Paneb, o Ardoroso Christian Jacq

Resenhas - Pedra da Luz - 3 - Paneb, O Ardoroso

Heeeloisa 29/03/2020

Excepcional
O jeito que o autor vai conduzindo a trama, tanto quanto aos servos do Lugar da Verdade, quanto ao capitão Mehy e sua esposa Serketa é incrível.

Elaine 28/02/2021

Relações de poder
Essa série está me fazendo refletor sobre várias coisas. Mas esse livro em específico me fez pensar nas relações de poder que existem desde q o mundo é mundo. As pessoas querendo se apossar de algo q as torne mais poderosa e donas do mundo, pra isso não medem esforços para alcançar o q desejam.
Em relação à Paneb q é o protagonista principal desse livro, fiquei impressionada como o autor foi construindo o personagem de uma maneira q ele se tornou mais sábio a cada capítulo, não deixando de lado a sua força física.

Rose 01/03/2020

Intrigante
Fácil leitura e muito bom para acompanhar o crescimento doa personagens.

@ruthlunang 16/07/2020

Paneb, o Ardoroso
A disputa silenciosa pelo trono entre pai e filho trouxe muitas oportunidades para Mehy e Serketa. O traidor do lugar da verdade tomou uma decisão que afetou bastante a confraria. Estou muito curiosa pelo quarto volume da série.

Aguimar.Braz 25/01/2024

A Pedra da Luz
.'.Para qualquer um que goste de livros ritualísticos e com muita história sobre os segredos dos povos antigos.'.

WellingtoNescau 24/02/2009

Assim como todos os livros de Christian Jacq, este sem duvida é um dos melhores que já li.

André Goeldner 11/02/2009

Para quem gosta de história ou tem curiosidade sobre o antigo Egito (se é que alguém não tem), vale a pena ler esta série. A diferença desta em relação a série Ramsés, é que esta passa-se toda dentro de um pequeno povoado responsável por construir a morada eterna dos faraós e, consequentemente, guardar muitos segredos.
Verdade a ficção se unem a favor da boa leitura.

Recomendo

Inlectus 17/06/2009

Boa leitura.
E estória tem emoção, e o texto é rico como todos os outros dessa série, Christian Jacq se esmera por demais em seu trabalho.

Marcela 20/04/2010

Sensacional
Essa série de 4 livros são excepcionais. Esse autor é muito bom... Essa já é a 2ª série q leio, a primeira foi Ramsés. Fabuloso!!!

Uma história muito cativante cheia de mistérios e surpresa... Se vc qr começar a ler, recomendo começar pelo Ramsés... Não é continuação, mas tem referências importantes...

Um dos melhores livros que já li!!!

Anna 29/10/2010

Paneb, o Ardoroso - ainda mais emocionante

Este é o terceiro volume da série “A Pedra da Luz” de Christian Jacq. Depois de focar nos dois personagens principais, o mestre- de obras Nefer e a mulher sábia Clara, Jacq foca em Paneb, um dos mais interessantes artesãos da confraria.
No primeiro volume, conhecemos a luta de Paneb para fazer parte da confraria. Ele ouviu o chamado e sabia que seu destino era ser pintor. Concentrou todos os seus esforços para alcançar o objetivo de fazer parte do Lugar da Verdade. Suas provas foram difíceis, mas o resultado foi surpreendente.
O volume 3 inicia-se descrevendo a morte do faraó Merneptah. Filho de Ramsés II, o Grande, Merneptah lutou para manter o legado de seu pai e a confraria. Agora com a morte de Merneptah, o lugar da verdade teme o seu destino que será ditado pelo novo faraó. O filho de Merneptah é coroado rei do Egito, Sethi II.
Usando este nome, várias especulações rodam a corte e a cabeça dos artesãos do Lugar da Verdade. São poucos os faraós que possuem força suficiente para carregar este nome e canalizar a fúria do Deus Seth para o bem.
Como Sethi II já estava em idade avançada, seu filho Amenemesse tinha certeza que seria coroado faraó no lugar do pai. Ao ver o pais assumir o trono, este declarou-se faraó também e o Egito ficou dividido em Alto e Baixo Egito.
O Lugar da Verdade fica dividido. Qual faraó obedecer? Deverão interromper os trabalhos na morada eterna de Sethi II? Amenemesse mandará demolir a morada de seu pai? Haverá uma guerra civil? Como manter a missão da confraria? Como construir, em tempo recorde, tantas obras? Os jogos de poder começavam a prejudicar aqueles que possuem a missão de perpetuar a vida e alma dos faraós.
Além de todos estes problemas, os artesãos do Lugar da Verdade estão cada vez mais ameaçados pelas ambições do traidor. Este artesão, que abdicou de toda ética e verdade que aprendeu na comunidade, está disposto a ir cada vez mais longe para descobrir os segredos da pedra da Luz. Sua inveja de Nefer, o Silencioso, alimenta o ódio e o sentimento de injustiça que ele carrega. A cada novo fracasso, o Mehy, Serketa e o traidor(cujo o nome ainda não foi revelado) investem com mais força e audácia para destruir o Lugar da verdade.
Em meio a tudo isso, Paneb é convocado a realizar sua obra-prima. Prova mais difícil pela qual pode passar um artesão da confraria. Ele deverá encontrar o caminho e a matéria-prima para realizar sua obra e mostrar aos seus pais adotivos que é digno de perpetuar a vida dos faraós com sua pintura.
Muito mais dinâmico que os volumes anteriores, Paneb, o Ardoroso, é ainda mais fascinante do que o volume 2. Cheio de intrigas, mistérios, guerras pelo poder e traições. Porém, o nome do artesão traidor está guardado a sete chaves por Jacq que só revelerá no quarto e último volume.
Para quem leu o primeiro volume e desistiu(como eu quase fiz), não faça isso. O volume 1 traz uma certa decepção, principalmente para quem já leu a saga de Ramsés, o filho da Luz. Mas vale a pena. O segundo e terceiro volumes são muito bons e vale a leitura!

Agora é aguardar pelo volume final onde tudo será esclarecido….

Marcela.Correia 29/01/2022

Perfeito
Tantas intrigas e maldade de pessoas que não entendem o sagrado e invejam e procuram o mal. Acompanhamos com intenso desejo que o lugar da verdade seja mantido.

SilnAria 07/06/2022

Paneb, o Ardoroso
A evolução para a maturidade de Paneb nesse livro é notória. Mehy continua na sua saga de querer o "poder absoluto" ainda acho que a sua queda será grande.