A Grande Rainha

A Grande Rainha Sérgio Roberto de Paulo

Resenhas - A Grande Rainha

Sérgio 17/11/2012

Devemos servir a sermos servidos?
Grandes são os desafios para uma menina de 16 anos, ao enfrentar o mundo. E tais desafios são ainda maiores quando se tem tudo para odiar a tudo e a todos, mas, a única coisa que resta no coração é o amor e o desejo sincero de ajudar os demais. Mas a ausência de ódio e o desejo desinteressado pelo bem alheio tem poderoso efeito mágico, próprio dos Grandes Reis e Rainhas. Assim, Aara, uma menina humilde e simples é aclamada como a Soberana Absoluta de todos os reinos de Brenor, a Rainha de Copas, a Terceira. Contado com a ajuda de Aldebaran, um importante mago da Ordem de Lumerae, e de Gdu, o Grande, o hilário rei dos gnomos, a Grande Rainha enfrenta os exércitos de Mitrax, comandados por um príncipe gigante e por uma maga imortal e degenerada. Mas, para isso, Aldebaran lhe inicia nos Doze Ensinamentos, os conhecimentos que transformam uma pessoa comum num mago.
Este é o primeiro livro da Saga de Mitrax, um universo constituído por magos, gnomos, elfos, ondinas, salamandras, gigantes, anjos, arcanjos, diversas espécies de dragões e trolls, hidras, centauros, minotauros, demônios, feiticeiras, bem como magouts, comonzatls, kiches, troglodroms, luvarti...

Para saber mais sobre a saga: www.mitraxsaga.com ou www.facebook.com/sagademitrax

Ou, para quem quiser uma degustação, segue a introdução de A Grande Rainha:

"Às vezes, os mortais repetem erros, mas quando isso acontece com deuses é algo digno de se pensar...
Há muito tempo contado do que é agora, chegava-se à era da renovação. Os Espíritos que se elevaram já não podiam ser contidos no mundo. Assim, o Grande Senhor da Luz decidiu partir com os Espíritos. Era a era do perdão também. Com isso, decidiu-se deixar, na administração do mundo, Mitrax, o Caído. Dessa maneira, libertou-o e disse: “Não mais se apiede dos homens, se não quiser reincidir na ruína”. E, naquele dia, partiu do mundo em naus luminosas, seguido por trinta mil milhões de emanações elevadas. Mas antes disso, o Senhor repartiu a Luz em forma de cristais, entregando cada um aos jovens espíritos que agora chegavam em menor número. Aos gnomos, foi entregue o cristal laranja, aos elfos, o verde, e às ondinas e salamandras, o azul e vermelho, respectivamente. Aos magos, os únicos espíritos elevados que ainda permaneceram, deixou o cristal amarelo, destinado aos homens, mas que a eles não deveria ser entregue. E, finalmente, a Mitrax, o Príncipe dos Homens, o cristal negro, para que ele e seu séquito fossem os regentes do mundo dos mortos. Muitas eras se passaram depois disso, enquanto os homens primitivos se rastejavam na lama em seu ressurgimento no mundo. Foi então que Mitrax cometeu o mesmo erro pela segunda vez: apiedou-se dos homens, pois eles morriam aos montes, acometidos por doenças e atacados pelas feras terríveis que agora habitavam as planícies, os mares e as montanhas. Então, o Príncipe dos Homens os ensinou novamente. A humanidade progrediu rápido na ciência das ervas medicinais, mas também na arte da guerra, pois aos homens foi ensinado a construir máquinas para que se defendessem das feras. E assim Mitrax novamente se esqueceu das palavras do Senhor da Luz e desejou não mais apenas ser o condutor dos mortos, mas também o mentor absoluto do mundo dos vivos. E, mais uma vez, membros de seu séquito viram que as filhas dos homens eram belas e com elas desejaram ter filhos. A raça dos gigantes ressurgiu no mundo. E as guerras se espalharam por todo o globo. Mas os homens guerrearam e aprenderam muito com os gigantes ao longo das eras. E então surgiu Alionor, o Primeiro Grande Rei, que derrotou e humilhou Mitrax e construiu a Grande Muralha, separando o mundo dos homens do mundo dos gigantes. Alionor teve um longo reinado, mas, na época dos seus descendentes, Mitrax ganhou força novamente. Entretanto, antes que pudesse reunir os seus exércitos, surgiu Anahar, a Primeira Grande Rainha, que, num combate mortal, arremessou o Príncipe dos Homens na garganta profunda formada abaixo das jovens montanhas de fogo de Piriatheas, que haviam surgido uma era antes por causa de uma fenda na plataforma continental. Anahar pereceu junto a ele, e essas são histórias muito antigas que não devem ser contadas agora... Agora que o príncipe retorna das cinzas".

Val 09/02/2014

Livro "A Grande Rainha"
O livro começa com o autor falando um pouco do que veremos no livro. O que acho mega legal, pois nos ajuda a nos situarmos já logo de inicio.
Aara ajuda as pessoas a ficarem boas. Ela é uma linda e boa menina, mas sempre apanha do pai, que nunca está sóbrio quando ela chega em casa.
Aara aviso ao prefeito de que seriam invadidos, mas ele não acreditou. No dia seguinte, eles apareceram, e ela precisou correr para pedir ajuda ao Quasetudo. Aara acabou indo parar no lado proibido e encontrando duas pessoas.
Theobaldo, o menino, apegou pela mão para atravessarem o riacho. Quando estavam indo para Beliária, foram capturados por gnomos. Mas acabaram chamando Aara de rainha quando ela consegue fazer os vermes irem embora.
Foram para o castelo todos bem e salvos. Aara ajudou ao rei a se reestabelecer e a melhorar.
O lugar onde Aara mora agora está em segurança.
Eles testaram Aara para saber se ela era mesmo “A Grande Rainha”, e tudo começando a mudar.

