Nada é Para Sempre

Nada é Para Sempre Ali Cronin

Resenhas - Nada É Para Sempre

1 | 2 | 3 | 4

Samanta Lobato 22/09/2014

Resumo sobre meu sentimento à personagem principal: se eu não estava morrendo de tédio por seus monólogos absurdos e fantasiosos a cada página lida, estava é indignada, querendo desesperadamente entrar no livro e dar uns tapas na cara de Sarah para essa menina acordar para a realidade.
Enfim...mas apesar disso, de certa forma, a autora conseguiu prender pelo excesso de naturalidade que saia a leitura, fazendo-me ler "Nada é para Sempre" em um dia tranquilamente. Toparia sem problemas ler um dos livros tendo como foco principal os cativantes personagens Ollie ou Ash x3.

Letícia 21/08/2014

Na boa...
Achei o livro podrão. Se você gosta de romances Y.A., especificamente daqueles bem água com açúcar e cheio de clichês contemporâneos, boa leitura!

Hels 28/07/2014

O QUE ACONTECE QUANDO UMA GAROTA SE APAIXONA
Ali Cronin é uma autora britânica e já trabalhou para inúmeras revistas para adolescentes, além de ter sido responsável pelo site jovem da BBC antes de se dedicar completamente à escrita. Dentre seus livros, além da série que estamos tratando aqui, está também “Skins The Novel”, um dos dois livros baseados na série de televisão.

A série girl(hearts)boy tem a intenção de mostrar basicamente um cotidiano de um grupo de amigos que, conforme você os conhece, nota como são completamente diferente uns dos outros. O primeiro livro é o Nada É Para Sempre, e é este que estarei comentando hoje.

SINOPSE
Cass é a namorada fiel. Ashley não leva nada a sério. Donna é festeira. Ollie é mulherengo. Jack é esportista. Rich talvez seja gay. Mas e Sarah? Os amigos sempre tiram sarro dela por ser certinha demais, mas ela só está esperando pelo cara certo e agora tem certeza de que o encontrou. Será que ele sente a mesma coisa? Ou tudo não passa de uma paixão de verão? Acompanhe o emocionante último ano de escola de quatro garotas e três garotos de dezoito anos.

RESENHA:
Nossa, Hels, DUAS estrelas de cinco? Pois é. Apesar da escrita ser bem fácil, dinâmica e adolescente (quesitos que eu normalmente aprovo bastante), os problemas não estão aí, mas sim na personagem mesmo.

Como disse anteriormente, a série é composta por seis livros e cada um trás a história de algum dos amigos do grupo. Neste caso, mergulhamos na história de Sarah Millar, a “careta” da turma, a que não fuma ou bebe, a que “odeia homens”.

Confesso que, inicialmente, estava adorando a garota, simplesmente porque ela lembra muito a mim mesma (nesse lance todo de ser “careta” e mais reservada e etc). Mas o inicialmente significa: durante sinopse e os primeiros capítulos, apenas. Vejam bem, não é que Millar é tão chata assim... Vocês vão entender logo.

Bem, continuando: a história de Sarah começa com a volta as aulas e faz algumas pontes com suas férias na Espanha enquanto ela conta às amigas sobre o cara super gato que ela ficou e teve todo aquele lance de amor de verão. A história num geral é bem simples: ela espera que o rapaz, Joe, entre em contato com ela novamente e decide mergulhar de cabeça em um suposto relacionamento que nem mesmo existe.

Num geral, dá um pouco de dó da garota, mas ao mesmo tempo dá muita vontade de estapeá-la daquele mesmo jeitinho que dá vontade de estapear aquela amiga que sempre acha que os caras estão “na dela” ou que se apaixonam e se iludem baseando-se em fatos que não existem. Bem, não sei se vocês sentem essa vontade com as amigas de vocês – ou se você é uma dessas garotas, porque afinal de contas, todas temos um pouco dessa ilusão desnecessária –, mas minha mão coça bastante quando quero trazer as minhas de volta a realidade, porque estalar os dedos não é o suficiente.

