha próxima leitura do autor...

site: https://www.youtube.com/watch?v=h0b8nSMSoHw