Aara a cada dia descobre mais coisas e está descobrindo como esvaziar a mente e descobrindo também sobre sonhos. Ela aprende a preservar sua inocência.

"O espaço o tempo são coisas bastante relativas..e ilusórias." (pág: 123)
O livro é de fácil leitura, é claro e bem escrito. Espero ter o próximo volume em breve. É uma leitura gostosa que te faz querer mais, e mais, e mais.

Você já leu o livro? O que achou?

site: http://www.revistagalaxy.com/2014/02/resenha-grande-rainha.html
Dâmaris 10/02/2014minha estante
O livro parece ser bom, gostaria muito de ler ele *.*

Dani 10/02/2014minha estante
Olá, achei bem diferente você ter mencionado que logo no início temos o autor explicando sobre a estória. Nunca li nenhum livro que tivesse esse mesmo elemento e achei bem legal também, pois, dependendo da estória, sempre ficamos meio perdidos no início! Achei o enredo também bem interessante, deve ser mesmo um livro muito bom! :)

Julielton 13/02/2014minha estante
Criaturas magicas, reis, rainhas, gigantes, itens mágicos realmente deve ser uma boa narrativa, é até divertido ler esse tipo de literatura, quem sabe me divirto assim como você.

Andréia 16/02/2014minha estante
Adorei a capa do livro, vou ler com certeza
Bjs

Belle 21/02/2014minha estante
Não é o meu gosto de leitura...apesar de o livro ser interessante..
:D

Gizeli 26/02/2014minha estante
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece muito bom, adoro quando o autor descreve bem a história... detalhes fazem uma grande diferença..

Gabriela 26/02/2014minha estante
quem sabe um dia eu possa ler, mas não me interessei a ponto de querer muito ler agora.. sua resenha está ótima

Mjoe3br 05/12/2012

Uma grande saga se inicia
Num mercado que parece a ponto de se saturar com histórias fantásticas de heróis de capa e espada, bruxos, monstros e suas releituras, encontrar uma boa trama e personagens bem construídos não é algo muito fácil. O fabuloso é que aqui somos presenteados não só com uma história épica e personagens cativantes, mas com todo um novo mundo onde uma saga milenar se desenrolará, com aventuras costuradas com toques de filosofia, religião e até física.
A narrativa é uma agravável mistura de diferentes abordagens. Por vezes nos deparamos com cenas típicas de mangás, noutras somos brindados com traquinagens que poderiam ter sido imaginadas por Monteiro Lobato. Permeando fantasia, ação e sofrimento, o autor acaba nos levando a compreender melhor o universo e nosso papel na existência.
Se ainda estiver em dúvida, saiba que será difícil não se apaixonar pelas histórias de Gdu, pelos mistérios de Aldebaran, pela compaixão e aprendizado de Aara e pelas travessuras das crianças. Na mesma medida, temer a bruxa Meíssa, o anjo caído Mitrax e outros inimigos faz parte da jornada.
Como o autor nos ensina, se somos ao mesmo tempo sonho e sonhadores, que venham então os dragões e gitantes, arcanjos e salamandras! E que o bem triunfe!

Juliete 30/01/2013

A Grande Rainha, Grande história
Quem diria? Eu esperava uma simples aventura com uma garota e um romance entrelaçado e tive essa leitura gostosa e surpreendente.

Ok, o começo pode até ser um pouco morno, mas depois que a nossa protagonista avança um pouco na história você não quer soltar o livro.

Vamos começar com a protagonista. Ela parece aquela menininha fraca e que todos vão ter que ajudá-la se não ela morre. Mas ela, no decorrer da história procura melhorar sempre e defender tudo o que está em sua responsabilidade. Ela estuda,treina, ora e se esforça. E se comporta como uma rainha, não como uma anti-heroína, tipo muito comum hoje em dia.

Os personagens a volta de Aara foram bem estruturados de modo que laçará o leitor aos personagens. E Aara não foge a regra: ela se torna especial ao leitor, sendo que se teme e se comemora com e por ela.

Então, se você procura por uma BOA leitura, onde você se deliciará a cada página, leia e não se arrependerá.
Sérgio 08/02/2013minha estante
Olá, Juliete,

muito obrigado pelas palavras encorajadoras.

Se quiseres saber mais sobre a Saga de Mitrax, basta acessar:
www.mitraxsaga.com ou www.facebook.com/sagademitrax

Há também contos disponíveis no Scribd:

Do Surgimento dos Gênios:

A Ordem do Dragão Dourado:

As Três Marias:

O Arcanjo Miguel e os Dragões de Kanera:

O Festival de Troncos de 1074:

Vivendo por um Beijo:

One Medeiros 09/06/2013

Conhecendo Aara, "A grande Rainha"...
“... Aos oprimidos, oferecerei justiça,
Aos opressores, a minha espada.
Contudo, não odiarei o inimigo,
Pois nutrindo o ódio, tornar-me-ia fraco...”