Sarah é exatamente o exemplo perfeito de como uma garota fica quando está perdidamente apaixonada (pela primeira vez, normalmente, porque depois de uma primeira decepção muitas de nós começam a ser menos otárias): estupidamente cega. Para ela, Joe é o amor da sua vida, quando está bem claro para nós – leitores – e o seu grupo de amigos que ele só está a usando.

Acho que o maior ponto positivo desse livro – que me irritou bastante porque não podia bater literalmente na Millar – é mostrar para nós, garotas, como soamos quando estamos cegas. É irritante e faz as amigas se afastarem. Só quem já passou pela situação de ser cega como Sarah (eu passei, logo...) tem como saber que esse extremo é um dos fantasmas que mais persegue uma mulher. “Como pude ser tão burra?”, “Tão cega?”. entre outros são os pensamentos mais comuns depois que acordamos para a vida.

Apesar de ter dado uma nota baixa, acho que é interessante ler. Cada um tem a sua opinião, afinal de contas, e a minha só decaiu bastante por conta do excesso de nervoso que passei lendo o ponto de vista absurdo de Sarah Millar. Mas, como disse, todas estivemos lá um dia (quem nunca esteve, pode ter certeza que vai estar). Ninguém escapa, isso é uma das coisas que nos faz ainda mais fortes e realistas... Ou não, já que eu tenho amigas que sei que nunca vão aprender a lição (por já terem mais de vinte anos e passado por diversas desilusões e continuarem como Sarah).

site: http://permanentsober.blogspot.com/2014/07/o-que-acontece-quando-uma-garota-se.html

Ana Luiza 07/06/2014

Nada é para sempre - Ali Cronin
Cass é a namorada fiel. Ashley não leva nada a sério. Donna é festeira. E Sarah? As amigas sempre enchem o saco dela por ser careta demais, mas a garota só está esperando pelo caro certo - e agora tem certeza de que o encontrou. Será que ele sente a mesma coisa? Ou tudo não passa de uma paixão de verão?

Roquee 15/02/2014

Nada é Pra Sempre
O livro conta a história de Sarah. Ela era a garota mais tímida da turma, até que viaja para Barcelona nas férias e conhece Joe, um universitário que mexe com ela. Sarah perde sua virgindade com Joe, idealizando ser ele o garoto perfeito, de seus sonhos, mas não é bem assim. Joe mexe com a vida de Sarah deixando tudo de ponta cabeça, fazendo com que a garota brigue com os amigos e até tente fugir de casa. Sarah, que está cega de amores, não consegue enxergar que, para Joe, ela foi só mais uma diversão nas férias.

“Nada é pra Sempre” é uma leitura bem rápida, interessante e amorosa, em que você se identifica com Sarah e vive suas emoções.

site: http://www.depoisdevoar.com/2013/07/resenha-nada-e-pra-sempre_12.html

brendacr 18/09/2013

Resenha do ConversaCult
"Ali Cronin conseguiu praticamente me levar de volta pra escola, na época em que você ficava horas conversando com as amigas sobre meninos, saía todo final de semana, e não tinha muitas preocupações. Tudo bem que a história se passa no final do ensino médio, então de alguma forma os personagens têm que se preocupar com o futuro, mas nada que os impeça de se divertir sempre. O livro me deu uma nostalgia enorme!
Os outros personagens também são bem realistas: Ashley (a doidinha do grupo), Donna (a descolada), Cass (a responsável), Ollie (o pegador), Jack (o esportista) e Rich (o gay ainda não assumido). Cada um deles provavelmente se encaixa com um membro do seu grupo de amigos na vida real, ou parece com alguém que você conhece.
Uma das coisas que eu mais gostei foi da forma como tudo é escrito: os diálogos, as situações, tudo parece bem real, porque são situações comuns. A autora desenvolve a história tão bem e de uma maneira tão leve, que você sente como se fizesse parte daquele grupo de amigos.
E também tem o fato da história se passar na Inglaterra."

