Inferno

Inferno Max Hastings

Resenhas - Inferno

Yasmin 09/01/2013

Uma visão surpreendente e totalmente distante da face romantizada que temos da Guerra.

Ah a guerra. Que palavra definiria melhor o período de 1939 a 1945? Max Hastings encontrou a resposta: Inferno. Não ia ler esse livro, mas quando vi já tinha solicitado pela parceria com a editora Intrínseca. Decidi subitamente que já estava na hora de largar os livros romantizados sobre o período e encarar novamente uma nova leva de história real. E que surpresa. Ainda estou atordoada com a escolha de posicionamento do autor. História imperdível para qualquer ser humano com o mínimo de consciência histórica.

Max Hastings já escreveu diversos livros sobre a Segunda Grande Guerra. Sob o ponto de vista dos judeus, sobre a invasão da Alemanha, sobre a blitz de Londres e impacto na população. Já abordou diversos pontos dentro do conflito e foi premiado diversas vezes por tal, mas dessa vez ele sabiamente decidiu abordar as vozes da guerra. Pessoas comuns, soldados, aliados e inimigos. Os horrores pessoais vividos por cada um mundo a fora enquanto nos grandes salões governos se debatiam e relutavam em entrar de vez na luta. Uma visão que choca e surpreende por apresentar uma visão totalmente distante da face romantizada que nós do ocidente costumamos dar, e receber de diversos meios, a guerra. Esqueça tudo o que sabe sobre o período. Os EUA não entraram na guerra no espírito coletivo de patriotismo. A Inglaterra não estava empenhada sobre a mesma balança na luta contra Hitler. E mais importante: nenhum dos governos mundo a fora demonstrara qualquer vontade idealista humanitária para lutar. Queriam proteger territórios coloniais e os próprios interesses econômicos.

O autor apresenta uma versão nua e crua da guerra. Governos hesitantes, exércitos despreparados, estratégias mal elaboradas que custavam vidas, e o achismo de ambos os lados que por muito tempo adiou a entrada americana na guerra. O mais chocante da história apresentada por Hastings é sem dúvida a parte sobre a operação Barbarossa. Testemunhos de soldados russos e alemães, bem como da população de ambos os países. A mal fadada invasão alemã ao território russo que uniu um povo que até o momento estava esfacelado pela ditadura lunática de Stalin. O mesmo Stalin que mandou milhões de jovens para a morte, que repetidamente ordenou ataques cujo resultado era a morte certa na mão dos alemães.

Já na introdução fica claro o diferencial do livro. Partes pouco lembrada da guerra foram retratadas de forma justa pelo autor. Como a triste história de Leningrado/São Petersburgo que foi deixada faminta por meses e a morte sistemática de jovens russos tanto pelas mãos do inimigo quanto pelas mãos de seus próprios comandantes. No meio disso tudo está todo o tipo de relato. De altos comandantes a camponeses. Poloneses, gregos, italianos, judeus, finlandeses, japoneses, americanos e britânicos. De frases sensatas a empolgação insana dos pilotos da RAF e da Luftwaffe. As mais sinceras frases de pessoas que sonhavam em lados diferentes, mas que lutavam pela mesma coisa: sobrevivência. Max Hastings intercala o desenrolar da guerra com o sentimento humano a cada nova etapa do conflito.

Leitura surpreendente e enriquecedora. Dos primeiros meses do conflito ao pós-guerra. Uma visão única e diferente de tudo o que já havia lido ou visto sobre o período de 1939 a 1945. Chocante, surpreendente e que marca quem lê não apenas pelos depoimentos, mas pelo conjunto de informações. A edição da Intrínseca está muito boa. Com fonte agradável, mapas, fotos, fontes bibliográficas e referências tudo organizado ao longo e no final do livro. Notei alguns erros de ortografia, troca de letras, mas foram poucas vezes. Recomendado a todos. Principalmente aos que apreciam estudar e compreender o período. Nunca havia me deparado com um relato tão sombrio e tão despido de sentimentos, imagens preconcebidas. Leiam! Até mais!

