O Leão da Toscana

O Leão da Toscana Aili McConnon...

Resenhas - O Leão da Toscana

Eder Ribeiro 27/03/2021

Herói
?Todos na vida têm sua própria maneira de expressar seu propósito ? o advogado, sua eloquência, o pintor, sua paleta, e o homem de letras, sua pena, de onde fluem as palavras velozes de sua história. Eu tenho minha bicicleta.?

E com ela Gino Bartali foi tudo isso e mais. A sua história de vida, recheada de heroísmo e superação é um exemplo para esse nosso tempo de vilania.

Paulo.Sakumoto 15/06/2020

Herói de verdade
Li e reli esse livro como ciclista que sou e fã que acompanha Tour de France e Giro d'Italia. Já digo que quem gosta do esporte vai amar.

Porém, há muito mais que a trajetória de um atleta obstinado que saiu da pobreza e chegou ao topo do mundo.

Há uma linda história de um atleta (Gino Bartali) que num contexto de guerra, perseguição nazi-fascista contra judeus residentes na Itália, pôde usar da sua fama e seu modo de vida para ajudá-los anonimamente a escapar e viver.

Diz uma lenda que Pelé parou uma guerra enquanto os soldados assistiam a uma partida sua.

Gino Bartali evitou uma, apaziguou conflitos, uniu uma nação, trouxe orgulho, esperança e calou opositores com sua virtuosa obstinação.

Um herói de verdade!
Vogel 11/02/2021minha estante
Esse seu comentário sobre o pelé, e a "comparação"... nossa. Sem mais !
Também sou um aficionado do ciclismo, pena que ele não tem tanta fama quanto o futebol

Paulo.Sakumoto 13/02/2021minha estante
Obrigado pelo comentário JH, ciclismo é demais!

Moya2 31/01/2024

Lendário
Uma grata surpresa essa leitura.

Gino foi um desportista muito acima da média, um ícone com uma carreira ofuscada pela segunda grande guerra.
Era para ser o maior de todos ciclistas, mas no auge de sua forma física, a guerra estourou e levou preciosos anos de vitórias certas.

Na ausência de corridas nesse período, um gesto humanitário de sua parte ajudou a transportar documentos falsificados para dar novas identidades à judeus perseguidos na Itália, colocando sua própria vida em risco.

No pós-guerra ainda modestamente renegava o rótulo de herói.
Voltou a correr de forma épica, ganhando a maior prova do mundo.

Thiago.Shoda 08/09/2020

Inspirador
Impressionante ver como um atleta que poderia muito bem ignorar a guerra na medida do possível se posicionar a favor do bem de pessoas que nem mesmo conhecia, fato que o distingue em muito dos atletas celebridades que temos atualmente. Não deixa de ser chocante e causar certa indignação como a política e a guerra tiraram os melhores anos da carreira de Gino, o que só aumenta seu legado.

PaolaBiah 01/06/2021

Ótimo para quem gosta de histórias do holocausto
Muito boa narrativa. O livro conta a história de Gino Bartali e sua importante atuação na segunda guerra mundial. Da sua forma, ele conseguiu salvar centenas de pessoas nesse triste período da história.
Para quem gosta de história, o livro é rico em detalhes e de leitura fluida.

ritita 05/07/2017

Para quem gosta das magrelas, muito bom
Itália, período entre final da 1ª e pré 2ª guerra. Gino Bartali, um menino pobre da cidadezinha Ponte a Emma, que não gosta de estudar, mas ama montar, desmontar e andar de bicicleta, nos tempos em que as magrelas ainda pareciam um dragão de madeira - ô dificuldade! Acontece que as bikes eram paixão de pelo menos 90% dos italianos e o único veículo possível para transpor inúmeros caminhos nas montanhas que separavam as cidades. Com determinação, muito trabalho e disciplina, pedalou a escada do sucesso, ganhando os maiores campeonatos de ciclismo da Europa, principalmente o Grande Giro Italiano durante 5 anos e o Tour de France 2 vezes. Ah! Mas no meio dos caminhos, tinha uma guerra e o moço , católico ferrenho, alia-se à igreja na ajuda aos judeus italianos e neste período nada de corridas, pouco treino e muito medo.

Eu ainda não sei se li a história da política italiana no período da carreira de Gino, ou a história de Gino durante a guerra. Só sei que apreciei mai a primeira opção, já que não dou a menor importância a pedaladas, mas que deu-me uma vontade insana de fazer um tour pelos locais simples onde as corridas aconteceram, ah deu; mais que os livros de Marlena de Blasi, que escreve mais do mesmo.

Guilherme Amaro 05/10/2018

O Leão da Toscana
Livro de McConnon, publicado pela editora Zahar em 2012, contém 342 páginas.

De um mecânico a um ciclista profissional. O livro conta a história de Gino Bartali, bicampeão da Tour de France (38 e 48) e tricampeão do Giro d'Itália , colocou sua vida em risco e se envolveu em um movimento secreto, levando documentos escondido no quadro da bicicleta para salvar a vida de judeus na II Guerra Mundial que eram perseguidos pelos nazistas na Itália.
Exemplo de coragem e resistência que ficou marcado na História

Um jornalista italiano comentou sobre o Giro da Itália:
" Para muitas casas perdidas nas montanhas, para muitos dos campos banhado de sol, para muitas das pessoas das aldeias penduradas das colinas, O Giro é o único espetáculo da vida, a visão fugaz de um mundo distante que corre de uma cidade grande para outra e une toda a Itália em um só elo. "

Rafael.Gonzalez 27/11/2015

Vale muito a pena a leitura!
A história de um fenômeno no esporte, aliado a uma história de vida espetacular.

O livro prende a leitura de esportistas, que podem entender o começo e toda evolução do Tour de France; o nível de competitividade e o nível de exigência em cima dos atletas que defendiam a bandeira dos países no pós 1ª Guerra Mundial, e pré 2ª Guerra Mundial.

Gino como atleta superou sua aptidão física, falta de apoio inicial dos pais, uma perda dolorosa de um familiar importante, e quando chegou ao auge de qualquer desportista, não usufruiu de uma comemoração digna de um campeão.

No que diz respeito ao pré-guerra, o autor foi incrível, conseguiu transmitir todas as mudanças decorridas, desde a aproximação entre Itália-Alemanha, o inicio das leis contra estrangeiros e principalmente, contra os judeus, a aproximação da perda da guerra, entre outras coisas.

Para quem gosta de biografias de esportistas, aliado a riqueza de esclarecimentos sobre a 2ª Guerra Mundial, vista da perspectiva do povo italiano, não pensem duas vezes.