Leia mais em:

site: http://www.conversacult.com.br/2013/09/resenha-nada-e-para-sempre.html

Raffafust 17/09/2013

Sabem aquele livro que você acha a capa linda, entra na livraria, pega, cheira - sim, eu também tenho esse vício - e diz que um dia vai comprar e demora mais do que imaginava para ter? Pois então "Nada é para sempre"é um deles, eu ficava com medo de ser mais um livro bobo desses de teenagers sem cabeça que são dividas nos grupinhos das nerds e das populares... tédio! Bom, para minha felicidade a editora Seguinte que é nossa parceira, mandou o livro para mim, eu já havia lido tanta resenha positiva mas nem de longe poderia imaginar que me apaixonaria por esse livro dessa forma.
O primeiro volume da série Garota

Catharina.Mattavel 01/09/2013

Nada é Para Sempre - Ali Cronin - Livro 1
Bom, eu nunca fiz questão de ler o livro, sempre que via nas livrarias imaginava uma historinha simples e passageira. Então, vi na biblioteca e resolvi pegar emprestado para matar minha curiosidade sobre o livro. Pelo jeito, estava mais ou menos certa.
O livro conta a história de Sarah, 17 anos, a garota mais "careta" do seu grupo de amigos por ainda ser virgem e quase não ligar para os meninos, enfim, ser sempre a certinha. Até que Sarah viaja para Barcelona nas férias e lá conhece Joe, um garoto que mora em Londres, é universitário e mais velho que ela mas que chama a atenção Sarah de primeira e ela se apaixona e assim, perde a virgindade com ele. Depois de alguns dias, ela volta para sua casa, mas Joe não fica para trás dentro de sua cabeça, ela só pensa nele e acha que estão "namorando". Mas fica claro que Joe não pensa o mesmo.
Seu grupo de amigos, Ashley, Donna, Cass, Ollie, Jack e Rich tentam alerta-la muitas vezes, mas para Ashley, Joe é um garoto perfeito e que gosta muito dela, mas a realidade não é bem assim.

Bom, a história em si é sim muito interessante e bem diferente do que eu esperava ser. Em primeiro lugar, pelo fato de conter bastante conteúdo sexual, já estou avisando a todos aqueles que não curtem esse tipo de leitura, nem cheguem perto desse livro. Mas para aqueles que gostam e acham legal pra descontrair, recomendo bastante.
A narrativa do livro é boa e fácil de acompanhar e o livro se torna legal por podermos conhecer um pouco da vida dos amigos de Sarah. A personagem principal é meio "infantil" em relação a namoro e essas coisas e totalmente cega em relação a Joe, na verdade, ela não que enxergar o que está bem na sua frente e isso pode complicar bastante a vida pessoal dela, as amizades e até o modo de pensar.
Não espere uma leitura marcante ou refletiva, é um simples clichê para nós, adolescentes, passar o tempo e saber mais sobre coisas de namoro, sexo e amizade.

"Gemi. Eu nunca tinha ficado bêbada, muito menos durante a semana, e nunca tinha matado aula, mas aquela era a segunda vez que alegava estar doente em uma semana . Joe está fazendo isso com você, disse uma voz na minha cabeça. Você vai ficar muito melhor sem ele. Ignorei. Eu ficava muito melhor COM ele."

"Bem, como você pode perceber, não sou muito linda. Mas, com a luz certa, até que eu sou bonitinha?"

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2013/08/resenha-nada-e-para-sempre-ali-cronin.html

Vanessa Sueroz 07/08/2013

Nesta série conhecemos um grupo de amigas, onde em cada livro da série teremos a visão de uma delas no livro. Neste primeiro livro da série conhecemos mais de perto Sarah um adolescente de dezessete anos que está iniciando mais um ano do colegial ao lado de suas grandes amigas Cass, Ashley e Donna.

Sarah é bem reservada a santinha do grupo. Cass namora um rapaz muito idiota, mas esta feliz com o namoro. Ashley é liberal. Donna é uma garota de balada.

Sarah esta esperando o menino certo para ter sua primeira relação, porém as ultimas férias de verão ela encontra esse garoto Joe, que é dois anos mais velho. Depois das férias Sarah volta para sua cidade Natal e se afasta um pouco de Joe, mas os dois mantém contato e Sarah fica obsessiva pelo garoto.