Este é um trecho do juramento a ser recitado pela grande rainha, senhora de Brenor, o qual foi recitado por Aara em 1º de Junho, no ano 1074 da era dos grandes reis.
Aara, a pouco tempo antes dessa data, era uma mera camponesa, de coração puro e bondoso, que trabalhava na taberna de sua tia e morava/cuidava de seu tio beberrão que a maltratava constantemente. Ela era esperta e conhecia muito dos poderes medicinais das plantas, com o qual ajudava as pessoas de sua vila. Mas um dia no auge dos seus 16 anos, toda sua vida iria mudar, ao tentar salvar sua vila de um exercito de bandidos. Mal sabia ela que iria tornar-se a GRANDE RAINHA de Brenor e a salvadora, que iria reunir os reinos ao redor e iria trazer esperança ao povo, contra a ameaça que se levanta: Mitrax, o caído, o príncipe dos homens, que luta para ser o mentor absoluto, tomando o lugar do Senhor da Luz e adquirindo os cristais espalhados pelos espíritos guardiões.
Nesse livro viajamos nas aventuras da rainha Aara, seu escudeiro Gnomo Gdu, seu professor e mago Aldebaran e seu cavalo super rápido faísca, conhecendo os reinos adjacentes, aprofundando na história dos reis antepassados que derrotaram Mitrax e as armas que Aara usou para vencer a batalha: a espada de Alionor e o escudo de Anahar. E isso é só o inicio de uma grande guerra.
No meio de tantos contos e sagas de magia e fantasia, seguindo a linha de Tolkien e Lewis, como ele mesmo explica na introdução do livro, Sérgio Roberto de Paulo consegue reunir elementos desses autores com até mesmo, de outros autores e folclores e consegue criar um mundo fictício fantástico, onde anjos e gnomos têm espaços importantes na história, sem sufocar a história por quantidade de personagens. Uma história fácil de ler, sem palavras difíceis, onde até mesmo um pré-adolescente leria sem problema algum, aonde chega a ser uma história pura e inocente, do bem contra o mal, ainda que o autor a intitule uma “trama complexa”.

Onésimo Medeiros, 09 de Junho de 2013, 02:37

Elidia 04/03/2013

” O espaço e o tempo são coisas bastante relativas… e ilusórias…” Pág. 123
O primeiro volume da Saga de Mitrax foi uma grande surpresa, eu esperava muito dele, mas ele me surpreendeu muito mais. Sérgio Roberto acerta em cheio em misturar sua zona de conforto a Física com magia, romance, religião num cenário medieval. A verdade sobre o bem e o mal, existe?

No planeta de Micropella reside uma menina simples e humilde, Aara, que foi aclamada como a Grande Rainha de Brenor, graças ao seu espírito puro. Era o ano de 1074 quando Mitrax, o principal líder dos anjos, decide se apoderar dos cristais de diferentes poderes espalhados entre os reinos. Ele envia os seus exércitos na captura desses objetos, liderados pelo príncipe gigante Tipreus e pela maga degenerada Meissa. Para enfrentá-los, Aara conta com a amizade do mago Aldebaran, professor da Ordem de Lumerae, e de seu escudeiro, o hilário Gdu. Neste primeiro livro da série A saga de Mitrax, que se situa na Era dos Grandes Reis e Rainhas, monstros, magos imortais são alguns dos grandes desafios. E a personalidade complexa dos elfos, ondinas, salamandras, entre outros, é explorada a fundo, afirmando-se como uma trama rica, de grande diferencial da literatura fantástica.

“Não há nada mais sutil e enganoso, neste mundo senhora, do que a diferença entre o bem e o mal.Às vezes, fazer um bem se constitui num mal e fazer um mal a alguém acaba sendo o bem.E foi assim com Mitrax, o Caído, pois quis fazer o bem aos homens e acabou-lhe fazendo-lhes tanto mal, que se corrompeu irremediavelmente.” Pág.45

Aara é uma rainha recém descoberta pelo destino, uma adolescente sonhadora, que sofria horrores na mão do padrasto, o que a fez de alguma forma ser muito bondosa e querida, coroada a Grande Rainha de Brenor a rainha de Copas e seu mago confidente Aldebaran iniciam o aprendizado dos 12 ensinamentos,como passar pelo mundo dos mortos, ser crucificada, ter o dom e poder de sua mente.

Em busca de respostas sobre seus verdadeiros pais, e ajuda pela guerra que condena seu povo, a Grande Rainha tem a companhia de Faísca um cavalo emaranhado a ela desde seus antepassados, o contador de histórias e valente gnomo Gdu, a grande mãe natureza, dragões, elfos e um trol (Blupi que ganhou meu coração!)

Aara aprende a lutar com seu bem o mal internos, a fim de preservar sua inocência. Em cenários de bibliotecas, rituais mágicos e alicerces de grandes reis e rainhas, a magia é contada em forma de física, e a fé sua verdadeira religião, imagem idiótica e pesares sobre o que condizemos ser o correto.

” O espaço e o tempo são coisas bastante relativas… e ilusórias…” Pág. 123

Entre a comunidade dos magos, Meissa a maga imortal e confessa de Mitrax, esta atrás das pedras que regem o poder dos mundos, e rege a guerra negra nas terras de Brenor, aumentando ainda mais o quebra-cabeça do leitor, sobre a profundidade da história do livro, a cada capítulo somos jogados a novas lendas e mistérios, como o aparecimento da carta de Sirius um mago morto a muitos anos e amor da terrível Meissa.

” A Grande Rainha” é um livro pequeno com tantos acontecimentos condizentes com o tipo de escrita do autor, de forma clara e objetiva que fica difícil pontuar todas suas surpresas e qualidades. O final dele é eufórico! Preciso muito ler o segundo volume que infelizmente ainda não tem data de lançamento!

ricardo_22 18/03/2013

Resenha para o blog Over Shock
A Grande Rainha, Sérgio Roberto de Paulo, 1ª edição, Barueri-SP: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira), 2012, 368 páginas.