Leia mais resenhas em: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/01/resenha-inferno-o-mundo-em-guerra.html

Luiz.Ricardo 17/03/2022

Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la
Este livro certamente é top 3 obras da segunda guerra mundial. Um calhamaço de 766 páginas, mas super necessárias ao conflito bélico mais mortal da humanidade.

Em resumo, o autor faz um apanhado minucioso de todos os eventos históricos que fizeram parte do confronto entre 1939-1945. Todas as principais batalhas, a participação dos países envolvidos, os atores principais, quais países mais importantes no conflito? E aquele que mais sofreu? o holocausto e outros crimes horrendos de guerra estão aqui

Dito isso, ressalto que leitura não é enfadonha ou só apoiada em dados, datas e estratégias de guerra. Pelo contrário, Max Hastings, direciona muito sua narrativa para as pessoas que mais sofrem nas guerras: Os civis e soldados de linha de frente. Os relatos que temos acesso (principalmente em cartas) são os pontos mais emocionantes.

Não é das leituras mais fáceis, dá para ver até que o ponto o cenário da guerra revela toda a maldade do ser humano. Mas isso aconteceu, e precisamos acessar estes livros para que nunca nos esqueçamos daquilo que foi verdadeiramente o inferno na terra.

Recomendo demais.

Diego Cruz 26/08/2021

Essa leitura te coloca dentro da Segunda Guerra Mundial, principalmente com a narrativa em que sempre trás relatos pessoais de diversas pessoas que presenciaram os horrores da guerra. Fantástico!
Luiz.Ricardo 17/03/2022minha estante
Esses relatos são incríveis

MARIO 05/02/2014

O lado humano e ao mesmo tempo global da Guerra
Devo confessar que a escolha do livro “Inferno”, de Max Hastings, foi por este se tratar de um volume único sobre o evento. Sempre quis ler um pouco mais sobre essa passagem da história sobre a qual tantos falam, mas que tão pouco realmente conhecem. No entanto, antes de iniciada a leitura ficava a preocupação de este livro ser daqueles em estilo almanaque ou dos famosos “breve história disso ou daquilo”. Muito agradável foi minha surpresa de, já nos primeiros capítulos, descobrir que tinha nas mãos um relato abrangente, mas ao mesmo tempo denso dos acontecimentos da Segunda Grande Guerra.
Em pouco mais de 800 páginas, Hastings consegue descrever as principais operações, o pensamento dos líderes, a angústia dos cidadãos das nações envolvidas, o incerteza dos soldados engajados e muito mais com uma riqueza de detalhes e uma concatenação que faz parecer que você leu uma enciclopédia inteira. Por outro lado, a leitura é agradável e fluida a tal ponto que pareceu que tinha folheado uma revista de tão rápido que foi a leitura.
Essa matemática de como o autor construiu o livro parece que, logicamente, pensando não fecha. Em um volume ele tem uma riqueza de fatos que, por vezes, descreve melhor alguns teatros de operações melhor do que livro inteiramente dedicados a uma só parte da Guerra.
No entanto, o autor não se prende a detalhes de estratégias militares que deixam alguns livros sobre militaria um pouco enfadonhos para quem não curte tanto o assunto. Obviamente, nem tudo está aqui, mas logo percebi que não era necessário na proposta da obra.
Utilizando como fonte cartas de soldados, donas de casa, chefes de Estado, etc., o foco está nas repercussões humanas do conflito, seja no local do globo ou no nível social que for. Por isso, é uma leitura que, apesar de documental, tem muito de emocional. Este é um daqueles livros em que você termina e parece que viveu o período documentado.
Pode-se dizer, enfim, que Max Hastings conseguiu neste livro fazer um relato abrangente e detalhado do lado humano e o mesmo tempo global da Segunda Guerra Mundial.