Resenha completa no blog:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/nada-e-para-sempre/

Raquel Moritz 23/07/2013

"Nada é para Sempre" é despretensioso e sincero
Nada é para Sempre é o primeiro livro da série Garota ♥ Garoto, que está sendo traduzida no Brasil pela Editora Seguinte e traz um olhar mais realista em cima do cotidiano dos adolescentes. Em cada livro, a história de uma das meninas de um grupo de amigas é contada.

Neste primeiro volume conhecemos Sarah Millar, uma adolescente de dezessete anos que está iniciando mais um ano do colegial ao lado dos suas melhores amigas: Cass, Ashley e Donna. Sarah é uma garota reservada e apegada ao significado das experiências da vida. Cass namora um rapaz idiota há um tempão, mas parece feliz. Ashley é desprendida de pudores e não se preocupa com nada, e Donna é a garota-balada. Mesmo sendo diferentes, as meninas concordam em um ponto: Sarah é a santinha do grupo.

Na verdade, a boa menina vem esperando o cara certo e a hora certa, porque entende que sexo é um passo importante. Nas suas últimas férias de verão, ela visitou Barcelona com os pais, e conheceu Joe, um garoto lindo e dois anos mais velho, que pareceu se conectar de verdade com ela. Ela acredita que encontrou o cara certo, e a coisa toda acontece naturalmente.

Gostei da escrita despretensiosa do livro e das personagens, embora Sarah seja meio imbecil. OK, acho que todo mundo já passou por uma situação parecida com a dela, apostando as fichas em algo fadado ao fracasso, onde o cara não estava tão afim assim e a garota ficou obcecada, ou vice-versa. Esse é o cenário de Sarah, e é tudo novo pra ela.

Apesar do que parece, o livro não fala apeeeeeeeeenas sobre Sarah e Joe. A escritora dá espaço para outras personagens se sobressaírem, como Ollie, um dos três rapazes que anda com o grupo de Sarah. O livro é legal pela realidade da situação toda. Não tem muito faz de conta, sabe. É um retrato real da adolescência, com os altos e baixos e os corações partidos. Gostei bastante e vou acompanhar o restante da série. :)

Outra coisa que eu queria pontuar é o cuidado com o acabamento do livro. A capa é linda, e tem uma textura soft touch deliciosa, e a diagramação do livro é bem bacana, com detalhes bonitinhos. Vocês viram ali na foto, né? Levei pela capa, me julguem. :P

De acordo com a primeira página do livro, a série é composta por 6 volumes, dos quais apenas dois já foram publicados no Brasil: Nada é para sempre e Dizem por aí. A Editora Seguinte vem fazendo um trabalho maneiríssimo com a série, lançando também os contos que intercalam as histórias.

site: http://pipocamusical.com.br/2013/05/22/resenha-livro-nada-e-para-sempre-serie-garota-ama-garoto/

Flavs Machado 18/07/2013

Achei o livro um tanto chato. Mas do tipo que você acaba querendo ler o segundo para saber o que vai acontecer. A personagem-narradora, Sarah é muito irritante.

No começo, ela parece legal e tem uma personalidade bacana, mas conforma a história vai passando e tudo começa a girar em torno de Joe…cansa. Tudo bem que esse foi o intuito da autora, mostrar como a primeira paixão pode ser avassaladora e pode acontecer da pessoa ficar exatamente da mesma maneira que Sarah. No entanto, 270 páginas onde o drama é o mesmo e a personagem principal acaba se tornando uma garota cega, fica realmente bem insuportável e quando a história estava melhorando…puf, termina.

O pior é que o segundo livro é narrado por outra personagem, ou seja, o foco na história começada pela Sarah com certeza será deixada de lado um pouco. Eu sinceramente não sei se aguentaria ler todos, se eles seguirem a mesma linha de personagem principal.

A série pode agradar adolescentes, acho que se eu tivesse entre 15 e 18 anos, tenho quase certeza de que iria gostar mais do que agora, com 23.

site: http://psychoreader.wordpress.com

AndyinhA 18/05/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

A série vai ser longa, começou com um conto (disponível em meio digital grátis), serão 7 livros e entre cada um deles teremos mais um conto, então tem bastante coisa vindo por aí.