Atualmente o autor Sérgio Roberto de Paulo, que possui graduação e doutorado em Física pela Unicamp, é professor associado da UFMT e divide seu tempo entre as aulas e a escrita de seus livros, a começar por A Grande Rainha, primeiro livro da série A Saga de Mitrax.
Na primeira obra do autor, conhecemos a jovem Aara, uma garota humilde que após buscar ajuda para sua vila é aclamada como a Grande Rainha de Brenor, o que lhe garante regalias e uma considerável importância. Mas para assumir tal cargo, Aara precisa passar por um intenso treinamento e por isso conta com a ajuda do mago Aldebaran, e do gnomo Gdu.
Ao mesmo tempo em que é treinada, a Terceira Grande Rainha, como é conhecida, precisa enfrentar Mitrax, líder dos anjos, que enviou dois de seus exércitos em busca de cristais de diferentes poderes e que estão espalhados pelo reino. A missão de Aara não é nada fácil, e a sua bondade e simplicidade podem ser fundamentais para ela atingir o seu objetivo e salvar todas as pessoas ao seu redor, mesmo que para isso precisa enfrentar os exércitos e inúmeros seres fantásticos.

“No instante em que o peso de seu corpo foi projetado sobre os pregos, uma torrente abundante de sangue jorrou das mãos da rainha e a espada de Alionor, à medida que a terra se encharcava, afundava ainda mais no chão. A dor da dilaceração de suas mãos era tamanha que ela ficou completamente sem ar” (pág. 220).

Em sua sinopse, A Grande Rainha promete ser “uma trama rica, de grande diferencial da literatura fantástica”, e para isso o autor uniu elementos de inúmeras séries do gênero, além de importantes nomes da literatura mundial. Mas apesar de clara influência, como nomes de personagens ou simplesmente situações, o livro possui sim um grande diferencial, sobretudo quando tratamos do enredo criado por Sérgio Roberto.
Aparentemente essa é apenas mais uma história fantástica, que a princípio pode até mesmo ser considerada clichê, afinal, é comum encontrar histórias em que pessoas normais assumem o trono de um importante reino. O que faz essa obra se tornar tão diferente é o fato de tudo ser o mais complexo possível, com uma mitologia singular e explicações necessárias, sem que exista enrolação nas tais explicações. O livro é bem descrito, porém também possui alguns momentos confusos e que precisam de maior atenção dos leitores, o que pode ser considerado normal para uma obra que narra sobre outro mundo, onde tudo é muito novo para o leitor.
Ao mesmo tempo em que tudo é novo para o leitor, também é novo para a protagonista, que como citado passa por um ensinamento detalhado sobre sua função, o passado do reino e até mesmo o que todos esperam sobre ela a partir do momento em que se torna a Grande Rainha. Parte desse ensinamento é totalmente necessário, enquanto outra parte segue caminhos inesperados e por vezes cansativos, principalmente quando ganha um tom espiritual.