Laysa 17/07/2023

O Mundo em Guerra cheio de detalhes.
?Inferno: O Mundo em Guerra? é um livro sobre a Segunda Guerra Mundial, desde o seu mais tenro princípio até seu tão desejado fim. É um livro extremamente detalhado, ao ponto de eu ficar me perguntando que nível de pesquisa o autor fez pra conseguir tais informações. São dados, cartas, fotos, notícias da época? tudo mostrando o passo-a-passo desse evento militar que foi o mais catastrófico que o mundo já viu. O autor não passa pano pra ninguém: aponta falhas e acertos de todos, desmistifica supostos heróis e mostra a realidade nua e crua da guerra. Acho que, mais real do que isso, apenas passando pelo momento. Uma obra de arte em forma de livro. Pra quem quer sanar todas as dúvidas e lacunas de conhecimento sobre a WWll, esse livro é perfeito!

naniedias 11/02/2013

Inferno, de Max Hastings
O século XX foi manchado por duas grandes guerras. A Segunda Guerra, que terminou por mudar todo o cenário político-econômico mundial, se deu entre 1939-1945.

Max Hastings escreveu Inferno baseado em uma minuciosa pesquisa para dar ao leitor uma visão ampla sobre esse que foi um dos maiores conflitos da história da humanidade.

O que eu achei do livro:
Eu não sei como vocês se sentem quanto a esse assunto, mas a Segunda Guerra Mundial sempre me deixa curiosa e enjoada ao mesmo tempo.
Enquanto quero saber mais e mais sobre o que aconteceu nessa época, eu me sinto perdida, sem conseguir entender - por mais que todos os motivos e desdobramentos me sejam explicados - como o ser humano foi capaz de levar em frente um conflito de tamanha proporção e estupidez.

Max Hastings é um Escritor e um Historiados com E e H maiúsculos - é realmente muito competente.
Primeiro porque nota-se que o trabalho de pesquisa do autor é incrivelmente bem feito. Ele não apenas apurou todos os fatos importantes no conflito como também soube selecionar sobre quais deveria falar no livro e quais deveriam ser apenas citados, sem maiores detalhamentos. Foram seis anos de guerra e o leitor tem a impressão de que o autor passou por cada mínimo detalhe, destrinchando-o e explicando-o em sua integridade (embora isso não tenha sido feito de fato).
Segundo porque a escrita do autor é muito gostosa de ser lida. Apesar de ser um livro de não-ficção, um histórico sobre a guerra, que narra o conflito, o autor conseguiu fazer um texto que é bastante gostoso de ser lido. A leitura não é dinâmica, é bem lenta, mas ainda assim muito gostosa e prazerosa.

Vale ressaltar, entretanto, que Max Hastings é um dos maiores historiadores militares do mundo. Tira-se dessa afirmação (que encontra-se na bio do autor na orelha do livro) que ele é uma autoridade no assunto Segunda Guerra Mundial e, portanto, ler o seu livro é conhecer ainda mais sobre esse que foi um dos maiores distúrbios do século XX (e não apenas desse século, mas de toda a história da humanidade) e, ao mesmo tempo, apreende-se que esse é um livro que cobre principalmente o aspecto militar do conflito.
O autor fala sobre a política e a economia de forma mais ampla, sem muitos detalhes. Ele foca mais na parte militar: estratégias, contingente, baixas, movimentações.

O que mais apreciei durante a leitura do livro foram os fragmentos de cartas e diários utilizados pelo autor durante a sua narrativa - conseguiram dar um toque humano ao livro, que de outra forma não seria alcançado.
Eu sou uma fã fervorosa da História e do estudo do passado da humanidade, mas a minha parte favorita não é a militar. Eu gosto de saber mais sobre o cotidiano das pessoas - o que elas faziam em sua dia a dia, o que comiam, o que pensavam, como se divertiam, como conseguiam seu sustento. Isso transparece apenas em pequenos momentos do livro e, principalmente, nessas citações que o autor coloca.

O livro tem um enfoque militar e quem desejar lê-lo precisa ter isso em mente, mas também é possível se deleitar com o conhecimento que o autor reuniu no livro e ter um pouquinho dos outros aspectos, como por exemplo a parte humana que citei.

O livro é todo dividido em capítulos que cobrem partes do conflito. Os capítulos seguem de forma cronológica - o que permite uma leitura linear da narrativa de Hastings. Apesar disso, é totalmente possível ler um capítulo de forma separada, compreendendo melhor um determinado aspecto ou fase da guerra. São vinte e seis capítulos que cobrem a disputa na Europa, Ásia e África.