Quem abre a série é Sarah e vamos acompanhar os altos e baixos de se estar apaixonada e sua primeira vez, afinal ela é a mais certinha das amigas. Talvez a mais sem graça se compararmos com seus amigos. E nisso a autora foi bem fiel. Ela conta como eles se conhecessem, a evolução do ficar, as brigas, neuras, idas e vindas e todo o drama que todo mundo já passou nessa vida (sendo adolescente ou não).

A única coisa que achei chatinha foi a repetição. A autora fica falando o mesmo drama no livro todo e se torna meio chato, acho que ela deveria ter dado mais atenção aos outros personagens em alguns momentos, assim a gente saía um pouco da mesmice de Sarah e seu suposto relacionamento. E tanta coisa acontece com ela e seus amigos, tinha pano para manga para o livro ser enorme.

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2013/01/poison-books-nada-e-para-sempre-ali_23.html

Vanessa Vieira 08/04/2013

Nada é Para Sempre_Ali Cronin
Neste primeiro volume, Nada é Para Sempre, conhecemos a história de Sarah, conhecida por ser a certinha do grupo. Ela não é muito de aprontar, e é considerada até meio careta pelas suas atitudes. Durante suas férias em Barcelona, ela conhece Joe, um garoto mais velho do que ela e incrivelmente atraente, e em poucos dias, acaba perdendo a virgindade com ele.

Quando retorna para à Inglaterra e para a companhia dos seus amigos, Sarah faz de tudo para oficializar essa paixão de verão, acreditando que pode manter um relacionamento à distância com Joe. Ele, ao contrário, se esquiva cada vez mais da garota, demora a responder suas mensagens de textos e seus telefonemas, dizendo estar ocupado com o trabalho, a faculdade, dentre outras desculpas e quando a procura, é pura e exclusivamente para sexo. Ela está iludida e cada vez mais apaixonada, e não percebe tal comportamento por parte de Joe. Seus amigos, ao contrário, percebem muito bem quem Joe é de verdade e alertam que ele não a merece, mas Sarah ignora todos os conselhos deles e resolve investir alto neste relacionamento, alegando que eles estão com inveja da sua felicidade.

Nada é Para Sempre transcreve bem o cotidiano juvenil e retrata com maestria suas primeiras experiências amorosas, com todas as suas desilusões, anseios e dores. Narrado em primeira pessoa pela Sarah, com uma linguagem bem coloquial, acompanhamos o seu despertar para o amor, e por conseguinte, para a sua sexualidade. Os personagens são tecidos de tal forma que nos parecem reais, e conforme vamos avançando na leitura, conseguimos nos identificar com algumas de suas ideias e também enxergar nossos amigos através deles. A autora soube criar uma narrativa fluída e gostosa, que retrata muito bem o período da adolescência, de uma forma atemporal. Porém, me irritei bastante com a Sarah e com sua ingenuidade desenfreada...

"Foi muito gostoso andar de mãos dadas pela multidão e pelas luzes até o barzinho onde encontraríamos os amigos dele. Este pode ser nosso futuro, pensei. Dividir um apartamento em Londres, passear nos fins de semana e sempre ter um carinho especial por aquele lugar, onde passamos nosso primeiro fim de semana juntos."

Sarah é a certinha do grupo, mas perde as rédeas quando se apaixona. Achei que, pra quem se guardou tanto para a primeira vez, ela perdeu a virgindade muito rápido. Joe deixa bem claro que não quer nada sério, tanto com palavras quanto com atitudes, e ela insiste em continuar, acreditando que vive uma relação especial. Creio que o fato dela ter se entregado a ele fez com que surgisse tal dependência e apego, fazendo com que ele seja único em sua vida. Me irritei com ela, porque fica bem claro a personalidade de Joe e a sua forma de enxergar a vida, e ela parece ser avessa a tudo isso e acreditar que está vivendo um conto de fadas. Outro aspecto que também não gostei foi a renúncia dela ao amigos e o fato de pensar que eles nutriam inveja do seu relacionamento. Enfim, Sarah foi extremamente patética, porém realista. Enxerguei nela uma amiga que tive há alguns anos atrás, e apesar de ter ficado relutante quanto ao comportamento da personagem, é impossível negar o quanto isso acontece, e com bastante frequência.