Mais em: www.blogovershock.com.br/2013/03/resenha-141-grande-rainha.html

Douglas Brandão 05/04/2013

Aara mora numa pequena Vila no Reino de Brenor. Sua vida muda completamente quando um grande exército ameaça invadir sua Vila, e decide então ir até Beliária, pedir ajuda do grande Rei Alionor para proteger os habitantes de seu lugar. No caminho encontra com Gdu, o Grande rei dos gnomos, que a ajuda a chegar até os domínios de Beliária. Ao chegar é aclamada como a Grande Rainha de Brenor, a Rainha de Copas, a Terceira, por ter um espírito puro e por alguns feitos que acabaram concretizando no título de Rainha.
Aara fica a par do temido Mitrax, o anjo Caído que ficou na administração do mundo quando o Grande Senhor da Luz decidiu partir com os espíritos que se elevaram e não eram mais contidos. Antes de sua grande partida, o Senhor da Luz repartiu a luz em formas de cristais, separando-os entre os povos de Micropella. Entregou aos gnomos o cristal laranja, aos elfos o verde, às ondinas o azul e as salamandras deixou o vermelho. Ainda deixou um com os magos, o amarelo, que era destinado aos homens mais eles não poderiam se apoderar. Só que Mitrax não quer mais ser apenas o senhor dos mortos, e sim também o senhor dos vivos.
Mitrax está retornando das cinzas depois de um longo tempo desaparecido com a derrota que teve com Anahar, a Primeira Grande Rainha. Ele agora quer reunir os cristais e se tornar soberano, e junto com Meissa e Tripeus, estão mais do que nunca com sede de poder.
Aara passa a ser treinada nos Dozes Ensinamentos pelo mago Aldebaran, pois só com eles estará pronta para derrotar aquele que ameaça seu mundo com as sombras.
~~~
Que livro! Antes do início da história, o autor nos informa que para a construção de A Grande Rainha ele reuniu elementos de grandes séries como Harry Potter, Senhor dos Anéis, etc., assim como O Livro Tibetano dos Mortos e O Livro de Enoque. Foram elementos que pra mim se tornaram imperceptíveis, acho que se ele não tivesse dito nem teria notado.
Sérgio Roberto de Paulo criou um mundo totalmente novo, e a protagonista Aara é uma das minhas personagens preferidas. Ela aceita sua condição e está determinada a lutar a favor de seu Reino, nem que isso custe sua própria vida. Todos os capítulos são repletos de ação e aventura. Muito acontece em tão poucas páginas, como bem falou, e quando dei por mim já tinha terminado de ler ele. Li ele em um dia, pra não dizer que foi em horas. O livro termina da mesma forma que acaba A Sociedade do Anel, com inúmeros pontos sem solução despertando nossa curiosidade, e ele soube conduzir isso muito bem, porque coisas que estavam no início do livro e não pareciam interessantes, no final ele nos lembrava dizendo que aquilo ainda não vai ter explicação tão cedo. Muito bom!
Sérgio ainda causa com cenas muito impactantes. Os Doze Ensinamentos que Aara tem que passar, o Segundo foi o que mais me deixou de boca aberta, e eles não acabaram, pois se darão início na sequência. A crucificação de Aara foi surreal. Com algumas imagens ele ainda nos mostra a figura de Deus repartida ao meio entre um diálogo de Aldebaran e Aara. Ele mostra realmente a que veio. Podes acreditar que uma mosca engoliu um boi? Que patos levaram ao céu um homem, ou que uma anta se afogou numa taça de vinho? Surpreenda-se!
Dizer que amei o livro seria desnecessário, pois na mesma hora que acabei já queria relê-lo. É impressionante o talento que o autor tem e sua perspicácia com as palavras. A Grande Rainha não é apenas mais um livro sobre história Medieval, é um livro singular que promete encantar os fãs de Tolkien, assim com George R.R. Martin os conquistou.

Jéssica 17/04/2013

Eu li A Grande Rainha por meio da parceria com o autor. A trama que Sérgio criou foi intensa e criativa. Nessa história o mundo que conhecemos não existe, é sim, o Planeta Micropella, que é cercado de magia e guerra. A Saga Mitrax se passa no ano de 1074.

O grande inimigo desse povo é Mitrax, um anjo caído que ao tentar ajudar os humanos acabou tornando- se inimigos deles, já que sua percepção de ajuda era estranha e descabida. Ele queria a felicidade da humanidade, mas seus métodos para isso eram terríveis.

Nesse mundo existe o Grande Senhor da Luz, que antes de ir em embora para outro mundo, fez e espalhou cristais por essas terras. Os donos dos cristais são os gnomos, os elfos e as oldinas. Mitrax deseja esses cristais e depois de muito tempo quieto ele ordena que seu exército vá atrás deles e também matem quem for preciso.

A história principal é de Aara, uma jovem camponesa que se torna a Terceira Grande Rainha de Brenor. Mas antes dela virar rainha, os primeiros capítulos são sobre sua história de vida. Ela sofria muito, já que seu padastro batia nela quase todos os dias.

Aara é uma jovem doce e bondosa, que sempre está ajudando as pessoas e por causa de sua habilidade em curar as pessoas, com suas plantas medicinais, ganha a simpatia de todos.

Depois de sua Vila ser invadida pelos seguidores de Mitrax, ela acaba se envolvendo com os gnomos e a realeza de Brenor. Através desses episódios e de seu espírito doce ela se torna a Grande Rainha de Brenor.

Antes de Aara, já existiu dois lendários reis: o Primeiro foi Alionor e a Segunda Rainha foi Anahar.
Aara, durante a trama, vai aprendendo a ser a grande rainha. Ela terá a ajuda de Aldebaran, um mago, e Gdu, rei dos gnomos. Em várias ocasiões ri muito com as atrapalhas de Gdu, que ao longo dos capítulos nos conta suas lendárias histórias.

Aldebaran ensinará para Aara os fundamentos do 12 ensinamentos, que são estudos para tornar quem o estuda um grande sábio na questão da magia e no senso da humanidade. Os únicos que aprendem esses ensinamentos são os magos e os grande reis.

Aara é uma jovem muito guerreira e corajosa, que não tem medo de arriscar sua vida para proteger seu reino. Ela tem apenas dezesseis anos e apesar da pouca idade tem personalidade de uma grande mulher, que ao longo da trama enfrentará muitos perigos.