A tradução do livro ficou muito boa! E a revisão também foi muito bem feita. A editora também acertou ao trazer as fotos e mapas (aliás, as fotos estão reunidas em páginas com papel especial) da edição original.
A edição do livro está muito boa - o que é essencial em um livro que será minha referência daqui para frente quando eu me deparar com dúvidas sobre a Segunda Guerra Militar. Sempre que tiver um dúvida sobre o conflito, esse será, certamente, o primeiro livro que irei consultar.

O livro ainda traz 20 mapas que auxiliam a entender a movimentação militar das tropas durante a guerra e 48 páginas de fotografias (são 45 fotos) que servem para chocar o leitor e ajudá-lo a enxergar melhor a magnitude dos acontecimentos.
Uma das comparações que mais me chocou foi uma foto mostrando um jantar de Ação de Graças de uma família americana ao lado da fotografia de um homem em Leningrado segurando um pedaço de pão.

Apesar de ter 766 páginas, a história do livro termina de fato na página 697 - sendo que depois o leitor irá encontrar listas das fotos e mapas, notas, referências e a bibliografia utilizada para compôr o livro.

A leitura é lenta - demanda certo tempo -, mas extremamente recompensadora. Quem gosta de história e se interessa pela Segunda Guerra Mundial terá um prato cheio em Inferno: O Mundo em Guerra 1939-1945.

Nota: 7

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com
naniedias 12/02/2013minha estante
Nanci, como eu falei o enfoque militar não é o meu preferido, mas o autor é muito bom e mesmo utilizando em sua narrativa um enfoque que não é o meu favorito ainda consegui gostar muito do livro e apreender muita coisa sobre esse conflito.
Espero que goste do livro :D

Tiarajú 02/12/2022

Segunda Guerra contextualizada
Para quem é acostumado a ver a história da Segunda Guerra apenas superficialmente, em geral pela visão norte-americana retratada em dezenas de filmes e séries; ou mesmo pela história do Holocausto, tema tanto de livros quanto de filmes, o livro traz detalhes de mais atores que fizeram parte desse trágico evento de nossa história, como as outras nações europeias envolvidas e os países da África, da América, da Ásia e da Oceania que se envolveram no conflito. O autor traz depoimentos de soldados, civis, jornalistas e outros atores, dando vida aos relatos. Tanto quanto possível Max Hastings conseguiu trazer múltiplas versões da 2ª Guerra, contextualizando as batalhas e trazendo a política dos bastidores, explicando os motivos que levaram cada país a entrar nesse conflito.

Paula 06/07/2022

Fatos da História
O livro aponta vários aspectos ocorridos na Segunda Guerra Mundial. Vários documentos que nos ajuda a compreender esse episódio da História.

Neto.Antonelli 07/09/2020

Um olhar crítico sobre a maior de todas as Guerras
Max traz a tona histórias da Segunda Grande Guerra, com informações bem apuradas de fontes oficiais, cartas de pessoas reais que viveram ao tempo deste pesadelo, com comentários interessantes para demonstrar as opiniões do autor. Ótimo livro.

Luís Henrique 04/01/2023

Excelente livro
O livro esclareceu e ampliou e muito o meu conhecimento sobre essa grandiosa guerra. É surpreendente saber que as gerações pós-guerra, não possuem uma base de estudo, um pouco mais esclarecedora, acerca dos diversos eventos ocorridos durante esse período.
O Holocausto é apenas uma fração das terríveis atrocidades ocorridas. Eu também desconhecia o lado diabólico do Império Japonês durante a guerra.
E o livro dá voz a centenas de trechos de cartas redigidas pelos soldados de diversas nações aos seus entes queridos. Essa é uma das cerejas do bolo.
Enfim, dá pra fazer uma resenha que daria outro livro.
Essa é uma das magias que o livro nos proporciona: cultura, conhecimento rápido acerca de fatos, períodos longos vividos pela humanidade, e que nos fazem refletir, a fim de que sejamos pessoas melhores, a cada dia, nesse mundão louco em que vivemos.