Apesar de não ter morrido de amores por Sarah, gostei muito do olhar abrangente e realista da autora, e da narrativa tão bem descrita e coloquial. A capa é bonita e possui um toque aveludado, e a diagramação está boa, com poucos erros e com a gravura de um coração flechado em cada capítulo. Nada é Para Sempre é um livro extremamente juvenil, e que faz com que identifiquemos nossos amigos e também com que nos identifiquemos em suas entrelinhas. Recomendo.

Carol D. Torre 07/04/2013

Apesar de uma protagonista meio chata, esse é mais um livro do gênero New Adult e que começa uma série que, apesar do começo morno, tem tudo para ser ótima e evoluir bastante. A autora usa tanto de clichês como temas polêmicos que envolvem sexo, homossexualismo e drogas para criar uma história muito real, com um conjunto de personagens muito interessantes e que, apesar de tudo, me conquistou.
Sarah sempre foi considerada a mais certinha, sensata e aquela que odeia homens só por ter uma curta experiência em namoras e ser virgem ainda no último ano do colegial. Mas em uma viagem para a Espanha com os pais, Sarah acaba conhecendo Joe e se apaixonando, depois de alguns dias juntos e dela ter se entregue para ele, ambos voltam para suas vidas: Joe na faculdade em Londres e Sarah para os amigos e a escola em um cidade vizinha. Ela queria continuar o "namoro", mas ele acabou não sendo o tipo de cara por quem ela esperava, ele demorava para responder os recados e mensagens e quando encontrava Sarah só queria sexo, mas mesmo assim ela ainda acreditava que eles deveriam ficar juntos, Toda a sua obsessão por Joe começou a incomodar os amigos e trazer cada vez mais conflitos pra vida de Sarah.
Ok, existe um limite para o quanto uma pessoa é capaz de ser tapada e com certeza a Sarah passou longe dele, porque é incontável as quantidades de vezes que eu quis chacoalhar ela pra ver se ela via o que tava tão na cara. Acho que já deu para entender que a personagem é muito ingênua e, além disso, é um pouco egoísta o que fica claro quando se percebe o quanto ela gostou de ser o centro das atenções e que não quer deixar esse lugar tão cedo. Mas, por incrível que pareça, eu não me incomodei tanto com isso, claro que é um pouco irritante, mas o livro fala sobre primeiras experiências, primeiro amor e sobre ser adolescente e querendo ao não, essas características de pessoas nessa idade. Por isso, mesmo sendo chata, Sarah é crível e passa a mensagem e personalidade que a autora queria. A boa notícia é que gostei bem mais dos outros membros do grupo de amigos, principalmente da Cass, da Ashley e do Ollie e estou muito ansiosa pelos próximos volumes da série já que cada um vai ser narrado por uma das meninas (tem mais três volumes). O que me encantou na construção dos personagens da autora é que todos eles apresentam personalidades fortes, são muito reais, e assim como Sarah, apresentam defeitos e cometem erros, assim como todo mundo, o que instiga muito mais a leitura do que um estória repleta de personagens perfeitos.
O enredo é um tanto previsível e com clichês, mas conta estórias tão reais que prendem a atenção e fazem com que o leitor queira cada vez mais descobrir como Sarah vai acabar e o que vai acontecer com aquele grupos de amigos (sim gente, adorei eles se você ainda não perceberam). Fica claro que a mensagem do livro é sobre descobertas, sobre erros que todos cometem e que no final só o que sobre são as amizades, o que é muito válido. A escrita além de gostosa de acompanhar ainda imita muito bem o modo como os adolescentes falam e pensam, a autora não exita em falar de sexos ou falar palavrões.
Apesar de ter um enredo um pouco fraco e uma personagem principal chata e tapada, todo a realidade passada e os personagens incríveis encantam. Não foi um ótimo livro, mas foi bom e promete ser o começo de um série muito boa.

mais resenhas aqui: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4