Uma coisa que me atrapalhou na leitura foi que em muitas passagens do livro o autor alterna entre uma narrativa mais culta, que era mais parecida com aquela época, como também uma narrativa dos dias de hoje. Por isso, em alguns momentos a leitura ficou maçante, só que essa série me envolveu, que toda a magia e ação foi mais importante do que esse incômodo com a narrativa.

No site do autor tem uma parte onde conhecemos com mais detalhes o universo do mundo de Micropella, por isso quem já leu o livro eu recomendo que visitem lá. A Grande Rainha é o primeiro livro da Saga Mitrax.

Quotes:

''A dor da dilaceração de suas mãos era tamanha que ela ficou completamente sem ar”

Blog Leitora Sempre: http://leitorasempre.blogspot.com.br/2013/04/resenha-grande-rainha-saga-de-mitrax.html#more

Sol Brasil 08/07/2013

{Resenha} A Grande Rainha - A Saga de Mitrax (Sérgio Roberto de Paulo)
Na apresentação do livro, me chamou atenção que o autor para construir esta obra reuniu elementos de outras sagas, tais como Harry Potter, As Crônicas de Gelo e Fogo, O Senhor dos Anéis, entre outras. Ao saber destes detalhes, fiquei animada e muito curiosa.

Para entendermos melhor quem é e foi Mitrax, o autor o descreve em uma folha onde nela lemos que ele foi um anjo caído que foi designado para cuidar do mundo. Mas antes disso o Senhor repartiu a Luz em forma de cristal, entregando cada um para os jovens espíritos. Ao Príncipe dos Homens, Mitrax, foi entregue o cristal negro para que ele fosse o regente do mundo dos mortos. Mas Mitrax com pena dos homens que morria aos montes começou a fazer o "bem" para eles, mas o "bem" de Mitrax é o mal, para a humanidade.

“Não há nada mais sutil e enganoso neste mundo senhora, do que a diferença entre o bem e o mal. Às vezes, fazer um bem se constitui num mal e fazer um mal a alguém acaba sendo o bem. E foi assim com Mitrax, o Caído, pois quis fazer o bem aos homens e acabou-lhe fazendo-lhes tanto mal, que se corrompeu irremediavelmente.”
Pág.45

Conhecemos Aara, uma menina simples e humilde de 16 anos, que reside em Micropella no ano de 1074. Conhecida na Vila pelos seus dotes medicinais, Aara é uma jovem doce e bondosa, sempre ajudando e curando as pessoas com plantas medicinais. Ganhando a simpatia de todos que ali residem.
Sua vida não é um mar de rosas, pois quase todos os dias apanha de seu padrasto alcoólatra. Mas no fundo ela tem esperanças, que seu padrasto voltará a ser aquele homem bom.

Sua vida muda quando ela percebe que uns homens muito estranhos estão para invadir sua Vila. E num ato de heroísmo, Aara consegue reduzir boa parte destes seguidores de Mitrax, os que sobraram seguiram-na por entre a floresta, onde ela viu uma chance de se salvar. Ao passar o perigo ela decide ir até Beliária, pedir ajuda ao Rei Alionor para que ele protegesse os habitantes de Micropella.

No caminho para Beliária ela encontra algumas pessoas importantes, um deles Gdu, o Grande Rei dos Gnomos, uma figura pra lá de engraçada e muito atrapalhada. Me diverti muito com suas histórias e aventuras, ficarei com muita saudades deste personagem. Após várias surpresas e atrapalhadas, o Rei dos Gnomos, Gdu, leva Aara à seu destino.

Ao chegar em Beliária, Gdu não demorou para gritar aos quatro ventos que a Terceira Grande Rainha de Brenor, a Rainha de Copas, tinha chegado. No inicio, o mago Aldebaran não acreditou nesta hipótese, ficando com o pé atrás. Após o mago a observar e muitas insistências do Gdu, Aldebaran resolveu fazer o teste, onde ela teria que escolher um objeto, se acertasse qual era o objeto designado para a Rainha de Copas, então era possível que Aara fosse a Terceira Grande Rainha de Brenor.

Aldebaran passa a ensinar para Aara 12 Ensinamentos, que são estudos para se tornar um grande sábio na questão da magia e no senso da humanidade. Estes ensinamentos só podem ser aprendidos pelos magos e Grandes Reis. Neste livro só se passam 3 ensinamentos. Que serão importantes na derrota de Mitrax, que está ressurgindo das cinzas.

“... Aos oprimidos, oferecerei justiça,
Aos opressores, a minha espada.
Contudo, não odiarei o inimigo,
Pois nutrindo o ódio, tornar-me-ia fraco...”
Pág. 160

Aara ao decorrer do livro deixa de ser aquela menina assustada da Vila e se torna uma grande mulher, guerreira e corajosa, que não mede esforços para proteger seu reino. Apesar da pouca idade, não tem medo de se arriscar e querendo sempre saber mais e mais. Vimos uma evolução muito grande dela, deixando de ser uma menina do campo para se tornar uma guerreira, aclamada pelo seu povo.

Aventuras do começo ao fim, onde Aara a cada página, passa por uma prova, ensinamentos, conquistas e muitos perigos. Mas ela não está só, junto com ela estão o seu fiel escudeiro Gdu, o mago Aldebaran, os reinos aliados, entre outros.

“Apesar de todas as dores, a vida é bela e vale a pena ser vivida. Não desistas dela, ame cada segundo da tua vida e não deixes que nenhuma outra alma sequer, abaixo desse céu, desista dela”.
Pág. 353

Sérgio Roberto de Paulo está de parabéns na escrita deste livro, tão completo e maravilhoso. Nos deixando com muitas dúvidas sobre algumas questões deixadas em aberto, só aumentando nossa curiosidade para ler a continuação e saber mais e mais, deste universo que foi criado. Os personagens foram muito bem elaborados, cada um com suas particularidades, os seres, os reinos. Se entrelaçando e deixando a leitura gostosa e fluida. Gostei muito de ler este livro e não vejo a hora de ler sua continuação.

site: http://www.loveebookss.com.br/2013/07/resenha-grande-rainha-saga-de-mitrax.html

Mayla 31/08/2013

Vamos Conhcer Aara ?!
Essa foi uma leitura que eu possa dizer que foi bem diferente não estava acostumada a ler nada nesse tipo, foi uma fantasia bem medieval !

Aara uma moça simples de 16 anos mora com padrasto que ela chama gentilmente de pai e trabalha no, restaurante posso dizer assim, da sua tia eles moram na Vila Aara cuida de todos que pedem e nunca cinsegue dizer não e quando chega tarde em casa apanha de seu padrasto que sempre está bêbado.