Joao.Vitor 08/01/2019

Um livro do escopo de sua odisseia base.
Introdução:
A Segunda Guerra sempre foi um assunto de outro escopo para qualquer um que estudou ela na escola. Era sempre a matéria que o pessoal mais gostava e que talvez entendesse melhor. Mas o que nos aprendemos não é nem 1% da história.

Como é contada::
O livro de Max Hastings não é os outros 99% que não aprendemos, mas eu diria que ele conta uns 80%, já que o livro acaba cobrindo todo o período de 1° de setembro de 39 até a queda do Japão e a repercussão pós-guerra. Então o livro não toca em: Primeira Guerra, Ascensão Nazista e outros causos... Podendo parecer para algumas pessoas um modo 'incompleto' de storytelling já que você necessita de no mínimo ter estudado um pouco de Segunda Guerra e suas causas. Desse modo, não espere Flashbacks de antes do período contado no livro(Exceto em momentos como o livro ter dito que a Finlândia já foi de posse da União Soviética).
Esse livro, antes de tudo, possui uma proporção maior de estudo do que de 'romancismo' e escrita envolvente. Então existem partes em que é muito divertido ler, mas existem outras em que se você não focar para entender, não absorve tudo. Um exemplo disso são as partes de movimentações de regimentos e exércitos. Em contrapartida, as partes das cartas de pessoas que viveram nesse período são belíssimas.
O livro tem estatísticas bem explicadas e bem úteis, além de uma escrita que tenta facilitar as coisas o máximo possível. Tudo isso é utilizado pelo autor para explicar coisas tanto de primeiro plano, como as de segundo, como a Iugoslávia e dezenas de outras partes não vistas como principais. O encaixe das peças acaba mostrando que a bomba nuclear foi necessária, que o japoneses não são um povo paz e amor, que a guerra é algo terrível e que os soldados soviéticos e japoneses estupraram muita gente.

Contras:
Eu acabei tendo alguns problemas com folhas que vieram mal cortadas mas nada que fez o livro ficar horrível e eu acabasse esquecendo tudo de bom que ele tem. Nos erros que encontrei, tiveram alguns que nem todo mundo numa leitura rápida e sem atenção notaria. Como por exemplo o livro chamar os tanques alemães de Panther e Tiger e logo depois de algumas páginas, citar os dois como Pantera e Tigre. O erro nesse caso foi ter traduzido nomes que não deveriam, em hipótese alguma, serem traduzidos. Outro problema é aquele clássico de alguns livros sobre biografias ou histórias reais: O final acaba ficando corrido demais. Achei que o final poderia ser mais longo, pois tudo ocorre de uma forma muito rápida. De resto o livro é aceitável.

Mapas:
Os mapas são muito bons e extremamente bem feitos e imprimidos. O único problema foi a quebra de ritmo causada por eles, já que em algumas vezes os mapas acabaram, em minha opinião, sendo colocados em páginas meio que aleatórias e separando umas partes importantes de texto.

Fotos:
Também bem impressas e bem feitas em questão de definição. Mas a escolha das fotos foram, em minha opinião, ruins. Eu entendo que existem fotos muito mais icônicas da guerra. Só que nessa questão, não sei se ocorreu algo com o preço delas e a disponibilidade do autor de tê-las.

Conclusão:
O livro é belíssimo e merece ser comprado por qualquer um que ama o assunto guerra. Ele é um objeto de estudo que todos deveriam ter em suas estantes, ainda mais pela disponibilidade de um índice que mostra a página de cada palavra importante no livro. Exemplo: Se você for no índice e achar "Mussolini" você vai encontrar todas as páginas que o nome dele é citado.
Eu acabei pagando míseros 20 reais sem frete por esse livro. Quando comprei nem acreditei na barganha que fiz, já que livros 'jornalísticos' são caros pelo tanto de informação fatídica e pesquisada que carrega. Eu recomendo a compra por qualquer preço abaixo de 90 reais.

Andie 30/08/2015

Minha opinião
parece ser um bom livro espero ter a chance de lê-lo um dia...