Aara descobre um plano que Mitrax está ressurgindo e irá destruir todo o Reino de Brenor começando pela Vila e ela pede ajuda de Quasetudo um míope que trabalha para o prefeito e assim ela entra na floresta proibida e consegue passar pelos sombrios e entra num outro reino.

Ela encontra duas crianças Lianor e Theobaldo filhos do rei Elendar e assim eles vão para o reino mas quem os capturam durante esse caminho gnomos e o rei deles é o Gdu mas quando eles foram capturados o que aparecem em sue acampamento mnerópios minhocas com mais de 30 metros e Aara consegue o poder sobre o cristal laranja e assim consegue apaziguar a guerra entre eles !

Gdu agora é seu fiel escudeiro chegando ao reino ela é tratada como Rainha e depois de um teste ela decidida como a Terceira Grande Rainha mas o que acontece o ei Elendar é morto em combate junto com seu filho.
"Não lute para que sejas reconhecida, mas para que cumpras o teu papel na malha traçada pelo destino e o acaso."
Pág.342

Bem agora que Aara é Rainha ela tem um difil missão aprender os Ensinamentos junto com seu mago Aldebaran e lutar contra o exercito de Mitrax que está ressurgindo !

Junto com Aldebaran Pólux e Castor ajudam a realizar os ensinamentos que são 12 nesse primeiro livro somos apesentados e 3 e eu posso dizer que aprendi muito com esse ensinamentos !

Gente esse livro foi muito bom mas eu me senti um pouco decepcionada eu sendo uma leitora romântica sempre quero que tenha romance mais nesse não teve, mas em compensação muita ação e luta e eu espero que o Sérgio escreva logo a continuação e com um romance ok !

site: http://maylahenrikybooks.blogspot.com.br/

Paullyanne 24/04/2014

SORTEIO NO BLOG
Bem no começo do livro o autor nos fala um pouco do que veremos, as criaturas e as obras em que ele se inspirou como, Harry Potter, Senhor dos Anéis, As cronicas de gelo e fogo e entres outras, só por essa explicação já vi que se tratava de um livro espetacular!

A Grande Rainha se trata da estoria de uma garota de dezesseis anos que ajuda a todos na vila em que mora, tratando de seus ferimentos com a ajuda de ervas da natureza, Aara mora com seu padrasto que vive bêbado e a espanca sempre que chega em casa.

Em um momento Aara vê que sua vila está prestes a ser atacada com um exercito do mal, corajosa demais a menina corre para defender sua vila queimando algumas folhas que fazem a maior parte do exercito desmaiar.
Logo se encontra fugindo para a floresta e encontrando duas crianças Theobaldo e Lianor que são filhos do Rei quando tentam voltar para o reino são capturados por gnomos e levados para seu reino. Chegando lá o reino dos gnomos fora atacado por mnerópios (grandes vermes) que Aara os espantou somente com suas palavras, então os gnomos a reconheceram como a Grande Rainha.

Levaram Lianor, Theobaldo e Aara de volta para o castelo onde o pai de Lianor e Theobaldo é rei e está totalmente enfermo, chegando lá Aara logo tratou do rei curando-o, em poucos dias todos a reconheceram como A Grande Rainha!

Aara começou a ser treinada pelo poderoso mago Aldebaran para que conseguisse sair vitoriosa das grandes batalhas que viriam contra o poderoso exercito de Mitrax!

Apesar de todas as dores, a vida é bela e vale a pena ser vivida. Não desistas dela, ame cada segundo de tua vida e não deixes que nenhuma outra alma sequer, abaixo desse céu desista dela.

O livro me surpreendeu bastante pois me prendeu do início ao fim, a estoria é cativante, viciante e apaixonante.

Confesso que o livro me deu muita insonia pois não conseguia dormir sem ler um pouco mais, ele me prendeu pois eu queria saber o final queria saber o que aconteceria!

O autor fez um ótimo trabalho o livro é perfeito, eu o amei logo nas 20 primeiras páginas.

Dei 5 estrelas para A Grande Rainha mais ele merece 1000 estrelas

site: http://garotaliterary.blogspot.com.br/

A Garota do Livro 12/12/2014

Mulheres no poder, uma grande rainha :D
Bom, hoje irei voltar a um tempo de bravos guerreiros, grandes rainhas, incríveis magos e até mesmo gnomos comediantes. E tudo isso em apenas um livro, A Grande Rainha, de Sergio Roberto de Paulo.

No primeiro livro da saga de Mitrax, nós conhecemos Aara, uma jovem que sempre se preocupou em ajudar os outros, e breve descobre que é uma rainha, a rainha de copas, cumprindo assim a profecia, com o apoio de um mago Aldebaran ela terá que aprender os doze ensinamentos da magia, para poder lutar com o mais forte e poderoso mal vivente, Mitrax, e seu exercito...
É um livro de história misturada com um livro de ficção, o autor deixa aparentar que tudo realmente aconteceu. Confesso que não gostei de tantos nomes complicados, mas entendo os seus motivos e também de uma linguagem mais rebuscada, que a gente vai se adaptando com o decorrer do livro; E como disse já para alguns parceiros, eu não acho que livro com capítulos enormes sejam bons, chegam a desestimular o leitor.
Nos apredemos juntos com a rainha, a lutar e criar nossa propria magia, (Aldebaran me lembrou o mestre dos magos sempre sumindo no momento de necessidade kk ) , eu gostei dos momentos que trabalhou Aara como apenas uma garota comum, com medos e amores. Vi também que o autor se baseou em alguns trechos da biblia como a carruagem de fogo e o filho pródigo.

Em geral, é um livro bom, uma boa história, mas pra mim ficou na média.

site: http://a-garotadolivro.blogspot.com.br/

Gaby Harket 22/02/2015

Resenha: A Grande Rainha
Finalmente hoje trago para vocês a minha resenha de um livro disponibilizado pelo querido autor Sérgio Roberto de Paulo, gostei muito do mesmo, ele é um escritor parceiro do meu blog.
Durante a chamada "era da renovação e perdão" o "Grande Senhor da Luz" resolveu ascender juntamente com os demais espíritos, ambos libertaram-se do Mundo, contudo, ele também libertou "Mitrax" e decidiu deixar esse anjo caído no controle/administração do Universo, entretanto, avisou-lhe:
"Não mais se apiede dos homens, se não quiser reincidir na ruína."
Antes de partir, o "Senhor" dividiu e transformou a "Luz" em diferentes e poderosos "Cristais", os mesmos foram distribuídos para determinados seres, cada cristal ficou aos cuidados de raças divergentes, como, por exemplo, gnomos, elfos, magos e entre outros, os mesmos são povos do Planeta denominado Micropella.
Passaram-se muitos anos, a segurança e sobrevivência da humanidade tornou-se bastante difícil, dessa forma o "Caído" esqueceu-se do aviso de outrora e sentiu compaixão, portanto, resolveu ajudá-los, ensinou-lhes várias coisas úteis, entretanto, a sua "boa" atitude acabou se tornando péssima, além disso, aparentemente o poder/controle tomou conta da sua mente, isto é, tornou-se o seu principal objetivo.
"E assim Mitrax novamente se esqueceu das palavras do Senhor da Luz e desejou não mais apenas ser o condutor dos mortos, mas também o mentor absoluto do mundo dos vivos."
"Não há nada mais sutil e enganoso neste mundo senhora, do que a diferença entre o bem e o mal. Às vezes, fazer um bem se constitui num mal e fazer um mal a alguém acaba sendo o bem. E foi assim com Mitrax, o Caído, pois quis fazer o bem aos homens e acabou-lhe fazendo-lhes tanto mal, que se corrompeu irremediavelmente."
Com isso, várias guerras disseminaram-se pelo mundo, em meio a essas terríveis situações surgiu Alionor (Primeiro Grande Rei), o mesmo derrotou o inimigo, mas, o Caído se ergueu novamente, entretanto, ele e Anahar (Primeira Grande Rainha) lutaram um contra o outro, em meio a esse combate a esperta rainha conseguiu lança-lo em um sinistro e profundo abismo, todavia, essa vitória também custou a vida da mesma. Mas, será mesmo que o mal foi totalmente derrotado e aniquilado?
Na pequena Vila no Reino de Brenor vive uma humilde garota de 16 anos, a mesma chama-se Aara, ela possui ótimas qualidades e comportamento, pois, é bela, gentil, carinhosa bondosa e prestativa, ela também possui um maravilhoso "dom", utiliza várias plantas medicinais com a finalidade de cuidar e curar as pessoas enfermas/debilitadas, portanto, praticamente todos da vila gostam dela, entretanto, a garota sofre nas mãos do padrasto. A adolescente se quer pode imaginar que a sua vida em breve mudará completamente. Qual será o seu destino?
"...Imaginado as coisas extraordinárias que aconteceriam com ela no dia seguinte e que mudariam sua vida para sempre."
A jovem descobre que a sua Vila está prestes a ser invadida e atacada por um misterioso e sinistro exército, de maneira esperta ela consegue eliminar alguns guerreiros, entretanto, existem muitos outros e provavelmente estão seguindo a mesma, portanto, a sua única chance de sobrevivência é fugir, então ela decide ir até Beliária, a mesma é a principal cidade do reino, somente nesse local que ela poderá tentar salvar-se, além de pedir ao Rei que ajude os habitantes da vila. No caminho ela acaba conhecendo um casal de irmãos, os mesmos residem justamente em Beliária, os três rapidamente se dão bem, os irmãos resolvem retornar juntamente com a mais nova amiga, entretanto, acabam sendo sequestrados por estranhos gnomos, mas, Aara descobrirá que não tem nada a temer, pelo menos por enquanto.
Aara descobre o começo do seu destino, o mesmo é tornar-se a "Terceira Grande Rainha e a Rainha de Copas", vários acreditam que realmente ela é a legítima e tão esperada monarca, apesar disso, o misterioso e sábio Mago Aldebaran está bastante desconfiado, então resolve fazer alguns testes com a jovem, porém, a garota mostra humildade e sabedoria, como consequência ela se torna a Rainha de Brenor, todavia, o seu reinado não será nada fácil, enfrentará muitos desafios, pois, sem dúvida, Mitrax continua mantendo contado com os servos, portanto, ordena que o seu exército tragam-lhe os cristais custe o que custar, são liderados pelo príncipe gigante Tipreus e pela terrível e sinistra maga Meissa, obvio que a Grande Rainha deverá detê-los, os cristais estão espalhados entre os reinos e jamais deverão cair em mãos erradas.
A protagonista poderá vencer o mal se passar pelos "Doze Ensinamentos", ambos são bastante complicados e difíceis, portanto, Aldebaran encarrega-se de treiná-la e ensiná-la.
"... Aos oprimidos, oferecerei justiça, Aos opressores, a minha espada. Contudo, não odiarei o inimigo, Pois nutrindo o ódio, tornar-me-ia fraco..."
No começo eu não simpatizei muito com esse Mago, mas, ele conquistou-me, achei ele fantasístico e extremamente inteligente, adorei!
Nossa, eu tive muita pena da Rainha, pois a mesma sofre muito durante o processo de aprendizagem, entretanto, percebe-se que essa era a única maneira de conseguir tornar-se uma sábia Rainha e uma forte e valente guerreira, simplesmente eu mim apaixonei por essa protagonista, apesar dela ser boa demais, kkkk sem dúvida, tornou-se a minha personagem favorita desse livro, achei ela incrível, foda, rs corajosa, sonhadora e maravilhosa, admirei a mesma, pois possui várias qualidades, como, por exemplo, ela fará de tudo para proteger o seu reino.
"Apesar de todas as dores, a vida é bela e vale a pena ser vivida. Não desistas dela, ame cada segundo da tua vida e não deixes que nenhuma outra alma sequer, abaixo desse céu, desista dela."
Percebe-se que eu amei a história contada nesse livro, achei a mesma sensacional, sem dúvida, foi muito bem feita e escrita pelo Sérgio Roberto de Paulo, a trama é bastante envolvente e fascinante, em nenhum momento tornou-se chata e ou cansativa, muito pelo contrário, é uma leitura agradável e de fácil entendimento, a narrativa é em terceira pessoa, amei a forma como o autor escreveu e desenvolveu a história, gostei muito das descrições da ambientação, é cheia de batalhas e guerras, claro que eu adorei a aventura, é de tirar o fôlego, adorei a fantasia abordada e os seres/criaturas fantásticas, a trama também tem partes divertidas, emocionantes, misteriosas e informativas, na minha opinião a trama é bem complexa, também possui ótimos e importantes ensinamentos, claro que estou louca para ler o próximo livro dessa série. :') *-* hehe Lógico que eu super recomendo esse livro, pois é incrível!

site: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/